Hypancistrus Zebra - Actualização


Jacinto Silva

Recommended Posts

  • Replies 357
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Bem, eu desconhecia este tópico, mas depois de umas horas em que o li na íntegra vejo que o que aqui se fez não é brincadeira.

 

Parabens Jacinto por todo o teu esforço e dedicação.

 

Gostava de saber como está o pequeno que conseguiste salvar na primeira reprodução.

 

Agora vou ler umas coisitas sobre estes peixes porque confesso que não sei grande coisa sobre eles, mas depois desta leitura exaustiva fiquei muito curioso.

 

Já agora, a proibição de importação desta espécie deve-se a problemas de possível extinção?

 

Cumprimentos,

 

Jose Miguel Gomes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá José Miguel Gomes;

 

Obrigado pelo teu apoio.

 

O Zebrinha sobrevivente está óptimo. Nasceu em Março de 2005, por isso fez um ano de idade.

Hoje estive a fazer uma TPA e lá o vi no meio dos adultos. Tem aprox. 3 cm e está aparentemente muito bem.

Em breve espero colocar aqui no Fórum algumas fotos dele.

 

A captura e comercialização do Hypancistrus Zebra na origem - Brasil - foi proibida, como medida do governo brasileiro para evitar que entre em extinção.

Não é possivel importar o H. Z. do Brasil, no entanto creio que esta medida foi adoptada apenas pelo governo brasileiro (corrijam-me se estou errado!?). Creio que continua a ser possível importá-los, por exemplo da Alemanha, onde existem alguns particulares que os reproduzem em cativeiro e vendem...

 

O L 46 é uma espécie bastante procurada pelos aquariofilistas, pela sua beleza e por se tratar quase de uma "raridade", difícil de encontrar no mercado da aquariofilia.

O nº reduzido de ovos que o H.Z. coloca em cada postura e o seu crecimento lento (2 a 3 anos) até que atinja a maturidade sexual são alguns dos factores que contribuem para que exista em nº insuficiente para satisfazer a procura.

 

Fico contente por saber que existe mais alguém interessado por esta espécie e gostaria muito que num futuro breve fossemos muitos mais a tê-los e a reproduzi-los.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

Fico contente por saber que existe mais alguém interessado por esta espécie e gostaria muito que num futuro breve fossemos muitos mais a tê-los e a reproduzi-los.

 

ÉPÁ tenho 20 encomendados em Fortaleza para trazer na Pascoa mas não tá fácil :twisted:

 

Segundo sei o H. Zebra não está nem perto da extinção.

Dada a elevada procura o IBAMA declarou um periodo de proteção de , salvo erro 8 meses.

 

Vamos ver.....

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João Machado;

 

ÉPÁ tenho 20 encomendados em Fortaleza  para trazer na Pascoa ...

Muito boa notícia!!! :lol:

 

 

 

Segundo sei o H. Zebra não está nem perto da extinção.

Dada a elevada procura o IBAMA declarou um periodo de proteção de , salvo erro 8 meses.

Excelente notícia!!!

 

 

Um abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A luta contra os Nitritos e Nitratos continua.  

 

boas Jacinto, apesar da minha CURTÍSSIMA experiência em aquariofilia gostava de te dizer que também tinha problemas de Nitritos e Nitratos, comprei ao membro NFDC 2 bolas de musgo para o meu aqua (50L) e posso-te dizer que foi um espectáculo a revolução que os nitritos levaram, porque não experimentas e vês os resultados com os teus próprios olhos?

 

fica bem, e boa sorte com os Zebras, realmente está aqui um tópico excelente!

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

comprei ao membro NFDC 2 bolas de musgo para o meu aqua (50L)

Olha que isso não é musgo, e sim algas.

Tal como já disse em cima:

 

Estava a pensar em plantas como (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] Stratiotes (como já por aqui referiram) e mais importante ainda, Cladophora Aegagropila (www.tropica.com).

 

Vê lá se não é isto:

 

http://www.tropica.dk/productcard_1.asp?id=000C

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá Pessoal,

 

Conforme tinha prometido aqui ficam algumas imagens do Zebrinha com um ano de idade e 3,2cm de comprimento.

 

 

Pic_7739_25.jpg

Nesta 1ª foto, podem ver o Zebrinha com os seus papás.

Reparem nas diferenças de forma corporal entre o macho e a fêmea:

- Na zona abdominal, a fêmea é mais arredondada e o macho mais fusiforme, em contrapartida a cabeça do macho é mais larga e a da fêmea é mais estreita.

 

 

Pic_7739_26.jpg

Na 2ª foto, vemos o Zebrinha com a sua mamã.

Quase que arriscaria a dizer que a mamã me parece estar com uma barriga gordinha… Será que guarda alguma surpresa ou será mesmo só impressão minha? ;)

 

 

Pic_7739_27.jpg

Aqui é o Zebrinha com o seu papá.

Reparem nas cores da pele com tons azulados. Segundo tenho lido, é sinal de que estão em boa forma física e saudáveis.

 

 

Pic_7739_28.jpg

Novamente o Zebrinha com o papá.

Qual será o sexo do Zebrinha???

Pela forma da cabeça parece-me uma fêmea, mas pela forma do corpo parece um macho. Ainda é demasiado jovem para que se perceba bem…

 

 

Pic_7739_29.jpg

Nesta imagem vemos o casal - pais do Zebrinha.

 

 

Pic_7739_30.jpg

Novamente o pai. Reparem nos bigodes, nos opérculos, com cerca de 1cm, característica dos machos.

 

Espero que tenham gostado…

 

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

;):oops: :D :shock:

 

Tambem quero.... :cry::cry::cry:

 

 

Estão muito a maneira....

"Se algo pode correr mal, irá correr mal na pior altura possivel."

 

"Um atalho é sempre a distância mais longa entre dois pontos."

 

Leis de Murphy

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande Jacinto,

 

 

grandes fotos :wink:

 

 

O zebrinha parece estar muito bem, e sim, parece-me que a fêmea está gordinha demais :shock:

 

 

Boa sorte ;)

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Viva Jacinto.

 

 

Novidades? Há alguma coisa a despertar curiosidade por aí?? :P

 

 

Porque é que não os pões a ver o Instinto fatal?? :P :P Não faltava ovos com certeza eheheh

 

 

 

Abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vítor,

 

As férias da Páscoa também não serviram para motivar os Zebras para reproduzirem.

Não se passa nada com estes meninos... impávidos e serenos só querem comer, nem a actividade sexual os atrai. :P

De facto, vê-se mesmo que não são latinos! :)

 

Segundo tenho lido, estamos a aproximar-nos da fase do ano em que eles têm menos propensão para reproduzir, ou seja, de Maio até Setembro. Por este andar, só para o final do ano é que poderá acontecer outra reprodução, o que quer dizer que estes meninos estão a fazer uma média de reprodução de uma por ano!

 

É um percurso muito lento como se pode ver, daí também serem tão difíceis de encontrar em quantidades que dêem para satisfazer a vontade de tantos aficionados deste peixe!

 

Um abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá companheiros aquariofilos :lol::!:

 

Jacinto, então esses zebrinhas são latinos ou não? yikes Já há sinais de acasalamento ou continuam na boa vidinha... comer e beber... :P

 

Se há topico que eu de facto acompanho é este teu maravilhoso tópico. Quando tiveres novidades partilha :lol:

 

Além da curiosidade de mais novidades, o outro assunto que me trouxe aqui foram os meus zebrinhas. Como ando para mudar de casa à cerca de um ano.... uff!!! tenho tudo na mesma... os meus zebrinhas continuam ainda no aqua comunitário, uma bela companhia para os meus discos e cardinais.

Voltando ao assunto que interessa, os meus zebrinhas :lol:, aumentei a temperatura do aqua de 28 para 30ºC por causa dos discus e não é que tenho dois zebras dentro de um tronco bem juntinhos!!! pois é! Será que isto pode ser algum sinal de vontade de acasalamento :lol: :lol:

Se conseguir vou tentar tirar algumas fotos.

 

O aumento de temperatura para 30ºC pode induzir a reprodução?

 

Saudações,

João Lopes Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pessoal,

 

Tenho andado um pouco afastado do Fórum, por motivos profissionais, mas "vou deitando sempre um olho", para saber um pouco do que se vai passando por aqui.

 

Viva

João Lopes Farinha,

 

O facto de aparecerem dois Zebras dentro de um tronco bem juntinhos, poderá ou não ser indício de quererem reproduzir.

 

Quando o macho e a fêmea entram numa toca para reproduzirem, o macho "entala" a fêmea, não a deixando sair e "sacode" o corpo vigorosamente com frequência, produzindo movimentos ondulatórios e ritmados de modo a estimular a fêmea para realizar a postura.

 

Tenho visto também os machos procurarem a fêmea no seu refúgio (normalmente debaixo de um tronco). Nestes casos com uma atitude diferente, passam muito tempo junto dela, dando-lhe por vezes ligeiros toques lateralmente, utilizando para isso a cauda ou empurrando-a lateralmente com o corpo, como que brincando com ela. Dá-me a sensação que pretendem também marcar a sua posição junto da fêmea, perante os outros machos e talvez motivá-la a entrar na toca, se ela estiver receptiva ou simplesmente acariciá-la... ?

Tudo isto são coisas que tenho verificado e também suposições da minha parte.

 

Faço votos para que os teus meninos se tenham decidido!!! :wink:

 

Os meus peixes estão com óptimo aspecto mas continuam sem reproduzir.

Há duas semanas, desmontei completamente os dois aquários e fiz limpeza geral.

 

Entretanto já resolvi o problema dos Nitratos, ou seja, deixei de utilizar a água do "furo" e passei a utilizar apenas a água dos Serviços Municipalizados que actualmente está com bons parâmetros.

 

João,

 

Foi óptimo saber notícias tuas!

Vai actualizando sempre que houver motivos para isso.

 

Um abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Olá pessoal!

 

Olá Jacinto :wink:

 

eu também tenho andado relativamente ocupado e só passo aqui de vez enquanto, e é claro, venho sempre ver se há novidades neste teu tópico.

 

Antes de mais quero agradecer-te todas as dicas e explicações que me tens dado, tu e muitos outros membros deste fórum.

 

Agora as boas notícias, tenho pelo menos 3 ou 4 zebrinhas com pouco mais de 1cm a passear pelo aqua :shock:

 

Não estava nada à espera! Nem sei como é que eles conseguiram procriar no aqua comunitário! Como ando para mudar de casa desde à um ano nem cheguei a fazer as tocas para eles procriarem!!! Bom eles lá deram a volta ao problema!

 

A natureza é de facto fantástica!

 

Só espero que eles não sejam sugados pelo filtro...! sim, nem sei como é que ainda lá andam...! se calhar alguns foram mesmo sugados! ou talvez não!

 

o meu problema agora é que não estava preparado para isto e não sei o que fazer, deixo estar tudo como está? e como é que é para os alimentar no aqua comunitário?

 

consegui tirar umas fotos ranhosas com a minha câmara, mas não dá para fazer melhor, nem a câmara, nem o artista.

Assim que arranjar um sito para por as fotos na Net ponho aqui o endereço.

É pena Aveiro ficar tão longe... porque era mesmo bom ter por perto uma pessoa com os teus conhecimentos.

 

Até mais logo,

João Lopes Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Parabéns João Lopes Farinha.

Ainda bem que mais gente conseguiu reproduzir Zebras em Portugal.

 

Quanto à questão dos Zebras alevins não te poderei ajudar em grande coisa, mas é minha opinião que só devas mudar os peixes de aquário o mais tarde possível para não haver grandes mudanças de parâmetros na água.

Podes sempre arranjar um aquário de 40 litros para cima, e enchê-lo com água do aquário onde estão. Não uses substracto, pois vais querer manter esse aquário sempre limpo, e o substracto não ajuda...

 

Arranja filtros de esponja, umas tocas nas quais os alevins se possam abrigar, e consoante os parâmetros da água do aquário principal, vai fazendo trocas de água com essa. Obvio, que depois ao longo do tempo, vais usando 1 parte de água da torneira com 4 do aquário, e vais cada vez aumentando a concentração de água da torneira...

Mas atenção, não faças trocas de água em que os parâmetros variem muito...

 

Quanto a alimentação, infelizmente não te posso ajudar. Nesse caso o Jacinto estará muito mais à vontade para te responder.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou agora para casa, espero que os zebrinhas ainda lá andem, e que não tenham sido sugados pelo filtro.

 

Tenho de arranjar forma de proteger a sucção de água para o filtro de modo não haver hipotese dos zebras serem sugados.

Se algum de vós tiver alguma idea agradeço.

A sucção do filtro é Eheim 290220_p1.jpg

 

Aqui fica a foto de um dos meninos que por lá andava a passear de noite! Calhei a ir ao aqua com uma lanterna (tenho uma lanterna que uso às vezes para "espiolhar" o aqua à noite :lol:

zebra2.JPG

 

ivanpantz, obridago pela força :lol:

 

vou ansiosamente para casa, saudações

João Lopes Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá :lol:

 

Muitos parabéns

Só mostra que eles foram bem tratados este tempo todo e agora recompensaram-te, fico muito feliz agora tens de cuidar muito bem dos pequenotes. :lol:

 

quanto ao filtro e que tal colocares uma esponja na entrada do filtro tipo um filtro de esponja normal

 

tipo isto:

o tubo branco poderia ser o tubo da entrada do filtro.

col105d.jpg

 

Vais conseguir, com a ajuda do Jacinto e de todos.

Agora muita paciência e calma.

 

Boa Sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já estou em casa e não vejo nem um pequenote!

Isto é stressante! ainda não me decidi a "desmontar" o aqua com medo de fazer mais mal que bem...

 

olá :lol:  

 

Muitos parabéns  

Só mostra que eles foram bem tratados este tempo todo e agora recompensaram-te, fico muito feliz agora tens de cuidar muito bem dos pequenotes. :lol:  

 

quanto ao filtro e que tal colocares uma esponja na entrada do filtro tipo um filtro de esponja normal

 

tipo isto:

o tubo branco poderia ser o tubo da entrada do filtro.

col105d.jpg

 

Vais conseguir, com a ajuda do Jacinto e de todos.

Agora muita paciência e calma.

 

Boa Sorte!

 

Obrigado. Isto é preciso mesmo muita paciência e muita calma... ai ai... tanta ansiedade de saber se eles ainda por lá andam...

 

Vou tentar fazer uma coisa desse género para tentar reduzir o risco dos zebras serem sugados, e por enquanto deixar tudo como está.

 

Estou mesmo a precisar da vossa ajuda em como criar estes zebrinhas, fui mesmo apanhado desprevenido, mas estou como devem calcular super contente. Ai falta que faz um membro como o Jacinto, espero que apareças por aqui em breve :lol:, não pare me bater por ter abusdo do teu tópico mas para me ajudares com a tua já vasta experiêcia com estes magnificos seres.

 

bom, vamos lá à bricolage...

João Lopes Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

VIVA João Lopes Farinha!!! :wink:

 

Fui apanhado completamente desprevenido... PARABÉNS PAPÁ BABADO!!!

 

Fico muito contente por saber estas notícias!

 

Sobre os melhores conselhos para manteres esses meninos... penso que o Diego e o Ivanpantz já disseram o fundamental, ou seja, se eles nasceram é porque tens boas condições no aquário, portanto deves seguir a tua rotina normal de manutenção, como tens feito até agora e procura não alterar os parâmetros da água. Verifica a água das TPA`s antes de realizar a muda – Temperatura, pH, GH; KH; NO2 e NO3.

Sobre as hipóteses de sucção do filtro, julgo que o Diego te deu uma boa ideia - proteger a entrada do tubo de aspiração com uma esponja.

 

A alimentação que dei aos meus consistia em utilizar praticamente os mesmos alimentos que dou aos adultos, só que em vez dos alimentos serem inteiros, eram muito bem esmagados e misturados e depois fornecidos em pequenas quantidades, 2 x ao dia.

 

Mistura: miolo de camarão; larvas vermelhas de mosquito; courgete; pastilhas "wels chips - sera" e 2 gotas de "fishtamin -sera". Tudo muito bem triturado e fornecia-lhes o alimento dentro da maternidade, onde os coloquei desde que saíram da toca., o que facilita por haver menos hipótese de se dispersarem no aqua e portanto estarem mais próximo da alimentação.

 

Em tempos li num site de aquariofilia algo parecido com isto:

 

QUANDO OS TEUS PEIXES SÃO SAUDÁVEIS E O TEU AQUÁRIO ESTÁ COM BOAS CONDIÇÕES E MESMO ASSIM TU FICAS ANSIOSO, PORQUE PENSAS QUE TENS QUE FAZER MAIS ALGUMA COISA PARA MELHORAR AS CONDIÇÕES, O MELHOR É:

SENTARES-TE EM CIMA DAS MÃOS E ESPERAR QUE TE PASSE A VONTADE!

 

João Lopes Farinha, não leves a mal o que acabei de escrever... eu falo nisto, porque foi assim que me senti quando quis ajudar tanto os meus peixes que acabei por prejudicá-los... portanto esta regra aplica-se bem em mim! ;) :D :D

 

 

Vai dando notícias.

 

Um grande abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá grande Jacinto,

 

pois é! muito babado! ;)

vamos lá a ver é se isto acaba bem :D

 

mas tenho aprendido muito com este teu tópico. ´

Mais uma vez obrigado pelas tuas dicas e pela receita de alimentação. vou tratar disso.

 

Jacinto, queria ainda perguntar-te uma coisa, como só no dia das fotos é que vi os zebras ontem levantei o tronco e descobri que eles procriaram numa quase caverna, uma reentrancia em forma de V mas aberta de um dos lados, e estavam lá ovos, pelo menos uns 3, não deu para ver bem porque o suposto macho apressou-se a tapa-los!

Voltei a pousar o tronco para não os perturbar mais.

Os 4 zebrinhas estavam debaixo do tronco.

Será que os ovos que vi lá não estava fecundados? ou é uma nova postura :wink:

 

a verdade é que um dos zebras costuma estar sempre em cima de um tronco alto, sempre à nossa vista, e já não o vejo faz tempo... semanas, deve ser um membro do casal. O facto de não ter voltado significa que ficam a cuidar dos pequenotes? ou terá a ver com o ovos que vi? nova postura?

 

Um abraço,

João Lopes Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

a verdade é que um dos zebras costuma estar sempre em cima de um tronco alto, sempre à nossa vista, e já não o vejo faz tempo... semanas, deve ser um membro do casal. O facto de não ter voltado significa que ficam a cuidar dos pequenotes? ou terá a ver com o ovos que vi? nova postura?

Sabes se esse zebra mais aventureiro é uma fêmea ou um macho?

 

Na altura da reprodução, o macho convence a fêmea a ir para dentro da toca que ele guarda (geralmente a melhor oxigenada e com alguma corrente), bloqueando a saída da toca, até que a fêmea deposite os ovos que ele irá fecundar de seguida. Após a fertilização, cabe ao macho cuidar dos ovos, protegendo-os de eventuais predadores, e arejando-os. Acontece que machos menos experientes comem os ovos... creio que os comportamentos devem ser idênticos aos dos discos.

 

Mesmo após eclosão, o macho continua a guardar os alevins, até que estes tenham consumido o saco vitelino, e já consigam nadar pelo seu próprio "pé".

Se dizes que o macho se apressou a escondê-los... não sei. Eu não descartaria a hipótese de ser uma nova postura... Creio que os ovos não fecundados, ou se deterioram facilmente, ou o macho se trata dos comer. Reparaste se estavam num sítio acessível? É que costuma-se alertar, quando se fazem cavernas, para estas não terminarem em V, de modo a não ficarem peixes entalados, e ovos impossíveis de fecundar... pelo menos tenho essa ideia.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais