Hypancistrus Zebra - Actualização


Jacinto Silva

Recommended Posts

Boas Pessoal,

 

Como provavelmente é do conhecimento de alguns de vocês, em meados do ano passado adquiri um pequeno grupo (6) de Hypancistrus Zebra – L46.

 

Desde essa altura tenho vindo a manter esta pequena colónia num aquário de espécie com vista à sua reprodução.

 

Há uns dias atrás li um tópico do ZANITO que remetia para um site escrito em francês e do qual traduzi o seguinte:

 

Mudança de estação simulada

Uma simulação de mudança de estação estimula verdadeiramente o Hz. Independentemente da estação real, podemos recrear esta mudança da seguinte maneira. Aproveitando uma mudança de água, faça baixar a temperatura vários graus em 24 horas desligando o aquecedor. Por exemplo, podemos deixar baixar a temperatura de 28 ° temperatura de manutenção, para 22 ° temperatura ambiente dentro do apartamento. Deixaremos o aqua tal e qual durante 5 dias, diminuímos drasticamente as distribuições e a variedade de alimento. Depois destes 5 dias, aumentaremos a temperatura gradualmente de 1° por dia até atingir 30°. A quantidade e variedade de alimento aumentarão simultaneamente. Durante esta simulação, não se faz mudança de água, até um total de 15 dias. “

Foi isto que eu fiz, rigorosamente!

 

E assim apareceu no Domingo (27 Fev) a 1ª postura dos meus L 46.

 

Só que cometi um erro de principiante que poderá ter más consequências:

 

Dada a minha inexperiência, no final dos 15 dias fiz uma TPA e aproveitando para aspirar o fundo, não resisti à curiosidade de inspeccionar uma das tocas ocupadas, por um dos 2 machos dominantes.

 

O macho muito dificilmente abandonou a toca e então verifiquei uma postura, com cerca de 10 a 15 ovos, no fundo de uma toca de cerâmica.

Os ovos são bem grandes e estão colados entre si, por uma espécie de massa gelatinosa, em forma de cacho.

 

Não tirei fotos para não perturbar mais o macho e assim que voltei a colocar a toca no mesmo sítio, este voltou para a guarda dos ovos.

 

Vamos ver o que isto vai dar!!?? Para já fiz asneira, … mas como o macho manteve o interesse nos ovos pode ser que a situação se recomponha…

 

Deixo aqui os parâmetros da água e mais alguns dados que possam ter interesse:

 

PH 7

GH 10

KH 2

NH4 0,5

NO2 0,05

NO3 1

 

Aqua 100 L reais - (60 comp X 50 larg X 40 alt)

Filtro externo 1000 L/H (com cerâmica e lã de vidro)

Filtro interior 600 L/H (com turfa)

Poucas plantas: Anubias; echinodorus; valisnerias

Fundo de areão de granulo médio

3 tocas de coco 2 tocas de cerâmica

2 troncos pequenos

 

Alimentação: Miolo de camarão; mexilhão; salmão; pescada; corgetes; batata; patilhas wels chips; entre outros

Nos últimos 6 dias adicionei FISTAMINna água

Logo que hajam novos desenvolvimentos actualizo este tópico.

 

Obrigado a todos os que têm ajudado!

Editado por Jacinto Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 357
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas Jacinto....

 

Por este andar ainda vais ser proposto para o Prémio Nobel da Aquariofilia :D

 

Nem imaginas como estou contente por ti, depois de toda a água que correu aqui neste fórum acerca do Ouro Riscado, mereces bem esta recompensa por toda a dedicação e preseverança que tens demonstrado :!:

 

Dizem que a Sorte Protege os Audazes, mas eu acho que acima de tudo nós somos recompensados pela nossa dedicação e trabalho, uns mais que outros é claro 8) , mas na devida proporção. :(

 

Continua a dar notícias, se conseguires reproduzir os H. Zebra, acho que a ocasião merecerá grande festa :!: :D

 

Abraços,

 

JNC

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi!

Quero-te dar os meus sinceros parabéns e desejar-te muita sorte para os ovinhos. Gostaria muito de estar no teu lugar mas os €'s não me permitem. Se depois quiseres vender uns quantos sou um candidato a eles.

Cumps

Cristiano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

essa casa anda mesmo em altas, 1º os discos, de seguida os zebras, PARABENS EHEHHEHE.

Ainda bem que aquele artigo deu jeito, e não passou simplesmente de "lixo"" como muitos acharam só para aumentar a BD :D

 

:lol:

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BOAAAAA

 

eheh finalmente alguem em portugal consegue reproduzir esses bicharocos :lol: vai colocando noticias para o pessoal ir sabendo como isso vai MUITO BOA SORTE

APC #173

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

 

Um amigo meu, português, conseguia a reprodução simplesmente fazendo mudanças maciças de agua, uma por semana, que fazia baixar a temperatura da agua durante algumas horas até voltar ao normal.

Os valores de Ph 7 e de GH 10 são os mais altos que conheço para a reprodução desta especie mas não se pode dizer que seja surpreendente.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal,

 

Muito obrigado pelos vossos comentários.

 

Vamos ver como tudo se irá desenrolar ... para já é apenas uma postura!

 

Com os Discus esperei até à 44ª postura e também espero agora ser paciente e entretanto ir dando as melhores condições possíveis a estes meninos ...

 

Fica aqui uma imagem da toca utilizada para a postura:

 

Pic_1258_37.jpg

 

É a toca de barro, do lado esquerdo ... comparem as dimensões desta com as do côco.

Estas tocas foram improvisadas com potes de barro cortados e colados com silicone preto.

Foram colocadas no aqua 5 dias antes de ter encontrado a postura.

 

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Hoje fiz algumas fotos:

 

O macho mantem-se interessado na toca onde encontrei os ovos.

O 2º macho na hierarquia, ocupa as tocas á direita e á esquerda do macho dominante.

 

Pic_1258_4.jpg

 

Pic_1258_7.jpg

 

Medi alguns parâmetros da água:

 

PH 7

GH 9

KH 3

NO2 0,05

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo Neves,

 

Pelo que tenho lido, demoram entre 3 a 7 dias para eclodirem.

 

Eu descobri os ovos no dia 27 Fev.. Se considerarmos como referência este dia, os ovos podem ter já eclodido hoje ... se estiverem fertilizados.

Eu vou aguardar mais uns dias ....

 

Na 1ª postura existe uma forte possibilidade de não estarem fertilizados!

 

Tenho uma boa filtragem e estou a controlar os parâmetros da água.

Hoje coloquei turfa nova no filtro exterior, para tornar a água ligeiramente ácida e mais macia.

 

Um abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Jacinto,

 

Bem... os peixes e possivelmente os "netos" não são meus e eu ando completamente em pulgas para saber os resultados... imagino como te sentirás tu!!

 

Diz coisas!

 

Grande abraço,

 

JNC

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Intrust,

 

Todos os dias passo um tempão a observar a toca, para tentar perceber o que se passa lá dentro ... mas não lhe vou mexer tão cedo!

 

Para não me encher de ilusões, vou-me mentalizando que a 1ª postura tem grandes possibilidades de ser infértil... :):P :D

 

Um abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Finalmente, esses zebra dão notícias!

Desde o mais famoso tópico, em que se falou desses meninos, que esperava por este post.

Parabéns e que corra tudo bem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Jacinto,

 

Desculpa ter enviado toda aquela informação ainda sem estar traduzida, mas comecei e não tive tempo nem coragem para acabar... :D

 

Sei que nada do que enviei é novo, mas sempre poderá ajudar ao perceberes as experiências de terceiros e, quem sabe, não aparece algo novo?! :D

 

Continua a dar notícias.

 

Abraços,

 

JNC

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Intrust,

 

Está óptimo assim!!!

 

Já dei "uma volta pela informação" que enviaste e há sempre uma ou outra experiência diferente que nos ajuda a criar uma idéia própria... sem essas ajudas e sem a prática o percurso é mais demorado!

 

Obrigado pela tua ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou simplesmente maravilhado :D :o com tal noticia. Isto é uma grande alegria para quem luta para ter estes resultados.

 

Jacinto, os meus enormes parabens!! :)

 

Espero que corra tudo bem. :o

 

De qualquer maneira temos de festejar isso... :D

------Licínio Ferreira------

 

WWW.CMCA.CJB.NET

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas Jacinto..é sempre bom lembrar que os zebras podem ser selvagens...de ai podem ter já esperiencia de criar...é sempre uma boa noticia :D

 

 

abraços

 

boa sorte com isso...e muita calma :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois,

...é sempre bom lembrar que os zebras podem ser selvagens...de ai podem ter já esperiencia de criar...

Se são os Zebras que eu conheço, :) , são selvagens de certesa... :D

Quanto a terem experiencia de criar, já não sei não, porque alguns deles eram bem novinhos...

De qualquer maneira, Jacinto, muito boa sorte e força que vais ver que tudo vai dar certo...

Abraços,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Jacinto,

 

Então temos peixe ou não?!

 

Esse mais os discos já dariam uma boa duma caldeirada!!!

 

lol Just Kiding!!

 

Ainda não há novidades?!

 

Abraços,

 

JNC

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jacinto, estamos á espera de novidades!

Mas vai com calma não stresses os peixes, mais vale esperar e ter boas surpresas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jacinto, só agora vi este tópico...

 

 

MUITOS, mas MESMO MUITOS PARABÉNS por TUDO. Pelo investimento, pelo carinho com que tratas os teus bixhos, pela paciência, pela preserverança. pela atitude... FENOMENAL. Desejo-te a melhor das sortes. Vai-nos pondo ao corrente :wink:

 

 

Grande abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais