Aquario de canto- montagem por etapas...


nuno_79

Recommended Posts

É altura de concentrar tudo num tópico só sobre a montagem do meu aquario de canto, tem sido por etapas e tem-se revelado uma tarefa complicada, por um lado o investimento é consideravel, por outo lado as pessoas quem tem contribuido nem sempre tem a disponibildade que eu gostaria, mas as coisas vão andando, devagar, mas vão... tem um lado positivo , há mais tempo para ponderar as coisas.

Sendo assim aqui fica um resumo do que ficou para trás e do que pretendo fazer:

 

Aquario feito pelo Ricardo da AQUAVITRO- 150cm de frente, 90 cm de laterais, 26 de vidro traseiro e 60cm de altura com tampas em vidro- 348 litros brutos.

Estrutura feita pelo Tiago da AQUAVITRO.

Revestimento da estrutura em madeira pelo Pedro Valente da VADISIGN.

Filtro da sun sun hw304B- 2000litros por hora com UV de 9 W

 

 

gallery_14732_1576_1605038.jpg

Não liguem á sujidade do vidro(foi no dia em que chegou, a pressa das fotografias e as várias mãos que o levaram para o 1 andar deu nesse estado...)Já está a brilhar.

 

Nova etapa-calha de iluminação feita na aquaeden e acabada por mim e pelo Pedro Valente.

gallery_14732_1576_331591.jpg

 

Ficou logo outra coisa, ainda há muito para fazer mas fiquei contente com resultado.

mais umas fotos:

 

com as luzes ligadas:

gallery_14732_1576_2632524.jpg

gallery_14732_1576_1122539.jpg

gallery_14732_1576_767900.jpg

 

com as moonlight:

gallery_14732_1576_888420.jpg

gallery_14732_1576_4194422.jpg

 

Agora falta o resto, e não é tão pouco quanto isso, mas meti na cabeça que só quando tiver tudo o que pretendo é que avanço, já existem tantas variaveis e condicionantes que a pressa só iria trazer maus resultados, fica agora a faltar um -sistema completo de co2 de 2 Kg, um substrato de qualidade, um aquecedor exterior.Depois há as pequenas coisa como forrar o tampo com corticite de 4mm e colocar no espaço que existe entre a parede e o aqua umas placas de esferovite com vinil ou pintadas a preto(levando depois umas peças em madeira que vão fechar esse espaço), finalizando depois com orla á cor do móvel todo o aquario(para tapar o silicone preto)

 

E assim aqui fica o estado da situação... vamos ver quanto tempo mais irá levar para concluir este projecto!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 194
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Obrigado pelos comentários, assim que tiver novidades vou colocando fotos.

Espero que já não falte muito... isto de se esperar pelo aquario montado tem que se lhe diga...um dia estou mais inclinado para ciclideos africanos, noutro já são os ciclideos americanos que me fascinam, depois os plantados e por ai fora... se correr bem, acho que não ficar só por este aquario... mas vamos ver, em prencipio terá bastantes plantas para justificar a calha, o que me assusta são os 60cm de altura e os 65 de profundidade para podas e retoques não é o mais pratico mas com gosto tudo se faz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Muitos parabens pela montagem. Está fantastica !

Tambem queria uma :P

Umas opiniões minhas, se não te importares claro :D

Uns altuns e uns casais de ciclideos anões com um granda cardume de tetras bem escolhido, ADORAVA! Ainda podes ter uns discus se quiseres

Esse aquario tem um grande potencial, com ele podes-lhe fazer muitas coisas :D

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só mais uma questão em jeito de desafio para o pessoal do forum, como fazer o layout de um aquario de canto bastante plantado? é que nas minhas pesquisa não tenho encontrado nada parecido com o meu no que toca a plantados! compreendo que não seja o formato mais funcional mas tambem acredito que se consegue fazer algo especial! fica o desafio e desde já o meu obrigado. :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só mais uma questão em jeito de desafio para o pessoal do forum, como fazer o layout de um aquario de canto bastante plantado? é que nas minhas pesquisa não tenho encontrado nada parecido com o meu no que toca a plantados! compreendo que não seja o formato mais funcional mas tambem acredito que se consegue fazer algo especial! fica o desafio e desde já o meu obrigado. :D

 

É ao teu gosto, claro que podes aceitar opiniões e concretiza-las à tua maneira.

Podes optar por uma planta fina atrás, que cresça muito e que se torne mais densa, e à frente tens várias echinodorus.

Podes também por glosso, aquela relva que agora esquecime do nome, bastantes troncos a criar raizes ( de cima para baixo ).

Dou-te um concelho, vai ao aquario vasco da gama.. lá deves esclarecer as tuas ideias :D

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Muitos parabens pela montagem. Está fantastica !"

 

Obrigado

 

"Tambem queria uma"

 

Ve lá no que te metes!!! estou a brincar, há alturas complicadas mas está a dar muito gozo , se calhar por avançar tão lentamente.

 

"Umas opiniões minhas, se não te importares claro"

 

Claro que não, até agradeço a ajuda do pessoal.

 

"Uns altuns e uns casais de ciclideos anões com um granda cardume de tetras bem escolhido, ADORAVA! Ainda podes ter uns discus se quiseres "

 

boa escolha, altuns sõ peixes fantasticos apesar de ter que ter cuidado ao escolher os tetras para não servirem de petisco.. os discus são discus ou o rei dos aquarios como alguem disse um dia.

 

"Esse aquario tem um grande potencial, com ele podes-lhe fazer muitas coisas"

 

Vamos ver o que sai daqui, vontade não me falta, agora dúvidas são mais que muitas...

Editado por nuno_79
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda no outro dia, vi aqui um topico de alguem a pedir ajuda para escolher um cardume original.

Pois bem, tens tetras grandes e pequenos, que formam cardumes compactos e menos compactos.

Tenta imaginar o teu aquario quando estiver pronto, com os peixes que mais gostares e com as plantas que mais gostares. Depois, é so teres força de vontade para acabar o aquario :D simples, mas dá trabalho :D

Se te puder esclarecer em alguma, tás a vontade.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda no outro dia, vi aqui um topico de alguem a pedir ajuda para escolher um cardume original.

Pois bem, tens tetras grandes e pequenos, que formam cardumes compactos e menos compactos.

Tenta imaginar o teu aquario quando estiver pronto, com os peixes que mais gostares e com as plantas que mais gostares. Depois, é so teres força de vontade para acabar o aquario :) simples, mas dá trabalho :P

Se te puder esclarecer em alguma, tás a vontade.

 

Cumps

 

Obrigado pelas dicas... vou pensar... já que as coisas vão avançando lentamente... aproveito para pensar(e sonhar).. mas qualquer sugestão ou ajuda para a escolha de um layout num aquario de canto(com muito verde...das plantas) será bem vinda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá vizinhança (trabalho no Casal do Marco...lol),

Como recentemente tanbem andei nessas andanças,consigo perceber aì muito cacau gasto e sim...,está com um design muito atractivo,mas muito pouco practico,repara se optares por um plantado,até te vais passar na altura das podas,o meu só tem 50cm de altura e já custa um bocadinho,com 65cm de altura e com traves Francesas a "ajudar"...espero que tenhas 2m de altura e os bracitos assim pró grandito.

Eu parece-me que uma boa opção,seria um aqua de ciclideos Africanos,talvez um biotopo do Lago Tanganyika,com uma decoração á base de rocha,claro que um salgado tanbem é uma opção,mas aì é preciso ver se tens conhecimentos pra isso e claro se estás disposto a investir umas massas valentes em equipamentos que não tens e depois em RV,invertebrados,peixes etc,etc...,não há duvida que um salgado ia ficar...salgado(€€),mas ficava lindo.

Tens varias possibilidades,pondera tudo muito bem antes de avançares e tenta precaver todo o tipo de situações,nomeadamente a facilidade na manutenção e limpeza de filtros mangueiras etc,torneirazinhas duplas dão um jeitão por ex..

Boa sorte com esse projecto e vai postando os progressos.

Abraço.

Editado por Luis carrilho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá vizinhança (trabalho no Casal do Marco...lol),

Como recentemente tanbem andei nessas andanças,consigo perceber aì muito cacau gasto e sim...,está com um design muito atractivo,mas muito pouco practico,repara se optares por um plantado,até te vais passar na altura das podas,o meu só tem 50cm de altura e já custa um bocadinho,com 65cm de altura e com traves Francesas a "ajudar"...espero que tenhas 2m de altura e os bracitos assim pró grandito.

Eu parece-me que uma boa opção,seria um aqua de ciclideos Africanos,talvez um biotopo do Lago Tanganyika,com uma decoração á base de rocha,claro que um salgado tanbem é uma opção,mas aì é preciso ver se tens conhecimentos pra isso e claro se estás disposto a investir umas massas valentes em equipamentos que não tens e depois em RV,invertebrados,peixes etc,etc...,não há duvida que um salgado ia ficar...salgado(€€),mas ficava lindo.

Tens varias possibilidades,pondera tudo muito bem antes de avançares e tenta precaver todo o tipo de situações,nomeadamente a facilidade na manutenção e limpeza de filtros mangueiras etc,torneirazinhas duplas dão um jeitão por ex..

Boa sorte com esse projecto e vai postando os progressos.

Abraço.

 

Há muita gente com este bichinho aqui para os nossos lados...

Agora respondendo ao teu comentário por partes:

-Muitos euros gastos, tenho conseguido convencer a maria...

-O meu receio é a funcionalidade do aquario, pois para convencer a maria, inicialmente, foi com plantados que ela começou a achar graça a ideia...

-o aquario tem 60cm de altura(menos, com o substrato)e não foi por falta de aviso do Ricardo da aquavitro mas para ganhar uns litros foi assim que decidi, agora não há nada a fazer...

-não tenho 2 metros... mas dava jeito...posso é pendurar o meu filho lá dentro...

-adoro africanos... mas a maria ficou encantada com as plantas e nem quer ouvir falar em calhaus...tem como argumento que é a entrada da nossa casa... enfim vamos ver se em vez de plantas não tem um algario...

-Salgados não...apesar de os achar lindos... enfim manias...

-tenho ponderado muito, até de mais... mas vai ficar sempre alguma coisa esquecida...as torneiras e que já nao me esqueço e o jeito que elas dão.

 

Obrigado e com o projecto que tens não te admires se eu te chatear com algumas questões... um abraço...e só mais uma coisa, tempo é o que não me falta para fazer as manutenções do aquario, nesse aspecto tou muito bem...

-

Editado por nuno_79
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

tb querooooooo :´(

 

Elucida-me uma coisita....

Esses tubos que se veem sao a entrada e saida de agua para o filtro?

Se sim, como é que se conseguem limpar se entupirem com alguedo excessivo?

 

cps

[C4]

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

tb querooooooo :´(

 

Elucida-me uma coisita....

Esses tubos que se veem sao a entrada e saida de agua para o filtro?

Se sim, como é que se conseguem limpar se entupirem com alguedo excessivo?

 

cps

[C4]

 

Boas

Sim, os tubos que vês são os tubos do filtro e ainda não tinha pensado nisso mas penso que com um escovilhão se consiga limpar durante as manutenções com o filtro desligado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A entrada e saida de agua tem valvulas para fechares durante a manutenção?

Vai levar as praticas torneiras, que facilitam em muito as manutençoes dos filtros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

Então o pessoal do aquascaping!!! ninguem dá umas ideias para este formato! é que tenho visto muitos dos vossos (espetaculares) trabalhos mas sempre em aquas rectangulares, tenho pensado em colocar uma grande ilha ao centro e depois um espaço aberto na frente, o que acham, estou a sentir-me um pouco limitado com este tipo de aquario, venham dai umas ideias!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epah tu desse aquário podes fazer algo brutal, como o próprio aquário já de si é em V podes dar uma profundidade á coisa linda.

 

Isso quer é moitas no fundo e um pouco das laterais.

 

Depois um mega tapete nessa parte frontal junto ao vidro ficava brutalissimo.

 

No meio é umas pedras ao teu gosto, mais uns troncos e claro, plantas de média altura , que não tapem as moitas de trás.

 

Estás a imaginar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás a imaginar?

 

Tou a imaginar, passo os dias a imaginar...isto da ansiedade é complicado...

a minha ideia passava por aí mas como o pessoal do aquascaping tem umas quantas regras de ouro , por exemplo põr o ponto central mais a esquerda,etc, queria uma opinião dessa vertente, quanto ao aquario tou seriamente a pensar desactivar a saida e entrada através do mesmo é que está a condicionar-me em termos da profundidade que gostaria de dar, ou seja tenho 6/7 cm na saida o que acho pouco para desnivelar e dar profundidade ao layout.

Obrigado pela tua opinião, um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha tive a fazer uma pesquisa para ti.

 

Vê isso

 

http://scape-it.blogspot.com/2009/07/como-...ovo-layout.html

 

http://scape-it.blogspot.com/2008/09/tipos-de-layout.html.

 

E procura mais acerca de montagem do aquário, layouts, regras de ouro, etc.

 

O google tem de tudo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O google tem de tudo.

 

è verdade, é preciso é procurar com as palavras certas, mais uma vez obrigado, já fiquei com umas ideias...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O google tem de tudo.

 

 

è verdade, é preciso é procurar com as palavras certas, mais uma vez obrigado, já fiquei com umas ideias...

 

Experimenta procurar também em Inglês :rolleyes:

 

e não tens nada de aque agradecer banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, mais uma semana, mais uns promenores que vão ficando concluidos, toda a estrutura em madeira do aqua está acabada, a corticite com 5mm já está colocada e já tenho encomendado o substrato fertil da ada e o aquasoil amazonia II, o sistema de co2, as torneiras duplas e um aquecedor externo de 300W, fica a faltar escolher e encomendar as plantas, depois penso que vá avançar com o que falta do projecto.

 

Aqua ficam alguns dos promenores que foram acabados:

 

A corticite usada:

gallery_14732_1576_2859124.jpg

 

Uma foto que encontrei num tlm, do inicio(vejam a diferença que um aqua faz num canto morto ...)

gallery_14732_1576_33676.jpg

 

As placas de esferovite que tinha falado e que ainda vão ser forradas com vinil preto:

gallery_14732_1576_4098509.jpg

 

Os acabamentos com orla:

gallery_14732_1576_261217.jpg

 

Áquario pronto(acho que ficou engraçado):

gallery_14732_1576_417049.jpg

 

Uma fotos dos troncos que comprei na NATURPETS:

gallery_14732_1576_3041266.jpg

 

Mais uma foto do aqua com as luzes ligadas:gallery_14732_1576_2377226.jpg

 

E por agora chega de fotos, acho que no geral ficou bom, falta ainda colocar 9 tomadas no interior do movel mas ainda não sei se vou usar calha tecnica ou uma caixa em madeira, depois coloco fotos.

 

Alguem tem ideia de qual será a melhor maneira de disfarçar os fios que vem da calha suspensa e ficam visiveis quando a mesma se encontra mais alta?

 

Assim que tiver novidades coloco fotos, um abraço

Nuno Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.