Recife de 500 litros - passo a passo


Recommended Posts

Olá Diogo meu Grande buddy :)

 

Escusado será dizer que adorei o teu aquário ao vivo :lol:

 

o projecto foi bem pensado ao milímetro, e melhor executado :)

 

Apesar dos precalços pode-se afimar que estamos perante um aquário de sucesso (onde é que já ouvi isto?? :))

 

Bem ms não escrevi para limitar-me a elogios :) (senão acusam-me de encher a BD desnecessariamente), mas sim para saber que tipo de fitoplancton andas a ministrar aos teus corais?

 

Vivo? ou congelado? Aduqires onde? ministras que quantidade? páras as bombas? se sim quanto tempo? Usas algum equipamento especial ou técnica para minstrar o fito? Seringa? Garrafa de plástico invertida?

 

Já chega de perguntas não? :)

 

Abraços e keep it going...

 

Dom

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 552
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá,

 

Obrigado pelas tuas palavras! Tens que voltar a ver o aqua agora, porque quando estiveram cá ainda estava com pouca coisa!

 

para saber que tipo de fitoplancton andas a ministrar aos teus corais?

 

Vivo? ou congelado? Aduqires onde? ministras que quantidade? páras as bombas? se sim quanto tempo? Usas algum equipamento especial ou técnica para minstrar o fito? Seringa? Garrafa de plástico invertida?

 

O Fito é vivo, mantido no frio, vendido pela Redfish. Não páro nada no aqua e apenas despejo a quantidade necessário 5 ml por cada 100 litros de água (uma vez que vem já doseado e diluído). A colocação é feita numa zona de grande circulação para promover a sua distribuição.

 

O Fito é vendido em pequenos frascos de, salvo erro 50 ml, que devem ser mantidos a 4ºC e duram pelo que julgo saber cerca de 3 meses.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Depois de algumas alterações e algumas novidades, aqui ficam novas fotos...

 

Pic_6585_19.jpg

 

Uma rara Acropora efflorecens que espero que venha a ser uma peça muito boa!

 

Pic_6585_20.jpg

 

Uma Montipora confusa

 

 

 

Pic_6585_21.jpg

 

Parcial direita

 

Pic_6585_22.jpg

 

Parcial esquerda

 

Pic_6585_18.jpg

 

E finalmente uma foto de todo o aqua.

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá,

 

Durante este fim-de-semana, finalmente consegui que o Rui fizesse uma upgrade da minha calha! Passou de 30 kg para apenas 15 com a colocação dos componentes do lado de fora. O upgrade consistiu na colocação de duas T5 de 80W actinicas e a passagem das PC´s (4x9W + 2x18W) para 6500K. Com esta configuração consegui que o aumento de intensidade luminosa no aqua fosse menos abrupta e o que estou a fazer é o seguinte:

 

17.00h - T5 (2x80W) Actinicas ON

18.00h - PC´s (4x9W + 2x18W) 6500K ON

19.00h - HQI´s BLV (2x250W) 10000K ON

03.00h - HQI´s BLV (2x250W) 10000K OFF

04.00h - PC´s (4x9W + 2x18W) 6500K OFF

05.00h - T5 (2x80W) Actinicas OFF

 

Penso que em termos de cor melhorou muito e agora que a temperatura baixou um pouco baixei a calha para 20 cm da água. A existência da caixa externa permitiu a colocação de um fusível que cortará a corrente antes de chegar ao quadro principal.

 

Ao Rui, o meu muito obrigado por mais um trabalho MUITO bem feito! :rainbowafro::twisted:

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Diogo,

 

Actualmente tenho as duas actinicas a acender uma de cada vez. Em vez de acenderem as duas ao mesmo tempo acendem desfaseadas meia-hora. A que acende primeiro desliga primeiro, a que acende por ultimo apaga por ultimo. Desta forma é possivel a disponibilização gradual de luz.

Pensando bem o Sol também nasce dum lado e põe-se do outro.

 

Abraço,

Miguel

Miguel Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel.

 

Penso que tens a possibilidade de fazer isso uma vez que terás interruptores ou balatros individuais para as actínicas. Confirmas?

 

No meu caso tenho um balastro a controlar as 2 lâmpadas e como tal é impossível fazer a solução que descreves, bem mais aproximada do natural que minha.

 

Penso que o Diogo terá este mesmo "problema".

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Pois eu tenho esse "problema", mas o aumento é bastante gradual, até porque o refúgio dá alguma luz ao aqua durante a "noite".

 

Entretanto aqui fica uma foto do aqua completo, já com a nova iluminação:

 

Pic_6585_34.jpg

 

Eu noto uma grande diferença!!!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Neste momento o refúgio superior está iluminado 24/24 horas. O refúgio da sump está iluminado em contra-ciclo com o aquário.

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Depois de uma visita a casa do Zé, aqui ficam as fotos dos corais que trouxe de lá...

 

Pic_6585_35.jpg

 

Seriatopora histrix

 

Pic_6585_36.jpg

 

Montiporas digitatas vermelha e verde (mais um porites azul muito claro que já tinha)

 

Pic_6585_37.jpg

 

Montipora capricornis (acho eu!!!) roxa

 

Pic_6585_39.jpg

 

Muda de Acropora spp (penso que poderá ser uma nana)

 

Pic_6585_38.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Obrigado aos dois!

 

pelos vistos não tiveste mais problemas com aqueles nudibranqueos das montiporas

 

Desde que deitei fora uma Montipora ( :lol::) ) nunca mais vi nenhum e não tenho nenhuma afectada... pode ser que me tenha safo!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Hoje antes de fazer a minha TPA semanal de 80 litros resolvi parar as bombas ligar apenas as PC´s (6500 K) e tirar umas fotos! Aqui fica o registo...

 

Pic_6999_8.jpg

 

Acropora valida

 

Pic_6999_9.jpg

 

Acropora valida vista de cima

 

Pic_6999_10.jpg

 

Acropora millepora rosa (ou será salmão!!)

 

Pic_6999_11.jpg

 

Vista de cima

 

Pic_6999_18.jpg

 

Acropora sp (ainda não consegui identificar!!!)

 

Pic_6999_14.jpg

 

O conjunto visto de cima

 

Pic_6999_12.jpg

 

Acropora efflorescens - a cor está a começar a ficar mais acentuada

 

Pic_6999_19.jpg

 

Acropora efflorescens - também nesta, além do crescimento notória, finalmente se começa a ver alguma cor nas pontas

 

Pic_6999_15.jpg

 

Seriatopora histrix

 

Pic_6999_16.jpg

 

Montipora capricornis roxa - os pólipos têm uma incrivel cor roxo vivo!

 

Pic_6999_17.jpg

 

Montipora digitata branca - que começa a ter uns tons azulados

 

E por fim uma foto de todo o aqua...

 

Pic_6999_20.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois,

já li as primeiras páginas á tt tempo que não me lembro com que águas fazes a tpa ! osmose ou cabo raso ?

Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee..............

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

já li as primeiras páginas á tt tempo que não me lembro com que águas fazes a tpa ! osmose ou cabo raso ?

 

Cabo Raso!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais