Aquario de canto- montagem por etapas...


nuno_79

Recommended Posts

Em relação a iluminação... eu optaria por agora... 7 horas a 156w. Esse pico que estás a fazer... fica para mais tarde.

Arrancas-te logo com uma grande quantidade de luz... tens uma grande quantidade de flora... que pode viver à média luz... e depois... não forneces-te os macronutrientes necessários... para as plantas viverem saudáveis. Alem de que, no inicio de uma montagem... as plantas ainda estão a adptar-se... sendo os consumos bastante reduzidos.

Tu próprio... afirmas que tens os nitratos zerados... portanto... começas logo a explicar porque razão tens algas.

 

Sim, o progamador dos 78 watts já está desligado, ficam as sete horas de 156 watts.

 

Os sae... só te falei nesta equipa... porque acredita... fazem verdadeiros milagres. A decisão é tua... e sim... depois vais ter de apanha-los(com o auxilio de uma rede grande.. e alguma paciencia... tudo se apanha :P )... mas para combater esse alguedo... 6 sae jovens e famintos... são autenticas maquinas de destruição... e posso-te dizer que conheço verdadeiros milagres... operados por estes meninos. Mas tem de ser uma "equipa"... porque assim eles entram em competição... uns com os outros... empurram-se... e é sempre a devorar algas.

Atenção.... sae jovens e sem vicios... directamente da loja... :P ... não vale a pena... colocares sae vindos de aquários de outros.

 

Vou comprar uns sae para juntar aos ottos e a ampularia, depois logo se vê como os apanho, nem que vá buscar o arpão e faça pontaria....

 

A fertilização.... acertar os macronutrientes... repor os valores de referencia... po4-0,5-1ppm, no3-5-10 ppm... acompanhar com adição de potassio.

Retirar e remover tudo o que for possivel... cortar...podar as folhas mais infestadas. Ou seja, evitar que o "virus" se alastre.

Uma planta doente... contaminada por algas... inverte o processo dos nutrientes... ou seja... em vez de consumir... liberta-os para a coluna de agua. Fazer tpa`s frequentes... pode ser tambem uma mais valia.

 

Ok, vou cortar as folhas mais afectadas das cripto e dos fetos, ainda hoje vou fazer uma tpa de 20/30% e tentar iniciar o plano da seachem depois dos testes feitos.

 

 

Resumindo... limpar e remover o que for possivel, Reduzir o fotoperiodo para os tais 156w... cerca de 7 horas diárias... acertar os macronutrientes(é o mais importante e fundamental). A equipa de limpeza(os sae).... e paciencia. Muita... não querer resolver numa semana... aquilo que pode demorar um mês... ou mais.

 

Se deres inicio à aplicação de excel... para acelerar o processo do combate às algas.... desliga os filtros 5 minutos antes.... injecta com uma seringa... nas plantas mais infectadas... e depois passados outros 5 minutos... liga novamente os filtros. Podes... caso querias... duplicar a dose. Faz uma aplicação diária.

 

O excel que falas é o da seachem? se for tambem chega hoje.

 

Mas depois... coloca aqui os resultados dos testes.

assim que os fizer coloco.

 

Vai actualizando e vai ouvindo a opinião do pessoal que vai participando no teu tópico... pois como sabes... todas as opiniões

são validas.. e sendo isto um hobbie... existem diferentes métodos e formas de pensar. Compete a ti... julgar e acionar os meios que achares mais adequados.

 

essa é uma grande verdade, várias opiniões, várias maneiras de fazer uma coisa,ás vezes baralha um pouco mas é assim que se vai aprendendo.

 

Agora umas dúvidas em relação a fertilização:

 

- sigo o plano da seachem á risca, isto é com ligeiros acertos consoante os testes, ou sigo as doses recomendadas?

-Quanto aos macros vem todos separados, no caso de não seguir o plano á risca, tento atingir os valores alvo?

-para acertar os macros vou ter que realizar quantos testes por dia? como se faz depois o acerto para o valor correcto?

-os testes faço antes ou depois do fotoperiodo?

 

Tenho alguma esperança neste plano, foi o membro piranha que me arranjou em excel e segundo ele não tem tido problemas de maior com as algas, mas é claro a experiencia tambem é outra:

 

um abraço

Nuno Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 194
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Só um pequeno esclarecimento, que é pessoal, quando eu desdenho um pouco dos SAE é provavelmente pela alergia que lhes criei pelo facto de ser dificil mas mm dificil de dp os apanhar e n por duvidar da sua capacidade para comer algas. Efectivamente são umas máquinas de comer algas filamentosa e os unicos que pegam numas muito chatas, as BBa´s...mas dp são o desespero qd é para tirar, principalmente o aquario tems sitios de refugio e esconderijos e é muito plantado.

 

Já agora canito, achas que agora é altura de reduzir o fotoperiodo? esse tempo ja n passou? agora é altura que as plantas estão a começar a dar o pulo? ainda mais se vai começar a fertilizar?

 

Como vez nuno isto é complicado :P Mas um passo de cada vez vais lá...e daqui a um, dois meses olhas para o aqua e ele está no ponto.

 

Quanto a fertilização e corrijam-me se estivier errado:

- Deves ir por aproximação, por baixo ate conseguires os valores ideais, que no teu caso podem ser diferentes do que vem na bula.

- Testes antes e apos o fotoperiodo para saberes o consumo de Macros. Sabendo isso sabes o que tens de aplicar diariamente para manteres os valores em parametros correctos

 

 

Abraços

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só um pequeno esclarecimento, que é pessoal, quando eu desdenho um pouco dos SAE é provavelmente pela alergia que lhes criei pelo facto de ser dificil mas mm dificil de dp os apanhar e n por duvidar da sua capacidade para comer algas. Efectivamente são umas máquinas de comer algas filamentosa e os unicos que pegam numas muito chatas, as BBa´s...mas dp são o desespero qd é para tirar, principalmente o aquario tems sitios de refugio e esconderijos e é muito plantado.

 

Essa era a razão para não os querer colocar, mas depois logo se ve como os apanho, ou não!!!

 

Já agora canito, achas que agora é altura de reduzir o fotoperiodo? esse tempo ja n passou? agora é altura que as plantas estão a começar a dar o pulo? ainda mais se vai começar a fertilizar?

 

Como vez nuno isto é complicado :P Mas um passo de cada vez vais lá...e daqui a um, dois meses olhas para o aqua e ele está no ponto.

 

é verdade, mas é como dizes daqui a uns dois meses tou a olhar para um..... tanganika..... tou a brincar , gosto muito de aquas plantados e vou lutar por ele.

 

 

Quanto a fertilização e corrijam-me se estivier errado:

- Deves ir por aproximação, por baixo ate conseguires os valores ideais, que no teu caso podem ser diferentes do que vem na bula.

 

eu comprei a gama toda, utilizo só alguns ou todos?

-flourish

-flourish excel

-nitrogen

-potassio

-phospurus

-trace

-iron

 

todos da seachem, e estava a pensar seguir o plano do piranha.

 

- Testes antes e apos o fotoperiodo para saberes o consumo de Macros. Sabendo isso sabes o que tens de aplicar diariamente para manteres os valores em parametros correctos

 

Ok.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora é altura que as plantas estão a começar a dar o pulo? ainda mais se vai começar a fertilizar?

 

Quais plantas a dar o pulo ?? :P .... é practicamente tudo de luz media/baixa e crescimento lento/moderado :P

 

Para fazer uso da iluminaçao desse aquario ou se usa algo mais high tec, crescimento mais rapido e maiores consumos de nutrientes ou se reduz a iluminaçao adequadamente á flora em questao usada.

 

Essa iluminaçao é muita fruta para a flora em questao e aí tens a prova, nao queira dizer que mais tarde quando já maturado e uma boa quantidade de massa vegetal nao se possa dar uns picos mais fortes pelo meio , talvez e apenas derivado á glosso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quais plantas a dar o pulo ?? :P .... é practicamente tudo de luz media/baixa e crescimento lento/moderado :P

 

sim , é verdade, tirando a vivipara, o resto e de crescimento moderado, e quanto aos 156 watts já são mais razoaveis?

 

 

Para fazer uso da iluminaçao desse aquario ou se usa algo mais high tec, crescimento mais rapido e maiores consumos de nutrientes ou se reduz a iluminaçao adequadamente á flora em questao usada.

 

Essa iluminaçao é muita fruta para a flora em questao e aí tens a prova, nao queira dizer que mais tarde quando já maturado e uma boa quantidade de massa vegetal nao se possa dar uns picos mais fortes pelo meio , talvez e apenas derivado á glosso.

 

pois a glosso é que me fez apostar mais na iluminação, vamos ver depois do problema resolvido.

 

 

Só mais uma coisa os teus aquarios(e os do canito tambem) são verdadeiras obras primas, e depois uma pessoa entusiasmase e dá nisto....

