ocirebla

Membro
  • #Conteúdo

    128
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por ocirebla

  1. Obrigado pela informação. Já estive a ver e ler uma quanta informação pela internet e vou avançar com o Dry-start umas questões que me surgiram apenas: 1. A água que utilizamos para borrifiar as plantas deve conter fertilizantes liquidos incluidos ou água normal? 2. Existe algum periodo optimo para a borrifadela ou a qualquer hora é bom? 3. No aquário tenho vidros a fazer de tampa em cima com uns cortes nas laterais. Devo usar apenas esses vidros de forma a promover a troca de gases ou é preferivel usar o método da pelicula?
  2. Boas. Recentemente decidi mudar o aspecto do meu aquário e então vou começar tudo direitinho de novo. Comprei as seguintes plantas do sistema 1-2 Grow da Tropica: 32B TC - Eleocharis sp. mini 1-2-Grow! 023C TC - Alternanthera Reineckii 'Mini' 1-2-Grow! 033E TC - ammania sp. bonsai 1-2-Grow! Visto esta plantas não virem no estado submerso será melhor realizar mesmo o método dry-start correto? Ou visto serem plantas muito novas não terão problemas se forem colocadas e logo enchido o aquário? cumps.
  3. Eu também tenho o problema de ter o KH baixo (a 3 no meu caso) E penso que é melhor ter um KH baixo mas estável, do que estares sempre a alterar o KH(devido a TPA's e afins). E com o CO2 o PH a mim estabilizava até nos 6.5/6.6
  4. Tira o mais depressa possível, senão acontece como a mim :S Eu infelizmente não reparei que a calha trazia a película no refletor.. como era nova e tinha uma outra parte á frente nunca pensei que tivesse também no refletor.. Para tirar foi meter aquilo em água e esfregar, esfregar... e esfregar.......
  5. está bastante bonito o aquário, apesar que para o meu gosto tem pouca massa vegetal Apenas uma coisa, pelo que reparei nas fotos estás a usar essas lampadas dos chineses? Se sim, olha que elas não duram praticamente nada, apesar de não fundirem a luz reduz para 50% +ou-... Pelo menos já tive duas e aconteceu-me exatamente isso..
  6. Obrigado pela sugestão, por acaso o que tinha em mente também era nesses espectros. Cumprimentos.
  7. Já agora aproveito aqui o tópico visto ter que mudar de lampadas daqui a 1 mês ou 2. Plantado de 1metro, com calha 4*T5HO 39W? que espectros recomendam e em que ordem? Neste momentos está tudo com 10000k que eram as de origem da calha. Tenho anubias nana, musgo, HC, valisnerias e mais 2 que não sei o nome. Cumprimentos. esqueci-me de referir que tenho JBl Aquabasis plus, e co2 de botija e fertilizo com NPK e sachem flourish
  8. Essa pelicula é a proteger! Não é tipo um autocolante? Tens isso a funcionar com ele lá? Desliga isso e tira quanto antes. Eu por não ter reparado, na calha nova que comprei ele ficou e depois quando dei conta tive que andar a raspar para tirar aquilo e vi-me bem lixado para o tirar, pois com o aquecimento das lampadas aquilo foi como se tivesse ficado "tatuado" lol. Cumprimentos
  9. Bem e aqui fica o meu contributo: Marca: Aquili Tipo: (5 em 1) PH-GH-KH-NO2-NO3 Fotos: Marca: Aquili Tipo: PO4-SIO2-CA Fotos:
  10. Boas tens aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=184732 os de PH-KH-GH-NO2-NO3 e PO4-SIO2-CA Cumprimentos.
  11. Devido à procura recente de um membro do forum decidi criar este tópico para que se crie uma espécie de Base de Dados dos respectivos folhetos dos testes. Devem ser colocados da seguinte forma: ============================================== Marca: (Marca do Teste) Tipo: (Se é NO3,KH,GH,etc.) Fotos: (Fotos dos respectivos folhetos) Tradução: (Opcional! Se por acaso algum teste não tiver a tradução em português é de valor ser feita essa tradução para os menos entendidos nas línguas estrangeiras.) ============================================== Cumprimentos
  12. O teste de NO3 é 5ml de água, 1 colher do reagente A(pó)/tapar e mexer + 6 gotas do reagente B(liquido)/tapar e mexer e esperar 5m e comparar com a escala. Amanhã se me lembrar eu coloco aqui a digitalização.
  13. Bem fiz os testes agora e: PH - 7 NO3 - 5 ppm PO4 - 0.75 ppm
  14. Lista de fauna actual: 1 trigogaster azul 1 tricogaster amarelo 1 tubarao bicolor 2 SAE 1 limpa vidros dourado 11 peixes bebado 1 tubarao bala 8 neons 5 neons falsos 4 zebras 4 desconhecidos( pequenos, 2/3 cm) 1 botia paquistanes 3 escalares
  15. Pois.. a idea é essa e tambem para terem mais espaco. a lista de tarde ja a ponho que agora vou sair.. cumps
  16. Pois tambem me admiro nao dar nitrato suficiente... mas tambem os guppys ja nao tenho nem metade, que alguns ja os despachei. o co2 vou reduzir para 1bolha/s. Ja agora, tenho aqui 3escalares noutro aquario. 1deles(da especie diferente) é agressivo mas os outros nao. será que esses dois se os meter no aquario principal nao me vao atacar os outros?
  17. Ora bem só para actualizar aqui. Fotoperiodo de 9h (12h ás 22h). Co2 a cerca de 2/3 bolhas/segundo... Valores do dia 20-08-2011 ás 12h: PH 7 ppm NO3 1 ppm(Tinha feito TPA ontem ou anteotem.. agora não me lembro lol) PO4 0.5 ppm Fertilizado de seguida com: NO3 9.1 ppm PO4 0.5 ppm K 18.6 ppm Flourish 1 ml Limpeza do filtro e consequente TPA feita por volta das 18:30 de 15/20l. Valores do Dia 21-08-2011 ás 00:01 PH 7 ppm NO3 5 ppm PO4 0.75 ppm Consumos verificados: NO3 5.1 ppm PO4 0.25 ppm Assim vou fertilizar deste modo: NO3-> 6ppm diários K-> 5ppm de 3 em 3 dias(será pouco?) Flourish -> 1ml de 3 em 3 dias PO4-> consoante a necessidade.. Que dizem deste plano? Objectivo é ter o racio de 5ppm de NO3 para 0.5 ppm de PO4. Amanha em principio ponho aqui um video de como o aquário está.
  18. Sim, como se encontram iguais está equilibrado. Nesse caso apenas colocaria 0.5ppm de PO4 para ficar em equilibro os dois. com um racio 10:1
  19. Não existe teste de Potássio, tens de ir vendo mais ao menos a olho se as plantas apresentam carência dele. Quanto à 2ª questão não te sei responder com certeza, pois já vi tópicos em que defendiam que devia ser fertilizado desde o 1º dia, e outros o contrário.. Na minha opinião, faz os testes e verifica o que consome, se precisares fertiliza senão deixa estar como está. Cumps.
  20. Pelo que posso dizer do que tenho aprendido ultimamente é assim: Que fertilizantes tens? O ideal é teres os valores equilibrados, ou seja, por exemplo: NO3: 10ppm PO4: 1ppm K: 20ppm(salvo erro) ou alternativamente: NO3: 5ppm PO4: 0.5ppm K: 10ppm(salvo erro) Ou seja assumindo que tens os fertilizantes de Nitratos+fosfatos+potássio(NPK) fertilizas de forma a ficar com os valores de referencia, isto antes de a luz ligar, depois de a luz desligar fazes os testes novamente e verificas o que foi consumido. Por aí após uns quantos testes, vais conseguir ver a quantidade que precisas mesmo de fertilizar, não provocando assim nem excesso de nutrientes, bem como escassez deles. Depois deves também fertilizar com MICROS semanalmente. Cumps.
  21. Boas, alguem me sabe dizer que pó é o reagente A do teste de NO3 da aquili e se é possivel adquiri-lo separado? É que com a colher que trás o teste, o pó acaba sempre primeiro que o frasco(Reagente B) e ainda sobra bastante.
  22. Boas. Obrigado por tudo. Já mandei vir kcl e kh2po4 para fertilizar, amanha já devem estar cá Quanto a valores o ideal é manter uma relação de 10:1, ou seja 10ppm de NO3 e 1ppm de Fosfatos certo? E kcl? que quantidade fertilizo? Já agora do flourish mantenho a 2ml por semana, ou aumento a dose? E será melhor ter todos os componentes separados certo? ou justifica ter uma solução NPK? Cumprimentos. esqueci-me de dizer das plantitas xD Já estão melhor. Os greenspots mantêm-se mas com muita pouca evolução até agora. Cada vez reduzem mais. E já se nota melhoria nas plantas. O musgo já está a rebentar mais, e a cuba também me parece estar a desenvolver mais depressa já. E o NO3 mantêm-se nos 10 ppm, estou a adicionar aprox. 5ppm diários. -edit- Pus: NO3-> 5ppm PO4 -> 0.9ppm(estavam a 0.25) K -> 10ppm Cumps.
  23. Bem aqui vai uma actualização. Depois de feita TPA 40%, limpeza do filtro, limpeza de vidros, reduzir o comprimento da flauta do filtro, uma valente poda(ainda precisa de mais..), e ter retirado 1 saquinho de turfa, só deixei um bocado mesmo.. eis o resultado: ás tais "algas" que tinha na maternidade.. já estão a desaparecer: Video actual: Os green spot's não sei se é impressão minha ou não, mas parece-me que estão a reduzir também.. Quanto ás fertilizações ainda tenho que ver bem, ir fazendo os testes.. Hoje de manha vi NO3 que estava a 0 se não me engano :/ e PO4 a 0.25... Vamos lá ver o andamento agora Obrigado pela ajuda.
  24. As algas castanhas não são bem castanhas.. quando estavam presas á saida do filtro é que me pareciam castanhas, hoje tive a ver melhor e são meias esbranquiçadas.. são uns filamentos +ou- brancos com cerca de 5mm ou menos de comprimento.. Na 2ª primeiras fotos vê-se bem... são aqueles pontinhos brancos atrás. Obrigado.. custou a pensá-lo mas chegou-se ao fim e ficou bonito.. no entanto não era para ter aquilo tudo de plantas.. era apenas as anubias onde estão, o musgo no tronco, e a cuba no fundo com o tapete feito.. Não tenho pó castanho nenhum nas folhas.. Por acaso isso tenho no aquário pequeno, que é precisamente culpa do filtro.. mal puxa já.. no entanto está tudo saudável No entanto pelo que vi hoje, o principal problema estava mesmo nas resinas.. pois hoje vi pearling que foi uma coisa doida... muito mais do que o habitual.. Vou deixar assim uns dias a ver o andamento, e secalhar se vir que é mesmo necessário vou comprar os fertilizantes de fosfatos e kcl.. Obrigado pela ajuda. Se por acaso alguem souber que raio de alga é aquela diga.. é que aquilo são muitas mesmo.. e também se agarram ás folhas das plantas.. apesar de não causar nenhum estrago aparente.. O pearling, não se nota muito mas se olharem com atenção dá para ver as bolhinhas..