Hypancistrus Zebra - Actualização


Jacinto Silva

Recommended Posts

João Lopes Farinha,

 

Como vão esses meninos?

 

Deixa-me insistir um pouco na ideia de ontem... conseguis-te ficar "estas horas todas " sem mexer no Aqua?? :lol::lol::lol: Se a resposta é sim, deste mais um passo importante para manter os teus "meninos" descansados e felizes!!!

 

Em relação à presença do "suposto macho" na caverna com ovos, penso que poderá tratar-se de outra postura. Não creio que sejam ovos não incubados!!!

Li num artigo que todas as fêmeas da mesma colónia (com 5 a 6 peixes) escolhiam normalmente o macho dominante para procriarem.

O mesmo autor dizia que na sua colónia, o macho dominante procriava com três fêmeas, chegando a ter uma "ninhada" fora da toca, uma postura em incubação e a 3ª fêmea a aguardar a sua vez para entrar na toca. (Sinceramente não cheguei a perceber se isto é por "prazer" ou se é "trabalho"?! :lol:).

 

Em relação ao peixe que normalmente se encontra fora da toca (nas proximidades da entrada), verifiquei no meu Aqua que quando ocorre uma postura, a fêmea mantém-se por perto da entrada da toca durante um ou dois dias e depois afasta-se. Só o macho toma conta dos ovos e das crias enquanto estão dentro da toca, ficando muito possessivo...

Quando as crias saem da toca, todos os adultos da colónia toleram as crias e não lhes fazem mal!!!

Acontece também na minha colónia que o macho A (dominante) e o macho B (2º na hierarquia) concorrem para ocupar a mesma toca (a escolhida para reprodução), por isso andam sempre os dois muito próximos.

Isto passou-se no meu Aqua! NÃO QUER DIZER QUE SEJA UMA REGRA!

 

Um abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 357
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Bytter só te pergunto isto...Sabes o preço dos zebras?

 

Compra só se quiseres investir neles à séria e com dedicação...

porque senão é um tiro no escuro...

 

abraço

 

bernardo.

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João Lopes Farinha,

Como vão esses meninos?

Até agora vão bem :) obrigado :)

São uma enorme alegria!

 

João Lopes Farinha,

Deixa-me insistir um pouco na ideia de ontem... conseguis-te ficar "estas horas todas " sem mexer no Aqua?? :D  :D  :D Se a resposta é sim, deste mais um passo importante para manter os teus "meninos" descansados e felizes!!!

Estive mais de um dia sem sequer os ver, nem à noite nem em altura nenhuma, mas também não fui lá mexer… foi difícil!

 

Mas já fiz uma criadeira para eles e já está em funcionamento. Este fim-de-semana ponho umas fotos.

Fui lá mexer para os apanhar, só vi 3 e com muita dificuldade lá os apanhei. São tão pequenos que mesmo encostando a rede ao vidro eles escapam-se sem grande dificuldade!

Entretanto durante a noite apanhei e mais tarde mais outro, pelo que já são 5 :D.

 

Estão todos na criadeira com uma pedra, um tronco e uma anubia. Tudo inspirado nos teus bons conselhos e fotos que aqui publicaste, graças a eles acho que consegui preparar as coisas de forma adequada. Mais uma vez obrigado, a ti a outros membros que me têm ajudado.

 

João Lopes Farinha,

Em relação à presença do "suposto macho" na caverna com ovos, penso que poderá tratar-se de outra postura. Não creio que sejam ovos não incubados!!!

Li num artigo que todas as fêmeas da mesma colónia (com 5 a 6 peixes) escolhiam normalmente o macho dominante para procriarem.  

O mesmo autor dizia que na sua colónia, o macho dominante procriava  com três fêmeas, chegando a ter uma "ninhada" fora da toca, uma postura em incubação e a 3ª fêmea a aguardar a sua vez para entrar na toca. (Sinceramente não cheguei a perceber se isto é por "prazer" ou se é "trabalho"?! :D).

 

Em relação ao peixe que normalmente se encontra fora da toca (nas proximidades da entrada), verifiquei no meu Aqua que quando ocorre uma postura, a fêmea mantém-se por perto da entrada da toca durante um ou dois dias e depois afasta-se. Só o macho toma conta dos ovos e das crias enquanto estão dentro da toca, ficando muito possessivo...

Quando as crias saem da toca, todos os adultos da colónia toleram as crias e não lhes fazem mal!!!

Acontece também na minha colónia que o macho A (dominante) e o macho B (2º na hierarquia) concorrem para ocupar a mesma toca (a escolhida para reprodução), por isso andam sempre os dois muito próximos.

Isto passou-se no meu Aqua! NÃO QUER DIZER QUE SEJA UMA REGRA!

 

Um abraço!

 

Efectivamente trata-se de uma nova postura, quando levantei o tronco para apanhas os zebras bebés vi e fotografei o tronco com o macho a guardar os ovos. Claramente uma nova postura, com pelo menos meia dúzia de ovos, uns grandes ovos por sinal.

Este fim-de-semana vou passar as fotos para o PC e ver se ficaram boas (a minha câmara não dá para curtas distâncias focais.)

O macho guarda os ovos e a fêmea fica tipicamente debaixo do tronco.

 

Uma curiosidade é que a caverna não fica junto ao areão, do areão ao tronco vão uns 2 ou 3 cm, o tronco é aberto de lado (porque está deitado) e é dentro do tronco que estão os ovos.

Tenho visto imagens de tocas meias enterradas no areão… aqui podemos dizer estão no 1º andar com vista para a Echinodorus 'Oriental' situada mesmo ao lado.

 

Voltando aos zebrinhas tenho tentado manter a rotina dentro do que era a normalidade assim com a alimentação.

Até agora as alterações são:

Mudança de água de 30 litros 2x por semana (antes eram 50L por semana).

A alimentação introduzi duas comidas especiais para avelins, mas também continuo a dar o que dava antes.

 

No fim-de-semana, com mais tempo dou mais detalhes.

João Lopes Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguem no Porto que me consiga vender uns zebrinhas? :)

 

Olá!

 

Olha, não faço ideia de quanto custam agora os Zebras (L46) mas também não é só uma questão de preço... se damos mais valor aos Zebras que por exemplo a um carro novo... são acima de tudo opções

 

Mas, tal como te disse o bErNaX, pensa bem primeiro e informa-te para não dares um tiro no escuro.

Pois manter estes animais requer um aquario cuidado de forma a proporcionar-lhe condições adequadas. E são demasiado preciosos para não serem bem cuidados, pois trata-se de uma espécie que no seu meio natural está ameaçada.

 

Fica bem,

João Lopes Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá,

 

 

5 pequenos excelente!

 

João daqui a quanto tempo saberemos se essa nova postura obteve ou não sucesso?

 

Uh, não, não sei...  

Já agora, qual é?

 

:):) :D :D

 

 

Boa sorte João!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora viva.

 

 

João Lopes Farinha, muitos, mas muitos e sinceros parabéns pelo teu/Vosso feito :) Espero que tenhas mais sorte que o Jacinto e quem num futuro breve, possam trocar sangue entre vós :)

 

 

Bytter, se quiseres zebras talvez tos consiga arranjar mas serão pequenos, caros e criados na Alemanha...

 

 

 

Abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva João,

 

 

o preço varia um pouco, mas andará na casa dos 250-300€ com 5cm... mas o preço flutua um pouco...

 

 

Em discus?? ehehehe

 

 

 

Abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora viva.

João Lopes Farinha, muitos, mas muitos e sinceros parabéns pelo teu/Vosso feito :shock: Espero que tenhas mais sorte que o Jacinto e quem num futuro breve, possam trocar sangue entre vós :shock:

...

Abraço,

Vitor Melo

 

Obrigado, vou tentar cria-los com sucesso :shock:

 

Abraços,

João Lopes Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jacinto,

 

Desculpa chatear-te, mas tu já és mestre e eu apenas aprendiz :shock:

 

Quando davas a tua paparoca caseira aos zebras bebés costumavas vê-los a come-la? É que eu não vejo os meus a irem lá comer! Só se forem mais tarde!

 

Quando lhes ponho artémia é que ficam um bocado “malucos” :wink: e começam a andar de uma lado para o outro a sugar o tronco e o chão do aqua.

 

Abraços,

João Lopes Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João Lopes Farinha,

 

Eu também nunca vi os meus a comer.

A partir de uma certa altura, talvez uma semana depois de os ter colocado na maternidade, conseguia ver as fezes, por vezes, penduradas no orificio anal dos "zebrinhas" ou através das suas barrigas "transparentes" conseguia verificar que se tinham alimentado (quando se expunham no vidro de forma a que isto fosse possível).

 

De resto é natural que se sejam mais activos durante a noite...

 

Um abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

João,

 

O Zebrinha filho está a começar a ficar com "formas" de adulto.

Começa-se a perceber melhor a configuração do corpo e parece-me que se trata de um macho.

 

Creio que dentro de um ano e meio, ou seja com 3 anos de idade, o Zebrinha poderá começar a disputar o território com outros machos.:)

 

Um abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

João Lopes Farinha,

 

Creio que os meus Zebrinhas tiveram o melhor Natal possível... e hoje estão a comemorar o ANO NOVO :( !!!

 

Quando o Zebrinha realizar o seu 2º aniversário vou voltar a colocar algumas fotos, para actualizar o tópico.

Entretanto, não me importaria mesmo nada se resolvessem reproduzir-se novamente... algo se passa, porque já lá vai um ano, desde a sua última reprodução !!!...

 

VOTOS DE UM BOM ANO!

Um abraço!

 

Jacinto Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá mr.p,

 

As fotos estão prometidas para Março, quando o Zebrinha fizer 2 anos de idade!!!... acredita que não é um capricho da minha parte!

 

Neste momento, é-me completamente impossível tirar fotos do Zebrinha, porque estou fisicamente afastado dele, a cerca de 8.000 Km...

 

UM ABRAÇO!

 

Jacinto Silva

Editado por Jacinto Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Olá,

 

Conforme prometido aqui está o "Zebrinha" no seu 2º aniversário, com a mãe:

Pic_4446_28.jpg

 

 

Com 1 ano, tinha cerca de 3,2 cm.

Pic_7739_26.jpg

Agora tem 4,5 cm, portanto cresceu cerca de 1,3 cm, do 1º para o 2º ano.

Pic_4446_27.jpg

 

 

Pic_4446_29.jpg

 

Pic_4446_31.jpg

 

Cumprimentos.

Jacinto Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jacinto!!!

 

 

 

Que dizer??? Nada de novo :shock: Muitos Parabéns!!!

 

COmo é que os zebrinhas reagiram à tua ausência? Como é que encontraste tudo? Qual foi a tua primeira reacção?

 

 

Já agora... quando é que nos encontramos todos novamente em Aveiro??? hein hein hein??? :oops:

 

Anita??

 

 

 

Um abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jacinto!!!

Que dizer??? Nada de novo :shock: Muitos Parabéns!!!

 

COmo é que os zebrinhas reagiram à tua ausência? Como é que encontraste tudo? Qual foi a tua primeira reacção?

Já agora... quando é que nos encontramos todos novamente em Aveiro??? hein hein hein??? :oops:

 

Anita??

Um abraço,

Vitor Melo

Pois, já se comiam umas ameijoas, ah pois já cheers

Quase reformada!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E o João Lopes Farinha também era gajo para vir até cá acima!!! Ai era, era...

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais