Aquario de canto- montagem por etapas...


nuno_79

Recommended Posts

A fauna é que está excessiva; faz uma pequena a conta ao tamanho dos bichos em adulto e vê quanto dá cm peixe/litro. Uma pequena tolerância tudo bem (dependendo da fauna em questão e o meu é exemplo disso) mas aqui está muito acima.

 

Sim, se for pela regra do cm peixe/ litro és capaz de ter razão, mas essa é uma das ideias que já foi bastante discutida aqui no forum e na minha opinião vale o que vale, não quero com isto dizer que estas errado e eu certo, só penso que a maior parte dos peixes que tenho são de pequeno porte e em relação aos escalares vieram oito(o outro foi de oferta) para precaver qualquer acidente de percurso, mas claro que quando forem grandes e espero mantê-los a todos, vou ter que pensar em montar o aquario de metro que tenho noutra divisão pois 2/3 casais deve ser o máximo que o meu aquario permite, mas vamos ver como as coisas evoluem, até lá vou seguindo com as religiosas trocas de agua semanais que chegam a ser de 50/60 %, o filtro que tenho tambem tem uma boa capacidade de matérias filtrantes, vamos ver como as coisas correm.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 194
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

viva...isso compos-se. Está muito bom! o escalares são brutais. :flick_tongue:

 

Relativamente às plantas, se fazes essas tpas semanais podes carregar um pouco mais na fertilização.

 

Abraços

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem grandes novidades, hoje vai ser o ultimo dia de tratamento com esha hexamita, pelo sim pelo não desparasitei os escalares, andavam com umas fezes esquesitas e um deles tinha uns pontos negros que agora estão a desaparecer, se bem que não sei se é coloração do proprio peixe ou algum parasita, em relação a temperatura tambem consegui estabilizar nos 26 º, reduzi no termometro para 24º e levantei ligeiramente a calha.

 

Aqui ficam umas fotos gerais do estado das coisas( desculpem a qualidade)

 

gallery_14732_1576_1268743.jpg

 

gallery_14732_1576_798114.jpg

 

gallery_14732_1576_954509.jpg

 

 

e umas dos meus meninos:( já agora, são juvenis mas já mostram a sua personalidade, 1º conseguiram que os cardinais funcionassem como cardume, coisa que não acontecia é vê-los de um lado e os cardinais do outro ou então quando se cruzam os cardinais metem uma a baixo e aceleram pelo meio dos escalares, lindo, só visto! 2º agem como um gang, sempre juntos a patrulhar o aquario, até os physas levam bicadas á sua passagem...)

 

gallery_14732_1576_243327.jpg

 

gallery_14732_1576_360893.jpg

 

Vejam a cara de mau...

 

gallery_14732_1576_1073308.jpg

 

Agora que coloco as fotos reparo que já mais peixes apresentam as tais pintas pretas, alguem sabe do que se trata:

 

gallery_14732_1576_193712.jpg

 

As tais pintas aqui bem visiveis , serão parasitas ou pigmentos que os peixes vão ganhando?

 

gallery_14732_1576_1445673.jpg

 

Hoje se tiver tempo vou tentar tirar umas fotos melhores e quando puder vou actualizando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As pintas pretas fazem parte da coloração ou pigmentação da estirpe em causa. É normal. Tenho alguns escalares dessa estirpe, e todos tem esses "sinais", uns mais outros menos.

 

Ok, fico mais descansado pois se são só pintas do proprio peixe no problem, quando puder coloco umas fotos, tão a crescer e a ganhar umas cores á maneira, vieram dar nova vida ao aqua ou por outro lado são a vida deste aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, fico mais descansado pois se são só pintas do proprio peixe no problem, quando puder coloco umas fotos, tão a crescer e a ganhar umas cores á maneira, vieram dar nova vida ao aqua ou por outro lado são a vida deste aquario.

 

 

Boas Nuno... Ainda bem que tas a gostar... :idea: Sem duvida que são lindos..

 

Já está é na hora de " botares " umas fotos..

 

Cumps,

 

Angelo

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os teus escalares são Altum Peruensis? ou zebra lace?

 

Boas, foram trazidos por amigos, no sitio onde foram comprados disseram que os pais eram selvagens, só sei que são lindos... agora peruensis acho que não! pelo que pesquisei parecem-me escalar silver ou seja é o mais parecido com o que se vê na natureza.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno... Ainda bem que tas a gostar... :idea: Sem duvida que são lindos..

 

 

obrigado pela escolha, tão cada vez mais bonitos a cada dia que passa...

 

Já está é na hora de " botares " umas fotos..

 

è verdade, apesar de pouco jeito nessa área quando puder coloco, mas não tenho andado com cabeça para isso, tou com um problema nos niveis de no3, com o teste da elos que tinha dava-me sempre zero ou pouco mais, hoje comprei um da API dá-me 160 ml, vai do oito ao oitenta, o esquesito é que com estas concentrações já nao devia ter peixes ou eles sobrevivem a esta enormidade? e quanto a algas continuam as green spot como vistes no dia que passaste cá por casa, estranho, muito estranho toda esta situação.

cump

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Altuns?! Nem pensar... São Zebra...

 

Atenção que altuns peruensis não é o mesmo que altum verdadeiro... e os que possuo não são zebra nem peruensis mas sim silver ou prateado, tem 4 riscas pretas ao contrário dos zebra que possuem mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Já não vinha ao forum á algum tempo, a minha vida profissional sofreu alterações a nivel de local de trabalho, estando agora mais longe, menos vezes em casa e logo, menos disponibilidade para o hobby, sendo assim e como já rrecebi mensagens a perguntar se tinha terminado o projeto e desmontado o aquario, a minha resposta é não, se bem que agora o meu papel resume-se as religiosas TPA´S semanais, sendo que é a minha esposa a alimentar e colocar os fertilizantes na minha ausencia, estando o aquario em piloto automático durante a semana, a fauna mantem-se com exceção a uns bebados que a minha esposa achou engraçados e comprou na minha ausencia, ficam bonitos no aquario mas penso que o aquario já tem peixes sufecientes para a filtragem do mesmo, é que os escalares são umas autenticas máquinas de _ _ _ _, como só vejo o aquario de tempos a tempos, noto bem o crescimento dos escalares, tenho alguns já com 11/12 cm, as plantas vão se aguentado como podem, tenho tido o aquario a 30º, eu que não optei por discus para não aumentar a temperatura, tem aparecido umas ciano junto ao substrato, mas coisa pouca, aqui ficam umas fotos com a qualidade possivel:

 

gallery_14732_2475_694466.jpg

 

gallery_14732_2475_372910.jpg

 

gallery_14732_2475_491835.jpg

 

gallery_14732_2475_282111.jpg

 

gallery_14732_2475_1277629.jpg

 

gallery_14732_2475_937193.jpg

 

gallery_14732_2475_1106643.jpg

 

gallery_14732_2475_562733.jpg

 

A meio de setembro vou estar de férias, se tiver coragem, retiro tudo o que está dentro do aquario e faço uma remodelação na floresta em que se tornou este aquario, é que os escalares precisam de espaço para nadar... mas só se tiver coragem para isso...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Ontem, após a TPA semanal tirei umas fotos, aqui ficam:

 

 

A selva que para aqui vai, muito graças ao amigo Canito, as valisnérias que me ofereceu espalham-se por todo o aquario e a uma velocidade que só vendo...

gallery_14732_2475_582736.jpg

 

outra perspectiva:

 

gallery_14732_2475_844942.jpg

 

e os meninos dos meus olhos:

 

gallery_14732_2475_456933.jpg

 

gallery_14732_2475_1080586.jpg

 

gallery_14732_2475_1061478.jpg

 

gallery_14732_2475_34956.jpg

 

gallery_14732_2475_1371478.jpg

 

E dentro dos meus meninos tenho o meu preferido, está lindo, mas só vendo ao vivo pois o fotografo é fraco e a fotografia não faz justiça a beleza deste peixe:

 

gallery_14732_2475_1262866.jpg

 

gallery_14732_2475_1088836.jpg

 

gallery_14732_2475_298392.jpg

Editado por nuno_79
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
  • 2 meses depois...

Após algum tempo sem postar aqui no forum, ficam umas fotos de como está o aquario, após uma valente poda e retirada de algumas plantas, aproveitei tambem para retirar os SAE que estavam enormes, e tenho tentado sem sucesso, retirar as corys, acho-lhes graça, mas misturam-me o aquasoil com a areia, sendo assim a minha ideia é colocar plantas diferentes das que tinha e adequar o aquario aos escalares, mais a nivel de fauna pois tinha muitas especies,alem dos SAE sairam tambem 12 neons chineses, vou manter os cardinais, nariz de bebado, tetra limão, os altispinosa e claro os escalares que estão enormes, mas ficam as fotos...

 

no geral:

 

gallery_14732_2475_147702.jpg

 

gallery_14732_2475_1203012.jpg

 

gallery_14732_2475_476121.jpg

 

gallery_14732_2475_776887.jpg

 

gallery_14732_2475_688735.jpg

 

gallery_14732_2475_527625.jpg

Editado por nuno_79
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ainda vai sofrer alguns arranjos em relação á flora, tenho umas valisnerias spiralis num dos lados que não se tem dado muito bem no aquario, ainda tenho que pensar no que fazer com elas.

 

os meus altispinosas, quando foram comprados, eram ainda juvenis e nada apelativos, mas com o tempo foram ganhando estas cores espetaculares, para mim foram uma boa surpresa, tanto nas cores como no comportamento, recomendo, só tenho pena de serem dois macho, acho eu.

 

gallery_14732_2475_1363151.jpg

 

aqui, ainda estava um dos SAE no aqua, e vê-se um ramirezi por cima...

 

gallery_14732_2475_107120.jpg

Editado por nuno_79
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação á flora, alguem tem ideias de que plantas colocar para a parte intermédia, sem tirar espaço para os escalares nadarem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho dezenas de especies para se meter ai... Especialmente coisas não verdes! Esse aquário está meio mortiço..Pouco contrate=P E a meu ver muito poucas especies de plantas de estaca... Isso precisa de muitas estacas... Espaço para os teus escalares...Isso é questão de podares as plantas á maneira que dê mais jeito a eles. Não te esqueças é de que os escalares vivem bem em espaços apertados, quero eu dizer, onde há muita planta, e a sua forma corporal é disso um testemunho...

 

Outra forma excelente de aumentares uma aspecto mais luminoso para o teu tanque é introduzires peixes com uma coloração mais quente. Por exemplo um cardume de serpaes ia cair ai que nem ginjas doces...E constratar com os Cardinais...

 

Em termos de flora, e assim de cabeça tens muita coisa que ia aí fazer uma brilharete, e criar um alegre contraste com os verdes que ai tens... Althernanthera reinickii, Rotala sp. Pink, Ludwigia glandulosa, L. arcuata, Ludwigia repens e Ludwigia palustris, Proserpinaca palustris, Rotala Walichii, Cryptocorine wendtii brown, Lysimachia nummularia aurea (linda planta a dar para o Dourado), Hemianthus micranthemoides (altamente versatil, tanto planta de plano posterior, médio, e anterior, pode ser cortada para ter as dimens~oes que quiseresm até para fazer tapete...), Lobelia cardinalis (linda planta, que requer muito pouca manutenção pelo seu crescimento lento), Myriophillum tuberculatum e M. mattogrossense... As escolhas são quase infindaveis...

Ou então se gostares de algo mais a dar para o nenufar podes ir para as Tiger lotus...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gervas, obrigado pelas ideias que destes, mas queria algo mais simples a nivel de flora, ou seja, o meu aqua tem 60 cm de altura e 65 de profundidade, a nivel de podas e re-plantações torna-se complicado, a calha que tenho tem apenas 2 lampadas de 54 e 2 de 24 Watts ligadas, tenho ainda mais duas de 39 que nunca ligo, isto para 300 litros de agua, sinto que a nivel de luz podia puxar mais pelas plantas, mas com a actual flora não é precisso tanta luz, pois resume-se a echinidorus, valisnerias e anubias, vou ver que tipo de plantas de pouca manutenção irei adicionar ao aquario...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.