Recife de 500 litros - passo a passo


Recommended Posts

  • Replies 552
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá,

 

Obrigado pelas tuas palavras. De facto eu tenho duas Eheim 1260 e não tenho problemas com o que chamas "equilibrio" - não estrangulei as bombas pois os 2 furos de 50 mm que tenho de saída dão vazão suficiente (ainda davam para mais se necessário!)

 

No teu caso sugiro que em vez de estrangulares a saída da bomba (que vai estragá-la) coloques um Overflow que supere essa questão.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Aproveito a oportunidade para dar os parabens a este magnifico projecto.

 

Relativamente, ao problema do ripusheet, uma alternativa à colocação de um overflow, sem estrangular a bomba, passa por montar um T à saida da bomba de returno. Uma das saidas do T vai para o aquário, e a outra volta para a Sump (Divisória de entrada ou refugio), sendo montado nesta uma torneira. Assim, com a torneira fechada temos a totalidade do caudal debitado pela bomba a ser enviado para o aquário, abrindo a torneira fazemos divergir parte desse caudal de volta para a Sump, sendo possivel ajustar até conseguirmos enviar apenas a quantidade de àgua que nos interessar para o aquário. No caso do ripusheet, um volume equivalente ao débito dos furos.

 

Desta forma, connseguimos regular a quantidade de àgua devolvida ao aquário, sem estrangular a saida da bomba.

 

RSousa

Ricardo Sousa (ex-Ulmo) APC#147

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entendi a ideia do overflow, realmente sensacional.

Agora me digam como e o esquema.

Ponho um "T" na saida da bomba, encaixo um mangueira de retorno ao local da bomba, como faco pra controlar? e o caso de uma torneira?

super 500 litros feito a mao -espero que nunca vaze!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

De facto isto estava a correr muito e nada de anormal tinha acontecido! A verdade é que 3 a 4 dias depois de ter colocado os Palhaços no aquário um surto de Cryprocarium instalou-se.

 

Já perdi o Zebrassoma flavescens e o strigosus está muito mal!

 

Como consequência acabei por fazer testes à água, para tentar verificar se algo de anormal se passava... Aqui ficam os resultados:

 

Mg (mg/l) - 1160

PH (ºPH) - 8,2

Cálcio (mg/l) - 440

NO3 (ppm) - 2,5

NO2 (mg/l) - 0,3/0,9

KH (ºdKH) - 7

PO4 (ppm) - 0,1

Salinidade (ppm) - 1026

Temp (ºC) - 29

 

Tenho já o repositor automático a funcionar, bem como o reactor de kalk (o Kh deverá subir nos próximos dias!). Graças aos 2 refúgios não tenho grandes variações de PH durante a noite, mantendo-se estável sempre entre 8.1 e 8.2.

 

Tenho alguns nitritos na água que penso serem provenientes da morte do flavescens (que ainda não encontrei), bem como da natural morte de 2 ou 3 ermitas.

 

Ainda estou sem Chiller e de facto não há grande coisa a fazer a não ser alimentar bem os peixes e esperar que superem esta crise!

 

Um choque osmótico que poderia ser uma das soluções, mataria todos os invertebrados que tenho já no aquário bem como a Rocha Viva. Cobre também não é viável num aquário já montado.

 

Alguém por acaso tem alguma cura milagrosa?

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo

Primeiro lamentar a tua perda, pois era um peixe que tinhas mesmo á muito tempo..

 

Em relaçao á doença que referes tive alguns problemas.

Começou com a compra de um Strigosus numa loja da nossa praça. Tinha o Aquário praticamente 5 meses. Na altura ja tinha um Vulpinus, 1 premnas, um Centropyge e um pseudocromis.

 

O Strigosus alem de nunca ter comido e ter contaminado o aquario (e morreu claro), causou-me a perda do centropyge e do Pseudochromis, deixando o vulpinus e o premnas em muito mau estado. Estes 2 ultimos sobreviveram e hoje estao peixes magnificos e imunes :)

 

Mais tarde com a introdução de um novo peixe (Nigricans), estes parasitas voltaram em grande. Tentei um produto da ESHA (Oodinex) que nao prejudica corais e outros invertebrados.

Na altura os resultados pareceram-me zero, mas apartir desse momento nao voltei a ter qualquer problema com esta doença, mesmo introduzindo novos Peixes ( um veliferum e um hepatus) .

Nao sei se teve alguma coisa a ver, mas até a utilizaçao deste produto, o parasita esteve sempre presente, quer com a entrada de novos peixes, quer nos peixes existentes no aquario.

 

Se foi associado a uma maior maturaçao do aquario ( 2 meses de diferença entre introduçao de novos peixes), á presença de bastantes mais corais, ou ao medicamento , que apesar de nao ter resultado no tratamento efectivo, parece-me que resultou como medida preventiva.

 

Como sabes Diogo duvido que exista uma cura milagrosa mas podes tentar várias medidas:

- utilizaçao de Sumo de alho (90%)+ sumo de limao (10%)

- Estimuladores de apetite

- Este produto da esha

- Aquarios com bastantes corais

- alimentaçao bastante rica e variada

- e claro colocar os peixes em quarentena ( o que implica conseguir apanha-los.. )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Primeiro lamentar a tua perda, pois era um peixe que tinhas mesmo á muito tempo..

 

Por acaso este tinha entrado no aquário no dia 21 de Julho, mas ele não foi o responsável pelo ataque do parasita! Foram mesmo os Palhaços que introduzi no fds passado.

 

Como sabes Diogo duvido que exista uma cura milagrosa mas podes tentar várias medidas

 

Eu também acho que não há! Poderão existir alguns truques para minimizar!

 

- utilizaçao  de Sumo de alho (90%)+ sumo de limao (10%)

- Estimuladores de apetite

 

Para mim estas duas soluções são idênticas - o alho estimula o apetite - já estou a adicionar sumo de alho juntamente com a comida congelada! Mas esse nunca foi um problema - todos comem muito bem e mesmo o flavescens comeu até que numa manhã não o vi mais!

 

- Este produto da esha

 

Não conheço mas vou investigar. Pelo que pude ler no ReefCentral agora parece que está na moda um produto que se chama KICK-ICH - alguém conhece ou sabe se há cá?

 

- Aquarios com bastantes corais

 

Esta é uma solução que de momento não posso aplicar - como sabes ainda não tenho chiller e a água não está pronta ainda para corais - pelo menos para os mais exigentes!

 

- alimentaçao bastante rica e variada

 

Estou neste momento a dar durante o dia:

 

Mysis

Marine Cuisine

Algas congeladas

Algas directamente do refúgio

Omega One Super Veggie

Omega One Marine Flakes

Cyclop Eeze

 

- e claro colocar os peixes em quarentena ( o que implica conseguir apanha-los.. )

 

Apanhá-los e ter um aquário e espaço para fazer a quarentena!

 

Abraço e obrigado pelas dicas,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Lamento as perdas Diogo, não existem curas milagrosas para as doenças dos peixes, o que se tem de fazer é minimizar as possíveis causas. No teu caso parece-me que introduziste muitos peixes ao mesmo tempo num aquário ainda muito jovem e longe de estar em equilíbrio biológico. Mesmo com toda a rocha já curada e com todos os cuidados que tiveste o teu aquário é muito recente.

 

Os palhaços que introduziste estavam activos e a comer bem? Apresentavam algum sinal exterior de doença? O Cryptocarion e outras doenças podem estar sempre presentes e manifestarem-se apenas quando os peixes estão debilitados e/ou a qualidade da água é má - sistema imunológico fraco = mais susceptíveis a doenças.

 

O meu conselho é não introduzires mais peixes até que a amónia e os nitritos estejam a zero. Deves também fazer mudanças de água e usar carvão activo para reduzir a concentração de nitritos. Com o tempo as populações de bactérias e algas (filtro biológico) vão crescer e estabelecer-se em quantidade suficiente para transformar todos os compostos nocivos (NH3, NO2) produzidos pelo aquário (dejectos dos peixes, restos de comida etc.) noutros compostos pouco nocivos (NO3) estabelecendo-se o equilíbrio biológico. É tudo uma questão de tempo e paciência!

 

Abraço e boa sorte com o strigosus,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo,

 

No teu caso parece-me que introduziste muitos peixes ao mesmo tempo num aquário ainda muito jovem e longe de estar em equilíbrio biológico. Mesmo com toda a rocha já curada e com todos os cuidados que tiveste o teu aquário é muito recente.

 

Infelizmente parece que tens razão!

 

Os palhaços que introduziste estavam activos e a comer bem? Apresentavam algum sinal exterior de doença? O Cryptocarion e outras doenças podem estar sempre presentes e manifestarem-se apenas quando os peixes estão debilitados e/ou a qualidade da água é má - sistema imunológico fraco = mais susceptíveis a doenças.

 

Os palhaços estavam e estão a comer muito bem, embora apresentem agora sinais evidentes da parasitose. Quando os introduzi, não apresentavam nada.

 

O meu conselho é não introduzires mais peixes até que a amónia e os nitritos estejam a zero. Deves também fazer mudanças de água e usar carvão activo para reduzir a concentração de nitritos.

 

Pois é isso que tenciono fazer e a cima de tudo ter mais...

paciência!

 

boa sorte com o strigosus,

 

O strigosus depois de ter acrescentado alho à comida já comeu e parece estar melhor... vamos ver se amanhã de manhã não há surpresas!

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais também lamento obviamente a tua perda. Não te chateies comigo pelo que vou dizer :wink: mas acho que a "solução milagrosa" teria sido um aquário de quarentena. :wink:

 

Lamentavelmente é das coisas mais óbvias que se podem ter e (quase) ninguém usa. Estou com vontade de iniciar um assunto sobre isso com votação mas penso já sei o resultado. De qualquer modo vou ver o que sai.

 

Um aquário de propagação de frags, não fosse pela luz daria um excelente aqua de quarentena. Quarentenar junto aos frags, como um colega nosso do Brasil indiciava, faz com que as parasitoses sejam menos frequentes porque, na fase de água livre, os parasitas tendem a tornar-se comida de coral.

 

Quanto à luz pode-se lá colocar uma grutazinha para defender os olhos dos recém chegados.

 

Quanto à ideia aterradora de andar a enfiar a rede no meio das plataformas de base dos frags, pode-se fazer uma armadilha de eggcrate a um canto para se poderem apanhar os peixes sem grandes problemas.

 

Se tudo correr bem vou seguir essa via com o meu projecto.

 

Até pode ser que não resolva nada mas como já tenho um aqua com esse destino não perco nada em fazê-lo.

 

Um aquário de quarentena muitas vezes fica bem mais barato do que o peixe mais caro da nossa colecção. E (penso que todos concordarão) pode salvar-lhe a vida. :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto foi azar (e falta de paciência) :wink: Espero que tudo corra bem (como tem estado a correr à excepção deste caso).

 

Diogo diz-me 2 coisas, por favor:

- onde compraste aquela "espécie" de mangueira que tens na saída dos SQWD(acopladas àquelas peças cor-de-laranja). É algum tipo de mangueira que dê para direccionar o fluxo?

- onde arranjaste aquelas placas de plástico/PVC brancas que usaste na divisória do contentor provisório (em casa dos teus pais..)?

 

Desde já obrigado e boa sorte (e paciência :oops: )!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Antes de mais também lamento obviamente a tua perda. Não te chateies comigo pelo que vou dizer :shock:  mas acho que a "solução milagrosa" teria sido um aquário de quarentena.

 

Chatear??!!! Porquê?

 

É mais do que óbvio que um aqua de quarentena teria sido ouro sobre azul, mas como sempre, pensamos que as coisas más só acontecem aos outros...

 

- onde compraste aquela "espécie" de mangueira que tens na saída dos SQWD(acopladas àquelas peças cor-de-laranja). É algum tipo de mangueira que dê para direccionar o fluxo?

 

Aquilo são direccionadores de fluxo. Comprei através da Sumpetch, mas descobri depois que se vende ao metro em lojas de canalizações e afins. A única vantagem é serem pretos, porque em termos de preço ficam mais caros do que os que comprei.

 

- onde arranjaste aquelas placas de plástico/PVC brancas que usaste na divisória do contentor provisório (em casa dos teus pais..)?

 

As placas que mencionas são o chamado (por estas lides) de eggcrate! Na realidade não são mais do que difusores de luz usados em construção civil e podes encontrá-las em casa que vendam acrilicos. Eu comprei na 5 de Outubro mesmo no final do lado direito (junto a Entrecampos).

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Depois de ontem ter feito uma papa muito nutritiva, coincidência ou não os peixes hoje apresentam melhoras significativas.

 

A receita é simples...

 

Mysis

Marine Cuisine

Algas congeladas

Algas directamente do refúgio

Omega One Super Veggie

Omega One Marine Flakes

Cyclop Eeze

Alho

Sumo de Limão

 

Tudo muito bem triturado e depois congelado.

 

Hoje entretanto comecei a montar uma lâmpada de UV de 30W para ajudar a combater a parasitose. A ideia partiu de uma conversa entre o Eduardo Telles e o João Cotter e pegando num projecto há muito idelaizado pelo Eduardo, vou terminar um DIY. Assim que possível coloco fotos...

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E ozono? Quer um quer outro (Eduardo e Cotter) são grandes fãs disso.

 

Pois... mas não são eles que o pagam!!!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Aqui estão duas fotos do Filtro UV DIY.

 

Pic_5511_38.jpg

 

Pic_5511_39.jpg

 

Nada mais simples - um tubo em PVC com duas terminações que permitam a colocação da lâmpada no seu interior. Dois furos e dois terminais colados ao tubo. Depois é só colocar a lâmpada isolar a zona de ligação e ao mesmo tempo tapar com silicone para que a água não saia. Depois com duas sockets ligadas nos extremos, temos um poderoso filto UV com 30W...

 

Claro que os créditos da sua idealização e concepção vão para o Eduardo Telles.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

e onde se pode comprar uma dessas lampadas UV

 

Esta como poderás calcular foi comprada na Redfish!

 

Nota - aconselho usar silicone negro pois o branco irá fazer com que a luz saia pela zona de junção aos sockets.

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Diogo

O Eduardo que me desculpe mas esta Uv DIY já a conheço há 4 anos e foi idealizada pelo Luís Simões( ele construiu uma para a Reefdiscus há 3 anos) . Aliás este projecto DIY ,salvo erro apareceu na Aquario Magazine pelo mesmo Luís Simões. O seu a seu dono. O Luís Simões está na aquariofilia marinha há 20 anos e sabe mais disto e particularmente de equipamento e de DIY mais do que todos nós juntos.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

 

"Dois furos e dois terminais colados ao tubo"

 

podes-me dizer que terminais são estes e onde se podem adquirir??

qual o diâmetro dos tubos que ligam aos terminais?

O projecto está espectacular

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este projecto DIY está na revista 7 de Setembro de 2004 da AquarioMagazine e nem está assinado pelo autor devido ao seu excesso de humildade. Todo o material a usar esta lá discriminado.

 

Devo assinalar para sossegar mentes mais tortuosas que não há da minha parte quaquer intenção de denegrir ou acusar quem quer que seja de copia , nomeadamente o Eduardo, até porque ele nem sequer reclamou a invenção do projecto . O Eduardo da Redfish é das pessoas que em mais curto espaço de tempo mais tem tentado fazer pela aquariofilacomo o provam as varias iniciativas que tem patrocionado.

 

Reinventar ou copiar coisas bem feitas não é um acto menor. Pelo contrário revela inteligençia. Mas mesmo quando inventamos algo sem saber que outro já o tinha feito antes, por uma questão de justiça intlectual devemos atribuir o mérito a quem o fez primero. O Eduardo e o Diogo não o podiam fazer porque provavelmente nem sabiam que o Luís Simões o tinha feito antes.

Foi apenas e tão só o que fiz por amiração a uma pessoa em que apenas a sua humildade excede a experiençia e conhecimento que possui de aquariofilia marinha quando eu, por exemplo, nem sabia o que era um escumador.

Bem hajam

Rui Ferreira de Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais