Hypancistrus Zebra - Actualização


Jacinto Silva

Recommended Posts

loricarideos recem nascidos não são discos recem nascidos, não percebi essa da água....se nasceram com essa água e com esse ph, porquê baixa-lo? ......

 

Fico um pouco apreensivo por teres as oportunidades que tens e depois puff....enfim...espero bem que para a próxima corra melhor...

 

:)

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 357
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

:(:(:(:(:(:(:):cry::cry::cry::cry::cry:

 

 

Jacinto, sei bem que o que quer que te diga em nada modificará o teu estado de espírito, portanto opto por nem te dizer nada... Simplesmente desejar-te boa sorte e esperar que não desanimes. Para mim, continuas a ser O MAIOR, o JACINTO, O GRANDE!

 

 

 

Grande abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

loricarideos recem nascidos não são discos recem nascidos, não percebi essa da água....se nasceram com essa água e com esse ph, porquê baixa-lo? ......

É muito mais fácil fazer-se prognósticos depois de se conhecerem os resultados!

 

Fico um pouco apreensivo por teres as oportunidades que tens e depois puff....enfim...espero bem que para a próxima corra melhor...

Acredita que eu fico muito mais apreensivo que tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem... dois Sábados de manhã e dois sentimentos absolutamente antagónicos :)

 

Sei, apesar de tudo, e pelo que já vou conhecendo da tua fantástica pessoa, que este lamentável acontecimento não passará de apenas mais um obstáculo que vais ultrapassar.

 

Não retiro nem uma palavra do que disse no meu último posto... segue em frente, VAIS CONSEGUIR!!!!

 

Abraço Amigo,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É muito mais fácil fazer-se prognósticos depois de se conhecerem os resultados!

 

não vale pena entrarmos por ai, mas continuo dizer, se tens água e condições para eles terem reproduzido, se eles nasceram nessa água, não há que andar inventar, na natureza decerto não anda la ninguém a proporcionar-lhes as melhores condições para criarem...e selvagens como os pais são, se já fizeram 2 posturas é por alguma coisa....

 

:)

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:):) Foi pena mas tambem a vida é feita de vitorias e derrotas e as pessoas so aprendem com os erros :!:

BEm, ao menos assim da proxima vez ja n cais no mesmo erro e é da maneira que vais compreendendo melhor as fraquezas e resistencias destas criaturas maravilhosas

 

BOA SORTE para a proxima!! :) Bem, à 3ª é de vez!

BOA SORTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

bitelink

 

vá lá... ao fim de um reset nada melhor que um ourito fácil...;):P

 

Rafael Paiva

Cumps!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É muito mais fácil fazer-se prognósticos depois de se conhecerem os resultados!

 

não vale pena entrarmos por ai, mas continuo dizer, se tens água e condições para eles terem reproduzido, se eles nasceram nessa água, não há que andar inventar, na natureza decerto não anda la ninguém a proporcionar-lhes as melhores condições para criarem...e selvagens como os pais são, se já fizeram 2 posturas é por alguma coisa....

 

:)

 

 

Não sei se teria feito o mesmo que o Jacinto, mas por uma simples razão: Não faço testes à água, logo não me preocupo muito com isto. Mas também tenho a certeza que se os peixitos tivessem morrido sem ele ter adicionado o pH Minus haveria gente a "cair-lhe" em cima a perguntar porque é que não tinha corrigido o valor e que na Natureza eles têm sempre os valores abaixo de 7, mas enfim.

 

Sinceramente Zanito, e não entendas isto como um ataque (porque não o é) acho que poderías ter guardado as tuas mensagens para uma outra altura. Já é mágoa suficiente para o Jacinto estas perdas consecutivas, não é preciso estar a "levar" com "bocas deste género! De qualquer forma, também sei que o Jacinto é grande o suficiente para passar por cima delas!

 

Zanito: se tiveres alguma coisa a dizer-me, extra Zebrinhas, por favor fá-lo por MP, não vamos estragar o tópico do Jacinto, ok?

 

 

Um abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que não , tamos falar como deve ser. A minha mensagem não foi para picar ou queimar ninguém, ele sabe o que fez, não disse nenhuma mentira penso eu de que...

PAra próxima corre melhor :)

 

:wink:

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá ZANITO,

 

Por mim está tudo bem e claro!

 

A tua intervenção foi correcta em termos de conteúdo, mas não penso o mesmo em relação à forma como o fizes-te.

Acredita que quando respondi aos teus comentários senti bastante liberdade para dizer o que disse, da mesma forma que tu sentis-te quando fizes-te a tua intervenção.

 

Os erros mais graves que cometo e que me revoltam bastante, só acontecem porque "ando metido nisto” e nota que até agora, tenho feito questão de os partilhar com o Fórum... Provavelmente nem toda a gente tem "coragem" para fazer isso?!

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

epah, eu tenho acompanhado este topico desde que me juntei ao forum, está na pasta dos favoritos que com frequencia dou a volta aos link's la postos e acredita, fico deveras contente quando dizes que reproduziram de novo :lol: e fico mesmo muito triste quando dizes que morreram :roll:

 

Eu sei que os L são completamente diferentes dos Ramirezis, mas eu desde que tenho o aqua tenho umas 3 ou 4 TPA's feitas em uns 9 meses, e as primeiras 4 foram feitas uma por semana. quero com isto dizer que não faço TPA's e os meus ramis reproduzem... é só um pensamento...

 

Vá um abraço e melhor sorte para a proxima!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jacinto, para ti uma poucas palavras, ÉS GRANDE, tão grande quanta a capacidade de reproduzir esta espécie, e sim, é um facto na aquariofilia, enquanto mais ninguém conseguir, temos nós mesmos de ir por tentativa e erro até atingir os objectivos que mais ninguém atingiu.

 

O que com isto quero dizer Jacinto, é que desta feita cometeste um erro, para a próxima, não o vais cometer concerteza e nessa altura terás alegria redobrada porque não conheces o sabor da vitória se não tiveres provado a derrota.

 

Aguardo por notícias breves

 

:wink:

Quase reformada!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Jacinto

 

Tem se passado mais alguma coisa por aí!!!

 

Po, nao ligues ás bocas e continua a partilhar connosco as tuas experiencias para aprendermos mais!!

 

Espero que esteja tudo a andar bem!

bitelink

 

vá lá... ao fim de um reset nada melhor que um ourito fácil...;):P

 

Rafael Paiva

Cumps!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Pessoal,

Agradeço o vosso apoio apesar de toda a "desilusão".

 

Rafa best,

Não te preocupes... após a tempestade vem a bonança!

 

Por agora não há novidades.

Aguardo que eles decidam fazer nova postura.

 

No aqua de 200L (iniciado há 3 meses) ainda não se decidiram, contrariamente ao que me pareceu há 1 mês atrás. Neste aqua os 2 machos maiores ocupam cada um a sua toca, em locais afastados e a fêmea deixou de aparecer junto da toca, onde inicialmente aparecia com alguma frequência.

 

No aqua de 100L onde se realizou a última postura, também existem 2 machos a ocupar tocas. Neste, a fêmea aparece com mais frequência junto das tocas dos machos.

Logo que se completem 2 meses após a última postura vou recomeçar a fazer variações de temperatura para tentar nova reprodução.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jacinto!

 

Há muito tempo que tenho estado afastado do fórum, mas pontualmente acedo para acompanhar este teu tópico, o melhor do fórum :wink:. Parabéns.

 

Lamento o infortúnio com os teus zebrinhas, perdeste os zebrinhas mas ganhaste alguma experiência, aliás, creio que todos nós ganhamos aos partilhares a tua experiência. Pelo menos eu tenho aprendido muito com a tua experiência.

 

Espero que na próxima tudo corra melhor, e que tenhas muitos zebrinhas a alegrar os teus aquários e a premir o teu esforço e dedicação, sem dúvida impar na nossa comunidade.

O teu exemplo é motivador para todos nós.

 

Jacinto, eu tenho 6 zebras num aqua comunitário e estou decidido a construir um novo aqua só para os zebras e tentar reproduzi-los, no entanto tenho algumas dúvidas quanto às tocas para reprodução, podes-me dar algumas dicas quanto ás mesmas, como é que arranjaste as tuas? Fostes tu que as construíste?

 

Um muito obrigado por partilhares connosco e votos da melhor sorte com os teus zebras :wink:

João Lopes Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva João Lopes Farinha,

 

Obrigado pelas tuas palavras.

Fico muito contente por saber notícias tuas.

 

Acho que fazes muito bem em montar um aqua só para os Zebrinhas.

Sou de opinião que o aqua para reprodução não deve ser demasiado grande, como por exemplo o meu de 200L, com 5 indivíduos, porque as fêmeas acabam por se refugiar longe das tocas ocupadas pelos machos.

