Hypancistrus Zebra - Actualização


Jacinto Silva

Recommended Posts

desculpas, desculpas, caro jacinto....

E ires alargar o teu esfíncter com um ananás???? :(

 

__________________________#__________________________

 

Jacinto, quanto ao que tu escreveste, concordo plenamente.

Os zebras enquanto alevins, não devem ser dos peixes mais resistentes. E basta uma simples TPA, apesar de reduzir os níveis de compostos tóxicos, para alterar outros parâmetros químicos, que pelos vistos, induzem alterações no metabolismo/organismo dos zebrinhas, levando à sua morte :cry:

 

Por isso, na minha simples opinião, creio que devias retirar os zebras de ao pé dos pais o mais tarde possível :? Com isto, não quero dizer que não possas isola-los numa zona do aquário dos pais. Tal como fizeste, e bem na minha opinião, na primeira postura que tiveste.

Acho que percebes, que deves evitar ao máximo mexer nos parâmetros da água, pois já se viu que eles são sensíveis a mudanças... :?

Como é óbvio, não digo que deves evitar TPA's, mas tu bem sabes que quanto maior um volume, mais carga orgânica/dejectos dos peixes a água consegue comportar, não atingindo valores prejudiciais aos peixes...

 

Tive agora um rasgo de ideia, não sei é se é fazível :?

Quando tiveres nova desova, para evitares a subida brusca de Nitratos e outros que tal, ao invés de separares os alevins, obrigando assim a uma mudança brusca nos parâmetros em que eles se encontram, muda os peixes adultos... :oops: Assim, os maiores contributores de nitratos, etc... no aquário vão embora, e mantens os zebras na água em que nasceram...

 

Compreendo que também é um risco mudares os adultos de um lado para o outro, mas ao menos esses são mais resistentes...

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos e boa sorte para as próximas (há novidades??).

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 357
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá.

Faz TPAS 24h/dia. :? .

Instala um Gota a gota e uma "valvula de escoamento".

Caso a àgua de entrada seja sempre igual, os parametros do aqua vão estabilizar num determinado valor, que não é obrigatóriamente igual à da àgua de entrada :P .

A cadencia das gotas é facilmente regulável e presumo que com 20% de TPAS diárias "afastas" toxinas, doenças e OS GAJOS CRESCEM, CRESCEM...

BOA SORTE e um abraço a todos (QUASE TODOS).

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpas, desculpas, caro jacinto....

Apista, AquarioExpert tas de volta, sais-te do buraco onde estavas metido.

:?:P

 

Jacinto,

Continua a tentar. :D

 

Em relação a plantas para pores no aquario de criação, já pensas-te em por uns pezinhos de (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b]?? Se quiseres tentar manda-me mp com a tua morada que eu ofereço. :D

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde!

Isto não tem nada a ver com o tópico, mas sim com a última intervenção do Rasec.

 

Eu conheci o "famoso" APista há um tempo, e apesar do feitio dele impulsivo, é uma excelente pessoa e não tem nada a ver com aquilo que parecia ser aqui no fórum.

Também venho dizer que ele não é o voltron! Aliás tive a ver o histórico de conversas desse voltron e penso que ele não traz nada de valor acrescentado a este fórum, por isso os moderadores deviam agir!

 

Agora acho de muito mau gosto o Rasec vir acusar outra pessoa que não conhece de nenhum lado de ser outra.

 

Para saberem o APista, está agora no reefforum, pois mudou para um projecto de água salgada, e está bem identificado, pois lá tem que ser ter o nome e não qualquer outro tipo de identificação.

 

Só fico triste por causa das palavras do Rasec, por acusar injustamente uma pessoa por aquilo que não fez.

 

Mas estamos em Portugal e apesar de uma pessoa andar de fato todos os dias, não se priva de ter outra atitude que não esta, enfim ...

 

Agradecia que não comentassem o meu post, pois iam estragar o tópico ao Jacinto Silva, se quiserem façam-no por mp.

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Origens

Quando coloquei o meu post não estava a dizer que o Voltron era o Apista.

 

Utilizei o termo pois o feitio é o mesmo.

