Hypancistrus Zebra - Actualização


Jacinto Silva

Recommended Posts

  • Replies 357
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Oi Pessoal,

 

Sete meses sem ver os meus Zebras foi obra!!!

A sensação de os reencontrar foi excelente, julgo que eles me reconhceram logo que me viram :)::D:

 

Agradeço a ajuda ao Vitor Melo, ao Licínio e à Isabel (a minha cara metade), graças a vocês os meus Zebras conseguiram passar sem a minha presença, durante todo este tempo (se calhar até foi um alívio para eles... pudera, devem estar fartos das simulações de estação bigsmile:) ).

 

Claro que gostaria de me reencontrar com todos vocês... e a propósito, porque não umas ameijoas no Santos??? :)

Por mim está combinado, marquem vocês o dia, de preferência depois do periodo das férias escolares da páscoa.

 

É claro que o João Lopes Farinha tem que pensar muito sériamente em vir ter connosco a Aveiro... caso não apareças, aparecemos nós em tua casa ... de SURPRESA, sem pré-aviso e com as ameijoas!

 

Um abraço!

Jacinto Silva

Editado por Jacinto Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Jacinto ;)

 

Agradeço a ajuda ao Vitor Melo, ao Licínio e à Isabel (a minha cara metade), graças a vocês os meus Zebras conseguiram passar sem a minha presença, durante todo este tempo (se calhar até foi um alívio para eles... pudera, devem estar fartos das simulações de estação :):wink: ).

 

Não tens nada que agradecer. Aliás, foi um prazer poder estar com os zebrinhas e andar lá à procura deles ehehe E foi pena não ter conseguido ir a tua casa mais vezes :(

 

 

Claro que gostaria de me reencontrar com todos vocês... e a propósito, porque não umas ameijoas no Santos??? :)

Por mim está combinado, marquem vocês o dia, de preferência depois do periodo das férias escolares da páscoa.

 

É claro que o João Lopes Farinha tem que pensar muito sériamente em vir ter connosco a Aveiro... caso não apareças, aparecemos nós em tua casa ... de SURPRESA, sem pré-aviso e com as ameijoas!

 

Eu voto nisso, menos em irmos levar as ameijoas ao João :P É que assim ele corta-se ;)

 

 

Vamos la marcar isto então ;) Jacinto, quando acabam as férias???

 

 

 

Abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vitor,

As férias escolares acabam em 10 de Abril, por isso vamos lá a juntar a malta!

 

 

Aproveito para dizer que há cerca de 15 dias aumentei a temperatura dos meus aquas de 27 para 30ºC e apareceu no aqua maior uma postura de L 46.

Hoje, quando procedia à limpeza semanal descobri que o Macho que o Vitor Melo me arranjou está para ser papá!

É a primeira vez que este "grupo/colónia" faz uma postura e já os tenho juntos há mais de um ano.

 

Ó Vitor, afinal o bicho não é nada daquilo que se dizia... banana rock

 

Cumprimentos

Jacinto Silva

Editado por Jacinto Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Jacinto :wink:

 

 

Eu sempre tinha a minha razão... Dêem tempo ao gajo que ele sai a mim :D :D Ainda bem que está tudo a correr bem. Afinal isso era só saudades do amiguinho deles ;) Chegaste, e pumba a desovar :) Espero que corra tudo muito bem. É um desfecho que mereces!!

 

 

Jacinto, presumo que seja 10 de Abril, certo?

 

 

Vou falar com a Ana a ver se encontramos aqui uma data porreira ;)

 

 

 

Grande abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

antes de mais uma Obrigado especial ao Vito Melo para me dizer para vir aqui :twisted:

 

Bem vindo de volta Jacinto :oops: um grande abraço!!!

Fico contente por estares de volta e de ter corrido tudo bem com a tua missão distante, antretanto já percebi que os teus Zebras também estão em "missão".

Eu nos meus não simula estação nenhuma e nunca mudo a temperatura... 28 a 29ºC... e eles parece divertirem-se à brava... até tenho medo de espreitar para dentro das tocas ;)

 

Não sei até que ponto é que isso da simulação da mudança de estação é necessário, diria que basta estar sempre na estação de verão e haver boa comida. Os meus estiveram muito tempo sem reproduzir, uns 2 anos. Agora é sempre de seguida e acho que não faço nada diferente do que fazia antes, presumo que tenha a ver com a habituação dos peixes ao ambiente (aqua) e também com o seu desenvolvimento, ficaram realemente adultos, e.... é isso... toca a criar...

 

Já tenho uns quantos (não dá para contar...) têm de vir cá ver :? quando quizerem fazer-me uma visitinha é só dizer, mas, pelo sim pelo não tragam também as ameijoas ;) hehe

 

 

Vamos é lá marcar essa mariscada :D

 

Saudações,

João Lopes Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João lopes Farinha,

 

Tudo bem contigo? Espero que sim!

 

Pelos vistos os Zebras tanto se reproduzem com ou sem mudança de estação.

Vá-se lá saber a teoria certa para esta questão... é mais do que certo que eles querem é boas condições para se reproduzirem (sossego, boa qualidade da água, boa alimentação e temperatura)... enfim uma boa vida! :oops:

 

E a propósito de alimentação, na 1ª volta teremos então ameijoas no "Santos" :twisted::? - em S. Jacinto e na 2ª volta poderá ser mais perto da tua casa, também para podermos ver os teus "Zebrinhas".

 

Já que ninguém se adianta, eu sugiro que nos encontremos em Aveiro, no 1º sábado a seguir ao dia de Páscoa 14Abr07 !?

 

Cumprimentos.

 

Jacinto Silva

Editado por Jacinto Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá Pessoal,

 

Aqui venho mais uma vez actualizar este post:

 

Como tinha informado, os meus L 46 efectuaram uma postura, há cerca de 10 dias.

Encontrei a postura no dia 25 de Março, no aquário de 200 L e não mexi mais no aqua.

Este grupo de L 46 nunca reproduziu, pelo menos na minha posse.

 

O macho manteve-se interessado na toca até ao dia 01 de Abril.

Durante 7 dias, pelos movimentos ondulatórios da cauda e persistência em manter-se dentro da toca, deu a entender que o macho cuidou dos ovos.

No dia 01 de Abril, o macho saiu da toca, aproveitei para dar uma espreitadela e então verifiquei que a postura tinha desaparecido.

 

Lições aprendidas:

 

- O macho cuidou dos ovos/alevins, até uma certa altura;

- Os ovos/alevins desapareceram, muito provavelmente foram comidos pelo próprio macho... e neste caso porque motivo? Por não estarem fertilizados ou por ter existido algum factor de stress que levou o macho a este comportamento?

- Seria a primeira vez que este grupo iria reproduzir, talvez por isso mesmo, falta de experiência?

- O comportamento seria motivado por carências alimentares, não me parece?

 

Ok, é preciso apelar à paciência e tentar aprender mais acerca destes bichinhos e do seu comportamento...

 

Agradeço se houver novas ideias ou sugestões a acrescentar a este comentário.

 

Cumprimentos,

Jacinto Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Olá João lopes Farinha,

 

Tudo bem contigo? Espero que sim!

 

...

 

E a propósito de alimentação, na 1ª volta teremos então ameijoas no "Santos" :D :) - em S. Jacinto e na 2ª volta poderá ser mais perto da tua casa, também para podermos ver os teus "Zebrinhas".

 

Já que ninguém se adianta, eu sugiro que nos encontremos em Aveiro, no 1º sábado a seguir ao dia de Páscoa 14Abr07 !?

 

Cumprimentos.

 

Jacinto Silva

 

Olá!

 

por aqui tudo bem :) e com os zebrinhas também, continuam a reprodizir-se regularmente! Falta-me é o espaço... :(

 

Tenho vindo aqui poucas vezes e estou muito triste :( :( :( já passou a 1ª Volta! Que tal marcares uma 2ª 1ª volta? :D

 

ou preferem uma 2ª volta pelas minhas bandas e uma 3ª novamente aí em cima?

 

Saudações,

João Farinha

João Lopes Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olhó João!!

Está tudo bem?

Já se combinava mais uma cafezada, desta vez com a tal volta pelos aquas do pessoal.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal,

 

Aproveitando a época da apanha da artémia :blush: , podemos combinar para o dia 26 de Maio em Aveiro http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=61696

 

Para além deste encontro, podem marcar também em Lisboa.

 

Cumps

Jacinto Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Nuno,

 

Olha, o meu sucesso com os Hypancistrus zebra é muito relativo. Se compararmos o número de peixes nascidos com o número que sobreviveu, nos meus aquas - então podemos falar num insucesso de 96% ou num sucesso de 4%. Nasceram 22 peixes desta espécie, dos quais só sobreviveu 1. Os outros 21 morreram por erro "mecânico" ou por "falha de manutenção" - 8 aspirados por uma bomba de circulação e 13 devido a uma alteração "drástica" no pH do água, pensado eu que os iria ajudar.

 

Em relação a vendas, muito sinceramente, o meu objectivo não é vender nem ganhar dinheiro com os Hypancistrus zebra, aliàs, seria loucura pensar-se em ter lucros com estes peixes... para isso, teriamos que os vender quase ao preço de um automóvel :P;):) , face aos custos de manutenção!!!

Mais do que isso, dado que o L 46 é um peixe que "corre riscos de extinção", em virtude de ser muito pretendido pelos aquariofilistas e se reproduzir com relativa lentidão, o meu grande objectivo é realizar trocas com outros aquariofilistas que os consigam reproduzir em cativeiro e depois disso oferecer ou vender os excedentes, a preços "acessíveis", a pessoas que comprovadamente tenham vontade e condições para os reproduzir.

 

Tudo isto é um "projecto" pessoal que venho mantendo há cerca de 3 anos.

 

A este ritmo, embora lento, espero poder contar com muitos mais entusiastas desta espécie no nosso fórum e que daqui por meia dúzia de anos, em vez de 4 ou 5, talvez sejamos 10 ou mais, a partilhar as experiências vividas e a contribuir para que se evitem capturas desta espécie na natureza - criando-os nos nossos aquas.

 

Deixo ficar este site que poderá ajudar a conhecer um pouco mais sobre a realidade desta espécie e do trabalho de alguns aquariofilistas interessados: http://www.zebrapleco.com/forum/

 

Nuno,

Um grande abraço!

Editado por Jacinto Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Olá pessoal,

 

Aproveitando a época da apanha da artémia :P , podemos combinar para o dia 26 de Maio em Aveiro http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=61696

 

Para além deste encontro, podem marcar também em Lisboa.

 

Cumps

Jacinto Silva

 

Por mim está combinado bang

João Lopes Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
Olá João Lopes Farinha,

 

Por mim está combinado!

 

Um abraço!

 

Jacinto Silva

 

 

Boas,

 

passado tanto tempo venho reavivar este tópico que li do inicio ao fim com bastante entusiasmo e vinha pedir ao autor se possível, colocar aqui novos desenvolvimentos sobre este peixe maginifico.

 

E como é que está o Juvenil (agora já adulto)? Houve novas tentativas de posturas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que sei não tem sido fácil para o amigo Jacinto.Teve 4 mortes de adultos durante este tempo e uma extrema baixa percentagem de nascimentos.Mas ele virá cá certamente dar todos os detalhes :)

Editado por Jorge Oliveira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Jacinto eu sou criador de Ciclideos Neo-Tropicais mas sempre gostei muito de L´s em geral e o Zebra esta entre os meus preferidos sem duvida nenhuma, como tal fica com o meu contacto afim de uma possivel furura troca com L´s ou Ciclídeos quem sabe.

Neste momento tenho um trio reprodutor de Ancistrus L144 (Ancistrus L144), com uns 30 filhotes de cerca de 3-4cm.

E os teus como vam???

 

Nuno Landeck APC

 

nunolandeck@gmail.com

Editado por Nuno Landeck

Nuno Landeck APC 188

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Pessoal,

 

Sim existem algumas actualizações que vou sintetizar. Tentarei posteriormente colocar algumas fotos.

 

O Zebrinha ainda existe, tem agora 4 anos. Confesso que não me dei ao trabalho de ver se é macho ou fêmea. É uma questão de o apanhar para confirmar.

 

Como o Jorge Oliveira disse, nos últimos 2 anos tive 4 baixas de machos adultos que creio terem morrido devido a infecções de feridas, resultantes de lutas entre machos.

O facto de ter muitos machos e talvez 2 fêmeas, tem originado uma baixa taxa de nascimentos e mortes de machos adultos.

 

Deixei de fazer simulações de mudanças de estação, e assim eles só têm reproduzido durante o periodo da primavera quando a temperatura da água sobe cerca de 3 graus (para os 28/29º C).

 

Deixei de mexer no aquário, com a frequência com que fazia anteriormente, para aspirar.

Faço apenas as trocas parciais de água (30% semanais) e limpeza de filtros cada 3 meses. As plantas tem crescido muito, sobretudo as valisnérias.

 

Resumindo, penso ter cerca de 12 novos zebrinhas "infantis" (são difíceis de contar), 7 adultos onde se inclui o "Zebrinha" e 5 juvenis com cerca de 2 anos. Ao todo cerca de vinte e quatro L 46.

 

Nunca vendi nem me desfiz de nenhum dos meus L 46. Não tem dado para isso. E este é o saldo de 5 anos dedicados aos Hypancistrus Zebra.

O meu objectivo actual é ter mais fêmeas reprodutoras para poder aumentar os nascimentos. Dado que só tenho uma fêmea a reproduzir.

 

Um abraço.

Jacinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal,

 

Como provavelmente é do conhecimento de alguns de vocês, em meados do ano passado adquiri um pequeno grupo (6) de Hypancistrus Zebra – L46.

 

Desde essa altura tenho vindo a manter esta pequena colónia num aquário de espécie com vista à sua reprodução.

 

Há uns dias atrás li um tópico do ZANITO que remetia para um site escrito em francês e do qual traduzi o seguinte:

 

Mudança de estação simulada

Uma simulação de mudança de estação estimula verdadeiramente o Hz. Independentemente da estação real, podemos recrear esta mudança da seguinte maneira. Aproveitando uma mudança de água, faça baixar a temperatura vários graus em 24 horas desligando o aquecedor. Por exemplo, podemos deixar baixar a temperatura de 28 ° temperatura de manutenção, para 22 ° temperatura ambiente dentro do apartamento. Deixaremos o aqua tal e qual durante 5 dias, diminuímos drasticamente as distribuições e a variedade de alimento. Depois destes 5 dias, aumentaremos a temperatura gradualmente de 1° por dia até atingir 30°. A quantidade e variedade de alimento aumentarão simultaneamente. Durante esta simulação, não se faz mudança de água, até um total de 15 dias. “

Foi isto que eu fiz, rigorosamente!

 

E assim apareceu no Domingo (27 Fev) a 1ª postura dos meus L 46.

 

Só que cometi um erro de principiante que poderá ter más consequências:

 

Dada a minha inexperiência, no final dos 15 dias fiz uma TPA e aproveitando para aspirar o fundo, não resisti à curiosidade de inspeccionar uma das tocas ocupadas, por um dos 2 machos dominantes.

 

O macho muito dificilmente abandonou a toca e então verifiquei uma postura, com cerca de 10 a 15 ovos, no fundo de uma toca de cerâmica.

Os ovos são bem grandes e estão colados entre si, por uma espécie de massa gelatinosa, em forma de cacho.

 

Não tirei fotos para não perturbar mais o macho e assim que voltei a colocar a toca no mesmo sítio, este voltou para a guarda dos ovos.

 

Vamos ver o que isto vai dar!!?? Para já fiz asneira, … mas como o macho manteve o interesse nos ovos pode ser que a situação se recomponha…

 

Deixo aqui os parâmetros da água e mais alguns dados que possam ter interesse:

 

PH 7

GH 10

KH 2

NH4 0,5

NO2 0,05

NO3 1

 

Aqua 100 L reais - (60 comp X 50 larg X 40 alt)

Filtro externo 1000 L/H (com cerâmica e lã de vidro)

Filtro interior 600 L/H (com turfa)

Poucas plantas: Anubias; echinodorus; valisnerias

Fundo de areão de granulo médio

3 tocas de coco 2 tocas de cerâmica

2 troncos pequenos

 

Alimentação: Miolo de camarão; mexilhão; salmão; pescada; corgetes; batata; patilhas wels chips; entre outros

Nos últimos 6 dias adicionei FISTAMINna água

Logo que hajam novos desenvolvimentos actualizo este tópico.

 

Obrigado a todos os que têm ajudado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse quote mata qualquer pessoa :lol: e depois um comentário a seguir :?

Eu um dia hei-te der mas...isso não é um peixe qualquer.Além de estar em vias de extinção é bastante caro,mesmo mais caro que muitos discus ou casais de discus.É o meu peixe favorito,mas antes de o ter quero arranjar o aquário para ele :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais