Aquario de canto- montagem por etapas...


nuno_79

Recommended Posts

Mais uma vez fiz os testes e o po4 está a 1 ppm, quanto ao no3 está acima dos 5 mas ainda não chega aos 10 ppm, enfim lá chegará... agora quanto aos SAE... tenho que me render... são umas verdadeiras máquinas de comer algas, é verdade que acertei os macros e retirei as folhas mais afectadas, mas mesmo assim é um regalo ve-los de volta do mugo á procura de algas, recomendo vivamente, até se empurram uns aos outros, o que a fome faz...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 194
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Os valores de macros estão presentes... e isso é o que interessa.

Luz qb... , algum co2, os sae a trabalhar... e as algas vão começar a desaparecer.

 

E umas fotos.... ?????

Acho que todos gostavamos de ver a evolução... :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os valores de macros estão presentes... e isso é o que interessa.

Luz qb... , algum co2, os sae a trabalhar... e as algas vão começar a desaparecer

 

Já estão a desparecer a olhos vistos, mas os SAE tem sido verdadeiras máquinas de destruição.

 

E umas fotos.... ?????

Acho que todos gostavamos de ver a evolução... :P

Amanha vai haver uma TPA das grandes, depois coloco fotos.

 

Tenho umas dúvidas em relação á flora:

 

- as blyxas estão a ser engolidas pelas tenellus, será benéfico podar as tenellus ou passar as blyxas para outro sitio?

 

- os fetos estão a largar dezenas de novos rebentos, deve ser bom sinal mas esteticamente fica um pouco feio ver as raizes a sairem dos esporos nas folhas, replanto os rebentos e retiro as folhas mais velhas?

 

- a glosso, está bonita mas começa a passar por baixo da tenellus( onde é que eu já ouvi isto), será viável retirar a glosso e colocar no sitio desta apenas areia? retiro o substrato ou coloco a areia por cima?

 

Estas dúvidas não são mais do que a falta de experiencia com plantas, por isso fica o aviso para quem vai iniciar um projecto, ponderem tudo e mais alguma coisa pois evita algus dissabores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tirei fotos ontem mas não consegui aceder ao forum, agora só amanha é que as coloco, de resto tudo normal, as algas tão a regredir a olhos vistos mesmo com o co2 a funcionar só de vez em quando, ou seja só recentemente é que se começou a verificar a situação das mangueiras de co2 soltarem-se com a pressão, antes não acontecia, agora de vez em quando chego a casa e o co2 desse dia foi desperdiçado... já alguem passou por isto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva...isso é estranho...nada está desregulado? a sair com demasiada pressão da garrafa? experimenta lavar o difusor pode de algum modo estar obstruído e a fazer com que a pressão seja demasiada para junções das mangueiras.

 

 

Abraços e vai pondo as fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva...isso é estranho...nada está desregulado? a sair com demasiada pressão da garrafa? experimenta lavar o difusor pode de algum modo estar obstruído e a fazer com que a pressão seja demasiada para junções das mangueiras.

 

 

Abraços e vai pondo as fotos

 

 

o difusor não está obstruido, o co2 até reduzi as bolhas por segundo, mas mesmo assim, quando não é no difusor é na valvula antiretorno, vamos ver se não vou ter problema na luta com as algas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito estranho mm.

Experimenta cortar essas extremidades, pode ser q a mangueira tenha dado de si nesse sítios e esteja laça. tens de ir eliminando possibilidades. :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, vou fazer isso e comprar uma valvula anti-retorno que não seja de plástico, já vi umas com ranhuras e vou optar por essas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui ficam umas fotos para terem uma ideia de como as coisas estão.

 

As anubias a recuperar a olhos vistos!

 

gallery_14732_1576_736456.jpg

 

Fotos gerais ( não liguem á qualidade)

 

gallery_14732_1576_660524.jpg

 

gallery_14732_1576_845405.jpg

 

gallery_14732_1576_725517.jpg

 

gallery_14732_1576_1061527.jpg

 

gallery_14732_1576_972985.jpg

 

 

e agora fica uma de como já foi aquele canto da minha casa....

 

gallery_14732_1576_26931.jpg

 

 

e de como está actualmente com a ajuda do pessoal do forum...

 

gallery_14732_1576_224079.jpg

 

 

e assim vai o aquario prestes a fazer 2 meses,

 

Já tenho em mente retirar a glosso e fazer uma pequena praia de areia que irá dar bastante jeito na altura de alimentar os peixes, mas depois vou expondo as minhas ideias para o pessoal dar uma opinião.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, com os macro aparentemente controlados as algas foram desaparecendo da mesma forma que apareceram, ou seja de repente.

tenho estado agora a idealizar umas alterações de layout de forma a facilitar a manutenção, sendo assim numa das ultimas TPA`S retirei toda a glosso que cresceu de forma descontrolada estando já debaixo da tenellus e dos troncos, ficando agora com aquele espaço destinado a colocar NILE SAND numa proxima TPA, de forma a suavizar todo o layout e facilitar na hora da alimentação, de resto acrescentei 10 cardinais, parecem é poucos mas a ideia é ir adicionado até formar uma nuvem mais compacta, o outro cardume irá ser de bebados só ainda não decidi o numero de exemplares, acham que outro cardume alem destes dois seria de mais? ou seja uma verdadeira salada de frutas?

Quanto ao resto da fauna ainda estou indeciso em relação aos ciclideos sul americanos, não sei quais adicionar, ramirezi, escalares, apistogramas????? a ver vamos, o que já está decidido é a entrada de corys, mas tudo com calma e espaçadamente de forma a não sobrelotar o aqua que já conta com uma ampularia, 9 ottos, 5 SAE`s e 10 cardinais... tantos peixes que gostava de adicionar e tão pouca água...

quando puder coloco fotos.

Um abraço Nuno Oliveira.

Editado por nuno_79
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como vês isso com o tempo e com um controle mais efectivo das fertilizações, CO2 e iluminação foi ao sítio.

As plantas estão com outro ar e a partir de agora é ir podando e ter em atenção aos consumos de nutrientes. A tua flora ficou quase toda, se não estou em erro, de média/baixa, luz/crescimento/necessidades em fertilização

 

Quanto à fauna: Os cardinais nunca vão fazer um cardume muito compacto, principalmente se não tiverem nenhuma outra espécie de maior porte a imporem respeito. Se introduzires escalares, primeiro introduz todos os cardinais e deixa-os adaptar e só depois os escalares. Compara-os pequenos porque escalar grande e cardinal pequeno e acabado de entrar, geralmente vira petisco.

Quantos aos bêbados tem a vantagem de serem muito irrequietos e sp em cardume (provavelmente das espécies com maior sentido de cardume), por isso ficam sempre bem.

 

Como ficou a iluminação? E a fertilização?

 

Abraços e contínua a mostrar trabalho.

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como vês isso com o tempo e com um controle mais efectivo das fertilizações, CO2 e iluminação foi ao sítio.

As plantas estão com outro ar e a partir de agora é ir podando e ter em atenção aos consumos de nutrientes. A tua flora ficou quase toda, se não estou em erro, de média/baixa, luz/crescimento/necessidades em fertilização

 

É verdade em pouco tempo o aquario ficou sem algas, graças aos conselhos do pessoal aqui do forum, a flora é de média baixa luz tirando a higrophila que foi colocada a pensar que tinha excesso de nutrientes quando o problema era o contrario, enfim...

 

Quanto à fauna: Os cardinais nunca vão fazer um cardume muito compacto, principalmente se não tiverem nenhuma outra espécie de maior porte a imporem respeito. Se introduzires escalares, primeiro introduz todos os cardinais e deixa-os adaptar e só depois os escalares. Compara-os pequenos porque escalar grande e cardinal pequeno e acabado de entrar, geralmente vira petisco.

Quantos aos bêbados tem a vantagem de serem muito irrequietos e sp em cardume (provavelmente das espécies com maior sentido de cardume), por isso ficam sempre bem.

 

concordo, pois apesar de ter só dez andam um pouco dispersos pelo aqua, só formam cardume compacto quando alguem fica ao pé do aquario, ai sim é vê-los juntos ao vidro onde são alimentados! sinal de esperteza!!!

 

Como ficou a iluminação? E a fertilização?

 

A iluminação ficou 156 w durante sete horas, quanto á fertilização tenho acertado os macros, colocando 15 ml de potássio, 5 de nitrato para chegar a 10 ppm e deixei de adicionar fosfatos pois tem estado a 0,5-1 ppm, quanto aos micros tem sido um cheirinho de ferro, flourish e trace da seachem tudo misturado, o que é certo é que tenho algumas folhas, poucas é certo , com buracos e tão fininhas que se desfazem e ficam transparentes, isto nas tenellus ou subulata? ainda não sei qual delas é?

Editado por nuno_79
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui ficam as novidades após uma TPA de 60/70%...

 

gallery_14732_1576_1062142.jpg

 

gallery_14732_1576_1081443.jpg

 

gallery_14732_1576_1285641.jpg

 

gallery_14732_1576_208924.jpg

 

gallery_14732_1576_1457411.jpg

 

gallery_14732_1576_1448351.jpg

 

gallery_14732_1576_1422845.jpg

 

gallery_14732_1576_530017.jpg

 

 

Na minha opinião ficou mais suave, e o meu filho adorou ter uma praia com areia de sesimbra...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou ser sincero, não gostei muito, acho que ficava mais bonito se mantesses o padrão de uma ponta á outra, o lado direito tem areão junto, não achas que ficava melhor como o lado esquerdo?

 

Cumps :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Vou dar o meu bitaite... :)

 

Na minha opinião, se desses continuidade a toda a frente com areão e jogasses algumas dessas pedras para dar contraste acho que ficaria bem melhor.

 

Com o areão na frente, dá a sensação que o aquário é maior...

 

 

Cumprimentos

Hugo Bernardo

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou ser sincero, não gostei muito, acho que ficava mais bonito se mantesses o padrão de uma ponta á outra, o lado direito tem areão junto, não achas que ficava melhor como o lado esquerdo?

 

É uma opinião, é para isso que coloco fotos, para o pessoal ajudar/comentar, de qualquer forma a ideia inicial era essa, depois até gostei de ver assim... e para não mexer mais no substrato, ficou, talvez para uma proxima tpa dê continuação á praia... se não vou deixar fechar o lado esquedo do aqua com as tenellus para ver como fica... e é isto que é fascinante neste hobby, as mudanças e alterações em busca do que a nossa imaginação idealizou... é certo que a experiencia não é muita e tenho alguma dificuldade em antecipar os resultados como alguns menbros do forum tão bem fazem... mas é continuar com calma para não criar muita destabilização no aquario de uma só vez.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Vou dar o meu bitaite... ;)

 

Na minha opinião, se desses continuidade a toda a frente com areão e jogasses algumas dessas pedras para dar contraste acho que ficaria bem melhor.

 

Com o areão na frente, dá a sensação que o aquário é maior...

 

 

Sim, possivelmente vou dar continuidade, jogar com as pedras de que forma? tive alguma dificuldade em retirar o aquasoil e o substrato fértil, acabando por colocar a areia directamente em cima do aquasoil ,( só espero que não se misturem devido á diferença de tamanho dos grãos) e em relaçao ao aquario parecer maior é um facto, dá outra sensação de profundidade...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já medi o ph 2 vezes depois da tpa e alterações, sendo o valor de 7,2, ou seja subiu, será da areia e das pedras que acrescentei? para a fauna que idealizei tá um pouco alto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, possivelmente vou dar continuidade, jogar com as pedras de que forma? tive alguma dificuldade em retirar o aquasoil e o substrato fértil, acabando por colocar a areia directamente em cima do aquasoil ,( só espero que não se misturem devido á diferença de tamanho dos grãos) e em relaçao ao aquario parecer maior é um facto, dá outra sensação de profundidade...

 

Boas, quando falo em jogar com as pedras, é fazer o que fizeste no lado do areão com as pedras pequenas. Tenta agrupa-las mais um pouco de forma a que crie harmonia entre elas, não as espalhes simplesmente.

 

Acerca da mistura das areias, se não tiveres coridoras penso que não vais ter grandes problemas.

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, quando falo em jogar com as pedras, é fazer o que fizeste no lado do areão com as pedras pequenas. Tenta agrupa-las mais um pouco de forma a que crie harmonia entre elas, não as espalhes simplesmente.

 

Acerca da mistura das areias, se não tiveres coridoras penso que não vais ter grandes problemas.

 

ok, quando fizer tpa vou tentar dar outra disposição as pedras pequenas, corys vão ser os próximos habitantes a entrar... será que vão misturar muito os substratos????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, quando fizer tpa vou tentar dar outra disposição as pedras pequenas, corys vão ser os próximos habitantes a entrar... será que vão misturar muito os substratos????

 

Depende das corys que puseres :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais um fim de semana fora e já com algumas alterações feitas na ultima TPA:

 

gallery_14732_1576_240306.jpg

 

gallery_14732_1576_1241398.jpg

 

gallery_14732_1576_297360.jpg

 

gallery_14732_1576_1491392.jpg

 

Estou a pensar colocar mais uns quantos cardinais, não formam o cardume que idealizei mas dão muita côr ao aquario.

Estive em casa de uns amigos que tinham discus... e fiquei impressionado com o comportamento deles, não me sinto é muito á vontade para os ter no meu aquario, já é complicado quando perdemos um cardinal, imagino um peixe destes... quem sabe mais para a frente.......

 

A água da rede onde moro sempre foi muito baixa em termos de Kh, o que origina algumas variações de Ph, já tive a 6.4 e a 7.2, o que posso fazer para estabilizar valores de Ph á volta dos 6.8? tenho tentado com o co2 mas de vez em quando dispara o Ph!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.