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ai tanta inveja do Jacinto..uma pessoa já não pode gostar de zebras e ter dinheiro para os ter que apareçem logo uns determinados abutres. Isto realmente os hobbies são todos iguais!Há sempre gente humilde e de bom tom, e depois existem os patas negras, que ou é inveja ou têm muito dinheiro, e têm tudo do bom e do melhor, mas são da pior estirpe de pessoas!

Jacinto não des conversa a estes tipos, mete lá mas é os zebrinhas a acasalar pa malta ver. Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde!

Isto não tem nada a ver com o tópico, mas sim com a última intervenção do Rasec.

 

Eu conheci o "famoso" APista há um tempo, e apesar do feitio dele impulsivo, é uma excelente pessoa e não tem nada a ver com aquilo que parecia ser aqui no fórum.  

 

Conheceste ? Com essa data de registo do forum não me parece!

 

Mas eu sei bem como tu o conheces(te) !!

 

PS: Peço desculpas ao Jacinto por me intrometer !

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ai tanta inveja do Jacinto..uma pessoa já não pode gostar de zebras e ter dinheiro para os ter que apareçem logo uns determinados abutres. Isto realmente os hobbies são todos iguais!Há sempre gente humilde e de bom tom, e depois existem os patas negras, que ou é inveja ou têm muito dinheiro, e têm tudo do bom e do melhor, mas são da pior estirpe de pessoas!

 

Pois é mesmo assim! mas nao há nada a fazer é assim em todo o lado, desporto, emprego até na vida... Há sempre alguém disposto a estragar a cooperaçao, o entusiasmo e o sucesso dos outros!

 

Passando á frente porque nem se deve é dar muita trela a este tipo de pessoas axo que, apesar de uns peixes serem mais frageis e outros menos, todos eles sofrem com as mudanças de qualidade da agua enato enqanto pequenos e com as defesas nao muito desenvolvidadas ainda é pior.

 

Axo que o espalhar os alevins por aquarios mais pequenos seria benéfico em relação a, caso aconteça uma "tragédia" num teria os outros mas, ao usar aquarios mais lpequenos é muito mais fácil haver variaçoes quimicas na agua.

 

 

Eu, apesar de nao perceber muito de zebras axo que o melhor seria mantê-los na maternidade (axo que a sua ainda é algo grande) no aqua dos progenitores durante uns dois meses ( exepto se vir que o temanho e o numero de zebras começa a ser demasiado para o espaço da maternidade) de maneira a eles ficarem maiores e com mais defesas.

 

Em relaçao ás tpa's axo que o sistema gota a gota com agua previamente acondicionada (á mesma temperatura, ph e gh próximo) e com as tóxinas todas a 0.

 

Durante o primeiro mês aprenas repôr a agua e depois, no segundo mês talvez arriscar a fazer uma tpa ligeira tipo 5litros mas com a agua tambem previamente acondicionada. depois, conforme a reaçao dos pequenos diminuir manter ou aumentar as tpa's (na regularidade e quantidade).

 

 

Eu axo que se visse tantas condiçoes e precausas na criaçao/reproduçao de um peixe ja teria desistido mas como o jacinto ja provou ser muito pressistente e CAPAZ só posso é desejar boa sorte e espero por novidades!

 

 

PS: com os erros é que se aprende por isso...!!! FORÇA COM ISSO!!

 

Rafael Paiva

bitelink

 

vá lá... ao fim de um reset nada melhor que um ourito fácil...;):P

 

Rafael Paiva

Cumps!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Voltron.

Sejas loiro, moreno, alto, baixo, gordo, magro, novo ou velho, não achas que já estás a passar do ridiculo?

Terás alguma fase da infancia mal resolvida?

Ouve, aprende e depois poderás dar opiniões com conteudo.

Agora se abrires a boca, poupa-nos, arrota!

João Paulo Machado

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Peço-vos que, por muito que vos "custe", não respondam a provocações ou comentem tópicos como o colocado anteriormente pelo voltron.

