Plantado - 200 litros


canito

Recommended Posts

30 de Novembro de 2008 - Dia 1

 

60226162gb1.jpg

 

2 de Fevereiro 2009 - Dia 65

 

94886062da8.jpg

 

Setup :

 

-Aquario 120x42x45.

200 litros úteis.

 

 

-Substracto:

Base - 10 Litros JBL Aquabasis

Cobertura - 22 Litros Flora Base da RedSea

 

-Hardscape:

6 pedras Seiryu Stone

2 Raizes Red Moor Wood

 

-Iluminação:

Calha Hailea T5 4x54 Watts

2 lampadas JBL SOLAR TROPIC ULTRA T5 - 4000K

2 lampadas JBL SOLAR NATUR ULTRA T5 - 9000k

9 horas de iluminação diária.

 

-Filtragem:

Filtro Eheim Professional II - 2028

Filtro UVC 9 Watts - Ligado 5 horas por dia.

 

-Aquecimento:

HYDOR Aquecedor Externo ETH 300 Watts

Aquecedor de substrato da Red Sea Root Therm - 40 Watts

Temperatura da agua - 25 graus

 

-CO2

Botija de 2 Kg

Valvula Solenoide

Controlador de PH Electronico 201s (onde liga a valvula solenoide).

Saida do co2 atravez do difusor em escadinha da Nutrafin.

Ph - Entre os 6,5 e os 6,8

 

-Flora

-Rotala Indica

-Cabomba Furcata (Cabomba Piauhyensis)

-Cyperus Helferi

-Juncus Repens

-Limnophila Aromatica

-Hygrophila Polysperma Rosanervig

-Hemianthus Callitrichoides "Cuba"

-Hemianthus Micranthemoides

-Cryptocoryne Parva

-Staurogyne Sp

-Blyxa Japonica

-Pogostemon Helferi

-Ludwigia Inclinata var. Verticillata "Cuba"

-Myriophyllum Mezianum

-Proserpinaca Palustris "Cuba"

-Eusteralis Stellata "Broad Leaf"

-Ludwigia Arcuata

-Hydrocotyle Verticillata

-Didiplis Diandra

-Ludwigia Repens "Rubin"

-Rotala Wallichii

-Heteranthera Zosterifolia

-Micranthemum Umbrosum

 

Fauna:

- 12 Hemigrammus Rhodostomus (Nariz de bêbado)

- 6 Puntius Denisonii (Barbo do Sião)

- 10 Otocinclus

- 6 Neritina Natalensis

- 4 Caridina (Camarão Amano)

 

 

Esta montagem foi feita no Dia 30 Novembro.

Fico a aguardar as vossas sugestoes, dicas, nome para o aquario e qual o cardume que metiam.

Brevemente vou actualizar com mais fotos e ideias que eu pretendo meter em marcha.

Perguntas .... estejam à vontade .

Basicamente, vou tentar formar de um tapete de Cuba na zona central do aqua, que vai nascer lá atras e vir até cá a frente (pelo meio das 2 colunas de Cyperus Helferi)..... e depois encher com cuba toda a frente do aqua.Se a Cuba não resultar ....mudo para Glosso.... que é o mais certo .

Depois é ver o crescimento das plantas traseiras .... e conseguir controlar as podas.

Por agora é tudo ..... apenas termino com um grande agradecimento ao meu amigo Tiago - aqui no Forum conhecido por krypticall

Sem ele .... este aquario nunca seria possivel.

Muito Obrigado Tiago

Editado por canito
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 376
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Bem pelos visto calhou a mim ser o primeiro.... ;)

 

O aqua esta muito bem arrumado, 5 estrelas, vou ficar a espera da evolução deste.... Para mim colocava sim era 4 Discos, ou dois casais de ramirezis, como fauna principal...

 

Neste momento o unico aspecto apontar é o difusor de CO2 ou colocava um de vidro e ceramica ou apostava num reactor externo evitando assim mais um "aparelho" dentro do aquario....

 

Nome "Deer Paradise" qualquer coisa como paraiso do veado devido ao troco do lado direito que me faz lembrar um veado....

 

Já agora tens controlador de temperatura para o aquecedor de substrato ou ligas directamente a corrente?

 

Desde já os meus PARABÉNS!!! :snipersmile:

Editado por barman_dani
28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai ficar muito fixe

é só deixar evoluir

 

Crystal Water

Elise Wood

Green RockWood

Editado por metaleiro

Cumprimentos, Pedro Santos

 

Sem%20Tiacutetulo-1_zpst7od1kle.jpg

Welcome to Nassau | The Land of Kattegat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

ena pá fui á cede beber um cafezinho e entreti-me num jogo de bilhar, menos mal ganhei 2x1 :laugh: mas perdi a oportunidade de ser eu a extrear :evil: tá mal pá :thumbup3:

 

estou desejoso de ver o seu crescimento e depois com os retoques e acabamentos que vais dar biggrin

 

para nome deixo a ideia de " O cantinho do sossego " ou " Espaço Zen " hehehe

 

para a fauna metia algo muito simples e bonito, um trio de ramirezis, 1 macho e 2 femeas e um cardume de uns 20 ou 30 cardinais :yahoo:

 

espera por mais opinioes ;)

 

cheers

abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jonhy....

 

Experimenta trocar o escadote por um difusor eléctrico. Gastas mais uns w (€€€) mas fica pouco visível.

 

Gosto de tudo, trocava era o areão (já imaginas-tes um tipo preto). Tu até já tens calo na matéria, ehehe. :D

 

Vê lá como ficava e com um tapete de Cuba....

 

gallery_17545_493_167428.jpg

 

Quanto ao nome como está eu chamava-lhe "Wild West" mas, como as plantas vão crescer mais aguardava para lhe dar um título em definitivo. ;)

 

Um abraço.

 

Arlindo

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom, com certeza que vai evoluir bem... Como já foi referido a unica coisa que está mesmo mal no teu setup é o difusor de CO2, alias esse difusor é para CO2 de fermentação porque não ofereçe resistençia e funciona bem com pressões minimas.. mas o seu rendimento é mesmo muito fraco para o teu aquario.

 

Se quiseres investir bem num difusor, tens o aquamedic reactor 1000 que é externo e ligas em série com a mangueira do filtro.

Vejo duas vantagens neste difusor externo...

 

- É externo logo menos um equipamento dentro do aquario

- Se aumentares para um aquario de litragem maior o reactor acompanha o upgrade!!!

 

Se achares que é caro a melhor hipotese é mesmo um difusor de CO2 em vidro com membrana de ceramica..

 

Abraço e boa sorte e mete wild wild west!!!

Editado por Godlike

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabens, a montagem está mesmo muito boa , a evolução promete mesmo

gostei de tudo 5******, vai postando fotos no futuro, o hardscape, vai ser

concerteza mais um daqueles, que deixa o pessoal aqui do forum de boca aberta :D

 

 

Cumps

 

Sologt

Editado por sologt
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

60226162gb1.jpg

 

Que dizer?

Está mais ou menos exactamente aquilo que eu gostaria de ter na sala :thumbup3:

Tudo do bom e do melhor!

Melhor ainda eram umas lily pipes e difusor de vidro.

Por acaso acho que o tapete que ficava ai bem era do tipo "hairgrass" - eleocharis, tennelus ou utricularia. Acho que condiz melhor com as Seiryu Stone e dá um ar mais nature.

Mais opiniões só depois de crescer um bocado!

Ficamos a espera de novidades :thumbup3:

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo João

Mais palavras para quê, está um espectaculo, pena todos esses acessórios aí á mostra. Fico á espera do desenvolvimento dissoe tb ver que peixes lá mete porque geralmente os aquários é para meter peixes também :animal_fish::thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Para ja acho de muito mau gosto este senhor Canito postar aqui este tipo de aquariozinho :music_singguitar: .

Estou a falar assim porque ja comprei as cotoveleiras. :drool3::drool3::drool3::drool3:

 

NAH, O meu amigo Joao sabe que estou a brincar, um grande abraço para ele.

 

Comentarios para que? Nao ha nada a dizer esta 5*****, vamos aguardar.... que essas belas plantas cresçam rapido e saudaveis para eu e o Arlindo as destruir.

 

Como acompanhei este projecto desde o inicio so foi novidade o excelente trabalho que o Tiago fez, que nesse dia nao pude acompanhar a montagem, por isso ainda nao tive o prazer de conhecer o Tiago pessoalmente, mas um dia destes la calha. Ate porque ele em breve vai ter de se esmerar noutro projecto.

 

E como sei o empanho que o Joao teve, so pode sair algo de diferente e espetacular.

 

So uma observaçao as pedras que se ve do lado esquerdo... SAO AS MINHAS.. :snipersmile: Palhaço.

 

Aos nossos aquarios e a nossa amizade surprisedsurprisedsurprisedsurprisedsurprisedsurprised

 

:slbsmile::slbsmile::slbsmile::slbsmile::slbsmile::slbsmile::slbsmile::slbsmile::slbsmile::slbsmile::slbsmile::slbsmile::slbsmile::slbsmile:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comentarios para que? Nao ha nada a dizer esta 5*****, vamos aguardar.... que essas belas plantas cresçam rapido e saudaveis para eu e o Arlindo as destruir.

 

Aos nossos aquarios e a nossa amizade surprisedsurprisedsurprisedsurprisedsurprisedsurprised

 

:slbsmile::slbsmile::slbsmile::slbsmile::slbsmile::slbsmile::slbsmile::slbsmile::slbsmile::slbsmile::slbsmile::slbsmile::slbsmile::slbsmile:

 

Oh João....

 

Desculpa lá este off-topic mas, tenho de corrigir o Paulo. Plantas dífíceis é comigo e com o Paulo!!!! :music_singguitar:

 

(Nunca vi impossíveis mas, quem é que consegue ter aromáticas brancas...tu não és, ehehehehe)

 

Sabes que me estou a meter contigo e isto ainda vai dar pano para mangas:

 

1º Temos um Tanga que ainda não vimos (anda alguém a corta-se ao uísque e cola);

 

2º Temos um Johny com aqua reformulado que, só convidou o Tiago para o ajudar porque ele não bebe...

 

3º Onde é que para o uísque e a cola?????

 

Moral da história: grande bebedeira!!!!!! :drinking:

 

Título para o teu aqua: Wild West Whisky Cola :music_singguitar::2gunfire:

 

Um abraço João e um abraço para o Paulo. surprised

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E uns discos?

Para quem gosta destes lindos peixes, estar a insentivar o canito a meter la uns.... francamente. :music_singguitar:

Nao ves que e mais facil meter palntas novas iguais do que arranjar um disco igual passado uns dias?

 

As plantas qualquer jardineirito consegue manter, nem que seja so para abrir um topico e depois deitar as plantas ja mortas fora, agora manter discos nao e para todos. :slbsmile:

 

:music_singguitar:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E eu ganhei há uns dias, uns discos cor de laranja espetaculares, são daqueles de lançar na praia, e nem precisam de estar dentro da água!

Esses é que são uns animais!

:music_singguitar:

;) ;)

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa krypticall mas ai tenho de defender o Canito.

Ele tem tanta experiencia com discos que ainda nao os colocou no aquario e ja vao pela sanita abaixo. E muito a frente, consegue detectar a morte dos peixes antes deles morrerem. :music_singguitar:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem .... pelos vistos andam todos entretidos com a historia dos discus .... mas já lá vamos .... :wink:

Quero desde já agradecer a todos os que participaram no meu topico, obrigado a todos.... pelas vossas sugestões e dicas.

 

Agora respondendo a algumas questões :

 

Já agora tens controlador de temperatura para o aquecedor de substrato ou ligas directamente a corrente?

 

Não .... não tenho controlador de temperatura para o aquecedor de substrato. Agora, que estamos no inverno e com as nossas casas com temps relativamente baixas, o aquecedor vai estar sempre ligado .... quando chegar o Verão .... o mais certo é ser desligado. Veremos com o tempo se foi ou é uma boa opção.

 

Vai ficar muito fixe

é só deixar evoluir

 

Crystal Water

Elise Wood

Green RockWood

 

Muito Obrigado pelas tuas sugestões

Tá em estudo .... ;)

 

Muito bom, com certeza que vai evoluir bem... Como já foi referido a unica coisa que está mesmo mal no teu setup é o difusor de CO2, alias esse difusor é para CO2 de fermentação porque não ofereçe resistençia e funciona bem com pressões minimas.. mas o seu rendimento é mesmo muito fraco para o teu aquario.

 

Se quiseres investir bem num difusor, tens o aquamedic reactor 1000 que é externo e ligas em série com a mangueira do filtro.

Vejo duas vantagens neste difusor externo...

 

- É externo logo menos um equipamento dentro do aquario

- Se aumentares para um aquario de litragem maior o reactor acompanha o upgrade!!!

 

Se achares que é caro a melhor hipotese é mesmo um difusor de CO2 em vidro com membrana de ceramica..

 

Abraço e boa sorte e mete wild wild west!!!

 

Não posso meter outro acessorio ligado em serie na mangueira do filtro .... é que já lá tenho ligados 2 .... o aquecedor externo e o filtro UV ..... em relaçao ao filtro UV até fiz uma derivaçao em T com uma torneira para reduzir o caudal da agua que vai para o filtro UV.

Em relaçao ao difusor de vidro .... é uma opção valida .... mas eu sou sincero .... sempre obtive bons resultados com o difusor em escada .... é grande .... é feio ..... bem .... mas não entope .... :D .... mas prontos .... tenho cá um de vidro.... qq dia tira a escada e volto ao de vidro.

 

Que dizer?

Está mais ou menos exactamente aquilo que eu gostaria de ter na sala :tongue:

Tudo do bom e do melhor!

Melhor ainda eram umas lily pipes e difusor de vidro.

Por acaso acho que o tapete que ficava ai bem era do tipo "hairgrass" - eleocharis, tennelus ou utricularia. Acho que condiz melhor com as Seiryu Stone e dá um ar mais nature.

Mais opiniões só depois de crescer um bocado!

Ficamos a espera de novidades :popcorn:

 

De facto .... tens razão. Investi uns bons euros neste aquario . Algum material ja tinha .... fui adquirindo ao longo deste ultimos 2/3 anos ....outro .... foi adquirido ultimamente . Mas olha .... como diz um bom amigo meu .... antes para aqui do que para a farmacia . E depois .... não jogo,não fumo, nao bebo cafés .... olha .... tb tenho direito ao meu vicio .... :) .

 

Em relação aos meus amigos Paulo Santos e Arlindo :

-Foi atravez deste forum que nos conheçemos pessoalmente .... hoje .... somos bons amigos.

..... e o proximo a pagar a rodada .... é o Arlindo .... nyah

 

A todos os outros que já participaram neste topico ..... Muito Obrigado ..... e eu vou actualizando sempre que puder e tiver tempo disponivel.

 

Chegou a tua vez Tiago ..... Sr. krypticall

Conforme já disse aqui .... sem ti .... este aquario não teria sido possivel.

É incrivel a dedicação que tu tens para com este hobby ..... simplesmente fantástico.

Ahhh ..... e os discus ..... as vossas insistencias para eu meter discus no meu aqua.

 

:cry4: e prontes lá se vao as plantas munitas e começas semear hortaliças no aquario

o meu deus tem piadade deles pois nao sabem o que fazem :priere::tongue:spammer

 

Nao te preocupes Tiago .... porque discus já os tive .....

-Tens duvidas ????

-Então .... recorda lá este aquario (foto tirada no dia 3 de Setembro de 2003) :

aqua03set2003nw3.jpg

 

Tiago .... ainda te lembras deste aquario ???? Continua a ser o que tenho agora .... aquele que utilizas-te para fazer esta nova montagem .....velhinho e cheio de riscos.

-Pois é .... quando me meti no vicio dos aquarios, que começou no ano 2000/2001 .... como bom Portugues que sou ..... montei um aquario de discus. Este .... que mostro aqui na foto . Já na minha fase terminal de manutençao de discus, na foto ainda se podem ver 3 discus .... mais concretamente 3 Hugodiscus . Na altura, adquiridos ao meu amigo Vitor Hugo Quaresma (um grande abraço do João Gonçalves...amigo Vitor Hugo, estejas onde estiveres e se algum dia conseguires ler este post) ;) .

Ora .... vou ser muito sincero e dar aminha opinião acerca de discus num plantado .

-Pessoalmente .... acho uma fantasia .... ter discus num plantado.

Precisam de temps elevadas, os discus sao grandes e partem as plantas (entao quando escolhem um canto do aqua para meter ovos .... vão as plantas todas à vida) .... e depois são os tratamentos que necessitam por causadas das desparasitaçoes (tratamentos esses que poem as plantas todas na sucata) .... e depois produzem muita materia organica, excrementam muito .... epááááá .... é uma carga de trabalhos..... e depois ainda temos a questão da iluminação ..... enfim ..... eu sou sincero.... ou tenho discus .... ou tento ter um plantado.

Podes tentar conjugar as 2 coisas .... mas vais ter trabalho a .... triplicar !!!!! ;) . Ok .... são lindos .... são uns belos exemplares .... mas para mim .... já chegou .

Portanto .... Sr. Tiago ... o meu amigo fique descansado que discus não vou ter de certeza.... ainda o meu amigo não sabia o que era um aquario .... e já eu tinha discus ..... :wub::wub:

.... Minhas ricas Cabombas Furcatas .... que tanto trabalho me estão a dar ..... :roflroll2:

 

Mas vamos ao que interessa .... o meu aqua.... que ainda não tem nome ....

E continuo a espera das vossas sugestoes...

 

Continua todo normal .... as plantas ainda não comecaram a consumir os nutrientes .... a agua tá cristalina .... alias .... muito sinceramente .... não percebo bem como .... mas passadas 3 horas de ter enchido o aqua.... já tinha a agua bem limpinha.

Fertilizaçoes .... ainda nada .... é a primeira vez que monto um aqua com substrato fertil ..... temos de ver a evoluçao das plantas ..... e o inicio do seu crescimento. Só espero .... não ter nenhuma explosão de algas .... vamos lá a ver se não arranjei lenha para me queimar . ;)

Mudas de agua .... agora ao inicio .... vão ser muitas. ;)

 

E agora as fotos .... nada de especial .... tá tudo calmo e sereno.

Amanha .... devo começar a introduzir os primeiros peixes .... vão ser 3 Ottos que tenho aqui do meu aqua anterior.

A Festa vai começar !!! ;)

Um Abraço

 

3 de Dezembro de 2008 - Dia 4

 

 

73827871ms8.jpg

 

40370766qi6.jpg

Editado por canito
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Acho que a montagem está bem conseguida e, se bem cuidada, irá ficar um aquário plantado muito bonito.

Parabéns ao Tiago e ao Canito; um pela evolução e dedicação que tem mostrado ao lngo do tempo e outro pelo investimento e resultado final da montagem.

 

Gostaria de chamar apenas a atenção para alguns pormenores que penso que podem ser evitados de futuro, nomedamente:

 

- a colocação de plantas vermelhas nas extremidades do aquário: as plantas vermelhas devem ser usadas com algum cuidado, uma vez que o seu principal propósito é realçar certos pontos do aquário, normalmente, usadas no ou como ponto focal. Posto isto, colocá-las encostadas aos vidros laterais não será a forma mais adequada de as usar.

 

- evitar as simetrias: o layout tem componentes simétricos, como é o caso da divisão do aquário ao meio e a própria colocação da Flora. De certa forma, essa simetria foi um pouco atenuada com a disposição dos elementos decorativos mas continua a ser uma presença muito pronunciada que " estraga" um pouco a composição geral.

 

 

Ainda assim, está um aquário agradável e uma vez maturado, terá um impacto muito agradável.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

cabecadura xD ó João quase que me vinha as lagrimas :mrgreen: lol :whocares:

 

nao sabia dessas tuas facetas e sempre que converçava contigo eu vi logo que tambem já existia muito calo na materia :coffee:

 

fico satisfeito por saber que nao vais usar discos " nao porque nao goste deles, pelo contrario " mas porque tenho uma maior paixao pelas plantas ;)

 

tambem eu tenho que te agradecer por esta grande oportunidade que me deste, nunca tinha feito nada que ultrapassa-se os 80 litros e foi sem duvida uma experiencia muito boa para mim poder trabalhar com o tipo de material utilizado.

 

já agora aproveito se nao me levas a mal de poder responder aqui no teu topico ao André e deixar meu agradecimento da minha parte e que "concordo com as suas observaçoes" falta-me o calo ainda :angry:

 

depois a longo prazo e ainda com os ajuste do canito penso que se dá a volta a esses pequenos promenores

 

abraços :sleep2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.