Eu tenho um com 60 c x 50 l x 40 a, onde ocorreram as 2 reproduções.

 

Sobre as tocas, o Vitor Melo disse-me que já existem tocas para Ls à venda no nosso mercado mas eu ainda não as vi.

 

As tocas dos meus Zebras são feitas por mim.

Podes ver aqui:

Pic_4446_21.jpg

 

Coloca-se uma quantidade maior de cola no fundo, a fim de se evitar o formato de "funil" para que os ovos e os alevins não fiquem entalados.

Pic_4446_23.jpg

 

Medidas aproximadas:

2cm altura na entrada x 4cm largura na entrada x 10cm comp. interior.

Pic_4446_22.jpg

 

Foi nesta toca que aconteceram as duas reproduções.

Pic_4446_7.jpg

 

As 2 tocas que vês nas primeiras imagens estão disponíveis, se as quiseres tenho todo o gosto em oferece-las... poderei entretanto fazer mais.

 

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Jacinto Silva

 

Vou tentar fazer umas similares :) Obrigado pela oferta, se não fosse a questão geográfica aceitava de bom grado :), mas também ainda estou a projectar o novo aqua...

 

Neste momento estou com um problema de espaço, a estante que tenho disponível só tem 33 cm de largura :(, mas tem 70 cm de comprimento. Acha que ficava um aquário demasiado estreito?

 

Outra coisa, costumas forrar os teus aquas com alguma coisa? estava a pensar tapar o fundo e os lados com algo azul e "forrar" os vidros com algo isolante, por ex. colocar uma fina placa de esferovite à volta do aqua. só a parte da frente ficaria visível.

Estava a pensar fazer isto para ser mais fácil manter a temperatura da água e poupar energia.

Achas que isto teria algum impacto negativo nos zebras?

 

Cumprimentos,

João Lopes Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João,

 

Em relação às tocas fica à vontade. Se quiseres basta que me dês o teu endereço por MP e eu envio-as por correio. Seria um presente de Natal! :lol:

 

Acerca do teu projecto para o novo aqua, penso que se fosse ligeiramente mais largo não seria pior, talvez com cerca de 40 cm… mas mesmo assim eu não hesitaria em avançar, se ficar com 70comp. x 30larg. x 40alt. parece-me adequado para reprodução.

Relativamente à ideia de revestires as paredes com papel azul e esferovite parece-me boa.

 

No meu caso, um dos aquas tem 2 paredes forradas com papel decorativo e o outro tem 3 paredes revestidas com papel do mesmo tipo. Durante a época de reprodução tapo as restantes paredes com plástico preto ou com papel branco, simplesmente para evitar olhares curiosos e proporcionar-lhes mais sossego… de outra forma os meus filhos não lhes dariam descanso e assim sou o único chato a incomodá-los! :)

 

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas mais uma vez. Acerca das tocas, posso dizer que a AMTRA (marca que a milaquários distribui) tem umas tocas engraçadas a venda, digamos ""ideais"" para reprodução loricarídeos, em dois tamanhos, segundo vi, o preço é que não é muito convidativo à sua aquisição...sendo por isso essa alternativa que o Jacinto mostrou a mais em conta e com frutos já demonstrados :wink:

 

:roll:

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Voltron

 

É verdade o que dizes! Eu sou o primeiro a admitir!... Mas mais do que repetires que foi um erro, eu gostaria de ver da tua parte um contributo com o teu conhecimento e experiência sobre esta espécie ou outras da mesma família, com "níveis de exigencias" idênticos, para que evitemos no futuro outros erros possíveis... Afinal é esse o desejo de todos nós e um dos objectivos do Fórum de Aquarofilia!

 

Fico a aguardar pela tua colaboração! :)

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

jacinto não (palavra corrigida) fazias tpa ha tanto tempo porque (palavra corrigida)?? conseguiste reproduzi los o que e dificil e ...

 

 

Eu gostava de ver, um dia, nem precisa de ser para já, porque tenho tempo e posso esperar, mas assim, daqui a uns anitos, um qualquer dia, não importa o estado do tempo, chuvoso, solarengo, nublado, não importa, apenas um dia como outro qualquer, perfumado pelo meu quotidiano, ver alguém com tanta dedicação e interesse por estes peixes, ou quaisquer outros loricarídeos, como o GRANDE Jacinto!! Alguém que não se importa de partilhar o que de bom e de mau lhe dá este carinho pelos Zebras. Alguém que tudo o que sabe, ou quase tudo, foi através de muita leitura internacional e a própria experiência (sábia experiência). Alguém que consegue ser tão educado que até enerva :lol: ao ponto de conseguir manter a calma e a postura depois de ler afirmações e comentários como este...

Gostava, muito sinceramente gostava... E, no dia em que isso acontecer, ficarei muito feliz por saber que existe mais um "Jacinto" na aquariofilia... E, se possível, mais um amigo, um bom amigo!

 

 

Jacinto, continua em frente! Não importa os desvios que tenhas que fazer, desde que o caminho seja para alcançar o que pretendes e o que todos nós invejamos!!

 

 

Um grande abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Alguém que consegue ser tão educado que até enerva :wink: ao ponto de conseguir manter a calma e a postura depois de ler afirmações e comentários como este...

Vitor Melo,

Acredita que "faço das tripas coração" para me conter, apenas por respeito aos utilizadores que nada têm a ver com estas situações! :lol:

 

Miguel Pereira,

Sim tenho plantas no aquário - algumas anúbias.

Os peixes não chegaram a sair do aqua de reprodução... o problema aconteceu após eu ter realizado uma TPA a 30% em que baixei o Ph de 7,5 para 7. Foi uma descida brusca que não afectou os adultos mas que foi fatal para os pequenos... foram morrendo ao longo de 5 dias após a TPA.

No dia em que realizei a TPA os peixes estavam com cerca de 25 dias de vida e apresentavam muita vitalidade.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os peixes não chegaram a sair do aqua de reprodução... o problema aconteceu após eu ter realizado uma TPA a 30% em que baixei o Ph de 7,5 para 7. Foi uma descida brusca que não afectou os adultos mas que foi fatal para os pequenos... foram morrendo ao longo de 5 dias após a TPA.  

No dia em que realizei a TPA os peixes estavam com cerca de 25 dias de vida e apresentavam muita vitalidade.

 

Jacinto,

 

tens a certeza que a causa da morte foi o PH da TPA? uma diferença de 0.5 é alguma coisa mas também não é nada assim tão drástico, e em principio, o ph não passa de 7 para 7.5 assim tão de repente. A menos que tenhas uma técnica de enchimento do aqua super rápida.

 

Não poderá a TPA ter afectado outras propriedades da água, como a dureza, e em conjunto ter contribuido para a fatalidade?

 

Em minha casa, por exemplo, a água da torneira tem entre 5 e 10 mg de nitratos, mais do que costumo ter no aqua.

 

Era só um pensamento sobre a situação, não tenho qualquer experiência na reprodução de zebrinhas, mas nunca iria pensar que uma diferença de 0.5 no ph provocasse isso.

 

Saudações,

João Lopes Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

 

Jacinto, eis o que eu fazia de uma próxima vez:

 

 

Os peixes desovavam, o Jacinto apercebia-se desse facto e passados uns dias, após ter a certeza desse facto, eu colocaria um filtro de esponja no aquario de reprodução.

 

Pelo que já vi anteriormente o Jacinto coloca os alevins dentro de um genero de maternidade ( no aquario de reprodução ). Eu aqui, deslocava-os para um outro aquario de pequenas dimensões enchido até meio ( para permitir aos alevins encontrar a comida com relativa facilidade ), com a mesma agua e respectivo filtro de esponja do aquario de reprodução.

No dia imediatamente a seguir começava a acrescentar agua nova, todos os dias ( 5% do volume de agua desse aquario/dia atraves de um sistema do genero gota/gota - ex: garrafão em cima do aqua e com a ajuda de um tubo de ar transparente regulado por uma torneira.

 

Este processo deveria ser feito todos os dias até esse aquario ficar cheio.

Isto tudo para evitar estar tanto tempo sem fazer qualquer mudança de agua. Também não sei até que ponto essa técnica poderá interferir no comportamento futuro dos adultos, uma vez que eles estão no mesmo aquario e os niveis de toxinas deverão ser um pouco altos ( sem mudas e na presença de uma distribuição de alimentos superior ao normal para fazer crescer os alevins ).

 

Para os progenitores talvez um mes de descanso e apartir de Fevereiro fazer nova simulação ( o inverno ainda é longo ).

 

 

Abraço e boa sorte

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Voltron

 

Continuas a não adiantar nada para este assunto, a única mudança que reparo no teu discurso é na linguagem que está cada vez mais "cavernácula".

 

Fico a aguardar pela tua colaboração! :wink:

 

Continuo a aguardar pela tua colaboraçao! :lol:

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais