Aquario de canto- montagem por etapas...


nuno_79

Recommended Posts

  • Replies 194
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Esta muito fixe. Posso copiar a ideia? ahaha

 

Acho que poderias ter dado um pouco mais de inclinacao à praia e ao "monte".

 

Acho que os unicos peixes que formam sempre cardume mesmo sem ameaca, sao os bebados.

 

cps

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estão a ficar algo muito mas muito qagradavel

E a nivel da estabilização?

Como ficou a iluminação?

E fertilização que andas a fazer? Algas? a flora ja pegou toda em força?

 

 

Abraços

 

Qt as discus é algo para te meteres de cabeça. Se tiveres disposto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bicabornato de Sodio para subir a dureza, de forma a diminuir a mudança de parametros.

 

O co2 faz baixar o ph, nao estabilizar.

 

Está a ficar muito fixe, continua !

 

Ah, Se ainda não estás para os Discus, então mete uns 5 escalares zebra, são lindos e têm um comportamento brutal!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A água da rede onde moro sempre foi muito baixa em termos de Kh, o que origina algumas variações de Ph, já tive a 6.4 e a 7.2, o que posso fazer para estabilizar valores de Ph á volta dos 6.8? tenho tentado com o co2 mas de vez em quando dispara o Ph!!!!!

 

Boas.

Sinceramente... não estou a perceber o teu problema.

Mas se tens um kh baixo... é normal essas flutuações do ph.

 

Em relação ao aquário... e que tal uma plantas alta para a traseira do aquário ??? por ex... uma planta fácil... umas valisnérias.

De resto... continua o teu bom trabalho.

Agora... precisas de colocar mais fauna.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, parabéns o aquário está com um excelente aspecto!!!

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Era assim que estava...

 

gallery_14732_1576_7216.jpg

 

gallery_14732_1576_1407922.jpg

 

gallery_14732_1576_627932.jpg

 

Depois retirei toda a H. polysperma quando fiz a TPA, quando puder coloco fotos, entretanto adicionei 6 corys ao aquario...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, não tenho grandes novidades do aquario, vai maturando, quando tirar fotos coloco, agora uma questão que por mais que pesquise não encontro explicação,

os niveis de nitrato andam por volta de 1 ppm(quase sempre), 2,5 ppm(as vezes) mas nunca mais que isto, apesar de adicionar 10 ppm por dia!!!!! em relação aos fosfatos andam pelos 0,5 ppm, não tenho algas mas a nivel de plantas as anubias nanas são as que mais evidenciam carências, ou seja as cryptocorine, as subulata, as hygrophilas(entretanto retiradas pois pensava ser o problema dos nitratos baixos), e até a vivipara está a crescer bem, já as anubias estão com folhas amarelas e pouco viçosas, sendo a planta mais fácil de manter do meu aquario de onde vem o problema? adiciono tambem 20 ppm de potássio por dia e micros em pequenas quantidades diariamente, alguem tem uma ideia do que se está a passar? a fauna é constituida por 7 ottos, 5 SAE, 6 corydoras, 10 tetra limão, 8 tetras chinês e 32 cardinais.

 

Só mais uma questão, o aquario tem 3 meses, nunca limpei o filtro(sunsun 2000l por hora) mas tambem não noto diminuiçao de caudal, será benéfico fazer uma limpeza?

Editado por nuno_79
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

também sou um convertido....acho que devias exprimentar, agora que ja tens isso mais estabilizado

Esse CO2 está a bombar?

 

 

Abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, antes de mais grande projecto, acho que foi mesmo a melhor forma de aproveitar um canto morto e o resultado espectacular !

 

Somente agora cheguei ao teu tópico e devo confessar que li um pouco na diagonal mas prestando especial atenção às sugestões do Canito e as tuas respostas.

O Canito é um expert nestas coisas dos aquários plantados e dou-lhe todo o crédito que merece, como se pode ver pelas fotos iniciais das algas e as ultimas.. houve uma grande evolução devido aos conselhos dele. No entanto reparo também que nos últimos três meses tens andado a fazer testes à agua.. diariamente ?

 

Não querendo invalidar nem retirar valor ao Canito só queria deixar a nota de rodapé que é possível recuperar aquários sem se efectuar testes nem ter 1/3 do trabalho que tiveste.. e portanto mais uma vez vou bater no Estimative Index.

Isto porque acho extremamente desmotivador gastar 1k€ num aquario, apanhar algas e andar n meses a testar valores diariamente.. tu sobreviveste mas acredito que muita gente não sobreviva.

 

O Tom Barr não me paga comissões (infelizmente).. divulgo o EI porque acredito na filosofia de que "estamos nisto para cultivar plantas, não para sermos cientistas".

 

Cumprimentos,

João.

 

 

Boas, cheguei a pensar nesse metodo no inicio da montagem(vi no teu site) mas como tenho pouca experiencia não arrisquei, e foi o resultado que foi... depois e muito á conta do Canito( e de outros membros) o aquario foi recuperado, sendo mais rápido do que estava a espera, é verdade que no inicio tive que ter mais atenção aos testes pois a experiencia era pouca, mas tal como o Canito disse na altura vai chegar a um ponto em que ao observar as plantas vou reconhecer as carências ou excessos, mas para isso é preciso passar pelas situações para aprender e volta não volta mais um teste... em relaçao ao método do tom barr, tenho co2 pressurizado com solenoide mas não tenho 1 w por litro, tou a fazer oito horas com 156 watts para os 280 litros... agora pergunto e possivel adptar este metodo no aquario visto que as tpas que faço serem semanais e de 40/50 %?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jbrazio...o leitor fui eu! :)

 

Nuno...ja foi tudo dito...a "mistura" está lá explicada...as quantidades diárias ai sim podes diminuir consoante o tua iluminação. N esquecer, e voltar a repetir o Jbrazio, CO2 a bombar e TPA semanal bem generosa.

 

Abraços

 

 

ahhh e sim n é um milagre. Algas, eu tenho, se bem que é cladophora uma alga bem especial e bem desanimadora.

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas, não tenho dado noticias nem colocado fotos já á algum tempo, o aquario segue o seu rumo, algumas green spot, uma ou outra alga castanha nas pedras e a flora a crescer a bom ritmo, apesar das anubias continuarem a dar indicação de falta de algum nutriente que ainda não consegui estabilizar, em relação a fauna é que houve novas aquisições, e mais uma vez o peixe morre pela boca, passo a explicar, sempre disse que escalares não e dou comigo desde á umas semanas atrás completamente fascinado por estes peixes ( o Canito é o principal culpado desta mudança de ideias) sendo assim chegaram ontem 9 escalares ao meu aquario, são ainda pequenos e 8 são filhos de selvagens e o outro foi oferta mas não sei se será selvagem ou alguma estirpe apurada, neste momento o aquario comporta:

-9 escalares

-64 cardinais

-8 neon chines

-8 tetra limão

-7 ottocinclus

-5 sae

-3 ramirezis

-4 corydoras

 

A nivel de fauna o aquario vai ficar por aqui, e espero que os 280 litros uteis sejam sufeciente para o numero de peixes que tenho.

 

Algumas fotos gerais, assim que puder coloco dos novos inquilinos

 

 

 

gallery_14732_1576_1080853.jpg

 

gallery_14732_1576_1355066.jpg

 

gallery_14732_1576_1441457.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje tive um tempinho e tirei umas fotos dos escalares, não tenho é muito jeito para a fotografia, mas aqui ficam as fotos:

 

Alguem sabe a estirpe deste escalar? é o mais pequeno e foi uma oferta que veio com os outros 8.

 

gallery_14732_1576_1001622.jpg

 

 

e umas fotos dos outros meninos que já se passeiam pela nova casa...

 

gallery_14732_1576_452208.jpg

 

gallery_14732_1576_779834.jpg

 

gallery_14732_1576_858070.jpg

 

gallery_14732_1576_778058.jpg

 

gallery_14732_1576_49103.jpg

 

gallery_14732_1576_1338809.jpg

 

gallery_14732_1576_1117921.jpg

 

gallery_14732_1576_991486.jpg

 

Então, o que acham dos meus novos meninos?

 

ainda se estão a habituar á minha presença e á nova casa, mas com calma vamos lá...

 

Tinha pensado nos peruensis ou nos red shoulder mas fiquei bastante contente com estes meninos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno, ainda bem que ficastes contente, sem duvida que saõ muito bonitos... Eu acheios fantasticos, tenho ideia que quando crescerem vão tornar se muito bonitos mesmo...

 

O aquario está fantastico e muito bem conseguido.

Parabens

 

Angelo

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno, ainda bem que ficastes contente, sem duvida que saõ muito bonitos... Eu acheios fantasticos, tenho ideia que quando crescerem vão tornar se muito bonitos mesmo...

 

.Fiquei muito contente com os escalares, um grande obrigado para ti e para o canito..

 

O aquario está fantastico e muito bem conseguido.

Parabens

 

obrigado, não está bem como pretendia mas com o tempo espero lá chegar, um abraço.

Editado por nuno_79
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pena tenho eu de não ter o meu novo aquario já montado...

Senão tinha trazido para mim uns quantos tambem... o João ( canito ) bem que me disse para levar tambem uns para mim quando vimos esses...

 

Mas olha que o aquario ao vivo tem muito bom aspecto... nem sempre as fotos mostram tudo..

 

:) Abraço,

Angelo

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, a temperatura do aquario esta para os 26 graus mas com o calor tem se mantido nos 27/28, ontem ao observar os escalares durante uma das suas refeições reparei que 2 tem alguns pontos brancos como o que aparece na imagem junto a guelra, Será ictío? é motivo para me alarmar? se realmente for qual o melhor tratamento?

 

 

gallery_14732_1576_779834.jpg

Editado por nuno_79
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me parece ictio. Mas se isso começar a alastrar tratas dos bichos..

 

Bem quanto ao aquário, simples e eficaz :)

 

Agora quanto aos escalres, só tenho a dizer uma coisa.

 

Fantástico!

 

sabes, eu também não achava piada nenhuma aos escalares. Depois por causa de um amigo que os tem comecei a achar engraçado. Pronto agora são os meus meninos preferidos do aquário.

 

Parabens pelas aquisições.

 

Ah e uma pergunta, tencionas ficar com os 9 aí?

 

ABraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah e uma pergunta, tencionas ficar com os 9 aí?

 

Por agora ficam os nove, depois se formarem casais e der muita confusão tenho um aquario de 120 litros para os colocar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje foi dia de TPA, as plantas andam a passar uma fase menos boa, não sei se devido ao calor ou a ausencia de nitratos na agua, agora o que me preocupa são os escalares, no outro dia um deles parecia ter ictio pois tinha um ou dois pontinhos brancos salientes, continua a ter mas parece.me ser do proprio peixe, hoje durante a tpa em cima de uma pedra vi uma das fezes de um escalar, de cor acastanhada mas envolta num tipo de bolor, pensei que fosse por tar ali já a algum tempo mas depois verifiquei que as fezes já saem assim do peixe, isto é sinal de doença?

 

Outra coisa que me preocupa são os meus ottos, no outro dia morreu um, hoje morreu outro, tenho reparado que andam ofegantes e junto á superficie mas são o unico peixe a fazer isto, todos os outros fazem a sua vida normal sem respiração ofegante ou junto á superficie, alguem sabe o que pode estar a acontecer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode ser muita coisa, reparaste no estado das guelras (cor, se estão abertas etc)???

Não terás eventualmente muito CO2 na água???

 

Relativamente ao aquário está de facto muito porreiro e cada vez melhor.

A fauna é que está excessiva; faz uma pequena a conta ao tamanho dos bichos em adulto e vê quanto dá cm peixe/litro. Uma pequena tolerância tudo bem (dependendo da fauna em questão e o meu é exemplo disso) mas aqui está muito acima.

 

Tirando isso, gostei bastante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.