Plantado - 200 litros


canito

Recommended Posts

  • Replies 376
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Falei com ele por mp alguns dias atrás em que ele mencionou ser as pedras causadoras de o GH estar alto... estive a consultar os meus livros ;)

 

E em varias plantas testadas muitas delas dão se bem com a água mais dura que o normal, pois a existençia de Mg e Ca em valores superiores dá mais acesso aos mesmos nas plantas..

 

Mas esse PO4 continua a zero... pelo menos a 0.5ppm devia estar!!

 

PS: acho que devias pedir ajuda ao andré silvestre, pois ele mantém ou manteve um aquario com as mesmas pedras.. :) talvez ele te possa dar uma opinião mais concreta

Editado por Godlike

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

posso tambem acrescentar que da forma que o aquario foi enchido já aparentava a agua bem cristalina e as bacterias so foram adicionadas no seu segundo dia salvo erro.

 

o problema improvisto do João é muito simples.

 

montagem recente com substractos ricos em nutrientes + iluminaçao intenciva explosao de nutrientes na coluna de agua que já todos sabemos que por veses acontece.

 

agora o que nao se contava era com a duresa que as seiryu stone provocam no seu inicio libertando grandes quantidades de macronutrientes secundarios na agua tais como MG e CA.

 

havendo duresa na agua em maior quantidade, esse excesso de micronutrientes inicial é absorvido mais lentamente pelas plantas, e entao a consequencia disso é a poliferaçao das algas.

 

 

edit: já agora deixo aqui um artigo muito bom que quase todos conhecemos que explica um pouco as carencias e os excessos de certos nutrientes.

 

[Artigo]Manutenção de plantas aquáticas - Parte I:Nutrientes

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim acrescentaste mesmo o que faltava, tanto como Mg, Ca... Fe entre outros... todos a serem libertados ao mesmo tempo... em que as plantas nem sabem por onde escolher :)

 

Eu na minha opinião era limpar manualmente todas as algas que conseguisse tirar, TPA e repor valores de Macros, neste caso o unico em falta seria o PO4.

 

Tou a ver que a JBL anda a carregar os substratos ferteis a sério ;)

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tou a ver que a JBL anda a carregar os substratos ferteis a sério banana rock

 

sempre foram potentes tem é uma curta duraçao pelas experiencias que tive com ele. :shocked028:

 

o João penso que so tem duas ipoteces.

 

ou tira algumas das pedras inicialmente e as mete de molho em um recepiente enquanto elas perdem alguma da sua força inicial aonde depois vai mudando a agua, e tenta estabelizar o aquario visto que já é menos algumas fontes de duresa e esperar que ganhe mais massa vegetal para combater iventuais problemas e que este estabilize depois entao mais tarde é ir adicionando uma a uma no seu devido lugar com tempo.

 

ou entao fazer trocas de agua que contenha uma duresa mais baixa para equilibrar o GH do aquario e ver se vai ao lugar.

 

as duas iram demorar o seu tempo sendo que a segunda é mais despendiosa que a primeira, eu optava pela primeira opçao ele tem tempo para que o aquario fique á maneira e o possa amostrar.

 

abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cada cabeça, sua sentença...

 

Meus amigos, não inventem!

Vocês estão a fazer uma tempestade num copo de água!

Estão preocupados com durezas gerais de 7º? biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Isso é ainda menos do que eu alguma vez tive nos meus aquários, com ou sem pedras calcáreas e é excelente para manter os níveis de Ca e Mg para as plantas!

Mais uma vez, não inventem! Bactérias, pedras, reduzir fotoperíodo, o que é que vem a seguir?

 

A medida mais sensata que vi por aqui foi fertilizar com macros para os restantes nutrientes serem assimilados e mudar o difusor de CO2!

O resto....

 

Flora há ( o aquário tem espécies de crescimento rápido e isso é logo meio caminho andado)!

CO2 também há ( a mudança para o de disco vai melhorar a dissolução do gás na coluna de água)!

Nutrientes idem ( é só fertilizar com os macros que faltam para o resto ser assimilado)!

Remoção manual no que se puder!

Equipa de limpeza também há ( Otocinclus)!

 

Eu diria que a receita está completa para o bolo sair como deve ser.

 

Como já disse anteriormente: sejam sistemáticos, pacientes ( têm de dar tempo para as medidas tomadas surtirem efeito) e tentem aprender com o processo, para quando e se alguma vez tiverem verdadeiros problemas de algas, saibam lidar com isso!

Perdoem-me a franqueza mas eu fico de olhos em bico cada vez que olho para este tópico e do problema que estão a criar com algo tão insignificante, agora imagino o dono do aquário... biggrin

 

Enfim, my two cents.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui estou eu para mais uma actualização .... o aqua faz hoje 21 dias de montagem.

Os meus valores actuais :

-PH - 6,6

-GH - 7

-KH - 4

-NH4 - 0 mg/l

-NO2 - 0mg/l

-NO3 - 5-10 mg/l

-PO4 - 0-0.25 mg/l

-Temp- 25 graus

 

Conforme já tinha dito, estou a manter este aquario em "baixo consumo" .... ou seja .... em modo cruzeiro .... :music_singguitar:

Reduzi a iluminaçao .... agora faço 2x54w durante 8 horas .... desliguei 2 lampadas.

Trocas de agua ... 2x por semana .... 30 %.

Fertilizaçoes .... de manha 10ppm de potassio e 1 ppm de po4 .... por enquanto vai continuar assim.

Os valores de NO3 estão progressivamente a baixar .Por enquanto não tenho fertilizado com NO3.

Seguindo os vossos conselhos .... troquei o difusor de escada por um de vidro .... tá a bombar a 2bps.

Neste momento, apenas vou limpando o vidro da frente, que no entanto já se aguenta mais dias sem ficar com aquela camada verde.... e já não é tão intensa.

O vidro traseiro e laterais ..... não lhes toco.

Se repararem com atenção, o vidro traseiro está a limpar-se a ele proprio .... resta saber .... se devido ao reforço da brigada de limpeza(aumentei para 7 ottos e 5 nereterinas) .... ou se as algas estão mesmo a abrandar.

O meu cardume de 12 bêbados .... continua tudo de boa saude.

Hoje, a unica alga que tenho, são as terriveis green spots .... tenho varias plantas carregadinhas de green. Parece que algumas plantas foram pintadas de verde .Filamentosas desapareceram.... por completo

Em relação ao problema das Seiryu Stone .... de libertarem MG e CA para a coluna da agua .... sinceramente .... acho que o problema de facto existe, aumentam ligeiramente a dureza da agua e provocam um eventual desiquilibrio de nutrientes. Com o tempo , deve desaparecer. Mas as pedras não explicam tudo ...

Obrigado a todos que têm participado.

E vamos ao que interessa .... as fotos :

 

As fotos:

 

20 de Dezembro 2008 - Dia 21

 

23856983dk6.jpg

 

18127127im7.jpg

 

68659517at8.jpg

 

74006109un7.jpg

Editado por canito
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Green spot = fosfatos baixos...

Tá explicado ;)

 

Sobe isso para pelo menos 0,5 ppm... mínimo dos mínimos...

Não te preocupes que isso ainda não é nada... ja tive aquarios bem piores :alberteinstein:

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o João é assim assusta a malta e depois pensamos que o aquario parece uma selva de algas sem controlo :flick_tongue:

mais duas semaninhas e esse aquario já parece outro.

mantem os nitratos entre 5 a 10pmm e os fostatos entre 1 a 1,5pmm e potassio 10ppm diarios ;)

 

abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bonito, espero ver esse aquário cheio de peixes :animal_fish::animal_fish::animal_fish::animal_fish::animal_fish::animal_fish::animal_fish::animal_fish::animal_fish::animal_fish::animal_fish::animal_fish::animal_fish::animal_fish::animal_fish::animal_fish::animal_fish::animal_fish::animal_fish::animal_fish::animal_fish::animal_fish::animal_fish::animal_fish::animal_fish::animal_fish::animal_fish::animal_fish::animal_fish::animal_fish::animal_fish::animal_fish::animal_fish::animal_fish::animal_fish::animal_fish::animal_fish::animal_fish::animal_fish::animal_fish:

-You don't need to know all the answers. No one is smart enough to ask you all the questions
-Genius is knowing to stay silent as others demonstrate their ignorance.
-Intellectuals solve problems. Geniuses prevent them.

Procuro L`s e peixes gato em geral, principalmente raros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos lá então actualizar isto... :?

Nestes ultimos dias, tenho apenas feito mudas de agua regulares, sempre na ordem dos 30% e tenho utilizado agua de osmose (parcial) nas mudas de agua.

Tenho mantido a iluminação de 8 horas diarias, mas apenas a 2x54w ... o que para o meu aqua siginifica 0,5 w/Litro.

Em relação a fertilizaçoes, apenas tenho fertilizado com NPK ... procurando manter o valor dos fosfatos entre os 0.5-1ppm e os NO3 nos 5-10 ppm. K na ordem dos 10 ppm.

Aos poucos, as algas foram desaparecendo, as terriveis greenspots estão neste momento bastante mais reduzidas.

Os vidros perderam todo aquele verdete e estão praticamente limpinhos de algas. Até mesmo o vidro da frente que custumava limpar dia sim-dia não.... está praticamente limpo ..... alias .... já há varios dias que não lhe toco.

Pelo meio , tive ainda um ligeiro ataque de ciano-bacterias, principalmente nas zonas laterais do aquario, juto ao substrato, mas que prontamente resolvi atacar com umas seringadelas de excel.

Aumentei ainda a circulação da aqua e até ver .... as cianos desapareceram por completo.

Entretanto, resolvi tambem desmontar o filtro UV.

Ou seja, o pior já passou, as algas resolveram ir embora .... ainda bem... tive sorte. ;)

Em breve, vou então tentar acelerar isto um pouco... aos poucos vou começar a aumentar a iluminação, tentar pricipalmente acelerar o crescimento da cuba. Afinal, um dos meus objectivos para este aqua, era a criação de um tapete de cuba ... ora .... a continuar assim .... acho que vou demorar 30 anos para conseguir o que quero .... :thumbup3: .... preciso de puxar um pouco por isto .....

As plantas .... não estão como eu quero .... alias ... nesta fase de combate as algas não me preocupei muito com isso .... apenas fui cortando as que cresciam mais rapido,aogra tenho de arrumar as plantas, refazer um pouco o layout (que em principio será todo puxado 3-4 cm à frente)... tenho que ordenar/arrumar as plantas e tentar fazer a escolha certa.

Entretanto, introduzi duas novas plantas no aqua :

-Myriophyllum mezianum .... que está à frente da furcata.

-Proserpinaca palustris Cuba ... que está à esquerda da aromatica.

Agora com calma .... é organizar .... podar .... e arrumar ..... ;)

O meu aqua faz amanha ... um mês.

Um obrigado a todos os que me têm ajudado... e participado neste meu tópico.

 

As fotos:

 

28 de Dezembro 2008 - Dia 29

 

26679922li7.jpg

 

58995123jp6.jpg

 

98971944rp6.jpg

 

46934522vs4.jpg

 

12720306zi6.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito melhor :thumbup3:

Com calma tudo vai ao sitio :?

Ora, e quanto às novas adições, cuidado com o sitio que colocastes a palustris porque ela gosta de ter muita iluminação directa e a aromática está um bocado a abafa-la ali...

De resto, é como tu dizes:" organizar .... podar .... e arrumar ....." e tudo vai ao sitio! ;)

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, ves como tudo foi ao lugar... TPA, reposição NPK e voilá...

 

Olha agora cuidado com as adições de fauna... sempre em nº reduzido de cada vez.... em especial se pensares em meter discus, pois a adição de fauna irá alterar pouco ou muito os valores N e P depende das especies que meteres

 

Abraço

Editado por Godlike

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais nada ... uma retirada :ohmy: ...estrategica, reorganizar as tropas :dance: e vamos a dar gas nisso :closetema: ...

Esta muito giro, com uma evoluçao muito boa, de pois de tudo por que passas-te... continua calmo e sereno :? ...

 

Aquele abraço de sempre :laugh:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais nada ... uma retirada :closetema: ...estrategica

 

:? nup

 

significa que se tem o aquario limpinho é porque tem feito bem as coisas até agora.

 

sendo assim o que lhe falta ??

 

De resto, é como tu dizes:" organizar .... podar .... e arrumar ....." e tudo vai ao sitio! :laugh:

 

está aqui :dance:

 

depois entao é ir subindo a iluminaçao gradualmente assim como as fertilizaçoes mas... com calma.

devagarinho é que se chega ao lonje. :ohmy:

 

abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns mais uma vez. Muito comentado... :character0050:

Agora já deves estar mais... :)

Gosto muito deste projecto :smilecolros: e acho que estás a conseguir levar a melhor às algas e tens acertado muito o tiro com as correcções que foste fazendo. É um bom exemplo de como a preseverança dá os seus frutos. Tens lá tudo para resultar...tinha que vir a resultar. As plantas estão a evoluir muito bem e as pedras dão um contraste magnífico. Está a ficar espetacular biggrin !

 

Gostaria de te colocar umas questões. Como ligaste o sistema UV ? Está na saída do filtro ? (o débito não será demasiado elevado para ser eficaz? ). Onde arranjaste essa calha e quanto poderá custar ?

 

É tudo. Continua a postar a evolução.

Abraço e boas entradas.

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O João é daqueles gajos com quem dá gosto falar, porque apesar de ser acelerado, gosta de aprender e aprende mesmo. Grande capacidade de absorção de conhecimento!

 

1 ano e tal a trabalhar juntos, deu para o conhecer mais ou menos.

 

Este aqua está com tudo para ser um aqua lindo. Para já, está estabilizado (aparentemente) e até a cuba já começa a expandir. É preciso é calma, luz, CO2, ferro e K!

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.