 

um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim , é verdade, tirando a vivipara, o resto e de crescimento moderado, e quanto aos 156 watts já são mais razoaveis?

 

pois a glosso é que me fez apostar mais na iluminação, vamos ver depois do problema resolvido.

 

Sim inicialmente penso que metade da litragem do aquário em iluminação e um curto fotoperiodo de 6 a 7h diárias será o suficiente, testar a qualidade/parâmetros da agua e adicionar o que esteja em falta, a fertilização deverá ser moderada e subindo gradualmente junto com a iluminação e o volume de massa vegetal á medida que o aquário ganhe e assim necessite.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem já não consegui postar aqui os teste mas aqui ficam:

 

ph-6.5

kh-8º( mais ou menos, é que o teste é de cores)

gh-4º

no3-0

po4-o (Aquilo que pensava que estava a mais afinal está a zero)

 

O que se pode tirar daqui? luz a mais, plantas com falta de nutrientes e boom de algas!!! será assim?

 

Entretanto a equipa de limpeza foi reforçada, alem dos 3 ottos, da ampularia e physas que por lá andam chegou uma equipa da comforlimpa de 5 SAE juvenis, mais 5 ottos, uma ampularia bébé e camarões amano e red cherry.

Acrescentei tambem dois vasos de polysperma sunset e iniciei a fertilização com os 3 macros principais e excel, os testes foram feitos durante o fotoperiodo, hoje vou fazer antes e depois, se houver carençia coloco mais NPK?????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Fiz os testes antes do fotoperiodo que se inicia as quatro e vai até as onze da noite.

ph-6.6

po4-o

no3-1ml

gh-3º

kh-7º (acho eu, não atino com este teste)

 

Fertilizo com macros ou espero e faço os testes depois do fotoperiodo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz os testes depois do fotoperiodo, que termina as onze, e os resultados foram estes:

 

ph-5.8 8 baixou bastante, será co2 em excesso?

po4-o (continuo com fosfatos a zero)

no3-1ml ( a mesma quantidade de nitratos)

 

O que se pode retirar daqui?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !!

Pelos valores dos testes tas com carências de macros.. nunca deves deixar zerar os valores do N nem do P, bem como o K mas como não se mede o K faz-se por estimativa. Deves tentar manter o P entre 0,5 e 1 ppm, o N entre 5 e 10 ppm e o k nos 15 a 20 ppm por ai.

As plantas parecem estar com fome ehehe .. Com fome menos assimilaçao dos outros nutrientes que sobram para as algas..

 

Boa Sorte

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hehe Nuno, estou solidário contigo, sei bem o que é investir tanto em algo e depois ver que as coisas não ficaram como desejavas, é no minimo muito desanimador.

 

Tal como disseste a tua experiência em plantados é pouca... era de esperar que este surto de algas acontecesse, já que, um aquario recém montado é sempre propenso a algas, e não estavas preparado com os devidos testes, PO4 de todos, é imprescindivel. Como o aqua foi recém montado, as plantas não estão devidamente enraizadas e não conseguem competir com as algas, fazendo com que a sua adaptação seja mais lenta. Quem acaba por sofrer mais estas consequências acabam por ser sempre as plantas de crescimento lento tais como, neste caso, as tuas anubias.

 

Eu não vou dizer nada de novo, senão reforçar com a minha opinião aquilo que muitos já disseram.

 

-Começaria por reduzir um pouco o fotoperíodo.

-É imprescindivel a avaliação dos fosfatos e Nitratos, se estiverem em desiquilibrio não controlas as algas, como tal, é necessário os testes para saberes se deves ou não adicionar.

-TPAs importantissimo

- Complementar com os restantes nutrientes que estejam em falta (Fe+, K+ etc).

- Por fim, muita, muita paciência :) faz tudo parte, e elas irão desaparecer de certeza.

 

O layout do aquario está muito agradável, quando te vires livre das algas vai ficar o máximo.

 

Vai continuando a postar a evolução dele

 

Boa sorte

Rui

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas Nuno! Lamento mesmo essa praga de algas, mas não deve haver um único aquariofilista que nunca teve esse problema :thumbup3:

Pela minha experiência pessoal acho que deves encontrar o equilíbrio no aqua com o equipamento que já tens. Não sei quantas horas diárias tens de luz mas desde que não ultrapassem as 12 acredita que é possível encontrar um bom equilibrio sem aumentar muito a manutenção.

Pela minha experiência e depois de ler muita coisa, a forma mais simples e barata para atacar este problema é dar as plantas vantagem sobre as algas e parecendo que não, sobretudo quando uma praga se instala, as plantas tem mais recursos para ganhar essa competição.

No meu caso mantive as 10 horas diárias de luz, segundo vários livros que li, reduzir a luz apenas abranda o problema num aquário já desequilibrado.

Aumentei a massa vegetal, especialmente com plantas de crescimento rapido para aumentar a absorção do excesso de nutrientes.

Comecei a fertilizar com Seachem 1 vez por semana e mantive a constante adição de co2.

Tenho 140W para 180 litros, muitas plantas,

ph 6.0,

NO3 10ppm

PO4 nunca comprei o teste!

GH e KH nunca comprei estes testes tb, mas uso turfa portanto suspeito que sejam valores baixos para o ph estar a 6

Em duas semanas as algas desapareceram completamente mas as podas aumentaram consideravelmente.

Espero que isto ajude ;) Boa sorte

Editado por gasolino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo bernardo- não fertilizei ontem, mas sim no dia anterior, quis saber se o aqua produzia fosfatos ou nitratos, mas pelos vistos não pois os valores foram os mesmos.

 

Kebras- como faço para atinjir os valores pretendidos de nitratos e fosfatos? é adicionar o equivalente em ml do que preciso? todos os dias?

 

Koyodu- estou um pouco as aranhas com isto da fertelização, tenho toda a gama da seachem mas não seoi se começo a seguir o plano diário ou se opto por acertar os macros primeiro????

 

Gasolino- vou tentar encontrar o ponto de equilibrio do meu aquario com calma, muita calma...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Fiz os testes á cerca de 10 minutos

 

ph-6.8

po4-0,05

no3-0,01ml

gh-2º

kh-3º (a explicação da elos é que devo ter a agua muita macia, ou seja muda para amarelo aos 3º graus, é muito baixo não é?)

 

no domingo não tive opurtunidade par realizar os testes, mas hoje vou fazer uma TPA de 30% a 40% e adicionar macros NPK nas seguintes quantidades N 5 P 0,5 K 5 alem de retirar mais algumas folhas afectadas pelas algas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora canito, achas que agora é altura de reduzir o fotoperiodo? esse tempo ja n passou? agora é altura que as plantas estão a começar a dar o pulo? ainda mais se vai começar a fertilizar?

 

Já agora canito, achas que agora é altura de reduzir o fotoperiodo? esse tempo ja n passou? agora é altura que as plantas estão a começar a dar o pulo? ainda mais se vai começar a fertilizar?

 

Eu acho.. que deveriamos olhar para a flora desta aquário.

E se eu bem me lembro... é constituida em grande parte por plantas de baixo consumo e que exigem e vivem com luz baixa\moderada.

Existem aqui... fetos,echinodorus, cryptos e anubias

Arrancar com tanta luz... foi o suficiente para termos problemas... associado à grande falta de nutrientes (especialmente...os mais importantes... macronutrientes).

Estamos a falar de um aquário... em que até as anubias... "derreteram".

 

eu comprei a gama toda, utilizo só alguns ou todos?

-flourish

-flourish excel

-nitrogen

-potassio

-phospurus

-trace

-iron

todos da seachem, e estava a pensar seguir o plano do piranha.

 

Não sei... nem conheço esse plano de fertilização. Mas sendo de uma das melhores marcas de fertilizantes... deve ser uma boa opção.

Já agora... onde posso ver esse plano ? quais são as quantidades e nutrientes introduzidos ???

 

Fiz os testes á cerca de 10 minutos

 

ph-6.8

po4-0,05

no3-0,01ml

gh-2º

kh-3º (a explicação da elos é que devo ter a agua muita macia, ou seja muda para amarelo aos 3º graus, é muito baixo não é?)

 

no domingo não tive opurtunidade par realizar os testes, mas hoje vou fazer uma TPA de 30% a 40% e adicionar macros NPK nas seguintes quantidades N 5 P 0,5 K 5 alem de retirar mais algumas folhas afectadas pelas algas.

 

Como podes observar... tens carência de fosfatos e nitratos.

Que conforme ja disse, várias vezes... são essencias para o crescimento da flora. Sem eles... não tens hipotese... a flora morre.

Em relação aos valores de durezas, kh e gh.

Não sei quais os substratos que estás a utilizar... mas se forem os da Elos... é uma situação perefeitamente normal... aliás... estes substratos ... servem para isto mesmo... "amaciar" a agua... para criar condições propicias ao crescimento da flora. Pelo menos... é o que é anunciado pela marca.

 

O que deverás fazer:

-Repor os valores de referencia... ou seja... os tais valores de macros... 1/10/20 ou 0,5/5/10.

1 ppm de po4 ou 0,5 ppm

10 ppm de nitratos ou 5 ppm

20 ppm de potassio ou 10 ppm

 

Tens portanto... de seguir as intruções dos fertilizantes que tens.

Eu pessoalmente, faço fertilização DYI... explicando melhor... compro os "pós" na farmacia... e depois com o auxilio de uma calculadora(existe na net)... faço as misturas e consigo adicionar no aquário os valores que pretendo.

 

Sou da opinião... que para já... deverias apenas adicionar potassio, nitratos e fosfatos. Sendo que a adição de micros/ferro ficaria para mais tarde.

Como já tens equipa de limpeza... os tais 5 SAE... reduzis-te o fotoperiodo... estás a adicionar Excell(seachem)... agora... é esperar. Vai demorar o seu tempo.

Vai actualizando.

E Boa Sorte. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho.. que deveriamos olhar para a flora desta aquário.

E se eu bem me lembro... é constituida em grande parte por plantas de baixo consumo e que exigem e vivem com luz baixa\moderada.

Existem aqui... fetos,echinodorus, cryptos e anubias

Arrancar com tanta luz... foi o suficiente para termos problemas... associado à grande falta de nutrientes (especialmente...os mais importantes... macronutrientes).

Estamos a falar de um aquário... em que até as anubias... "derreteram".

 

 

 

Não sei... nem conheço esse plano de fertilização. Mas sendo de uma das melhores marcas de fertilizantes... deve ser uma boa opção.

Já agora... onde posso ver esse plano ? quais são as quantidades e nutrientes introduzidos ???

 

 

 

Como podes observar... tens carência de fosfatos e nitratos.

Que conforme ja disse, várias vezes... são essencias para o crescimento da flora. Sem eles... não tens hipotese... a flora morre.

Em relação aos valores de durezas, kh e gh.

Não sei quais os substratos que estás a utilizar... mas se forem os da Elos... é uma situação perefeitamente normal... aliás... estes substratos ... servem para isto mesmo... "amaciar" a agua... para criar condições propicias ao crescimento da flora. Pelo menos... é o que é anunciado pela marca.

 

O que deverás fazer:

-Repor os valores de referencia... ou seja... os tais valores de macros... 1/10/20 ou 0,5/5/10.

1 ppm de po4 ou 0,5 ppm

10 ppm de nitratos ou 5 ppm

20 ppm de potassio ou 10 ppm

 

Tens portanto... de seguir as intruções dos fertilizantes que tens.

Eu pessoalmente, faço fertilização DYI... explicando melhor... compro os "pós" na farmacia... e depois com o auxilio de uma calculadora(existe na net)... faço as misturas e consigo adicionar no aquário os valores que pretendo.

 

Sou da opinião... que para já... deverias apenas adicionar potassio, nitratos e fosfatos. Sendo que a adição de micros/ferro ficaria para mais tarde.

Como já tens equipa de limpeza... os tais 5 SAE... reduzis-te o fotoperiodo... estás a adicionar Excell(seachem)... agora... é esperar. Vai demorar o seu tempo.

Vai actualizando.

E Boa Sorte. ;)

 

Boa tarde,

Se for o plano da Seachem penso que é este:

Plano de Fertilização Seachem

 

cumps,

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho.. que deveriamos olhar para a flora desta aquário.

E se eu bem me lembro... é constituida em grande parte por plantas de baixo consumo e que exigem e vivem com luz baixa\moderada.

Existem aqui... fetos,echinodorus, cryptos e anubias

Arrancar com tanta luz... foi o suficiente para termos problemas... associado à grande falta de nutrientes (especialmente...os mais importantes... macronutrientes).

Estamos a falar de um aquário... em que até as anubias... "derreteram".

 

è verdade o começo não foi o melhor, devia ter doseado melhor a iluminação, quanto á flora o que me aconselharias para o formato de aquario que tenho? achas que com a ilumiação , o co2 e o substrato fertil devia apostar em plantas mais exigentes ou devido a falta de experiencia era mais um erro a somar aos outros?

 

Não sei... nem conheço esse plano de fertilização. Mas sendo de uma das melhores marcas de fertilizantes... deve ser uma boa opção.

Já agora... onde posso ver esse plano ? quais são as quantidades e nutrientes introduzidos ???

 

http://www.seachem.com/support/PlantDoseChart.pdf é este o plano,

 

 

Como podes observar... tens carência de fosfatos e nitratos.

Que conforme ja disse, várias vezes... são essencias para o crescimento da flora. Sem eles... não tens hipotese... a flora morre.

 

tou a fertilizar com esses 3 macros, mas tenho dúvidas em relação as quantidades a dosear, como tenho os nitratos e fosfatos a zero basta dosear o valor pretendido? ou seja para ter 10 ppm de nitratos acrescento 10 ppm do fertilizante? todos os dias? descupa as minhas dúvidas ms tem sido demasiada informação para processar, sinto-me um pouco perdido com tudo isto, mas estou disposto a aprender...

 

 

 

Em relação aos valores de durezas, kh e gh.

Não sei quais os substratos que estás a utilizar... mas se forem os da Elos... é uma situação perefeitamente normal... aliás... estes substratos ... servem para isto mesmo... "amaciar" a agua... para criar condições propicias ao crescimento da flora. Pelo menos... é o que é anunciado pela marca.

 

 

Uso o substrato fertil da ada e aquasoil amazonia, e sim deves ter razão este tipo de solo baixa os valores... nem parei para pensae, mas é um aspecto que de facto tem a sua lógica.

 

O que deverás fazer:

-Repor os valores de referencia... ou seja... os tais valores de macros... 1/10/20 ou 0,5/5/10.

1 ppm de po4 ou 0,5 ppm

10 ppm de nitratos ou 5 ppm

20 ppm de potassio ou 10 ppm

 

Aqui são as minhas dúvida e desculpa tar a bater sempre na mesma tecla mas ainda não percebi como atingir os valores pretendidos.

 

Tens portanto... de seguir as intruções dos fertilizantes que tens.

Eu pessoalmente, faço fertilização DYI... explicando melhor... compro os "pós" na farmacia... e depois com o auxilio de uma calculadora(existe na net)... faço as misturas e consigo adicionar no aquário os valores que pretendo.

 

era o que eu pretendia seguir o plano diariamente, mas de facto o plano deve ser para um aquario minimamente estabilizado , ou seja não é o meu caso pois tenho feito TPA's regulares de 3 em 3 dias, sendo assim não me parece lógico aplicar um plano diario nestas condições.

 

Sou da opinião... que para já... deverias apenas adicionar potassio, nitratos e fosfatos. Sendo que a adição de micros/ferro ficaria para mais tarde.

 

é o que estou a fazer, será que o ferro não será tambem importante nesta altura?

 

Como já tens equipa de limpeza... os tais 5 SAE... reduzis-te o fotoperiodo... estás a adicionar Excell(seachem)... agora... é esperar. Vai demorar o seu tempo.

Vai actualizando.

 

sim , os SAE lá andam e até lhes acho graça, vou colocar umas fotos de como está o aquario, assim que puder.

 

Obrigado pela disponibildade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui ficam umas fotos do aquario, para mais tarde recordar e quem sabe comparar...

 

 

gallery_14732_1576_4082394.jpg

 

gallery_14732_1576_2615391.jpg

 

gallery_14732_1576_423315.jpg

 

gallery_14732_1576_782045.jpg

 

gallery_14732_1576_3223746.jpg

 

gallery_14732_1576_423315.jpg

 

gallery_14732_1576_4725046.jpg

 

gallery_14732_1576_2376461.jpg

 

gallery_14732_1576_3919385.jpg

 

gallery_14732_1576_1651626.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os testes de ontem feitos após o fotoperiodo, já revelaram sinais de fosfatos(0,5ppm) e de nitratos (1ppm), hoje volto a testar antes e depois do fotoperiodo, fertilizei ontem com potassio, nitratos e fosfatos, os fosfatos já estão mais perto do que se pretende, os nitratos vou ter que perceber quanto tenho de adicionar para chegar aos valores pretendidos e o potassio tem sido a olho, em relação as algas, após a introdução dos SAE o aquario parece-me mais limpo, mais verde... será?... quanto a fertilização tenho apenas introduzido os macros e o excel, as tpas continua a ser de 3 em 3 dias de 30 a 40% e as higrophilas até fazem barulho a crescer...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

Acho que fizes-te uma boa escolha de flora.

Pessoalmente, apenas te digo que a escolha do glosso... para tapete... vai-te dar um trabalhão enorme.

Num aquário com 60 cm de altura... e atendendo ao resto da flora... que como já te disse... vive a média luz... colocar um tapete de glosso... não terá sido a melhor opção.

O glosso... depois de adaptado... vai começar a espalhar-se por tudo quanto é sitio, lança runners a grande velocidade... e depois teras de andar sempre em cima dele... com constantes podas.

Uma parvula, acicularis... seria mais fácil de controlar e davam-te muito menos trabalho.

Se bem... que qualquer tapete num aquário destas dimensões... e com esta altura.... é sempre... muito trabalhoso.

 

Em relação aos fertilizantes da Seachem. Eu nunca utilizei os fertilizantes de macros... mas podes começar por fertilizar diariamente com 5 ml de nitratos e fosfatos. Depois.... no final do fotoperiodo... medes os valores.

Pegas num caderno... e vai escrevendo diáriamente os resultados dos testes.

Agora ao inicio... e como tu próprio dizes... tens bastantes duvidas... portanto... aponta o que fazes.

A ideia... não é andarmos sempre com testes... e pipetas e comparações de cores. Isso dá trabalho... e o nosso objectivo não é esse. mas pelo menos... agora... tens de recuperar o aquário.

É importante perceberes porque razão apareceram estas malditas algas.

Outra coisa... visto que tens os macronutrientes zerados(po4 e no3)... porque razão não começas com a introdução de fauna no aquário ?????? Seria a maneira mais natural de o equilibrar. Pensa nisso. :P

 

Resumindo... adicionar macros (os tais 5 ml diários)... testar no final do fotoperiodo... apontar no caderno.

Daqui a 5 dias.. já podemos ter alguma ideia dos valores consumidos... e obtidos.

Se por acaso, observares que começas a exceder os valores padrão de macros.. reduzes a dose.

Se... continuas com valores muito baixos ou zerados... aumentas a dose.

Ou seja... tens de ser tu... a adaptar a dose.

 

Vai acompanhando com fertilização diária de potassio e podes manter a aplicação local de excel.

Já vi que tens camarões... portanto... pode não ser boa ideia abusar da dose de excel.

 

Depois... simplificar a nossa "vida"... adaptar um metodo que esteja de acordo com o nosso aquário.

Não podes nunca... nesta fase das algas... abandonar o teu projecto... o teu investimento.

Vais ver... daqui por um mês... vais andar aqui todo contente. ;)

Vai actualizando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os testes de ontem feitos após o fotoperiodo, já revelaram sinais de fosfatos(0,5ppm) e de nitratos (1ppm), hoje volto a testar antes e depois do fotoperiodo, fertilizei ontem com potassio, nitratos e fosfatos, os fosfatos já estão mais perto do que se pretende, os nitratos vou ter que perceber quanto tenho de adicionar para chegar aos valores pretendidos e o potassio tem sido a olho, em relação as algas, após a introdução dos SAE o aquario parece-me mais limpo, mais verde... será?... quanto a fertilização tenho apenas introduzido os macros e o excel, as tpas continua a ser de 3 em 3 dias de 30 a 40% e as higrophilas até fazem barulho a crescer...

 

Por acaso... escrevi o meu post anterior... ao mesmo tempo do teu. ;)

Lembrei-me agora... tens os SAE... até já me tinha esquecido. :P

Portanto... e em relação à introdução de mais fauna(conforme te tinha dito no post anterior)... é preferivel esperar mais um pouco. Os sae... vão fazer o seu trabalho... e portanto... não convem adicionar mais peixes para já... pois terias de os alimentar.

E aqui a idéia... é deixar os sae sem flocos ou granulado. ;)

Existe por aí... muita comida para eles.

Editado por canito
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que fizes-te uma boa escolha de flora.

Pessoalmente, apenas te digo que a escolha do glosso... para tapete... vai-te dar um trabalhão enorme.

Num aquário com 60 cm de altura... e atendendo ao resto da flora... que como já te disse... vive a média luz... colocar um tapete de glosso... não terá sido a melhor opção.

O glosso... depois de adaptado... vai começar a espalhar-se por tudo quanto é sitio, lança runners a grande velocidade... e depois teras de andar sempre em cima dele... com constantes podas.

Uma parvula, acicularis... seria mais fácil de controlar e davam-te muito menos trabalho.

Se bem... que qualquer tapete num aquário destas dimensões... e com esta altura.... é sempre... muito trabalhoso.