 

Alertem a moderação, só para a eventualidade de ainda não termos visto, e por respeito a quem abriu o tópico, ignorem-no e foquem-se no assunto do tópico.

 

Com o tempo, quem está cá pelos peixes, fica, quem não está, vai (a bem ou a mal).

 

Apesar de não intervirmos "no imediato", não estamos a dormir :arrow:

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quero agradecer a todos os que têm contribuido de forma positiva para que se tente concretizar com êxito a reprodução dos Zebrinhas.

 

As ideias e sugestões apresentadas neste tópico, pela maioria dos intervenientes, revelam bem o espírito de entreajuda, amizade entre os elementos do Fórum e dedicação aos peixes, contribuindo assim para o enriquecimento do Fórum e da Aquariofilia.

 

Somos todos necessários, até a pior referência!!! :) ... neste caso para ser apontado como um exemplo a não seguir!!!

 

Como diz o nosso caro moderador Miguel Marques foquemos o assunto do tópico!...

 

Um abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

De tempos a tempos venho acompanhado este tópico, com a esperança, tal como a maioria de nós, de ver o sucesso do Jacinto neste desafio em que se meteu.

Quanto às TPAs e alterações químicas daí resultantes, a minha opinião é que a água de osmose poderia desempenhar um papel muito importante no crescimento destes peixes. Creio que mudanças de água quase pura, diariamente, poderiam ser uma boa opção neste caso

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo Duarte,

 

Obrigado pelo teu apoio.

De facto este desafio tem-se revelado uma maratona atribulada, porque de modo inesperado os "aparentes sucessos" se transformaram em insucessos.

Lamento sobretudo a morte dos Zebrinhas e as espectativas defraudadas das pessoas que me têm apoiado!!

 

Sobre a utilização da osmose inversa estou de acordo contigo!

Adquiri recentemente um aparelho de osmose inversa e ainda em fase experimental estou a misturar 40% de água de osmose com 60% de água dos SMAS. Penso variar progressivamente estas percentagens de mistura, até atingir valores aproximados de: pH 6,5; KH 1 e GH 5.

Actualmente faço TPAs a 25%, duas vezes por semana.

 

Se alguém puder adiantar mais alguma sugestão/informação sobre este assunto, agradeço antecipadamente.

 

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

Queria só alertar para a INSTABILIDADE dessa mistura.

Com Kh de 1 a àgua parece uma bailarina, eu que o diga.

Terás de fazer muitas mudas de àgua (qualquer coisa como uns 30% diariamente) para conseguires um ph estável.

Na minha modesta opinião deverias ensaiar primeiro as TPAS CONSTANTES GOTA A GOTA.

Matura bem a agua dos SMAS e "joga" com ela.

A desmineralização da àgua normalmente é mais importante ATÉ AO NASCIMENTO das diversas espécies depois até se deve gradualmente incrementar a dureza.

No meu ponto de vista (à distancia é dificil) o que te mata os "peixotos" é a variação de ph existente quando fazes as TPAS.

Um abraço.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

relativamente às plantas (só agora é que li esta parte já vim atrasado) podes manter algumas espécies com essa corrente, tais como Heteranthera zosterifolia, Hygrophila polysperma, Hygrophila difformis, Ceratophyllum demersum, Ludwigia repens, Limnophila sessiliflora, echinodorus, valisnérias. Estas espécies afirmo que se podem manter porque são as que eu tenho, sem problemas, num aqua de 240 litros com 3700 l/h(filtragem) acrescido de mais 1100l/h(circulação) de noite. Crescem crescem e não param. Não é a corrente que as desenterra nem os Ls. No teu caso que tens menos que eu inda será mais fácil. Se precisares de alguns pés, já sabes.

 

:D

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João Machado

 

Ok! Vou seguir o teu conselho de não baixar tanto o KH.

 

ZANITO

 

Até que aproveitava para ficar com algumas plantas das tuas... em Aveiro não as consigo arranjar.

Tens como me fazer chegar algumas, pagando eu o preço delas e o envio???... se entretanto eu fôr a Lisboa aviso-te por MP.

 

Um abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Viva,

De tempos a tempos venho acompanhado este tópico....

 

Somos 2 :D

 

...Quanto às TPAs e alterações químicas daí resultantes, a minha opinião é que a água de osmose poderia desempenhar um papel muito importante no crescimento destes peixes. Creio que  mudanças de água quase pura, diariamente, poderiam ser uma boa opção neste caso

 

Ainda longe de ser um grande expert atrevo-me a fazer uns comentários com base em alguns bons livros que já li. A água de osmose é agua quase pura, pelo que não tem minerais, não tem nada (ou quase nada).

Para repor o que de bom foi também retirado é necessário que lhe sejam artificialmente adicionados os minerais que fazem falta aos peixes, neste caso, os belos zebrinhas :)

 

Para os discus sei que existem esses minerais à venda, por exemplo a tropic marin tem.

 

...Sobre a utilização da osmose inversa estou de acordo contigo!

Adquiri recentemente um aparelho de osmose inversa e ainda em fase experimental estou a misturar 40% de água de osmose com 60% de água dos SMAS. Penso variar progressivamente estas percentagens de mistura, até atingir valores aproximados de: pH 6,5; KH 1 e GH 5.  

Actualmente faço TPAs a 25%, duas vezes por semana.

 

Se alguém puder adiantar mais alguma sugestão/informação sobre este assunto, agradeço antecipadamente.

 

Usar mistura é um modo de não retirar da água todas as suas propriedades, usando 60/40 ainda se mantêm 60% dos minerais.

 

Acho que não há aditivos para água de osmose específicos para zebras, uma hipótese é usares minerais para discus uma vez que os peixes são característicos da mesma zona geográfica, não sei se dos mesmos rios :?: podes em alternativa, ou em conjunto usar por exemplo o aquadur (minerais) da JBL para aumentar o KH e também o PH até atingires os valores pretendidos.

Creio que com estes aditivos até poderias usar 100% de água de osmose.

 

A água de osmose tem um "se não" que é o consumo/desperdício de água, já que cerca de 2/3 não se aproveita :!: pelo que a mistura é também um modo de obter os parâmetros que se pretendem e minimizar o desperdício, por outro lado continuamos (se bem que menos) expostos a tudo o que pode vir na água da rede.

Por exemplo, acertar nos dias de tratamento da água! e levar com uma mega dose daqueles químicos todos :o

 

É uma questão de escolhas e experiências, afinal a aquariofilia é, também, experimentar :)

 

Jacinto, muitos parabéns por todo o teu trabalho, bem os mereces. Eu, por agora tenho todos os meus planos em standby :oops: não sei se vou mudar de casa e decidi parar tudo antes de me aventurar a tentar seguir as tuas pegadas. Uma espera stressante 8)

 

Tudo de bom para ti e boa sorte nas próximas tentativas.

 

Saudações a todos (os que merecem :wink:)

João Lopes Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva João,

 

Obrigado pelas tuas sugestões.

 

De facto a utilização da água de osmose tem os seus prós e contras.

Como referiste, os maiores inconvenientes do processo de osmose são o desperdício de água e a perda de algumas propriedades indispensáveis à vida dos nossos peixinhos.

 

O meu principal objectivo é baixar ligeiramente o pH e a dureza da água (da companhia), por forma a melhorar um pouco as condições, com vista à reprodução, por isso optei por utilizar a mistura de águas, compensando a perda de alguns componentes (que não os minerais), utilizando para o efeito produtos que indico mais à frente.

No meu caso, fazendo a mistura de águas (40/60%), julgo que a perda de minerais não será muito significativa, ao ponto de ter que os repor.

 

A água da companhia no local onde moro tem normalmente valores: pH 7,8 a 8; KH 5 a 6 e GH 10 a 12.

Após "tratamento" de osmose fica com pH 5,5; KH 1 e GH 4.

 

No resultado da mistura (40/60%) obtenho: pH 6,5; KH 3 e GH 8, mas após a introdução da água no Aqua, durante 1 semana vão aumentando (aproximadamente): pH até 7,5, KH até 4 e GH até 10. Isto pode estar relacionado com o areão que utilizo ou outro factor que desconheço.

Adiciono a esta mistura de àguas , vitaminas (Sera Fishtamin) e extracto de turfa líquido (Sera Morena), este último contém entre outras substâncias, oligo-elementos que se perdem durante o processo de osmose.

 

Curiosamente, os Nitritos e Nitratos que vêem na água da companhia, respectivamente a 0,025 e a 5, mantêm-se após o processo de osmose.

 

Relativamente à utilização de plantas com vista à redução de nitratos, posso adiantar que o ZANITO me arranjou muitas plantas que passei a utilizar, no entanto não noto redução significativa no valor dos nitratos, continuando a ajudar com aspiração do substrato, 1Xsemana.

 

Parece-me que a água ideal não existe, é apenas um padrão/referência que tentamos constantemente encontrar... e muitas vezes com toda a vontade para fazermos bem, acabamos por fazer asneira... e eu que o diga! :lol:

 

Um abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Jacinto,

 

relativamente às plantas e aos nitratos, o equilíbrio do aquário é sempre algo que leva tempo a atingir e muitas vezes o que fazemos hoje só daqui a uns meses tem pleno efeito. Não sei se será o caso.

Mas de paciência percebes tu, e insistência e perseverança também não te falta, como é exemplo este apaixonante tópico.

 

Há um livro magnifico chamado "ecology of the planted aquarium" da Diana Walstad que recomendo vivamente a leitura. Descreve amplamente o ciclo do aquário e todo o efeito que as plantas têm no mesmo, sendo também bastante técnico, para quem saiba bastante de química é certamente uma obra prima. Ainda assim é uma das melhores leituras para percebermos melhor o que realmente se passa nos nossos aquários.

Eu por acaso tenho o livro mas também já o vi por ai na Internet em formato electrónico.

 

Para teres realmente uma fábrica de remoção de nitratos tens de colocar plantas de crescimento rápido, podes ir a www.tropica.com e procurar plantas de crescimento rápido para as tuas condições de água e luz.

Tendo em conta que estás a por mistura de água de osmose com água corrente creio ser mais um incentivo para as plantas tenderem a alimentarem-se de mais nitratos.

Associado a isto também está a iluminação, para as plantas crescerem muito é preciso que disponham de iluminação suficiente, e também de CO2. Será mais uma vez uma questão de equilíbrio entre os nitratos produzidos e a capacidade das plantas crescerem e absorverem os mesmos.

 

Uma ideia que me ocorreu, mas que não sei se será eficaz é apostar em plantas de superfície, já que fora de água têm uma fonte inesgotável de CO2 e as suas raízes na água têm acesso a uma grande quantidade de NO3.

 

Fica bem e vai dando notícias. Eu por enquanto tenho os meus projectos em standby :roll::lol::(

João Lopes Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma ideia que me ocorreu, mas que não sei se será eficaz é apostar em plantas de superfície, já que fora de água têm uma fonte inesgotável de CO2 e as suas raízes na água têm acesso a uma grande quantidade de NO3.

 

Tenho andado a pensar nisso para o aqua dos meus apistozinhos, mesmo a proposito deste topico :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pessoal,

 

João Lopes Farinha,

Agradeço desde já a bibliografia que recomendas. Com certeza que vou fazer uma leitura para procurar ideias que possam ajudar.

A luta contra os Nitritos e Nitratos continua.

Os melhores resultados que tenho obtido ultimamente são: NO2/0,025 e NO3/5, à custa de TPA`s mais frequentes e plantas (maioritariamente Hygrophila Polysperma), em flutuação. Estas plantas estão a dar-se maravilhosamente bem com as condições que têm.

 

 

 

Falando agora um pouco dos Zebras e resumindo os últimos acontecimentos mais significativos desde a última reprodução – final do ano passado:

 

Aqua de 100 litros;

 

Após a última reprodução, deixei passar cerca de 2 meses e efectuei nova Simulação de Mudança de Estação (SME).

