Aquario de canto- montagem por etapas...


nuno_79

Recommended Posts

Bem...estás mais do que bem encaminhado! Ajuda da melhor :dance:

 

Só aproveito para reforçar uma ideia do canito, n ponhas ja outra fauna, aproveita os SAE a trabalhar em pleno o mais possivel. Quando o problema das algas estiver resolvido e as fertilizações ja establizadas, ai sim introduz outra fauna e consequentemente alimentas as sardinhas. Eu tinha um que no fim ja comia à tona com se fosse um escalar :confused4:

 

 

Abraços

 

 

Ahhh e usa o quote, fica mais facil distinguir o que escreves daquilo que citas! :whocares:

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 194
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Bem...estás mais do que bem encaminhado! Ajuda da melhor :)

 

Só aproveito para reforçar uma ideia do canito, n ponhas ja outra fauna, aproveita os SAE a trabalhar em pleno o mais possivel. Quando o problema das algas estiver resolvido e as fertilizações ja establizadas, ai sim introduz outra fauna e consequentemente alimentas as sardinhas. Eu tinha um que no fim ja comia à tona com se fosse um escalar :

 

Ok, a fauna que pretendo vai aguardar... por enquanto vou-me divertindo com os SAE a arrancar filamentosas das plantas...

um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje ainda não realizei testes, mas em relação aos ultimos dois dias, o p04 etá estabilizado nos 0,25 ppm, o no3 é que está mais dificil pois apesar de num dia dosear 5ml e no outro 10ml o valor mantem-se nos 1 ppm quando faço os testes, posso aumentar para 15 ou 20 ml diários? ou será demasiado? o potássio tem sido a olho e sempre o dobro do que adiciono de nitratos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

So mais uma coisa, os red andam todos contentes pelo aqua, com grande á vontade... os caridina japonica nunca mais os vi... são mais exigentes nos parametros?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto aos caridinas já os avistei por entre as raizes... nem tudo corre mal neste aqua...

Editado por nuno_79
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto não está fácil... como não tenho visto grande subida nos nitratos, ontem depois dos testes após o fotoperiodo adicionei o dobro da dose de nitratos, ou seja 20ml de seachem nitrogen, hoje e como vou fazer uma TPA fiz outra vez os testes e para meu espanto tenho o nitrato no mesmo valor 1 ppm, se não houve fotoperiodo desde que adicionei os nitratos para onde é que ele foi??????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual é a marca do teste que usas ? já experimentas t fazer o teste com agua da torneira a ver se difere ? vê la nao va o teste tar marado ...

 

 

Não, o fornecedor a quem compro os testes é de confiança e já tinha feito os testes com agua da rede, será que o culpado é o meu filtro, faz 2000 litros por hora os 280 litros uteis do aqua?????????????

 

Os testes que uso são da ELOS.

Editado por nuno_79
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faz o teste antes da fertilização e 10 minutos depois da fertilização e vês se os valores alteram ou nao , se manter está marado.

 

Andar a fertilizar aquarios dessas litragens com fertilizantes de marca isso acaba de ser uma renda xd. :?

 

Fertilizantes de marca acho bons para aquarios abaixo dos 100 litros para quem nao queira ter muito trabalho, litragens superiores é muito mais barato adequirires os pós :wink:

 

Um frasco de Potassio é de semana a semana nao ? ;)

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faz o teste antes da fertilização e 10 minutos depois da fertilização e vês se os valores alteram ou nao , se manter está marado.

 

Andar a fertilizar aquarios dessas litragens com fertilizantes de marca isso acaba de ser uma renda xd. :?

 

Fertilizantes de marca acho bons para aquarios abaixo dos 100 litros para quem nao queira ter muito trabalho, litragens superiores é muito mais barato adequirires os pós :wink:

 

Um frasco de Potassio é de semana a semana nao ? ;)

 

É o que dá ser maçarico... estive a fazer as contas com a calculadora da seachem e fez-se luz... tenho andado a adicionar quantidades minimas dos macros, ou seja por exemplo nos nitratos para atingir os 5 ppm no meu aquario, preciso 74 ml de produto... portanto das duas uma, ou faço já as malas e preparo-me para o divórcio ou começo eu a comprar os pós.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há pois por isso é que disse que produtos de marca so para aquarios abaixo de 100 litros.

 

Para penicos de 50 a 60 litros ainda dura algo mais que isso já começa a doer na carteira e ver os ml a descer ;) , aquarios a serio só te safas mesmo com os pós, o que tambem cada vez mais anda complicado de se arranjar, se nao é trabalhar apenas para o sustentar :wink:

 

Daí que cada vez mais se vê as pessoas a dedicar-se aos aquarios lowtec derivado a se poder reduzir um pouco os consumos na flora e poupar mais uns trocos em produtos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há pois por isso é que disse que produtos de marca so para aquarios abaixo de 100 litros.

 

Para penicos de 50 a 60 litros ainda dura algo mais que isso já começa a doer na carteira e ver os ml a descer ;) , aquarios a serio só te safas mesmo com os pós, o que tambem cada vez mais anda complicado de se arranjar, se nao é trabalhar apenas para o sustentar :wink:

 

Daí que cada vez mais se vê as pessoas a dedicar-se aos aquarios lowtec derivado a se poder reduzir um pouco os consumos na flora e poupar mais uns trocos em produtos.

 

Mensagem recebida krypticall... os produtos são assim tão dificeis de arranjar?? vou tentar na rua da madalena ou mandar vir da horizonte aquatico.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mensagem recebida krypticall... os produtos são assim tão dificeis de arranjar?? vou tentar na rua da madalena ou mandar vir da horizonte aquatico.

 

Sem ser online cada vez está mais dificil sim, antes em quase qualquer farmacia se nao havia encomendava-se, agora já é muito dificil.

Potassio , calsio e magnesio arranja-se bem ainda , Nitratos e Fosfatos estao a deixar de vender.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem ser online cada vez está mais dificil sim, antes em quase qualquer farmacia se nao havia encomendava-se, agora já é muito dificil.

Potassio , calsio e magnesio arranja-se bem ainda , Nitratos e Fosfatos estao a deixar de vender.

 

ok, vai ser a morte dos aquarios plantados... pelo menos para os menos abastados...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Passei o fim de semana fora, mas contei com ajuda para adicionar os macros durante a minha ausencia, ontem quando cheguei fiz os testes:

 

ph-6,7

no3-5

po4-0,05

gh-3

kh-2( muito baixo, não? )

 

O que mais me saltou á vista foi as algas no musgo estarem avermelhadas mas penso que seja do ecxel, a glosso está a alastrar cada vez mais, de resto não noto grandes melhorias a nivel de algas, os SAE estão de greve!!!! é a moda em portugal...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

continua desregulado em termos de racio fosfatos/nitratos. A ver se csgs meter isso a 1:10 (1ppm de fosfatos, 10 ppm de nitratos) e ir vendo os consumos para ver o que tens de adicionar. O sae a n fazer serviço? à fome e a n comer algas? estranho.

 

è preciso paciencia :bs_quesexclaim: tens de atinar com os consumos e consequentemente com as fertilizações, ir retirando manualmente as folhas mais afectadas e o maximo de algas possivel.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

continua desregulado em termos de racio fosfatos/nitratos. A ver se csgs meter isso a 1:10 (1ppm de fosfatos, 10 ppm de nitratos) e ir vendo os consumos para ver o que tens de adicionar. O sae a n fazer serviço? à fome e a n comer algas? estranho.

 

Ontem depois do fotoperiodo:

 

no3-5

po4-1

 

hoje antes do fotoperiodo

 

no3-5

po4-1( no teste que faço, da ELOS, a cor correspondente a 1 é azul, mas o azul está cada vez mais forte, será que já ultrapassa 1 ppm?)

 

Tenho fertilizado de forma a aumentar de forma gradual, ainda não subi os nitratos mas lá chegarei, as algas parecem agora estagnadas e os SAE já começam a andar de volta delas, deve ser a fome a apertar... noto melhorias significativas, até as anubias que estavam em tão mau estado estão agora com novos rebentos...

Editado por nuno_79
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando montei o aquario a planta que escolhi para tapar as paredes laterais foi a eleocharis vivipara, acontece que por uma ou outra razão o efeito não foi conseguido, que planta aconselham para formar uma parede junto ao vidro? e que cresça pelo menos 40/50 cm.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva...

n correspondeu como? é normal que n esteja ainda no seu melhor, tens tido problemas com algas...isso agora vai demorar um tempinho até tudo se compor. Eu no meu caso com uma montagem que tem 3 semanas, a E Vivipara já se fartou de crescer e vai formar parede semelhante ao que tu pretendes, por isso acho que é uma questão de tempo até tu atingires exactamente isso.

 

Mas respondendo a tua pergunta, existem várias plantas que crescem bastante em altura. Tens por exemplo as valisnerias.

Vai ao site da Tropica e vê o catalogo de espécies que la têm. Tem as características de cada uma com dimensão, incluindo um desenho. Quando alguma te agradar mete o nome no google e pesquisa por fotos, para teres uma ideia mais real de como é a planta.

 

 

Abraços e força nisso que vai la..

vai postando noticias e fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando montei o aquario a planta que escolhi para tapar as paredes laterais foi a eleocharis vivipara, acontece que por uma ou outra razão o efeito não foi conseguido, que planta aconselham para formar uma parede junto ao vidro? e que cresça pelo menos 40/50 cm.

 

Epah, para fundo, praticamente todas as plantas caulescentes servem. No entanto depende do que queres exactamente. Se queres uma parede densa e cerrada, que não cresça demasiado depressa, nem demasiado lento, e que fica linda, aconselho Hemianthus micranthemoides. Não é das plantas mais exigentes, não te vai causar uma deplecção nutritiva da água como plantas como a HZ causam, e faz tufos altamente densos, que toleram podas severas, e voltam sempre á carga, é excelente planta de refugio para camarões e alevins quando está em tufos densos. Desvantagem é o facto de ser por vezes difícil de pegar em aquários novos, mas com um fundo fertil e umas pastilhas vai ao sitio. O que adoro nesta planta é o facto de quanto mais podada, mais densa se torna, e consegues podar os maciços desta planta de forma a adquirir praticamente qualquer forma, e olha que nem é planta que precise de podas frequentes.... Por outro lado gosta de luz com fartura, mas também se dá em luz mais mediana (cresce é devagar). De longe a planta que mais gosto actualmente para a parte de trás do tanque.

 

Para além dessa planta, tens as outras plantas de caule, as hygrophilas que ajudam a controlar os nutrientes no lugar, as Elodeas, que libertam compostos com propriedades algicidas na água, tens as limnophilas e as cabombas que também são lindas. As ludwigias que com as suas cores vermelhas dão um bom contraste a todo o restante verde. As althernantheras se lhes deres boas condições tornam-se boas plantas de parede.

 

Se gostares, tens também a Heteranthera zosterifolia (outra das minhas favoritas), que é uma planta linda que forma densos grupos nas laterais/plano posterior. No entanto requerem podas frequentes, luz com fartura, e nutrientes quanto baste. Tem um inconveniente para laguns aquários e algumas bolsas, em grupos grandes grupos, haja um plano de fertilização que as tenha consideração, pois esta é das plantas mais comilonas em termos de macros (N e P) que conheço....

 

E se fores dado aos musgos, por que não uma moss wall?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PTUGA tens razão, vamos dar tempo ao tempo, uma pessoa ve umas melhorias e começa logo a pensar em alterações, mas vamos com calma que os problemas ainda estão longe de ser resolvidos.

 

Gervas sim, conheço o catalogo da tropica, mas uma coisa é ver e outra é ter, mas tenho que dar razão ao PTUGA, dar tempo á vivipara e ver como fica, fiquei um pouco descontente com a planta pois em vez de crescer em altura como eu esperava, com cerca de 10 cm desatou a deitar novos rebentos que se soltam no aquario... enfim vamos ver como fica...

Obrigado pelas sugestões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem...o Gervas disse tudo. Se trocares alguma flora ele deu-te umas boas dicas.

Mas acho que mm essencial é dares tempo. Com calma, primeiro resolve os problemas com as algas, acerta as fertilizações..no fundo deixa maturar o aquário. Dp se por algum factor este n está a teu gosto ou com aquilo que idealizaste.... altera. Afinal a tua montagem é recente. bowdown

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.