CMMJ

Membro
  • #Conteúdo

    77
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Sobre CMMJ

  • Aniversário 01/03/1974

Formas de Contacto

  • Website URL
    http://
  • ICQ
    0

CMMJ's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. Seguindo a dosagem indicada neste site e deixando o aquário sem iluminação (apenas com a luz ambiente), para já fiquei livre destas algas…realmente foi um sucesso!!! Agora é UV sempre ligada durante uns tempos para prevenir e se eventualmente manifestar sinais de querer voltar… Flourish Exel para cima logo no inicio. http://www.aquaonline.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1918%3Acontrolando-as-algas-peteca&catid=144%3Aaquarismo-doce-se-aprofundando&Itemid=45
  2. Muito obrigado pelas respostas. Pelo que andei a ler a maioria das pessoas aumenta a dosagem de exel para o dobro... e reduz a circulação de água (à superficie) e de luz (há caso que as desligaram por completo). O que ainda estou na duvida é relativamente ao filtro UV... se o deixo ligado ou como já li devo desliga-lo. Qual a vossa opinião???
  3. Ora então é o seguinte, tenho há algum tempo algumas algas BBA no meu aquário que embora não sendo muitas mas antes que aquilo infeste o aquário, decidi iniciar o combate às mesmas. Assim deixei o filtro UV sempre ligado, introduzi CO2 (caseiro) e em 2 semanas não resolveu o assunto. No outro fim de semana comprei o tão apregoado flourish exel, apliquei conforme descrito na embalagem mas passados estes 5 dias não vejo grandes melhorias. A minha questão é a seguinte, devo continuar com a dose recomendada e esperar mais um pouco afinal são poucos dias ou então aumentar à dose e ver se aquilo faz efeito??? Não haverá prejuízo para a fauna??? O aquário tem ≈ 250 litros e 2 lâmpadas T5 de 54w, algumas plantas e deixei o topo da água praticamente cheio de plantas flutuantes pois estas absorvem uma grande quantidade dos nutrientes da água… para ajudar ao combate das BBA devo diminuir o tempo de luz ou aumentar???
  4. Comparar o 2º com o 1º é a mesma coisa que comparar a água fraca com o vinho bom (e que vinho)... dos melhores que tenho visto!!!
  5. Dá uma olhadela no meu, não tem que ser igual mas dá para teres uma ideia… http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=159127
  6. O aquário até está fixe embora ache que um areão mais escuro bem como um fundo preto e ficaria muito melhor. Quanto ao “filtro” UV, acho que devias: - Muda-lo de sitio uma vez que está em “cima” das tomadas eléctricas e em caso de fuga (prevenir é melhor que remediar)… - Meter umas abraçadeiras para apertar bem as mangueiras. - Reduzir o caudal que passa no UV de modo à água passar mais devagar pela lâmpada e assim ser muito mais eficaz. Dá uma olhadela no meu, não tem que ser igual mas dá para teres uma ideia… :D http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=159127
  7. Nome: João Idade: 36 Data de nascimento: 03/01/1974 Localidade: Paredes Anos de experiência: 14 anos Número de aquários: 2 aquários + lago Espécies mantidas: Ramirezis; Altispinosas; Apistogrammas Cacatuoides; Barbos Cereja; Tetras (néon, rosado); Danios (zebra, leopardo); Colisas (lália, chuna, labiosa); Corydoras; SAE; Ottos; Red's Cherry e alguns de água fria no lago. Espécies que eventualmente poderá ter para venda/ oferta: Red Cherry Interesse em encomendas conjuntas? Talvez
  8. O caudal de entrada da água vai ser sempre o mesmo a sair é que sai por 2 sitios... e não reduz significativamente a circulação de água pelo que ela percorre na mesma todo o aquário e nada de acumulação de detritos e/ou zonas mortas.
  9. Ora bem como meti um “filtro” UV vou meter a minha colherada no assunto. Antes de comprar andei a ler muito sobre o assunto e de facto as vantagens são mais que muitas desde que esteja correcta a relação fluxo/watts e segundo li deve estar compreendida entre 35 a 95 litros por hora por Watt. http://www.aquahobby.com/articles/b_filtros2.php Assim sendo e como tenho um filtro a debitar 900l/h comprei um filtro UV da jebo de 11w que estava dentro do intervalo; liguei-o e de facto ao fim de 2 dias já se notava alguma diferença, mas ainda um pouco aquém do que tinha imaginado. Deitei mãos à obra e fiz uma derivação na saída do filtro colocando um T mas de uma forma que o maior caudal não passe no UV, ainda assim no outro lado meti um cone dentro da mangueira (podia ter metido uma torneira) antes do UV de modo a diminuir o fluxo (seta azul) e a água depois de passar no UV vai para o aquário numa saída diferente. O que te posso dizer é o resultado foi surpreendente, água totalmente límpida e cristalina como nunca tive, nada de peixes a coçarem-se etc etc. Tenho ligado 3h por dia e aproveitei uma TPA e com o nível da água mais baixo, tirei uma foto às duas saídas de água para ver a diferença de fluxo. Uploaded with ImageShack.us Uploaded with ImageShack.us
  10. CMMJ

    Colisas!

    A 1ª é uma Colisa Anã (Colisa Lália) e é macho. A 2ª é uma Colisa Chuna (Trichogaster Chuna) nas fotos não se percebe muito bem mas parece fêmea. Tenho no meu aquário (120cm) 3 casais de colisas (as duas de cima e a colisa babiosa) e não tenho qualquer problema...
  11. Mais uma vez obrigado pelos comentário e aqui vai um pouco mais de informação. Aquario: Aquaplasma Elite 86 – 86x56x16 – 60 litros Aquecimento: Termóstato 100 w Filtro: Biobox com bomba 300l/h Luz: 1x18w T8 Flora: - Feto de Java (Microsorium Pteropus) - Musgo de Java (Vesicularia Dubyana) - Anúbia Anã (Anubias Barteri Nana) - Valisnéria Anã (Vallisneria Nana) - Planta flutuante (Salvinia Natans) Fauna: - Red Cherry O aquário tem a água a 25º e 6.8 Ph As plantas são todas e fácil manutenção e nunca levaram qualquer tipo de fertilização, por isso vão crescendo muuuuito lentamente e o musgo apenas foi podado uma vez (tá na altura da próxima). Hugo fotos da coisa é que não tenho. A filtro é limpo +/- a cada 6/7 semanas e leva muita matéria filtrante (não se vê nas fotos porque fica escondido mas é a altura toda do aquário e nessa zona leva também o termóstato e a bomba). As tpa são feitas semanalmente com troca de 10 litros. Alimentação dos bicharocos é 2 vezes ao dia alternando: Flocos, granulado SERA (4 tipos diferentes), granulado pra ciclídeos, pastilhas para fundo SERA spirulina, SERA crabs natural e alguns legumes previamente escaldados. Pra já vou-me dedicar apenas aos Reds, no futura talvez pondere outra espécies. Tenho pena que a qualidade das fotos não transmita isso, mas ver este aquário ao vivo nota-se um ecossistema saudável e uma agua límpida e totalmente cristalina (parece que não tem agua)!!!
  12. Pessoal obrigado pelos comentários!!! Pois também concordo que o areão não será o mais bonito para salientar a cor do reds, mas uma vez que já lá estava quando os meti, não quis estar a mexer em tudo. Quanto às pedras aqui na minha zona o que não falta é diferentes tipos de xisto (amarelos, castanhos, pretos etc)... para este aquário gostei destes.
  13. O problema está mesmo nos serpae pois são um pouco agressivos e gostam de "ratar" as barbatanas de outros peixes. Também já tive e tiveram que ser trocados!!!
  14. Ora bem estou à espera de um filtro UV que chega esta semana e estava a pensar seguir este esquema, passado este tempo continuam a achar este método o melhor??? Canito os resultados foram o esperado???
  15. Pode ser muita coisa, reparaste no estado das guelras (cor, se estão abertas etc)??? Não terás eventualmente muito CO2 na água??? Relativamente ao aquário está de facto muito porreiro e cada vez melhor. A fauna é que está excessiva; faz uma pequena a conta ao tamanho dos bichos em adulto e vê quanto dá cm peixe/litro. Uma pequena tolerância tudo bem (dependendo da fauna em questão e o meu é exemplo disso) mas aqui está muito acima. Tirando isso, gostei bastante.