rmmp

Membro
  • #Conteúdo

    100
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por rmmp

  1. Bom dia malta, Obrigado pelas respostas. Hoje á noite vou fazer mais uns testes. Entretanto ontem reparei que o mexer nos fios não parece ser o que despoleta o "acordar" da luz. Se eu ligar o interruptor e o deixar ligado uns minutos, passado um bocado ela acende sozinha (mesmo que não mexa nos fios)... Assim sendo talvez seja mesmo o arrancador?
  2. Boa noite, Estou com um problema no meu sistema de iluminação que ainda não consegui perceber a causa. Basicamente tenho uma montagem com uma lampada PLL, um balastro e um arrancador, tudo feito por mim. Sempre tive o sistema a funcionar bem mas ultimamente parece que a luz custa a arrancar. Quando ligo o interruptor tenho de mexer um bocado nos fios (como se houvesse um mau contato) e larga-los. Depois passado uns segundos é que a luz lá acende sozinha. Já abri a calha toda e não vejo nenhum mau contacto, não percebo. O problema é que tenho a luz ligada com um temporizador na tomada e ela assim nunca liga. Porque precisa daquela mexida nos fios para ligar. Eu sei que tudo indicia que seja um mau contacto nalguma coisa, mas a verdade é que não o encontro. Pode ser alguma outra coisa? Obrigado desde já pelos comentários.
  3. Boas pessoal, Como está a feira no que toca à parte de aquariofilia? Muitos stands?
  4. Boas, Obrigado pelas ajudas. Fome não é com certeza porque ela come normalmente. Fotos não consigo tirar, mas encontrei esta imagem no google que mostra na perfeição como ela está: http://img138.imageshack.us/img138/7522/img1319yl.jpg Para resumir, o aquário tem 60 litros Ph a 7, amónia a 0, temperatura a 27 graus. Mais testes não tenho. Tenho mais 3 platys, 4 guppies e 1 trichogaster que anda muitas vezes a chatear os platy's (andar atrás deles).
  5. Boas pessoal, Tenho um platy com a barriga mirrada, ou seja, muito magra. Alguém sabe que tipo de doença se trata? Já andei a pesquisar e só encontro referencias a "hidropsia" mas julgo que não é o caso pois essa doença manifesta-se com a barriga inchada e, neste caso, é exactamente o contrario. Obrigado.
  6. Boas, Obrigado pelas respostas:) Eu agora estou com dificuldade é em arranjar os pós. Já fui várias farmácias e nada... Alguém sabe onde posso encontrar os pós, para fazer fertilizante, na zona de Lisboa?
  7. Boas, Pois mas o problema é se esse desperdício se traduz em algas. Mas eu vou ver se um dia destes vou à farmácia perguntar se têm os pós e os preços. Sempre me parece a solução mais flexível e ainda por cima mais barata. Também é a que dá mais trabalho mas as coisas para ficarem bem feitas normalmente é preciso trabalho. Já tenho alguns links de receitas para os fertilizantes, mas conheces algum assim mais relevante e fiável?
  8. Boas, Obrigado pela resposta e pelos conselhos:) Em relação ás algas o aquário a que me referia não é este (este ainda não está montado), portanto também pode ter muito outras causas. Não tem substrato nem plantas nenhumas actualmente. Mas pensava que de qualquer forma poderia ter luz a mais. Mas já percebi que não. Eu talvez vá optar por comprar os pós, mas por exemplo as receitas que se encontram pela net, partem do principio que se tem substrato inerte ou não? E a segunda opção, mesmo assim, será suficiente os nutrientes provenientes desses produtos tipo TPN+?
  9. Boas pessoal, Depois de já ter feito várias experiências e ter lido muito quero montar um bom aquário plantado começando do 0. O aquário destinado a isto tem as seguintes características: - 60 litros - 2*15w (Flora-glo e Aqua-Glo) com possibilidade de colocar mais 30w - Substrato fértil JBL Aquabasis Plus - Substrato inerte JBL Manado - co2 caseiro Planeio ter poucos peixes e bastantes plantas, algumas delas exigentes. A minha duvida reside na fertilização liquida. Pensei em 3 hipóteses: Hipótese 1 - Esta foi sugerida por um funcionário de uma loja e consiste em fertilizar apenas com Sera Florena ou JBL Ferropol. Isto porque o substrato já libertará macro nutrientes pelo que apenas é necessário fertilizar com micros. Hipótese 2 - Fertilizar com micros e macros. Para isso lembrei-me de usar o Tropica Plant Nutrition +. Mas não sei se não terei nutrientes a mais devido ao substrato. Alem disso li algures que este fertilizante tem pouco potássio. Hipótese 3 - Fertilizar com micros e macros mas preparar a mistura em casa comprando os pós na farmácia. Desta forma posso dosear melhor cada nutriente. Qual a hipótese, ou outra ideia, vos parece melhor? Têm alguma outra sugestão que me possam dar? A minha outra duvida consiste no numero de horas por dia que devo manter a luz ligada. Costumo manter 7h noutros aquários mas tenho muitas algas nos vidros e pedras, devia diminuir? Obrigado desde já por todos os comentários:)
  10. Pensei exactamente no mesmo assim que comecei a ver o projecto. Isto funciona mas vai desperdiçar muito co2 mesmo. Já fiz essa experiência e o que descreves foi exactamente o que me aconteceu.
  11. Boas pessoal, Comprei uma lâmpada flora-glo de 15w e tenho reparado que ela tem perdido a intensidade de luz à medida que o tempo passa. Quando comprei brilhava muito e agora não. Comprei há apenas 3 meses. É normal estas lâmpadas serem assim? Existem outras marcas que durem mais? Preciso de comprar outra lâmpada para juntar àquela, que me recomendam? Mesma marca? Tem de ser T8 até 18w. Tenho bastantes plantas. Obrigado desde já pela ajuda
  12. Sim mas o filtro não está dentro do aquário mesmo, está num compartimento separado que apenas tem um furo a liga-lo ao aquário. E esse furo é em cima. Por isso, acho que, as partículas, a menos que subam até ao furo e o atravessem, não sairão de dentro do aquário.
  13. Boas, Obrigado pelas sugestões mas já estava a pensar fazer isso da rede mosquiteira para segurar as cerâmicas. Mas estou com um receio que me fez parar este projecto temporariamente. A sujidade (restos de comida, etc.) não acaba por ficar no fundo em vez de ir para o filtro?
  14. Boas, Obrigado pelas respostas. Tenho de pensar mas talvez opte por esse 2213.
  15. Não faço qualquer fertilização e a altura do aquário é de de cerca de 35cm.
  16. Boas pessoal, Recentemente introduzi uma quantidade significativa de novas plantas no meu aquário. O que acontece é que todas elas estão a ficar amareladas e com pouca vitalidade. Suponho que seja falta de luz e nutrientes mas gostava de saber a vossa opinião. Além disso acontece um fenómeno estranho que é, debaixo da sagitaria subulata o areão estar amarelado e no sitio onde não tem sagitaria está normal. Não tenho nenhum substrato fértil, apenas o areão que vêem na imagem. Vejam a foto abaixo: (esperar até carregar ou fazer refresh se a imagem não aparecer) Outro fenómeno estranho é que no centro do vidro do aquário (na imagem acima) se repararem, o vidro está manchado por dentro. Que vos parece isto? Algas com tão pouca luz, pode ser? Devia deixar a luz ligada mais tempo? Tenho planta flutuante (lemna minor), pode estar a influenciar alguma coisa? Setup: Aquário: 60 litros brutos Plantas: - sagitaria subulata; - musgo de java; - bola de musgo; - Rotala rotundifolia - limnophila sessiflora - Ludwigia repens - Hygrophila polysperma - lemna minor Luz: (sei que é insuficiente mas estou a tratar disso) - flora glo de 15w e uma lâmpada fluorescente de casa "normal" de 15w (luz ligada cerca de 8h/dia) Fertilizações: Não faço nem tenho co2. Peixes: - 6 platys; - 4 guppy; - 1 trichogaster;
  17. Boas, Sim isso do descolar é normal. Também já colei acrílico sem lixar e soltou-se ao fim de um tempo. Tens de lixar bastante com lixa de água, o mais grossa possível. Pelo menos foi assim que fiz. Em relação aos furos realmente essa tua ideia era melhor, de colocar uma esponja. Mas agora já tem a rede. Vamos a ver. Em relação á ordem das matérias filtrantes, achas que ponha primeiro algodão e depois cerâmicas ou é igual?
  18. Boas, Sim ponho uma rede própria, isso já coloquei só que não tirei foto. De resto, que achas? A circulação da água está bem? Que ordem de matérias filtrantes recomendas?
  19. Boas pessoal, Queria saber o que acham do meu projecto. A melhor forma de o explicar é mostrar uma imagem. Como vêem é uma caixa Vodafone com uma metade de outra caixa colada atrás. No primeiro compartimento da sump terá as matérias filtrantes e no segundo compartimento um termostato e uma bomba. A ligação entre o primeiro e segundo compartimento é por baixo, um furo junto à base que une as duas. Depois a bomba manda a água para o fundo do aquário através de um tubo. Que vos parece esta circulação de água? A minha duvida é que matérias filtrantes devo colocar e qual a melhor ordem. Fico à espera de criticas e ideias:)
  20. Boas, Obrigado pelas respostas. O de cascata precisa de ficar quanto fora de água? Só para ver se cabe debaixo da tampa. Em relação aos externos, não existe nenhum externo mais pequeno/barato visto que a litragem do meu aquário é só de 60l?
  21. Boas pessoal, Gostaria de pedir a vossa opinião sobre um filtro para um aquário de 60 litros. Actualmente tenho um interno mas estou um bocado descontente com ele. Eu tinha pensado num filtro externo eheim 2211, que vos parece? Acham que é "demais" para o meu aquário? Que filtro, externo, interno ou de cascata me recomendariam? Queria gastar no máximo 50€. Obrigado desde já.
  22. Sabes-me dizer quantos centímetros precisam fora de água?
  23. São vendidos mesmo na parte dos aquários. Tem lá sacos em rede.
  24. Boas, Mas esses de cascata não necessitam de ter espaço para a parte de cima do aquário? Ou seja um aquário tapado como cabe lá um filtro desses?
  25. Boas pessoal, Também estava a pensar fazer isso de colocar mais matérias no meu filtro interno. Mas que ordem recomendam indo de cima para baixo? Estava a pensar algodão, cerâmica e esponja (que já vinha com o filtro). Que acham? Em relação á maneira de segurar as matérias filtrantes deixo uma ideia, há no Continente uns sacos em rede, próprios para isso, por 2€ se não estou em erro.