Aconteceram fortes lutas entre os 2 machos dominantes, disputando a fêmea e como resultado os 2 machos ficaram com as caudas "esfiapadas", tendo resultado uma infecção nas caudas com perda de pedaços, muito provavelmente provocada pelos valores de NO2 e NO3. Realizei um tratamento para resolver o problema... valeu-me a ajuda do Vitor Melo e do Licínio Ferreira que me aconselharam o tratamento.

Portanto esta tentativa de reprodução não resultou.

 

Entretanto deixei correr o tempo e decidi não efectuar mais SME, porque entendi que iria "forçar" novamente a reprodução e que isto seria provavelmente prejudicial para os peixes.

Cerca de 3 semanas após o terminus do tratamento e sem SME, a fêmea entrou na toca do macho dominante e esteve lá dentro 2 dias. Após a saída da fêmea, o macho ficou muito agarrado à toca durante 4 dias, tal como se estivesse a guardar a postura. Para meu espanto, no final destes 4 dias saiu da toca e verifiquei que não existiam ovos.

 

Esta situação continua a "dar-me voltas à cabeça"... O que significará este comportamento ??? Terá havido postura ou terá o macho comido os ovos ???

Cada uma destas hipóteses leva-me a pensar em inúmeras causas possíveis.

 

Mas passando à frente... após este episódio, os dois machos voltaram a lutar violentamente e estão outra vez com as caudas "esfiapadas". Entretanto realizei 4 X TPA`s a 30%, durante uma semana, para baixar os valores de NO2 e NO3 e assim evitar que tornem a infeccionar as caudas e ter que realizar mais tratamentos, o que parece ter resultado até agora.

 

Aqua de 200 litros

 

Neste Aqua não existem sinais de reprodução. Está tudo sem vontade!!! :)

 

E pronto caros amigos! Este é o resumo dos acontecimentos dos últimos 3 meses.

 

Um abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jacinto.

 

Já tentaste fazer uma espécie de Refúgio, tal como nos aquários Salgados, mas com espécies que consumam muitos nitratos. Talvez até poderias usar uma iluminação 24 horas/dia, se o orçamento o permitir.

 

Estava a pensar em plantas como (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] Stratiotes (como já por aqui referiram) e mais importante ainda, Cladophora Aegagropila (www.tropica.com).

 

Relativamente à questão dos Nitritos, creio que poderá ser falta de filtração biológica :)

Eles são uns porcalhões, ainda para mais a comida ajuda à festa.

Acho que a presença de Nitritos na água se deve basicamente ao facto de a carga orgânica produzida pelos peixes não ser transformada em nitratos, num espaço de tempo, tão curto como seria de desejar...

 

De resto, espero que continue tudo bem.

Abraços

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ivanpantz,

 

Sem dúvida que a ideia do "refugio" ou de uma "sump" dariam outra margem de manobra para melhorar as condições da água.

Eu ainda não concretizei essa ideia, por enquanto, apenas por falta de espaço.

 

Outra hipótese será instalar um sistema de gota a gota como recomenda o João Machado

 

Relativamente à falta de filtração biológica, como causa dos Nitritos e Nitratos, concordo contigo na medida em que a filtragem que utilizo, não está a resolver o problema, apesar de ser superior a 2000 litros/hora, em cada aquário e eu limpar os filtros, em média uma vez por mês.

Para tentar minorar esta situação associo, filtragem, aspiração do areão, plantas e TPA`s.

 

No meu caso, uma das situaões a ter também em conta é o tempo (mais de um mês e meio) em que decorre o "ciclo" de reprodução e durante o qual reduzo ao mínimo as mexidas no Aqua, para dar mais tranquilidade aos peixes:

- Simulação de Mudança de Estação – 13 dias;

- mais 3 a 5 dias até que a fêmea se decida entrar na toca;

- mais 2 a 4 dias para efectuar a postura;

- mais 2 a 4 dias de incubação;

- mais cerca de 15 dias até que os alevins saiam da toca.

Nestas ocasiões só limpo os filtros externos e faço acrescentes semanais da água evaporada, portanto as TPA`s são em volume e frequência muito reduzidas… e então lá vêem outra vez os Nitritos e os Nitratos.

 

Um abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais