Recife de 500 litros - passo a passo


Recommended Posts

Olá,

 

Osmose Kalkwasser ? Forma automática ?

 

Não estou a usar água de osmose neste aquário (vem mesmo del cano!) e é colocada num depósito de 80 litros onde a bomba peristáltica vai buscar a água, passa pelo reactor de kalkwasser e por fim chega à sump.

 

O controlo de água é feito por um sensor de nível DIY feito pelo Alexandre.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 552
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá Ricardo,

 

Diogo, parabéns pela grande coragem de não usares água de osmose nesse aquário!!! Já agora porque o fazes?

 

Por puro comodismo! A minha unidade de Osmose ficou com a membrana seca e por isso terá que ser substituída! Fui adiando essa substituição e fui colocando água da torneira, que fica a repousar durante algum tempo no recepiente. A verdade é que não tive algas e "confio" na água de Lisboa.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo,

 

tiveste alterações significativas na taxa de evaporação após os ajustamentos que de seguiram ao upgrade da calha?

 

Bem sei que estamos no inverno e esse factor também conta.

 

Entretanto... manténs um chiller no sistema? Se sim qual é a sua taxa de funcionamento em minutos por hora?

 

Abraço

 

NP

 

PS - se quiseres que te empreste uma RO, diz! (tenho uma a mais) :P Esse aquário é um monumento nacional e compete-nos a todos conservá-lo saudável!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno,

 

tiveste alterações significativas na taxa de evaporação após os ajustamentos que de seguiram ao upgrade da calha?

 

Não notei quase nada, pois não combati o aumento ligeiro da temperatura que foi de cerca de 1ºC.

 

Entretanto... manténs um chiller no sistema? Se sim qual é a sua taxa de funcionamento em minutos por hora?

 

Neste momento com apenas uma ventoínha a funcionar consigo manter a temperatura a 26ºC ao fim do dia depois das HQI´s estarem ligadas durante as 8 horas. Assim, optei por vender o chiller e vou lá para Abril/Maio montar uma outra solução que a seu tempo Vos comunicarei.

 

 

PS - se quiseres que te empreste uma RO, diz! (tenho uma a mais) :oops: Esse aquário é um monumento nacional e compete-nos a todos conservá-lo saudável!

 

Agradeço a preocupação, mas de facto não considero que estou a correr um grande risco!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

epá eu estava a tentar resistir, mas depois destas ultimas compras não dá mais...

Diogo a minha carteira e os meus pais pedem-te para apagares isto tudo :oops::wink: ...

agora a falar assério...

o aquário está brutalissimo, o layout está extremamente ''nature'', os corais até me fazem ficar assim com uma dor de corno aguda!

abraço e parabens

continua o bom trabalho!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Depois de ler ver aprender rir corar e de fazer muitas caretas de espanto.

 

O teu trabalho esta uma obra de arte.

 

Fica lindamente nessa sala.

 

Muitos parabens ... BRUTAL.

 

:D

 

Já agora um pequeno pedido, que tal mais umas fotos dos peixes.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Obrigado pelos Vossos comentários!

 

Já agora um pequeno pedido, que tal mais umas fotos dos peixes.

 

As fotos dos peixes estão neste tópico: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=27382

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Obrigado pelos Vossos comentários!

 

Já agora um pequeno pedido, que tal mais umas fotos dos peixes.

 

As fotos dos peixes estão neste tópico: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=27382

 

Abraço,

Diogo

 

Soube a pouco !

 

desculpa! bigsmile

Mas mesmo assim muito obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Se me permites uma sugestão para o próximo coral a entrar: Turbinaria reniformis.

 

Permito sim senhor!! Acredita que já tinha pensado nisso! Estou apenas à espera que apareça por aí a peça certa... Que tal cortares uma das tuas amarelinhas???!!! Era uma excelente ideia... :D :lol:

 

Já agora por que razão achas que esse devia a próxima aquisição?

 

Esses tufos verdes são Halimeda?

 

São sim senhor! :cry: (grandes consumidoras de cálcio... eu sei!!! banana rock )

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também gosto da Halimeda, consome cálcio mas fica bem e dá um tom verde bonito!

 

Gosto muito da Turbinaria reniformis, é dos meus corais favoritos! Ainda não tenho coragem para fragmentar as minhas, à medida que forem crescendo passam para o aquário maior.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Ok Ricardo... quando tiveres uma muda, já sabes!!!

 

Entretanto aqui fica uma foto de um Favites comprado ao AJF...

 

Pic_7324_18.jpg

 

Abraço,

Diogo

 

PS - comprei também umas Ricordeas laranja muito bonitas e uma Fungia (criação tua Ricardo) mas ainda não abriram!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Aqui ficam as fotos dos outros corais novos...

 

Pic_7324_21.jpg

 

Pic_7324_22.jpg

 

Pic_7324_23.jpg

 

Pic_7324_25.jpg

 

E um promenor de uma das Ricordeas florida laranja - sem dúvida um coral muito bonito!

 

Pic_7324_24.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um ESPANTO!! Estive a ler tudo desde o ínicio da aventura. Adorei! O crescimento dos corais,é de fazer inveja :D

 

Pois é, a virose também passou por aqui...( há já muito tempo, desde o meu avô). Comecei com um aquário bem pequenininho e neste momento tenho 2, um de 160L com cilclideos africanos do Lago Tanganica, lindos! E outro de recife de 400L, oferecido pelo meu MARIDO, claro depois de ter dito varias vezes: "tão doentinha que ela está..."

 

Bem, depois de te ter contado a história da minha vida, vamos ao que interessa help Os teus actinodiscos estão separados, retiras-te-os da rocha onde vinham? Eu também tenho (verdes), mas estão todos concentrados. Já tive vontade de partir a rocha aos bocados... help

Coral

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Obrigado pelos Vossos comentários.

 

Os teus actinodiscos estão separados, retiras-te-os da rocha onde vinham? Eu  também tenho (verdes), mas estão todos concentrados. Já tive vontade de partir a rocha aos bocados... :lol:

 

Na rocha vinham apenas um ou dois - separaram-se por si!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá a todos,

 

Na sequência das mudanças radicais que tenciono fazer quanto ao peso da aquariofilia na minha vida, decidi transformar o meu aquário num FOTWLV (Fish Only Tank With Live Rock) - ou seja basicamente peixes e alguma Rocha Viva.

 

Em breve darei notícias...

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

FOWLR!

E eu que pensei que o meu ia ser dos primeiros :oops:

 

Dedicado a uma espécie/família, ou o chamado FOWLRCTMFD, que é como quem diz:

 

Fish Only With Live Rock Tudo-Ao-Molho-e-Fé-em-Deus?

 

 

 

E já agora, por curiosidade:

Pesou nessa decisão os últimos acontecimentos relacionados com corais duros, nomeadamente, os "bichos" das montiporas ou o RTN, parecendo que se tornou quase num tiro de sorte conseguir comprar um SPS que não morra, com uma "doença"/"bicheza"/"sei-lá-mais-o-quê" que não dependa exculusicamente de nós? :oops:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Não estou a gozar! Vou mesmo avançar para isso... FOWLR! :shock::shock:

 

Dedicado a uma espécie/família, ou o chamado FOWLRCTMFD, que é como quem diz:

 

Fish Only With Live Rock Tudo-Ao-Molho-e-Fé-em-Deus?

 

É isso mesmo! Tudo ao molho! Mas ainda não decidi que peixes introduzir - uma certeza tenho - os que já lá estão, vão ficar!

 

 

Pesou nessa decisão os últimos acontecimentos relacionados com corais duros, nomeadamente, os "bichos" das montiporas ou o RTN, parecendo que se tornou quase num tiro de sorte conseguir comprar um SPS que não morra, com uma "doença"/"bicheza"/"sei-lá-mais-o-quê" que não dependa exculusicamente de nós?

 

Não! O que pesou na decisão foi em primeiro lugar a minha falta de tempo e a conta de electricidade!

 

Abraço,

Diogo

 

PS - deixem-me apenas definir os próximos passos e darei notícias em breve.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não! O que pesou na decisão foi em primeiro lugar a minha falta de tempo e a conta de electricidade!

 

É que na minha vai pesar, a não ser que até lá as coisas voltem à normalidade". É que agora parece que comprar um SPS se tornou numa lotaria. Nunca se sabe se irá vingar ou não.

 

Ainda sou do tempo ( :shock::shock: ) em que manter um SPS dependia unica e exculsivamente do aquariofilista. Lembro-me por exemplo do primeiro relato de RTN do Alex e do teu. Quase ninguém sabia o que era isso do RTN. Hoje em dia quem tem um aquário com 2 palhaços sabe o que é RTN... Sinceramente não sei o que se está a passar! Será que antes tinhamos muita sorte com as importações? As lojas passam a abastecer-se noutros importadores? Sinceramente não sei...

 

Desculpa este desabafo no teu post, mas é uma das principais razões para pensar no próximo aquário como um FOWLR em vez de Reef!

 

Relativamente à electricidade só vejo abaixamentos significativos na componente iluminação, ou haverá mais? :shock:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais