Recife de 500 litros - passo a passo


Recommended Posts

Olá Miguel,

 

muito bonita a foto, mas ainda falta uma ........ uma foto com a moonlight

 

Não estou a usar Moonlight - a luz que o refúgio faz é suficiente para simular a moonlight.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 552
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá,

 

Finalmente comprei o meu primeiro SPS - espero que se desenvolva bem, tal como as duas pequenas mudas têm vindo a desenvolver, para que em breve possa colocar mais uns quantos...

 

Pic_5907_32.jpg

 

Uma Montipora aequituberculata

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Como poderão saber tive durante uma semana uma placa de eggcrate a dividir o aquário. Esta placa cortava bastante a circulação de água no lado direito do aquário. O resultado foi quase imediato e notou-se um aparecimento de algas filamentosas repentino.

 

De facto fica mais que provado que uma movimentação fraca induz estes seres a instalarem-se. Limpei os vidros e raspei as poucas algas que entretante se tinham instalado. Retirei a placa de eggcrate e tenho quase a certeza que não voltarão a aparecer!

 

Entretanto a Montipora que está cá há uma semana apresenta já uma cor bastante diferente (provavelmente devido à exposição directa sobre a BLV de 250W). Aqui fica uma foto...

 

Pic_5907_33.jpg

 

Uma foto das gorgónias que se têm desenvolvido bem tanto em termos de coloração como de crescimento...

 

Pic_5907_34.jpg

 

E uma foto geral

 

Pic_5908_8.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

5 dias passados e mais novos habitantes para o reef! Neste caso vários pés de Xénia branca, uma Kénia tree e uma Fungia...

 

Aqui fica uma foto geral e duas parciais:

 

Pic_5908_12.jpg

 

Pic_5908_13.jpg

 

Direita

 

Pic_5908_14.jpg

 

Esquerda

 

Depois de ter o 1º refúgio (elevado) completamente estabelecido vou agora começar a montar o 2º refúgio (o da sump).

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Tal como disse na mensagem anterior hoje montei o segundo refúgio e para isso coloquei alguma caulerpa de diversas variedades que tinha no primeiro refúgio, bem como acrescentei Caulerpa taxifólia que não tinha e me foi cedida.

 

Aqui fica uma foto do 1º refúgio já com o desbaste feito e com a introdução de mais uma espécie de caulerpa:

 

Pic_5908_19.jpg

 

E uma foto do 2º refúgio ainda numa fase muito inicial (com uma DSB de 15 cm de altura)

 

Pic_5908_20.jpg

 

Depois de ter feito a limpeza ao meu refúgio superior coloquei um pouco de comida para alimentar a bicharada que por lá vive. Então reparei que as minhocas que tinham sido trazidas pelo Marco Madeira estão muito grandes. Consegui fotografar uma cena caricata!

 

Uma dessas minhocas disputava um pedaço de comida com um patas verdes... desculpem a qualidade das fotos mas se usasse o flash como é óbvio a minhoca deixaria tudo para o hermita:

 

Pic_5908_15.jpg

 

Pic_5908_16.jpg

 

assim o resultado foi um empate com cada um a comer uma parte.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei do aquascape da 1ª fotografia, acho que devias esconder o tubo do lado direito ...e meter um tronquinho... depois uma alguinha de tapete e um conjunto de rocha e ficava 5º estrelas :wink:

 

just kidding, mas á primeira impressão parece um aquascape de uma plantado :?

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

just kidding, mas á primeira impressão parece um aquascape de uma plantado :D

 

É a evolução natural de um plantado!!! :?:?

 

Entretanto aqui ficam fotos dos dois novos residentes do aqua - um Colt e uma Fungia (vindas da casa do Ricardo Rodrigues)

 

Pic_5908_22.jpg

 

Ao lado do Lithophyton que tem crescido muito bem :D

 

Pic_5908_23.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo,

 

Os corais estão com excelente aspecto, parece-me que estão a gostar da nova casa!

 

O teu refúgio está um espectáculo, como é que alimentas a bicharada, usas comida seca?

 

Abraço,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

O teu refúgio está um espectáculo, como é que alimentas a bicharada, usas comida seca?

 

Obrigado Ricardo - eu alimento 1 vez por semana com a comida que tiver à mão, tanto seca como congelada - não esquecer que o refúgio é alimentado por uma bomba que está no aqua principal, pelo que durante os restantes dias sempre que alimento os peixes háverá comida que sobe para o refúgio.

 

A verdade é que em muito pouco tempo (desde que o Marco veio cá e trouxe as minhocas) as minhocas reporduziram-se de uma forma incrivel e tenho já exemplares com mais de 10 cm!!!! Vou tentar apanhar uma e tirar uma foto.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Diogo,

Queria saber como é que se chamam aquelas saidas de água que estão na parte de cima do teu aquário que se viram para onde se quiser, e já agora onde é que se compram?

Obrigado, um abraço.

Muita paciênciaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa......................

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Olá Diogo,  

Queria saber como é que se chamam aquelas saidas de água que estão na parte de cima do teu aquário que se viram para onde se quiser, e já agora onde é que se compram?

