aquario de 40 litros apresentação pedro.


maxir5

Recommended Posts

boas sou o pedro sou da zona de mafra,

e temos um aquario há muitos anos.

o mesmo já não era utilizado á mais de 10 anos,

recentemente, o meu filho decidiu montar o aquario,

é de 40 litros, meti a água , tratei a mesma e ao fim de duas semanas comecou a colonização.

até aqui tudo bem.

o problema é que o meu filho colocou lá 24 peixes,

a água á cerca de uma semana começou a ficar, turva,

e ele decidiu trocar a agua na totalidade, segundo dicas de uma funcionaria da loja onde ele compra os peixes.

em resultado de ter mudado a água, os peixes começaram a morrer,

tendo houje decidido dar o ultimo que restava ao vizinho.

agora o que eu pretendia era que me ajudassem,

a montar o aquario corretamente,

quero construir um ambiente aquatico com arvores, e poucos peixes.

gostaria que me ajudassem, com o vosso conhecimento,obrigado.

Editado por maxir5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 71
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boa Tarde!

Em 1º lugar deves colocar a areão, as plantas naturais (ias colocar naturais ou artificial?)e a decoração.As plantas naturais ajudam muito na qualidade da água e há muitas fáceis de cuidar: anúbias, valisnérias,egéria, bolinha de musgo cladphora aegagrophila)... Enche o aquário e coloca bactérias,anti-cloro ( há muita variedade dos 2 produtos).Ligas o filtro e o aquecedor e deixa ciclando pelo menos 15 dias( coloque um pouquinho de comida para ir ajudando a colonização das bactérias). Convém teres os testes para ir vendo os parâmetros da água: Ph,amônia, nitrito, nitrato, KH...Assim já podes saber se o ciclo do azoto já foi concluído.O ciclo pode acontecer mais rápido ou levar ainda mias tempo...

Só depois do ciclo concluído é que podes colocar os peixes.

Teu aquário é pequeno, portanto só poderás colocar poucos. Há a regra de 1cm de peixe adulto por litro de água. Ou seja, um peixinho que em adulto fique com 5cm precisa de 5 litros...Assim, já podes ver que só poderás colocar alguns e vai depender tb se a água é alcalina ( PH acima de 7,2) ou ácida ( PH abaixo de 7). Qdo a água tem ph de 7 ou muito próximo dizemos que é neutro e é aceitável para muitas espécies de peixes.

Mas aconselho-te a fazeres uma pesquisa na net sobre as espécies e só depois decidires.

Espero ter tirado alguma dúvida ( apesar da minha pouca experiência...)e de certeza outros membros irão tb dar a sua opinião!

Boa sorte! :pompomgirl:

Editado por isauralxsp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

bom dia .

agradeço a resposta isaura, e pesso desculpa pela demora.

na altura o meu filho desistiu do aquario, mas agora o bichinho voltou.

agora quer um de agua salgada.mas devido ao investimento, vai ter que fazer o de agua quente e se conseguir depois logo se verá.

desta vez fez tudo mais ou menos, isto é colocou a areia bem lavada, a agua fez o ciclo durante duas semanas.

depois foi introduzida uma colonia de 6 neons e dois escalares.

até aqui tudo bem.

depois introduziu um tronco que teve previamente na agua, mas a mesma nunca mais ficou cristalina, ficou turva, já tiramos o tronco mas não há meio de voltar a ficar cristalina.

entretanto introduziu dois limpa fundos, mas um o escalar comeu parte da cauda e morreu.

vou tentar colocar fotos obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tente limpar o filtro (com àgua retirada do aquario) e fazer trocas de água de 20%, com àgua repousada, ou utilizando anti-cloro. Pois se a agua está turva devido ao tronco gradualmente irá ficar cristalina.

Se o filtro é antigo, sugiro que troque a esponja, pois não deve estar nas melhores condições.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites e bem vindo ao fórum!

 

Estou a ver que tem 2 escalares num aquário de 40L. A regra de 1cm de peixe por litro não pode ser seguida à risca. É apenas uma maneira de não sobrepovoarmos o aquário. Não nos podemos, no entanto, esquecer de que os peixes precisam de espaço para nadar, delimitar territórios e tudo mais. Portanto, esses dois escalares não deveriam estar aí, mesmo para um aquário de 60l não será apropriado. Escolhe peixes mais pequenos e faz as coisas com calma, vais ver que irá tudo correr bem.

 

Já agora, é um pouco triste, mas infelizmente verdade, que os empregados das lojas de animais não estão bem informados, por isso será sempre melhor estes locais na internet que agora temos à nossa disposição, bem como os velhos e fiéis livros.

 

Ia-me esquecendo! Em relação ao aquário de água salgada, não aconselho mesmo. Para além de andarem a explorar agora o mundo da aquariofilia, o material é mais caro, bem como os animais, logo os custos relacionados com perdas, que no inicio do hobby, o risco é maior, também vos custará mais na carteira.

 

Abraço. :)

Editado por vaxkinho

Vem descobrir os animais aquáticos de todo o mundo e discutir temas interessantes de aquariofilia no Barbatanas Blog

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Vaxkinho, estes dois escalares têm dias a dias que se dão muito bem, há outros que nem se podem ver e neste caso o maior escalar morde o mais pequeno quando isso acontece eu ponho-o numa maternidade durante uma noite e no dia seguinte liberto-o .

Também já ouvi dizer que escalares e néon não se dão muito bem mas eu não tenho tido problemas .

Em relação á água hoje já estava cristalina pois nestes dias montei três pedras para dar oxigénio ao aquário e tenho limpo o, filtro de três em três dias, fez uma grande diferença .

Mais uma vez obrigado a todos que me têm ajudado

Editado por maxir5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não mexas no filtro. Quanto mais o limpares pior é... O teu aquário nao tem nada que suje assim tanto o filtro. O filtro só deve ser limpo quando a quantidad de lama lá dentro comece a impedir o bom fluxo da água. É tudo questão de paciência. Poderá ter sido da areia também, pois algumas areias têm pó misturado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se forem um casal é normal.

Quando tem idade para procriar o macho arreia na fêmea e depois faz a corte, e devo dizer que também é verdade que quando a fêmea esta disposta é a vez dela arrear no macho.

Mas a comunicação funciona, após essas desavenças começam a exibir-se e a dar bicadas de amor e a fazer postura.

 

Os seus, parecem muito jovens ainda para começar postura. Não custa colocar uma pedra fina ao alto ou um caco de ceramica. Prefiro coisas naturais para eles colocarem a postura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado wildweasel_pt e NGE.

Vo seguir o conselho de por uma pedra ao alto .

O escalar mais pequeno de vez em quando também dá bicadas no outro por isso devem de ser macho e fémea.

Tenho uma duvida que tipo de plantas posso por diretamente no ariam sem ter de levar substrato ou qualquer outro tipo de substancias ,e se posso mudar a areia sem tirar os peixes pois quero por areia branca .

 

 

Quem está agora a na posse do tópico é o filho do user maxir5(Pedro) pois o meu pai dissidio que quem deveria ficar com o tópico deveria de ser eu .

 

Mais uma vez obrigado a todos que me têm ajudado com o meu nano.

Abraço Ângelo

Editado por maxir5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Quando falei nos escalares, foi no facto de achar o aquario pequeno para os mesmos.

 

Em relacao a plantas que nao precisem de substrato fertil, tens as valisnerias, cryptos, anubias, fetos, musgos...

 

Abraco.

Vem descobrir os animais aquáticos de todo o mundo e discutir temas interessantes de aquariofilia no Barbatanas Blog

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado vaxkinho.

Em relação aos escalares eu percebi logo o que quis dizer , obrigado pela informação das plastas .

Tenho uma duvida posso por camarões no aquário e se posso mudar a areia para areia branca sem tirar os peixes , para tratar um tronco sem deixar a agua acastanhada tenho de o ferver durante quanto tempo e se é preciso fazer mais algum tratamento ?

 

 

Abraço Ângelo

Editado por maxir5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Neste momento tenho pedras que andei a apanhar para colocar no aquário alguém me pode ajudar em relação á forma de como devo colocar as pedras para uma melhor decoração e para um bom desenvolvimento do aquário .

Poderei mudar a areia com os peixes lá dentro ?

 

Abraço Ângelo

Editado por maxir5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como ninguem responde, resolvi tentar ajudar, mesmo sendo muito maçarico, já li algumas coisas por aqui:

Tenho uma duvida posso por camarões no aquário e se posso mudar a areia para areia branca sem tirar os peixes , para tratar um tronco sem deixar a agua acastanhada tenho de o ferver durante quanto tempo e se é preciso fazer mais algum tratamento ?

 

Acho que camarões não, os escalares provavelmente comeriam
Tronco, ferver ou lavar c água bem quente, com várias águas, de preferencia até deixar de sair côr e porcarias, deixar de molho até ensopar todo e prontos! Atenção se o tronco é apropriado, resinosos não!

 

Boas!

Neste momento tenho pedras que andei a apanhar para colocar no aquário alguém me pode ajudar em relação á forma de como devo colocar as pedras para uma melhor decoração e para um bom desenvolvimento do aquário .

Poderei mudar a areia com os peixes lá dentro ?

 

Abraço Ângelo

 

Atenção ao tipo de pedras, porque de origem calcária vão influenciar o ph.
Não deve dar jeito mudar a areia com os peixes no aqua, digo eu...

 

Boas

O que poderei fazer para baixar a temperatura do meu aquário?

 

TPA's mais frequentes, uma garrafa com agua gelada, ventoinhas, etc.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para mudar o fundo, vais ter que retirar os peixes para outro sitio. Baldes, aquário etc, com o filtro de molho ou a trabalhar para não perderes bactérias.

Convém também ser o mais breve possível para tentar minimizar o stress aos peixes.

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Shaking.

mas quando eu movimento a agua ou a areia e volto a por no aquário a agua fica muito bassa .

 

Abraço Ângelo

Editado por maxir5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Secalhar, não lavaste bem a areia antes de a colocares, e ainda pode ter muitas impurezas...

Obrigado

Quando comprei a areia lavei-a muito bem com água corrente

 

Abraço Ângelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.