Aquario de canto- montagem por etapas...


nuno_79

Recommended Posts

Passaram 3 semanas...

 

e as algas estão em força no aquario, nada que não estivesse a espera pois alem da falta de experiencia ainda tive o problema do passa muros que não vedava na totalidade na entrada da agua no aquario, facto que me obrigou a revolver o substrato várias vezes até solucionar o problema, logo inexperiencia mais substrato fertil remexido vezes sem conta não podia dar bom resultado!!!! agora é seguir em frente e tentar irradicar as algas, não vai ser fácil mas conto com a ajuda do forum.

 

ponto de situação:

 

PH-6.5

No3-1mg

 

os outros testes vou receber na sexta feira.

 

Em relação á fertelização começei a colocar flourish á cerca de uma semana mas na sexta vou receber toda a gama da seachem e seguir o plano de fertilizações da marca.

 

A fauna é composta por 3 ottos, infelizmente um morreu os outros andam felizes e contentes a raspar em todo o lado:

gallery_14732_1576_3610496.jpg

gallery_14732_1576_2381218.jpg

 

Os famosos caracois physas tambem já apareceram em força mas até lhes acho graça:

gallery_14732_1576_3667843.jpg

 

Comprei 2 ampularias e já apanhei um desgosto, uma delas fez um voo picado até ao chão ficando com a casca em mau estado, tem estado á parte para recuperar, a ver vamos.

uma foto da ampularia a verificar o funcionamento do dropchecker:

gallery_14732_1576_3292951.jpg

e aqui a tratar das anubias:

gallery_14732_1576_2607849.jpg

 

por agora é tudo, ainda hoje coloco fotos gerais e das algas para o pessoal opinar.

Editado por nuno_79
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 194
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Mais umas actualizações.

Há pouco não referi que a temperatura do aquario é 26,5 mais coisa menos coisa.

 

Umas fotos gerais do meu algário:

gallery_14732_1576_244589.jpg

gallery_14732_1576_2701307.jpg

gallery_14732_1576_3683171.jpggallery_14732_1576_4825853.jpg

gallery_14732_1576_3669297.jpg

gallery_14732_1576_1391545.jpg

gallery_14732_1576_1391545.jpggallery_14732_1576_5224554.jpg

gallery_14732_1576_341486.jpg

gallery_14732_1576_4883103.jpg

 

Nota-se que há uma evolução nas plantas, umas mais que outras, a glosso vai alastrando, a tennelus é uma praga manda runners para tudo o que é sitio, as balansae estão cheias de algas mas já tem rebentos novos, os fetos estão na mesma e as anubias estão a derreter, não percebo porque, pensei que fosse das plantas a que se iria dar melhor mas afinal é a que está pior, algumas estão atadas as pedras e outras no tronco mas em muito mau estado e a vivipara está a largar muitos rebentos na ponta das folhas mas por baixo parece que apodrece.

 

E é este o estado das coisas vamos ver como é com a fertilização.

Ainda hoje coloco fotos das algas e anubias doentes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As fotos do estado das anubias:

gallery_14732_1576_4423971.jpg

gallery_14732_1576_4562141.jpg

gallery_14732_1576_1542270.jpg

gallery_14732_1576_437091.jpg

 

Não tenho nenhuma experiencia de plantados mas como é possivel plantas como a glosso e a tenellus estarem a espalhar tão bem e as anubias a apodrecer, alguem me explica? do que tenho pesquisado só me aparece rizomas enterrados e não é esse o caso!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, gosto bastante do teu layout e esse aquario entao de canto é lindo, é pena o problema das algas e das anubias e fetos.

Reparei que tens uma especie de fios brancos, algas, tanto nos vidros como em alguma plantas, eu tambem possuo o mesmo problema. Se houver alguem que saiba do que é que ajude, assim matam 2 de uma cajadada :)

Sera silicato na agua?? fertilizaçao excessiva??

 

Cump

Editado por Andre_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou ser apenas sincero, nunca achei piada aquarios de canto...

 

agora depois de ver o teu aqua passei a adorar!

 

Para além dos problemas das algas que acabas por resolver (usa ALGOVEC) vou seguir o teu aqua porque esta mesmo fixe xD

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Nuno!

vamos lá ver se todos te csg ajudar. :)

1 - isso de quando vemos a agua a sair do aquario a a espalhar-se pelo chão é mm o terror :). Panico completo! eehhehe mas pronto já está resolvido.

2- Algas. Teres andado a mexer no substrato devido aso problemas que tiveste. TPas nisso, duas semanais pelo menos.

3- Testes? so nitratos? um projecto tão bem pensado e dp n há testes? bang;) Mete lá os restantes parametros, principlamente fosfatos.

4- CO2? como isso vai? puxa por isso.

5 - Iluminação? tens 350l brutos, por volta de 300reais. Qual é a iluminação? nestes primeiros tempos (2-3 semanas) devias ter tido pouca iluminação as plantas ainda se estão a establecer. n será excesso de luz aliado a excesso de nutrientes na coluna de água?

6 - Fertilização. Dizes que vais começar um plano. Parece bem mas..cuidado as algas, começa a fertilização por baixo e vai aumentado gradualmente. Mede tb o consumo diário de Macros (nitratos e fosfatos) que estás a ter.

7 - Fauna...mais equipa de limpeza. JÀ!. (isto claro se verificares que o ciclo está completo, 0 de amónia e nitritos). Mais ottos, Caridina japonica (um batalhão) e uns quantos SAE. Alimentação para os meninos... 0. Eles que comam algas. De resto eu aguardava ate estabilizar as algas , as plantas e as fertilizações para inserires outro tipo de fauna.

8- Quanto ao melt das plantas...isso pode acontecer nos primeiros tempos..mas se as condições foram boas (como no teu caso tem tudo para ter), isso vai ao sitio em pouco tempo.

 

 

Abraços

Vasco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 - isso de quando vemos a agua a sair do aquario a a espalhar-se pelo chão é mm o terror :tapfoot:. Panico completo! eehhehe mas pronto já está resolvido.

 

É verdade, foi um inicio atribulado, nem quero pensar nisso.

 

2- Algas. Teres andado a mexer no substrato devido aso problemas que tiveste. TPas nisso, duas semanais pelo menos.

 

Mexi, remexi e voltei a mexer, problema resolvido quanto ás TPA'S tem sido 40-50% todos os dias da 1ª semana e agora de 2 em dois dias, ás vezes 3 mas não mais que isso.

 

3- Testes? so nitratos? um projecto tão bem pensado e dp n há testes? cabecadura;) Mete lá os restantes parametros, principlamente fosfatos.

 

É verdade, mas por mais que faças planos, falta sempre quaquer coisa, e vou-te confessar uma coisa, este aquario era inicialmente para tanganika mas por insistencia da maria passou a plantado ora os custos dispararam, de quaquer maneira estou á espera dos testes de KH, GH e PO4, será necessário mais algum?

 

4- CO2? como isso vai? puxa por isso.

 

Co2 é pressurizado com valvula solenoide, liga durante o fotoperiodo com uma bolha por segundo, mas tenho notado que não chega bem á extremidade do aquario.

 

5 - Iluminação? tens 350l brutos, por volta de 300reais. Qual é a iluminação? nestes primeiros tempos (2-3 semanas) devias ter tido pouca iluminação as plantas ainda se estão a establecer. n será excesso de luz aliado a excesso de nutrientes na coluna de água?

 

A iluminaçao são 234 watts, 1º ligam 156 watts durante sete horas e depois 78 watts quatro horas no meio da outras sete, a litragem real deve andar á volta dos 280 litros, poderá ser excesso de luz e nutrientes?

 

6 - Fertilização. Dizes que vais começar um plano. Parece bem mas..cuidado as algas, começa a fertilização por baixo e vai aumentado gradualmente. Mede tb o consumo diário de Macros (nitratos e fosfatos) que estás a ter.

 

sim o plano vou iniciar assim que tiver a gama completa da seachem mas com metade das doses recomendadas e com atenção aos fosfatos e nitratos.

 

7 - Fauna...mais equipa de limpeza. JÀ!. (isto claro se verificares que o ciclo está completo, 0 de amónia e nitritos). Mais ottos, Caridina japonica (um batalhão) e uns quantos SAE. Alimentação para os meninos... 0. Eles que comam algas. De resto eu aguardava ate estabilizar as algas , as plantas e as fertilizações para inserires outro tipo de fauna.

 

a nivel de fauna só mesmo a equipa de limpeza, os ciclideos anões e cardumes que tenho em mente só quando estiver tudo mais controlado, que quantidade de ottos, tenho 3 e sei que são poucos! SAE'S queria evitar, porque depois seria para retirar mas se for necessário avançam, e quanto aos camarões os caridina japonica são bastante caros, os red cherry não fazem o mesmo trabalho?

 

8- Quanto ao melt das plantas...isso pode acontecer nos primeiros tempos..mas se as condições foram boas (como no teu caso tem tudo para ter), isso vai ao sitio em pouco tempo.

 

Sim já tava prevenido para o melt das plantas e aconteceu com as balansae mas já tenho rebentos novos agora com as anubias é que não estava a espera nem li em lado nenhum.

 

desde já o meu obrigado pelas questões que me colocaste ajudam a fazer uma retrospectiva do que poderá tar mal.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui ficam umas fotos da flora que melhor se desenvove no meu aquario, As ALGAS

 

gallery_14732_1576_3260084.jpg

gallery_14732_1576_2711569.jpg

gallery_14732_1576_1626168.jpg

gallery_14732_1576_2955156.jpg

gallery_14732_1576_1542675.jpg

gallery_14732_1576_3819932.jpg

gallery_14732_1576_4322751.jpg

gallery_14732_1576_3255089.jpg

 

Será que algum dia isto vai desaparecer ?????????????

É que ainda tenho que levar com os amigos que vão lá a casa e não estão por dentro do hobby a fazerem comentários do tipo: mas a planta não é mesmo assim? olha que fica fixe com esses pêlos todos!

enfim so a mim!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui ficam umas fotos da flora que melhor se desenvove no meu aquario, As ALGAS

 

gallery_14732_1576_3260084.jpg

gallery_14732_1576_2711569.jpg

gallery_14732_1576_1626168.jpg

gallery_14732_1576_2955156.jpg

gallery_14732_1576_1542675.jpg

gallery_14732_1576_3819932.jpg

gallery_14732_1576_4322751.jpg

gallery_14732_1576_3255089.jpg

 

Será que algum dia isto vai desaparecer ?????????????

É que ainda tenho que levar com os amigos que vão lá a casa e não estão por dentro do hobby a fazerem comentários do tipo: mas a planta não é mesmo assim? olha que fica fixe com esses pêlos todos!

enfim so a mim!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

Antes de mais parabéns pelo Aqua e pelo Móvel. Estão Excelentes.

em relação às algas, não sou grande expert ainda mas parece-me normal porque tens muita luz.

Então para combater isso só vejo como solução ou diminuir o tempo de luz ou aumentar a equipa de limpeza, ottos, buzios, siamensis, etc...

 

abraço e continua

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ai que ai vai de alguedo=P

 

Tens feito as TPA's a tempo? Esse tipo de algas é normalmente resultado de excesso de nutrientes na água, provavelmente complexos Azotados, fosfatos, ou ferro.

 

Em principio TPA's de 10 a 20% semanais podem ajudar a controlar a coisa e a coisa ir ao sitio no espaço de semanas.

 

Estás a fazer CO2? Já não me lembro se disseste se tinhas ou não.

 

Caso a coisa seja recurrente então pondera a introdução de plantas de caule e crescimento rápido e +elo que vi tens poucas plantas de crescimento rápido, tenta meter mais algumas para elas te consumirem os nutrientes em demasia na água.

Assim umas Hetheranthera zosterifolia, ou Hygrophila polysperma que são grandes consumidoras de nutrientes dentro das de crescimento rápido não deixando os nutrientes e resultados da degradação da matéria orgânica acumular-se tão depressa.

 

Podes também arranjar umas caridinas japonicas para ver se elas te comem isso, é dito que elas gostam dessa alga, mas precisas de algumas, e de reduzir a quantidade de alimentação que lhes dás, pois tendo outras coisas para comer os camarões deixam as algas para comer restos de comida e lixo lol.

 

Dá uma espreitadela em http://www.guitarfish.org/algae está lá tudo muito bem explicado, causas e forma de controlar a coisa.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas algas pretas que parecem cabelos são faceis de retirar.

 

Perde 5 minutos por dia e retira-as com uma pinça. Senão acabam por te engolir alguma flora.

 

As equipas de manutenção não resolvem tudo, mas ajudam bastante.

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade, mas por mais que faças planos, falta sempre quaquer coisa, e vou-te confessar uma coisa, este aquario era inicialmente para tanganika mas por insistencia da maria passou a plantado ora os custos dispararam, de qualquer maneira estou á espera dos testes de KH, GH e PO4, será necessário mais algum?

 

por agora chega....mas os fosfatos está claramente em falta

 

 

Co2 é pressurizado com valvula solenoide, liga durante o fotoperiodo com uma bolha por segundo, mas tenho notado que não chega bem á extremidade do aquário.

 

Aumenta 2 a 3 bolhas por segundo

 

 

A iluminaçao são 234 watts, 1º ligam 156 watts durante sete horas e depois 78 watts quatro horas no meio da outras sete, a litragem real deve andar á volta dos 280 litros, poderá ser excesso de luz e nutrientes?

 

Devias ter começado com metade, na minha opinião, com apenas 156w e so agora começares a ligar as outras. mas pronto agroa ja está e se as plantas agora começam a reagir n vale apena estares a tirar

 

 

a nivel de fauna só mesmo a equipa de limpeza, os ciclideos anões e cardumes que tenho em mente só quando estiver tudo mais controlado, que quantidade de ottos, tenho 3 e sei que são poucos! SAE'S queria evitar, porque depois seria para retirar mas se for necessário avançam, e quanto aos camarões os caridina japonica são bastante caros, os red cherry não fazem o mesmo trabalho?

 

aqui era de avançar com pelo menos ai mais uns 7 ottos, n vão crescer e são irrequietos e fazem o sp o seu serviço. as C. Japonic n são assim tão caras um euro e pouco cada se souberes procurar. Podem n ser adultas mas elas crescem. SAE so mm se tudo com tudo o resto n for ao lugar, crescem e tornam-se preguiçosos, mas enquanto pequenos são maquinas incomparáveis.

 

 

Qt as tpas 2 por semana parece bem...mede bastante vezes os fosfatos e ntiratos antes e dp de tps e vai começando a fertilizar por baixo. Podes tb fazer como já disseram por provisoriamente umas H. polysperma para consumir nutrientes caso tenhas esse problema

 

 

Abraços Vasco

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gervas- é verdade a variedade que tenho de algas, obrigado pelo site.

Hugo Bernardo- as algas pretas são recentes mas tão bem fixadas já tentei retirar das folhas dos fetos e das cripto e veio um bocado da folha atrás, mas de qualquer modo , obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por agora chega....mas os fosfatos está claramente em falta

 

sim, é um facto, quando comprei o de nitratos deveria tambem ter comprado o de fosfatos, acabei por gastar á mesma e se calhar tinha-me apercebido do problema mais cedo.

 

 

Aumenta 2 a 3 bolhas por segundo

 

Pois, eu até mudei mas os ottos não acharam piada vieram logo para a superficie muito ofegantes, e dropchecker passou do verde para o amarelo, mas continuo a achar que o co2 não chega totalmente á outra extremidade do aquario, isto por que não vejo as bolinhas minusculas, estou certo? isto do aquario ser de canto tem destas coisas, ou seja tenho duas saidas de agua e vamos ver se chega!!!

 

 

 

Devias ter começado com metade, na minha opinião, com apenas 156w e so agora começares a ligar as outras. mas pronto agroa ja está e se as plantas agora começam a reagir n vale apena estares a tirar

 

pois se calhar foi um pouco de mais!!

 

 

aqui era de avançar com pelo menos ai mais uns 7 ottos, n vão crescer e são irrequietos e fazem o sp o seu serviço. as C. Japonic n são assim tão caras um euro e pouco cada se souberes procurar. Podem n ser adultas mas elas crescem. SAE so mm se tudo com tudo o resto n for ao lugar, crescem e tornam-se preguiçosos, mas enquanto pequenos são maquinas incomparáveis

 

já vem 10 amanha para se juntarem aos otros 3, quanto aos camarões estava mais inclinado para os red cherry, pois criam no aquario, não sei é se são tão eficazes como os outros? SAE não queria mesmo, só se não houver mais hipoteses.

 

 

Qt as tpas 2 por semana parece bem...mede bastante vezes os fosfatos e ntiratos antes e dp de tps e vai começando a fertilizar por baixo. Podes tb fazer como já disseram por provisoriamente umas H. polysperma para consumir nutrientes caso tenhas esse problema

 

Liguei para uma loja aqui perto, não tinham HZ mas tem polysperma, amanha já vou buscar, se a vivipara não resultar vou ter que arranjar outra solução mas isso fica para depois, agora a prioridade é estabilizar o aquario.

 

Um abraço e vai dando umas opiniões, são sempre bem vindas.

 

Nuno Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por agora chega....mas os fosfatos está claramente em falta

 

 

aqui era de avançar com pelo menos ai mais uns 7 ottos, n vão crescer e são irrequietos e fazem o sp o seu serviço. as C. Japonic n são assim tão caras um euro e pouco cada se souberes procurar. Podem n ser adultas mas elas crescem. SAE so mm se tudo com tudo o resto n for ao lugar, crescem e tornam-se preguiçosos, mas enquanto pequenos são maquinas incomparáveis

 

já vem 10 amanha para se juntarem aos otros 3, quanto aos camarões estava mais inclinado para os red cherry, pois criam no aquario, não sei é se são tão eficazes como os outros? SAE não queria mesmo, só se não houver mais hipoteses.

 

 

[

Nuno Oliveira

 

Olha lá cuidado com os ottos! São peixes bastante eficientes, e com esse numero + 10 rapidamente entrarão em inanição, porque o tanque é novo ainda e as algas que aí tens, eles não comem! Os ottos são sempre os últimos peixes a meter num tanque, de preferência com algumas semanas depois da montagem do tanque, e com bastantes plantas estabelecidas de forma a que haja algas suficientes para alimentar os teus animais. Nunca te esqueças que por cada compra de ottos alguns gajos na net dizem que 20% morre nas primeiras 4 semanas após a introdução no tanque, pois não encontram coisas suficientes para se alimentar... Terás que andar sempre a dar vegetais exteriores para eles comerem, o que suja e estraga a água, tens que fazer mais TPAs, e estás a criar mais problemas que resolves. Começa por poucos e vê a evolução, agora 7 de uma vez só? Isso é muito! Para um tanque com esse tamanho nunca poria mais do que 5, e mesmo 5 talvez fosse demasiado visto o teu aquário ainda não ser nem de perto nem de longe denso o suficiente para ter algas suficientes para esses ottos todos. Eu por exemplo tenho um tanque de 220litros, densamente plantado, e tenho apenas 3 Ottocinclus affinis+2 neritinas+6 Caridina japonica e mantêm a coisa razoavelmente limpa e por vezes lá tenho que lhes dar um suplemento pois os ottos andam com a barriga mais vazia. Um Otto com uma barriga cheia (zona abdominal aparece cheia) é um otto feliz=)

 

Para além disso os Ottos não te vão resolver o problema de Black Brush Algae que ai tens eles simplesmente nem lhe tocam. Para isso tens a Caridina japonica, e os SAE, os Ottos normalmente não tocam na BBA. Caridinas japonicas já podes comprar em maior quantidade pois são detritivoras, comem algas, e detritos (não deves abusar na quantidade de comida dos peixes se queres que elas comam algas).

 

Ou então pedes um SAE emprestado a alguém para te limpar a coisa=P

 

Agora Ottos nessa quantidade e para te resolver um problema de BBA nem vale a pena=(

 

PS edit: 13 ottos para um tanque desse tamanho é algo demasiado..... Tenta ir mais para os 4-5, ou os ottos passarão fome e morrerão=(

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Gosto muito do teu aqua, agora essas algas :sorry:

 

Na minha opinião o que devias fazer era diminuir para metade o fotoperiodo, tpas de 20% diárias ou de 2 em 2 dias, limpeza dos vidros, redução de comer e para imediatamente de meter fertilizantes para dentro.

 

Mas eu não percebo muito disto espera que venha um pro em plantados e te diga o que fazeres com esse alguedo, de qualquer maneira seja lá o que vais fazer faz rápido ou as algas vão-te destruir o aquário de vez...

 

Tenta resolver isso rapidamente senão podes começar a desmontar o aqua... :D

 

cumpz e boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gervas- não tinha essa ideia, pensei que para um aquario com 280 litros brutos a quantidade possivel de ottos fosse maior, até por que tenho lido nesse sentido, em alguns sites brasileiros até recomendam 1 otto por 15 litros, mas respeito os teus argumentos, as algas que tenho são BBA'S? no site que referiste não me pareceu! mas olha que algas é o que não falta no meu aqua, os vidros laterais e traseiros tem bastantes algas verdes onde os ottos raspam incansavemente! de qualquer maneira fica o alerta, obrigado.

 

Paulo Agra-tambem tenho pouca experiencia mas do pouco que sei reduzir o fotoperiodo é um retrocesso, TPA'S já faço, limpo o vidro frontal, comida nunca dei e fertelizantes é o que as plantas estão a necessitar para combater as algas, quanto a desmontar o aquario penso que é um dos erros mais frequentes de quem se inicia nos plantados mas temos que compreender que o aquario plantado precisa de tempo para maturar e que as algas as vezes desaparecem tal como apareceram, ou seja rapidamente, pelo menos assim espero.

Editado por nuno_79
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que 10 ottos no total não é exagerado... com o verdete que vi tanto nas rochas como nos vidros. N vão tocar nessas algas verde escuro que a meu ver não são BBa´s, as bba´s crescem em tufo a partir de um pé central.

Alem disso se vires que há pouco que comer um ou dois comprimidos para peixes de fundo com elementos vegetais complementa a alimentação (e não suja a agua nem obrigar a tpas extra). Como disse antes SAe são fixes e provavelmente vão comer essas algas mas também vão crescer 8-9cm ficar gordos feios preguiçosos.

 

Aproveita faz uma poda apenas para tirar as folhas seriamente afectadas com algas.

 

PS- o essencial a depreender é como vez ng é detentor de verdade absoluta. Tlv no meio ande a verdadeira virtude. Mas o essencialmente é cuidares dos parâmetros da água e fertilizações adequadas, os bichos estão ai apenas para ajudar.

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenta não pensar apenas no aqui agora, pensa que agora tens algas, mas e no futuro? Terás sempre essa quantidade de algas para alimentar tanto otto? O facto de teres agora diz que podes suportar mais ottos, mas há medida que o tanque estabiliza, e que consigas equilibrar os nutrientes e reduzir as algas no processo, os ottos sendo muito terão que competir entre si por alimentação e corres o risco de perder alguns deles.

Para além disso os ottos não são uma panaceia para todos os males, alguns tipos de algas eles nem lhes tocam, tenta arranjar uma equipa vegetariana diversificada, por exemplo uns caracois e uns camarões etc.

 

Quanto ao uso de pastilhas nem todos nós gastamos dinheiro nelas para alimentar os peixes de fundo... Os meus ottos, corys, pleco e kuhlis comem o que sobra da alimentação dos restantes peixes, assim como algas, não dou mais nada e vivem. Isso pastilhas é muito bonito, mas sai caro, quando já se dá dáfnias, tubifex, flocos, artémia liofilizada, e ocasionalmente carne fresca, adicionar mais um tipo de alimento aos fertilizantes e custos de manutenção do tanque é uma renda...Mais um bocado e trabalha-se só para alimentar a peixeirada, não pode ser, se a equipa de limpeza pode viver e comer de graça então que o faça, até porque o país não está para se andar a esbanjar cegamente=( A vida tá cara!

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Antes de mais... quero dar-te os Parabéns pelo projecto e pela partilha de fotos e narração passo a passo deste teu aquário.

Dá para perceber.. que fizes-te aqui um grande investimento... mas que agora... e devido aos problemas com as algas... estás um pouco desanimado.

É natural... mas por vezes... estes imprevistos acontecem.

No entanto... agora.. tens de ter calma.

Acima de tudo... não procures resolver rápidamente... aquilo... vai demorar algum tempo a resolver.

 

Se possivel... gostava que me respondesses a algumas questões:

 

-Sabes os valores de nitratos e fosfatos ?

-ph... kh e gh ????

-Qual é mesmo a litragem deste aquário ? Litragem util.

-Como é que é feita a circulação de agua neste aquario ? devido as suas caracteristicas e formato pouco "convençional"... não consegui perceber como "gira" a agua.

 

Existem 4/5 testes.. que deveras adquirir... que eu considero muito uteis para quem tem um plantado:

-ph,gh,kh,po4 e no3.

 

Sabendo estes valores... poderemos determinar os niveis de co2.... verificar se temos falta ou excesso de nutrientes(pelo menos os de macro-nutrientes) que são os mais importantes e fundamentais para termos um aquário isento de algas e equilibrado em termos de consumos. Verificar ainda se as caracteristicas de agua... estão de acordo com a flora. Quase toda a flora prefere agua ligeiramente acida e "macia".

 

Tentando advinhar os teus problemas com as algas.... parece-me que houve excesso de iluminação... pelo menos agora ao inicio... e ainda atendendo ao tipo de flora que tens... que regra geral prefere aquairos mediamente iluminados.

Depois... tenho algumas duvidas se a agua "roda" pr todo o aquário... e acredita... que havendo zonas mortas... tens sempre problemas.

Fala-se muito em "excesso de nutrientes"... mas eu vou mais para uma grande falta de "macro-nutrientes".

Por isso... saber os valores de po4 e no3 é fundamental.

 

Acho ainda... que deverias cortar,podar e remover manualmente todas as algas que conseguisses.

Cortar todas as folhas infectadas das anubias. Remover as folhas mais contaminadas pelas algas.

Introduzir uma equipa de 5 ou 6 sae jovens. Eu sei, que os sae tornam-se grandes e preguiçosos com o tempo.... mas sendo jovens e famintos... são os unicos que te vão comer essas algas. E depois... , sae`s a trabalhar em equipa... é um ver-se-te-a-vias... :D

 

Acima de tudo... mantem a calma... para já reduz o fotoperiodo... e testa os valores (po4 e no3).

A aplicação de excel dá tambem uma grande ajuda.

Vai actualizando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dá para perceber.. que fizes-te aqui um grande investimento... mas que agora... e devido aos problemas com as algas... estás um pouco desanimado.

 

E verdade foi feito um grande investimento, e o que era para ser um tanga passou a plantado, a altura de 60cm e a profundidade de 65cm tambem não ajudam na manutenção, mas enfim, agora é levar isto em frente.

 

É natural... mas por vezes... estes imprevistos acontecem.

No entanto... agora.. tens de ter calma.

Acima de tudo... não procures resolver rápidamente... aquilo... vai demorar algum tempo a resolver.

Sim, vou ter que ter muita paciencia com o aquario...

 

Se possivel... gostava que me respondesses a algumas questões:

 

-Sabes os valores de nitratos e fosfatos ?

-ph... kh e gh ????

-Qual é mesmo a litragem deste aquário ? Litragem util.

-Como é que é feita a circulação de agua neste aquario ? devido as suas caracteristicas e formato pouco "convençional"... não consegui perceber como "gira" a agua.

 

ph-6.5

kh- vou fazer á noite

gh- vou fazer á noite

no3- 0

po4- vou fazer á noite

 

280 litros uteis

 

a circulação é feita com duas saidas, ou seja um tubo na parte de trás que tem duas saidas uma manda agua para o lado direito do aqua e a outra para o lado esquerdo, no inicio só tinha a saida do lado esquerdo mas reparei que no lado direito a agua não circulava, ganhando uma espuma á superficie, agora vejo a agua a circular por todo o aquario, apesar de no meio , onde se juntam as duas correntes, vão-se acumulando algumas folhas que retiro sempre que vejo, a saida de agua para o filtro é na parte de tras junto ao tubo de entrada.

 

 

Existem 4/5 testes.. que deveras adquirir... que eu considero muito uteis para quem tem um plantado:

-ph,gh,kh,po4 e no3.

 

ph e no3 já tenho, os outros chegam hoje.

 

 

Tentando advinhar os teus problemas com as algas.... parece-me que houve excesso de iluminação... pelo menos agora ao inicio... e ainda atendendo ao tipo de flora que tens... que regra geral prefere aquairos mediamente iluminados.

Depois... tenho algumas duvidas se a agua "roda" pr todo o aquário... e acredita... que havendo zonas mortas... tens sempre problemas.

 

será que tenho zonas mortas, não me parece mas com o formato do aquario é bem possivel.

 

Fala-se muito em "excesso de nutrientes"... mas eu vou mais para uma grande falta de "macro-nutrientes".

Por isso... saber os valores de po4 e no3 é fundamental.

 

apesar de pouca experiencia com plantas tambem vou por ai, devo ter fosfatos a mais e nitratos claramente em defice, pois estão a zero!!!

 

Acho ainda... que deverias cortar,podar e remover manualmente todas as algas que conseguisses.

Cortar todas as folhas infectadas das anubias. Remover as folhas mais contaminadas pelas algas.

Introduzir uma equipa de 5 ou 6 sae jovens. Eu sei, que os sae tornam-se grandes e preguiçosos com o tempo.... mas sendo jovens e famintos... são os unicos que te vão comer essas algas. E depois... , sae`s a trabalhar em equipa... é um ver-se-te-a-vias... :thumbup3:

 

As folhas mais afectadas são as das balansae, já retirei umas quantas, não faz mal retirar todas as que estão afectadas?

as anubias nem lhes toco, estão a desfazer-se, o rizoma tá a derreter e as folhas a soltarem-se!

Lá vou ter que colocar uns sae, depois para os apanhar é que vai ser bonito!!!

 

 

Acima de tudo... mantem a calma... para já reduz o fotoperiodo... e testa os valores (po4 e no3).

 

Sim , respirar fundo e muita calma, reduzo o fotoperiodo para quanto? faço sete horas com 156 watts e no meio quatro horas com mais 78 watts, no total são 234 watts, achas que posso prescindir dos 78watts?

 

A aplicação de excel dá tambem uma grande ajuda.

 

Chega hoje com o resto dos fertilizantes.

Vai actualizando.

 

Sim , podem contar com actualizãções da miséria...

 

Obrigado

Nuno Oliveira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha lá cuidado com os ottos! São peixes bastante eficientes, e com esse numero + 10 rapidamente entrarão em inanição, porque o tanque é novo ainda e as algas que aí tens, eles não comem! Os ottos são sempre os últimos peixes a meter num tanque, de preferência com algumas semanas depois da montagem do tanque, e com bastantes plantas estabelecidas de forma a que haja algas suficientes para alimentar os teus animais. Nunca te esqueças que por cada compra de ottos alguns gajos na net dizem que 20% morre nas primeiras 4 semanas após a introdução no tanque, pois não encontram coisas suficientes para se alimentar... Terás que andar sempre a dar vegetais exteriores para eles comerem, o que suja e estraga a água, tens que fazer mais TPAs, e estás a criar mais problemas que resolves. Começa por poucos e vê a evolução, agora 7 de uma vez só? Isso é muito! Para um tanque com esse tamanho nunca poria mais do que 5, e mesmo 5 talvez fosse demasiado visto o teu aquário ainda não ser nem de perto nem de longe denso o suficiente para ter algas suficientes para esses ottos todos. Eu por exemplo tenho um tanque de 220litros, densamente plantado, e tenho apenas 3 Ottocinclus affinis+2 neritinas+6 Caridina japonica e mantêm a coisa razoavelmente limpa e por vezes lá tenho que lhes dar um suplemento pois os ottos andam com a barriga mais vazia. Um Otto com uma barriga cheia (zona abdominal aparece cheia) é um otto feliz=)

 

Para além disso os Ottos não te vão resolver o problema de Black Brush Algae que ai tens eles simplesmente nem lhe tocam. Para isso tens a Caridina japonica, e os SAE, os Ottos normalmente não tocam na BBA. Caridinas japonicas já podes comprar em maior quantidade pois são detritivoras, comem algas, e detritos (não deves abusar na quantidade de comida dos peixes se queres que elas comam algas).

 

Ou então pedes um SAE emprestado a alguém para te limpar a coisa=P

 

Agora Ottos nessa quantidade e para te resolver um problema de BBA nem vale a pena=(

 

PS edit: 13 ottos para um tanque desse tamanho é algo demasiado..... Tenta ir mais para os 4-5, ou os ottos passarão fome e morrerão=(

 

Eu tenho 10 Ottos no meu Aqua de 380 litros e nunca me pareceram com fome, desnutridos ou a lutar com comida.

E tenho uma iluminação média de Leds' nunca tendo tido ataques de algas (visiveis).

Mas eu sou apenas um Noob que vou aprendendo com vocês.

 

Abraços,

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas de novo.

 

Em relação a iluminação... eu optaria por agora... 7 horas a 156w. Esse pico que estás a fazer... fica para mais tarde.

Arrancas-te logo com uma grande quantidade de luz... tens uma grande quantidade de flora... que pode viver à média luz... e depois... não forneces-te os macronutrientes necessários... para as plantas viverem saudáveis. Alem de que, no inicio de uma montagem... as plantas ainda estão a adptar-se... sendo os consumos bastante reduzidos.

Tu próprio... afirmas que tens os nitratos zerados... portanto... começas logo a explicar porque razão tens algas.

 

Os sae... só te falei nesta equipa... porque acredita... fazem verdadeiros milagres. A decisão é tua... e sim... depois vais ter de apanha-los(com o auxilio de uma rede grande.. e alguma paciencia... tudo se apanha :( )... mas para combater esse alguedo... 6 sae jovens e famintos... são autenticas maquinas de destruição... e posso-te dizer que conheço verdadeiros milagres... operados por estes meninos. Mas tem de ser uma "equipa"... porque assim eles entram em competição... uns com os outros... empurram-se... e é sempre a devorar algas.

Atenção.... sae jovens e sem vicios... directamente da loja... :roflroll2: ... não vale a pena... colocares sae vindos de aquários de outros.

 

A fertilização.... acertar os macronutrientes... repor os valores de referencia... po4-0,5-1ppm, no3-5-10 ppm... acompanhar com adição de potassio.

Retirar e remover tudo o que for possivel... cortar...podar as folhas mais infestadas. Ou seja, evitar que o "virus" se alastre.

Uma planta doente... contaminada por algas... inverte o processo dos nutrientes... ou seja... em vez de consumir... liberta-os para a coluna de agua. Fazer tpa`s frequentes... pode ser tambem uma mais valia.

 

Resumindo... limpar e remover o que for possivel, Reduzir o fotoperiodo para os tais 156w... cerca de 7 horas diárias... acertar os macronutrientes(é o mais importante e fundamental). A equipa de limpeza(os sae).... e paciencia. Muita... não querer resolver numa semana... aquilo que pode demorar um mês... ou mais.

 

Se deres inicio à aplicação de excel... para acelerar o processo do combate às algas.... desliga os filtros 5 minutos antes.... injecta com uma seringa... nas plantas mais infectadas... e depois passados outros 5 minutos... liga novamente os filtros. Podes... caso querias... duplicar a dose. Faz uma aplicação diária.

 

Mas depois... coloca aqui os resultados dos testes.

 

Vai actualizando e vai ouvindo a opinião do pessoal que vai participando no teu tópico... pois como sabes... todas as opiniões

são validas.. e sendo isto um hobbie... existem diferentes métodos e formas de pensar. Compete a ti... julgar e acionar os meios que achares mais adequados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.