 

As saídas chamam-se dispersores e podem ser compradas em lojas de tubagens - vendem-se ao metro e depois tens que comprar as pontas. As minha são azuis e as pontas laranja pois comprei á Sumpetch - penso que terão vindo dos Estados Unidos (ficam um pouco mais baratas que cá!)

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

A Sumptech é uma marca nacional que vende alguns produtos. Entre reactores variados e repositores de nível, entre outros, conseguiu arranjar-me estes dispersores. Provavelmente terás hipóteses de arranjar noutro local mas se não conseguires diz-me que te dou o contacto deles.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Hoje introduzi uma novo coral no aquário - uma Montipora foliosa verde com cerca de 20 cm de diâmetro. Aqui ficam as fotos:

 

Pic_5907_35.jpg

 

O coral numa aclimatização de cerca de 1 hora.

 

Pic_5907_37.jpg

 

Já dentro do aquário

 

Entretanto nos últimos dias acrescentei também mais dois corais - uma Acropora formosa proveniente do aqua do Zé Monge e mais uma Montipora que ainda lhe chamo sp pois não sei a espécie!

 

Pic_5907_36.jpg

 

Pic_5907_38.jpg

 

Depois disto e da nova arrumação aqui fica uma foto geral...

 

Pic_5907_39.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uau!!!! :cry::?: É linda!!! :D

 

Eu já tive o prezer e o priveilégio de ver este aquário ao vivo e digo-vos está excelente!! :D

 

Diogo excelente compra será que queres medir forças com a do Zé?? :?::lol:

Espero que o lineatus esteja porreiro

 

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo,

 

Excelentes aquisições! Se me permites a pergunta onde é que desencantaste essa Montipora gigante?

 

A Acropora do Zé Monge parece-me muito próxima das Capnelas, atenção aos toques e guerra química. Aquela que levaste cá de casa é bastante agressiva!

 

Abraço,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Se me permites a pergunta onde é que desencantaste essa Montipora gigante?

 

A Montipora foi comprada na Waterlife em Oeiras! É muito grande de facto mas o preço foi bem simpático...!

 

A Acropora do Zé Monge parece-me muito próxima das Capnelas, atenção aos toques e guerra química. Aquela que levaste cá de casa é bastante agressiva!

 

Obrigado pela dica, mas é sensação visual - estão bastante distanciadas.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Diogo, depois de muita procura ainda não consegui encontrar dispersores, será que me podes dizer onde os arranjas?

 

Um abraço.

Muita paciênciaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa......................

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vasco,

 

Sei que a loja Mitera em Mem Martins tem, mas não te sei dizer os preços. Eu como te disse comprei através da Sumptech.

 

Entretanto aproveitando esta resposta aqui ficam algumas fotos da Montipora Verde e da Acropora....

 

Pic_5908_29.jpg

 

e mais em promenor...

 

Pic_5908_27.jpg

 

e a acropora à 8 dias atrás:

 

Pic_5907_36.jpg

 

e hoje:

 

Pic_5908_28.jpg

 

 

Em apenas 8 dias já noto crescimentos nas pontas (e ainda não tenho reactor de cálcio - esta é uma das acroporas com uma maior taxa de crescimento)

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em apenas 8 dias já noto crescimentos nas pontas (e ainda não tenho reactor de cálcio - esta é uma das acroporas com uma maior taxa de crescimento)

 

Já que falas nisso, depois destas introduções de duros, por onde andam o teu Ca e Alcalinidade?

 

Entretanto parabéns! Excelentes aquisições!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Já que falas nisso, depois destas introduções de duros, por onde andam o teu Ca e Alcalinidade?

 

Pois... :lol::) não sei!!! O que sei é que os corais têm crescido muito o que dá a entender que deve estar tudo bem!!! Vejam por exemplo a Montipora foliosa verde em apenas 15 dias...

 

Pic_5908_30.jpg

 

Pic_5908_31.jpg

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Aqui ficam mais algumas fotos dos desenvolvimentos dos corais. Comecei a colocar semanalmente fitoplanctôn e a abertura dos corais tem sido cada vez maior. A diferença de cor é notória!

 

A Montipora foliosa continua a desenvolver-se a bom ritmo. Aqui fica uma foto comparativa (reparem na diferença de cor):

 

Em inicio de Outubro...

Pic_5908_29.jpg

 

Hoje...

Pic_6585_2.jpg

 

E mais algumas fotos de corais...

 

Pic_6585_3.jpg

 

Pic_6585_4.jpg

 

Pic_6585_5.jpg

 

Pic_6585_6.jpg

 

Pic_6585_7.jpg

 

E por fim uma foto geral:

 

Pic_6585_1.jpg

 

 

Abraço,

Diogo

 

PS - desculpem-me mas ainda não fiz medições :) :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá,

 

Aqui fica documentada mais uma entrada no reef. Desta vez uma Acropora que não tenho a certeza se será uma nana ou uma valida...

 

Pic_6585_14.jpg

 

Pic_6585_15.jpg

 

Pic_6585_16.jpg

 

Nesta última foto, podemos ver que afinal não é apenas uma espécie, mas duas - esta penso tratar-se de uma millepora (ainda é pequena para ter a certeza).

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais