Melo Ribeiro

Membro
  • #Conteúdo

    270
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Melo Ribeiro

  1. Pela minha pouca experiência em água salgada, (+/- ano e meio), e com cerca de trinta anos de água doce, verifico que o indice de doenças nos peixes de água salgada é menor. Atenção que estou a falar nos peixes. Nos corais parece-me já ser diferente, pois são muito mais afectados por alterações dos parâmetros do que os peixes. Explique-se quem tenha melhores conhecimentos.
  2. Tenho um há 2 anos! E o meu salgado é de água tropical! (26º.)
  3. Permita-me que discorde, pois na minha experiencia que tenho neste caso, nenhuma se safou. Mas tambem pode ter sido azar... Cumps, Jusk Caro amigo: É totalmente livre de discordar! Mas, parece que o meu amigo é que teve azar! É que as minhas nunca morreram, apenas uma foi apanhada por um camarão da n/costa que lhe chamou um figo. Também conheço vários aquarioflistas a quem nunca morreu nenhuma. Mas, cada caso é um caso.
  4. Nada coloca-as lá dentro e...estão a nadar.
  5. É verdade. Eu usei-as no inicio do meu aqua para fazer o ciclo. Mas, depois de várias consutas e opiniões têm-me dito que não é aconselhável, pois provocam muitos detritos.
  6. Não aconselho o mármore, pois é um material muito susceptível de rachar.
  7. A quantidade de agua será de 3 para 1 ou mais. Mas, é preciso não esquecer que a água dita "suja", não vai pelo cano abaixo. Pelo menos comigo. Vai para o autoclismo, balde para lavagens, lavagem de louça, etc etc. Até para lavar o carro!
  8. É por estas e por outras que o euro veio #estragar" a economia pessoal e familiar! 80 cêntimos, são 160 escudos na moeda antiga!
  9. Porque o desenho que acompanha estas osmoses é quase imperceptivel, peço a algum membro que me esclareça como se deve efectuar a sua montagem
  10. A única forma é mandar vir de fora. Por exemplo, da Alemanha: www.aquaristic.net
  11. Quando for necessário, arranjasse sempre uns pés de xénias. Tenho brancas e castanhas.
  12. Estou de acordo com o que diz o Gil. E, de notar que frente ao Cabo Raso vai desembocar o emissário de esgotos de toda a zona de Cascais. Eu, a conselho do Gil, já fui à Praia da Foz, Meco por 3 ou 4 vezes e gosto bastante. Além de que após apanhar água posso ficar a "curtir" um pouco de praia, pois têm também uma zona com areia.
  13. Ainda ninguém falou do escumador. O Deltec MCE 600 é pequeno, e além disso é hang-on. Pela diferença de preço, que é minima, aconselharia o Deltec APF 600. É que eu já tive o 1º. e optei pelo 2º., que tenho neste momento.
  14. Já agora, o meu modesto contributo, poderão ser 2 tinas de 30 litros cada, que tenho cá em casa. Se forem uteis, estão disponiveis.
  15. Já agora, não deixes de "espreitar": http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=33109 que está neste sub-forum como inamovível! No entanto, perguntas pontuais fazem sempre muito jeito.
  16. Tens aqui (quase) tudo o que precisas saber: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=33331 http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=33333 http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=33334
  17. Não havia conchas maiores, e as carapaçãs estão dispersas.
  18. Tinha cerca de 12 eremitas. Em cerca de 1 mês deixei de os ver a todos! Vejo as suas "casas" abandonadas mas deles nada. E ainda só retirei um morto! Qual terá sido o motivo?
  19. Pois é, Carlos: O "vicio" podes vêr o seu desenvolvimento em: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p=288951#288951 Entretanto, pedia aos moderadores o favor de APAGAREM este tópico, pois devido a mudanças no alojamento de fotos o mesmo está completamente desactualizado! Cumprimentos
  20. Este é o setup do meu reef: Aquário - 100cm x 60cm x 60cm: Sump - 80cm x 40cm x 30cm Refúgio – 50x25x25 – Com aragonite (3/4 cms) e vários tipos de caulerpa. Funciona de/e para a sump. Escumador – Deltec APF 600 Circulação - 1 Bomba Tunze 6060, 1 AquaClear 1000 l/h, 1 Liftech 1200 l/h e 1 Maxi-Jet 100 l/hora. Iluminação - 2 x 150W HQI 10000K + 2 x 56W T5 Actinicas Aquecimento - 1 x 300W Jäger Bomba Retorno - 1250 Eheim Reposição - Depósito com água da torneira, tratada com adição de Calcium +3 da Red Sea. Osmose – Aboli a osmose. Rocha Viva- +/- 60kg Areão- Aragonite e areão de coral misturados. Tenho também um reactor de (aquilo que se lá puser), com carvão activado e que está pendurado dentro da coluna seca, de modo que a água sai do aqua atrvés de uma bomba Maxi-Jet 1200 l/h, atravessa o carvão activado e retorna ao aqua provo um sistema de closed loop (espero ter escrito bem) Corais moles: Uma sinulária flexibilis, uma sinulária castanha, um mini-sarco, pés de xénias castanhas e brancas. Não quero esquecer também as inoportunas aiptásias. Eremitas, cerites e 1 camarão da nossa costa, dois lismatas seticaudatas e um stenopus. Uma donzela azul (blue devil) e uma donzela listada preto/branco. O aqua tem um mês, mas a água era já proveniente de outro aqua mais pequeno, com a adição de mais 150 litros de água natural colectada na Praia da Foz (Meco)
  21. A ligação é tão simples, que um "nabo" em electricidade como eu soube improvisar: Cada grupo de duas ventoinhas, apliquei um cabo. Esses dois cabos simplesmente entram no sitio respectivo no transformador. Poderia, e deveria, colocar uns pernos apropriados para ligar ao transformados, mas...assim também dá!
  22. Eu tenho 2 conjuntos de 2 ventoinhas usadas de pc, e montadas de forma artesanal, estando as 4 ligadas a um transformador. Ficam todas escondidas pela parte superior em madeira.
  23. Devido a esse facto, é que não se pode pretender "matar" todas as aptásias de uma vez. Terá de ser lentamente e uma injecção pequena por dia.
  24. Injecto dentro de água. Uma pequena seringa, introduzo a agulha no buraco em que se encontra a aptásia e..."disparo".