Posição Filtro Externo


Recommended Posts

Boa noite a todos,

Tenho um aquário a ciclar e até hoje não me tinha surgido qualquer duvida sobre a posição de colocar os tubos de entrada e saída mas hoje percebi que podia estar a fazer as coisas mal, porque tenho um numa ponta e outro na outra, conforme a imagem.

 

dsc04189o.jpg

 

O meu filtro é um jbl e900 e o aquário tem 96lt agua.

 

Assim o que pretendo é a vossa opinião sobre a colocação dos tubos e qual a melhor forma de o fazer?

 

 

obrigado a todos

um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Realmente tens razão, a maneira com as tuas tubagens estão colocadas não é a mais correcta, pois a água não circula pelo fundo do aquário, aqui segue um esquema de como as tubagens devem ser colocadas!

 

SemTtulo.png

 

Boa sorte com o novo aquário!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Já agora aproveito para mencionar que com o esquema feito pelo F. Saldanha, convinha mudares o aquecedor para o lado direito do aquário ;)

 

Cumprimentos,

Ruben Mendonça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia, obrigado pela vossa ajuda vou fazer essa alteração.

Preciso da vossa opinião em outra coisa, acho que o filtro é muito potente(jbl e900 até 900lt/h e o aquário tem 90l) porque quando ligo na potencia máxima as plantas mexem muito é normal? O que fiz foi reduzir um pouco o caudal do filtro.

 

Em relação a entrada de agua no aquario devo tentar colocar o tubo fora ou dentro da agua?

 

Ate agora está a correr tudo bem obrigado a todos aqui no forum sem a vossa ajuda não tinha sido possível.

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas mesmo a superfície fora ou dentro de agua? :)

 

Não tenho muita experiência com outros filtros mas parece me bastante silencioso e fácil de manusear, as vezes quando fecho um pouco o caudal da agua é que faz um zumbido mas nada de especial, basta abrir ou fechar um pouco que fica bom.

 

um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um aquário de 100x40x30 e Tenho assim o meu filtro:

 

f02a102dfb6ccf704947b63d2e592a13.jpg

 

Tudo no vidro de trás! Será que posso melhorar isto? Desculpem mas não tenho muito jeito!

 

Sendo a cinzento a entrada de água para o filtro e a vermelho a saída da água do filtro para o aquário

Editado por Ed_boy

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenta manter mesmo à superfície, de maneira a agitar a mesma para não se formar a tão badalada película de gordura.

 

Já agora, encomendei recentemente um JBL Cristal Proffi E1500, por isso queria-te perguntar o que achas do teu e como é em termos de ruído!

 

 

Hola Saldanha,

 

os filtros jbl sao extremamente silenciosos, tenho 2, e estao no quarto e esta td tranquilissimo. sao silenciosos a toda prova e oque disse o bmartins que se houve a agua movendosse é verdade conforme a força do caudal, mas acho que é por faltar um pouco de elementos filtrantes,pois a quantidade que vem poderia ser melhorada mas mesmo assim sao nota 10.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tem 100 cm mas está lá perto :lol: cerca de 70 Cm

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOOOL!!!

 

Grande GAITA! LOOL

 

Mas experimenta! Com esse flautão até podes pôr em L

 

Aquilo são duas flautas interligadas :lol: Mas em L não vai criar duas correntes ou algo aprecido?

Editado por Ed_boy

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bom dia,

Eu agora também tinha assim na parte de trás do aquário com as 2 flautas ligadas, saldanha o jbl também trás duas flautas não sei de que tamanho mas deve ser ai as duas ligadas entre 40 a 50 cm mas estou a falar de cor não as medi.

 

Então para estabilizar a melhor forma é a que apresentaram, os dois do mesmo lado certo ??

 

um abraço a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Peço desculpa estar a aproveitar este tópico mas como estão a falar da circulação de agua aproveito para colocar uma duvida.

 

Gostava que vissem a forma como tenho os meus filtros a funcionar para darem opinião se será a melhor forma.

 

Portanto tenho um filtro de fundo e outro de lado como na imagem que se segue:

 

filtrou.jpg

 

Caso não se perceba, o filtro lateral tem a saída de agua acima da superfície, e o filtro de fundo, tem a saída de bolhas ligeiramente abaixo da superfície.

 

Que vos parece?

 

Obrigado desde já:)

Editado por rmmp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para nao abrir outro topico vou postar aqui a minha duvida.

 

Ontem mudei a posiçao do meu filtro para a mais correcta .. como mostra na imagem do F. Saldanha

 

o que me acontece é o seguinte .. o filtro ainda tem muita força e manda os peixes mais pequenos contra o vidro da direita.

 

é um eheim 2213 e o aquario e de 120 litros. e tinha a torneira de saida a metade para cortar o caudal um bocado mas mesmo assim eles iam contra o vidro.

 

Depois li por aqui e tirei o plastico da ponta da flauta e notou-se logo eles a andarem pelo aquario normalmente.

 

A minha questao agora é .. com a tampa aberta e a agua a sair da flauta a bater no vidro nao a perigo de a longo prazo partir o vidro naquela zona que esta sempre a levar com a agua em alta pressao?

 

 

Deixo aqui um video para entenderem melhor o meu caso

 

 

Acham que esta a fazer boa circulaçao desta maneira?

 

Obrigado

Cumprimentos

Editado por Orien
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro que tudo, parabéns por teres pesquisado as melhores soluções para resolveres o teu problema em vez de estares a abrir tópicos novos!

 

Quanto ao vidro, relaxa, não é teres um fluxo constante que te vai rachar o vidro!

 

Mas achas que desta forma esta a fazer uma boa circulação ? eu meto um floco de comida e ela vai parar ao outro lado do vidro mas lentamente ..

 

E também como estou com uma crise de nitratos no aquário (acima de 100 ppm) tenho estado a limpar o fundo e isso. e limpei a tubagem toda isto ta no máximo de performance o filtro. E fiz uma TPA de 5 litros com 2ml de Seachem Prime para neutralizar os nitritos

Editado por Orien
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 anos depois...

La estou eu a ressuscitar topicos antigos...

 

Tenho uma duvida:

 

Comprei um JBL e901 e queria ligar a flauta do lado curto do aquario. Mas o que acontece e' que ao por so' meia flauta (que inteira nao cabe) assobia. e um piiiiiii constante e extremamente chato. Tive a fazer experiencias e so tapando os dois ultimos furos perto da tampa com fita isoladora e' que ele deixa a malta sossegada.

 

Ja' vos aconteceu? Se sim como resolveram? Sera que abrindo mais os furos deixa de assobiar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não uso a flauta, gosto mais de usar o bico de pato e assim ponho onde quero. O meu vinha com as duas opções.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais