João Figueiras

Membro
  • #Conteúdo

    114
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por João Figueiras

  1. Por que nao alimento congelado??? Artemia recem eclodida (ou nauplios), sao muuuuito utilizados para alimentar larvas, os adultos sao alimentados com artemia adulta.
  2. Sim, podes. Não inteiramente verdade em apenas um macho. Bettas apenas se matam porque o aquário geralmente é pequeno, porque na Natureza apenas fazem aquelas demonstrações de barbatanas abertas e quando há luta, há também espaço para fugir. Mas é possível (falo por experiência), manter mais que um betta macho num aquário plantado e com esconderijos num aquário de +100L. Cumps.
  3. Precisamos de mais informações para te ajudar... Em que aquário estão? Quais as condições? Estão juntos? Se estiverem juntos, experimenta separá-los durante 1-2 semanas. P.s.: Sempre que tiveres dúvidas, explica ao máximo o que conseguires em relação ao problema e em que tipo de condições mantés os teus peixes. Cumps, João Figueiras.
  4. Boas! Obrigado a todos pelas sugestões. O retorno da água seria mesmo com uma bomba de retorno, mas pelos vossos comentários, o mais seguro será mesmo optar pelo overflow, já que furar o aquário está fora de questão. Vou ver o que consigo arranjar e quando tiver todo o equipamento necessário e a montagem iniciada, logo faço uma publicação para mostrar como estão a correr as coisas, Obrigado pela vossa ajuda . Cumps, João Figueiras.
  5. Boas! Eis a situação: Não quero furar o aquário e não tenho jeito nenhum para bricolage. Ora, estou a começar a planear todos os pormenores para montar o meu primeiro aquário de recife (EXCITAÇÃO TOTAL! ), e como tal, a sump é uma opção bastante viável, devido a todas as vantagens que acarreta (mais volume, esconder equipamento, etc etc), no entanto, o que me anda a chingar a cabeça é levar a água do aquário para a sump. O overflow é uma opção bastante apelativa, mas pelo que andei a ver, comprar um é ligeiramente caro, e para fazer um, vai sair asneira, se bem me conheço.... Então pensei "Porque não usar o meu filtro externo do aquário que passará a ser de água salgada (por enquanto é de água doce), para levar a água do aquário para a sump?" Em termos de vantagens, teria mais um espaço de filtração, já tenho o equipamento, portanto não teria de comprar e não tenho medo de fazer asneira quando necessitar de manutenção, pois sei funcionar com aquilo. Por outro lado, seria mais um gasto e teria de arranjar espaço no móvel para o colocar. Que me dizem, é viável? Cumps, João Figueiras.
  6. Boas! Esses peixes, na minha experiência não são nada esquisitos. Comida flocolada para peixes tropicais, comida viva ou caseira serve perfeitamente. Podes oferecer pastilhas para o fundo para as coridoras também. Abraço, João Figueiras.
  7. Boas! Podes oferecer alimento vivo, tal como larvas de mosquito, courgete cozido e também podes procurar diversas receitas que existem pela internet e salvo erro também há cá no fórum na área de vivíparos, que podes confecionar em casa. Abraço, João Figueiras.
  8. Pode ser isso que o rpereira disse, mas também pode ser que os ovos não tenham sido fertilizados.
  9. Boas! Experimenta retirar a fêmea do aquário e passado uns dias volta a colocá-la dentro da garrafa/pote. Ontem também vi num vídeo a explicar que alguns bettas só fazem ninho mesmo antes da reprodução. Experimenta ou separá-los ou soltar a fêmea no aquário, vê o que resulta melhor para ti. Depois diz como foi. Abraço.
  10. Fica atento se a fêmea não fica demasiado fraca. A mim aconteceu-me parecido, mas a fêmea ficou com as barbatanas rasgadas. Agora estou a deixá-la recuperar e depois tento outra vez, mas se não resultar vou comprar outra fêmea. Se tiveres mais algum macho ou fêmea, experimenta trocar por um do casal que queres reproduzir, às vezes, simplesmente não são compatíveis. Abraço.
  11. Boas pessoal! Este tópico começou a descambar sem necessidade. O membro com a dúvida já está encaminhado, não é necessário receber "reports" devido a conduta imprópria, somos todos adultos. É verdade que todos temos dias bons e outros menos bons, por isso antes que isto passa para insultos, vou fechar o tópico. Cumprimentos, João Figueiras.
  12. Boa tarde, Estou interessado no aquário que tem para venda, pode enviar-me fotos, sff? Cumprimentos, João Figueiras.

    1. rickmfc

      rickmfc

      Boas estou interessado no aquário. ainda o tem? cumps

    2. João Figueiras

      João Figueiras

      Eu não tenho aquário para venda... Cumps.

  13. Boas! Já está tudo dito praticamente. Mas atenção que um betta macho mais duas ou três fêmeas é um "nem pensar!". Provavelmente vai haver pessoal a dizer-te que já teve muitos peixes num aquário desse tamanho, mas como aquariofilos que somos, temos o dever de dar o melhor dos cuidados aos nossos animais e por isso, um betta aí é mais do que suficiente. Abraço.
  14. *Espécie E para fazer criação, o ideal será um aquário só para o casal. Não digo que não é possível ter lá mais peixes, porque o é e já o fiz. Mas se o objectivo é criar e vender, um casal é suficiente e é mais produtivo que dois casais, no caso dos kribensis, pois haveria competição constante e mais factores stressantes que podem levar os pais a comerem os ovos, pelo menos em casais jovens, como acontece com os escalares. Já foi dito tudo e o melhor conselho que te podem dar é ler! Lê, lê e volta a ler mais. Pondera os custos vs lucros, escolhe o que queres reproduzir e nunca entres de cabeça. Acho que é um erro absoluto alguém começar a ser aquariofilo para ganhar dinheiro, e é algo que me irrita. Para mim, há que ganhar o gosto pela aquariofilia e aprender BEM como cuidar de peixes. Já me ia esquecendo! Para os escalares, um cubo de 50x50x50 é suficiente (tal como discos, mas não sei se é possível em mais pequenos), filtro de esponja, aquecimento, um cone de desova e alimentá-los bem com comida viva e variada. Espero ter ajudado e lembra-te, com calma e paciência! Abraços, João Figueiras.
  15. Eu adoro os barbos cereja. Os machos ficam com um vermelho lindo quando estão a exibir-se para as fêmeas, também gosto muito dos tetra-imperador, apesar destes serem menos prolíferos. Para mim danios e guppies são muito típicos, apesar de de vez em quando também gostar de ter alguns, mas geralmente gosto de ter coisas diferentes. Barbos-tigre são outra opção, um casal de apistos talvez... Um membro sugeriu escalares, mas 50L é pouco para eles. Espero não ter confundido ainda mais, mas também tive assim à uns tempos e escolhi os nariz-bebedo, pois queria um cardume coeso e colorido, desde que não fossem néons ou cardinais. Tens diversas opções e podes criar um aquário dinâmico e divertido, mesmo com 50L! Abraço, João Figueiras.
  16. Boas! Pelas fotos é complicado perceber. Mas é normal as fêmeas ficarem ovadas e é normal haver desovas no aquário, regularmente. Mas confirma se não é hidropisia. Abraço.
  17. Boas! Para comida líquida podes fazer um em casa, apenas precisas de bomba de ar, mangueiras de ar, temporizador e garrafa. Vou tentar explicar o processo: Fazes dois furos na tampa da garrafa, num entra a mangueira de ar que liga à bomba de ar, outro para sair a mangueira que dá para o aquário. O que entra fica fora da comida e o que sai fica dentro da comida líquida e a outra ponta dentro do aquário. Certifica-te de que os furos estão completamente selados, caso contrário não irá resultar. A seguir apenas tens de arranjar forma de prender a garrafa ao aquário. Eis como funciona: Programas o temporizador para a hora que queres alimentar. Quando chegar à hora, a bomba irá começar a trabalhar e irá enviar ar para dentro da garrafa. A comida não terá outra maneira para sair, se não o outro tubo de ar que vai para dentro do aquário. O único senão é que tens de colocar a comida na garrafa todos os dias, logo não resulta para férias ou fins de semana. Espero que tenhas percebo, porque não te consigo explicar melhor. Abraço, João Figueiras.
  18. Boas, tratar com sal é para criar um desequilibrio osmótico nos organismos que se possam encontrar nos troncos, matando-os. Faz sentido. Abraço, João Figueiras.
  19. Boas! Será que alguém me pode ajudar. Não tenho jeito nenhum para bricolage nem coisas do género, por isso decidi vir à zona dos especialistas. Tenho um Sera fil 120, e acho que aquilo não tem maneira de diminuir o caudal, por isso, alguém tem ideias para o fazer? Abraço, João Figueiras. EDIT: Entretanto consegui encontrar a solução: Fiz mais furos na flauta do filtro com um berbequim e alarguei os existentes. O caudal está óptimo e não comprometeu o funcionamento do motor.
  20. Boas! Há alguns dias atrás comprei um casal de ramirezis, apesar do lojista ter dito que o lote veio com problemas, decidi arriscar, pois tinha visto que a maioria dos peixes do aquário estavam bastante activos e com cores vivas. Chegando a casa acondicionei-os correctamente e mantiveram-se muito bem no aquário até àcerca de uns dias atrás. Apesar de não estarem a comer flocos, alimento-os individualmente com alimento vivo/congelado. O macho andava super bem, territorial com o aquário e cores fortes, mas de um dia para o outro ficou muito parado e passou a estar escondido no fundo do aquário, enquanto a fêmea se passeava pelo aquário. O macho foi recuperando a sua personalidade e a fêmea perdendo-a, esta agora está muito parada junto ao areão e de vez em quando ia à superfície com a respiração acelerada. Como tinha a temperatura a rondar os 30ºC (!), sem aquecedor ligado, decidi fazer ontem uma mudança de água e hoje apontei o filtro mais para a superfície, para aumentar as trocas gasosas, com receio que seja falta de oxigénio na água. Como tinha injecção caseira de CO2, retirei-a, apesar de já tar nas últimas. Alguém tem alguma teoria sobre este caso? Eu tenho algumas: 1- Poderá ser da temperatura elevada, que aumenta o metabolismo dos peixes, ficando eles a precisar de mais oxigénio e alimento, daí a respiração acelerada e estarem parados, respectivamente, ou 2- Filtro é demasiado forte para o aquário e cansa-os, pois perfaz 10x o volume do aquário numa hora - > RESOLVIDO Estou aberto a sugestões! Abraço a todos, João Figueiras. EDIT: Consegui resolver o problema do caudal. O macho encontra-se bem, embora assustadiço, o que acho normal. A fêmea reage pouco, nem mesmo a uma larva viva a passar em frente a si. A respiração dela continua acelerada, mas a do macho está normal.
  21. Boas ervilhita! Foi o que pensei. Decidi ir para um lowlight, de forma a puder ter um plantado a baixo custo. João Figueiras.
  22. Boas! Já apaguei o outro tópico Em relação ao aquário, criação de guppies em tão pouco volume é arriscado, pois rapidamente o aquário fica sobrepovoado. João Figueiras.
  23. Boas! Como já referiram, ter iluminação e CO2, não garante o sucesso das plantas. É necessário haver nutrientes. Tenta com anúbias, fetos, musgos, valisnérias e cryptocorynes. São consideradas plantas de fácil manutenção e não requerem grandes cuidados. Aconselho que de futuro te informes sobre as necessidades dos seres que adicionas ao aquário, para que assim possas disfrutar o melhor que estes têm para te dar. Vai dando notícias. João Figueiras.
  24. Continuo a aguardar resposta. Cumprimentos.
  25. Antes de começar a arranjar culpados temos de saber mais algumas coisas. Os peixes têm marcas de mordidas quando estão vivos? Existe alguma coisa fora do normal, pintas brancas, tufos, feridas abertas, falta de escamas? Até pode ser que nao seja nenhum peixe a fazer isso aos outros...