 

a glosso eram uns pezinhos que vieram no inicio da montagem aos quais não reservava grande futuro mas que com o passar do tempo foram contrariando o meu presságio.

 

Em relação aos fertilizantes da Seachem. Eu nunca utilizei os fertilizantes de macros... mas podes começar por fertilizar diariamente com 5 ml de nitratos e fosfatos. Depois.... no final do fotoperiodo... medes os valores.

Pegas num caderno... e vai escrevendo diáriamente os resultados dos testes.

Agora ao inicio... e como tu próprio dizes... tens bastantes duvidas... portanto... aponta o que fazes.

A ideia... não é andarmos sempre com testes... e pipetas e comparações de cores. Isso dá trabalho... e o nosso objectivo não é esse. mas pelo menos... agora... tens de recuperar o aquário.

É importante perceberes porque razão apareceram estas malditas algas.

 

Vou seguir o teu conselho, alias já o estou a fazer, tenho tudo apontado.

as algas penso que me deste a resposta á uns posts atrás, ou seja luz a mis nutrientes em falta!

 

Outra coisa... visto que tens os macronutrientes zerados(po4 e no3)... porque razão não começas com a introdução de fauna no aquário ?????? Seria a maneira mais natural de o equilibrar. Pensa nisso. :P

 

pensei que era melhor estabilizar o aquario e só depois introduzir a fauna pretendida, mas sendo assim, tou a pensar em colocar ciclideos de pequeno porte, talvez um casal de ramirezi e um casal de apistos triple red, o resto irá passar por um ou dois cardumes.

 

 

Vai acompanhando com fertilização diária de potassio e podes manter a aplicação local de excel.

Já vi que tens camarões... portanto... pode não ser boa ideia abusar da dose de excel.

 

ok, os camarões vieram para ajudar na limpeza mas com os ciclideos possivelmente vão ter que ser retirados.

 

 

 

Não podes nunca... nesta fase das algas... abandonar o teu projecto... o teu investimento.

Vais ver... daqui por um mês... vais andar aqui todo contente. ;)

 

Nem quero pensar nisso, nem só pelo que gastei mas pelo gosto que tenho por este hobby.

 

Só mais uma questão que nunca coloquei aqui, o meu aquario tem 280 litros uteis e o filtro que tenho faz 2000 litros por hora! será prejudicial as plantas na assimilação de nutrientes???

 

Obrigado Canito

um abraço

Editado por nuno_79
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas nuno !!!

Voltei aqui ao teu post e já vi que tas a ser bem encaminhado eheeh :P !!! Já te deram bons conselhos é so seguires a letra, quanto as plantas parecerem mais verdes parece-me a mim que seja do aumento de nitrato ;) .. Ou seja deves continuar com isso até chegares aos target levels ...

Respondendo a outra questão, pouca corrente é meio caminho andado para ter algas, um vendaval tambem é prejudicial a assimilação dos nutrientes, como em quase tudo no meio é que ta a virtude lolol uma correcta circulação da agua por todo o aquario será o ideal o que num aquario com esse formato fica me dificil de imaginar so com um outflow .. no entanto.. se tiveres grandes zonas mortas acrescentas uma power head pequenina escondida e ta feito

 

Tou a gostar ..

Abraço

Editado por Kebras
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Voltei aqui ao teu post e já vi que tas a ser bem encaminhado eheeh :P !!! Já te deram bons conselhos é so seguires a letra, quanto as plantas parecerem mais verdes parece-me a mim que seja do aumento de nitrato ;) .. Ou seja deves continuar com isso até chegares aos target levels ...

 

É verdade, e bastante jeito tem dado os conselhos, é mesmo uma mais valia este forum.

 

Respondendo a outra questão, pouca corrente é meio caminho andado para ter algas, um vendaval tambem é prejudicial a assimilação dos nutrientes, como em quase tudo no meio é que ta a virtude lolol uma correcta circulação da agua por todo o aquario será o ideal o que num aquario com esse formato fica me dificil de imaginar so com um outflow .. no entanto.. se tiveres grandes zonas mortas acrescentas uma power head pequenina escondida e ta feito

 

a agua circula por todo o aquario mas é certo que há zonas com corrente forte e zonas mais calmas, noto na agitação das plantas e dos ottos que passam momentos na corrente lutando contra ela e depois alternam com as zonas mais calmas para pastar...

 

um abraço Kebras

Editado por nuno_79
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.