Plantado - 200 litros


canito

Recommended Posts

Está a ficar cada vez melhor!

Tal como já se disse por aí, eu metia aí um casalito de rams, pelo menos um casalito, o minimo que posso fazer por ti, é quando for buscar o meu casalito trazer um para ti, e se pedires muito até te faço entrega personalizada!! ;) Mas já sabes, isso tem um preço!! AHAHAHAH

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 376
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Ora .... respondendo as vossas questões :

 

Nâo sei pk mas ... axo que gosto mais de ver o teu aqua sem as furcatas.

Qualquer das maneiras cada vez estou mais surpreendido com este aqua (pela positiva)

 

Tinha ideia que a cuba se propagava mais rapidamente dá-me ideia que desde Novembro até agora deves ter mais uns 3 ou 6 pesinhos ora bem se em 2 meses tens mais 6 pes = 3/mes

quando o aqua tiver 1 ano tens ao todo mais 36 pes de cuba...

 

Bom talvez em 2013 tenhas ai um belo tapete biggrin

 

PS: A cobiça dá para isto ... não ligues

 

A cabomba furcata, assim como a rotala indica ... é para sairem .... faz parte das transformaçoes que quero fazer num futuro proximo.

Em relaçao ao tapete .... continuo com aquela secreta esperança .... que um dia vai acordar para a vida. ;)

 

Tá Co0l, temos aqua. Ainda assim, tenho a impressão que este aqua ainda vai dar muita volta até o dono ficar satisfeito com ele. Acho que a entrada da Ludwigia inclinata só vai favorecer mais o layout.

 

E que tal arranjar umas plantas de médio porte para plantar, por exemplo, à frente da Juncus e assim fazer uma melhor transição entre planos? - É só uma ideia, acho que resultaria bem. Se quiseres, um amigo arranjou-me um bom pedaço de Micranthemum umbrosum, passas em Lisboa esta semana e levas um bocado.

 

As juncus já podem levar a primeira poda tb, só lhes fazia bem.

 

Para erradicar as ciano devias aumentar a circulação de àgua, pois é precisamente nas zonas mortas que elas se vão instalar.

 

Para terminar, outra coisa que nunca percebi. Quem é a bacana da foto? É da família? :sorry:

 

Cumprimentos

 

A ideia é colocar a aromatica no canto dir. e a inclinata cuba no canto esq.

Em relaçao as plantas .... podemos combinar .... ;)

 

Boas Canito!

 

Bem realmente houve pouca evolução a nivel do tapete... se seguisses as dicas do Tom Barr já tinhas tapete a subir pelo vidro :tongue:

 

Mas como todos acompanhamos tiveste alguns problemas de algas, apesar de não serem das piores... acho que ai é que o substrato fertil está a pecar!

 

Em relação à fertilização acho que ainda não é altura de adicionar Fe.... apenas micros como sabes contêm Fe apesar de ser em pouca quantidade é uma quantidade razoável, e o teu substrato tb tem muito Fe logo não te preocupes as plantas vão saber procurá-lo!

 

Bem o que tu podes fazer para dar boost a esse tapete é aumentares o CO2 e claro ter atenção ao NPK, já tens a calha com as 4 lampadas a trabalhar?

No outro dia tive para escrever para meteres uns pés de (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b]... 4 ou 5 ajudam imenso no combate às algas..

 

Em relação ao layout mete ai umas blyxas ao pé do tronco esquerdo acho que ficava bem bacano!

 

De resto está impecável o teu aquario, (cada vez que olho para o teu aquario e de mais alguns aqui do forum tenho vontade de voltar a ter plantado, mas a falta de tempo e nº de discus que mantenho é impossivel ter plantas :()

 

Abraço

 

Obg pela sugestoes . Quanto a esse metodo para fazer para fazer crescer a cuba .... desconheço.

Como sabes, tive varios problemas ao inicio , chegeui a ter os vidros todos verdes, tinha dias que se não limpa-se o vidro da frente .... não via nada .... :(

Neste momento tenho apenas 2 lampadas a trabalhar .... a ideia é aos poucos ir subindo a iluminaçao .... começei na semana passada a fazer 1 hora a 4x54w .... e já passei para 2 horas ..... continuo no entanto a fazer 8 h a 2x54w. Vou aumentando aos poucos, assim como o co2 e fornecimento de nutrientes (fertilização).

 

Já agora quais são as dicas?..LoL

 

Canito,

 

O que pode estar a faltar são Calvins ao tapete(9000k a frente iriam ajudar)...não tens lampadas desligadas?

 

Conforme já disse .... tenho 2 lampadas ligadas 8 horas e as 4 ao mesmo tempo durante 2 horas.

Tenho 2 de 4000k atras e a frente 2 de 9000k.

ligo sempre 1 de 4000 com 1 de 9000k.

Talvez por só ter 2 lampadas ligadas .... o crescimento da cuba esteja lento .... mas não quero passar de repente de 2x54w para 4x54w ..... agora vou aumentando a iluminaçao .... até para ir vendo a evoluçao das plantas ..... e tambem .... porque ainda tou com receio de ter uma nova explosão de algas.

 

Prezados,

estou há quatro dias com meu primeiro aquário (15 litros - certamente vão rir por eu chamar isso de aquário). Dois dias após a montagem (nada de plantas vivas, nada de substrato orgânico) coloquei quatro guppys. Os peixes ficaram com olhos negros, fiquei com medo de ser doença, então busquei na internet informações sobre isso... aí achei este site... e agora estou aprendendo com vocês. Muito obrigado pelo aprendizado e parabéns pelo que fazem... Quem sabe daqui uns anos eu tenha um aquário de verdade...

Um abraço a todos aqui de além mar...

Rogério Almeida - Goiânia, Goiás, Brasil.

 

Estamos aqui todos para nos ajudarmos uns aos outros.

Um dos meus objectivos e que me levou a criaçao deste topico .... é poder relatar aquilo que corre bem .... e aquilo que corre mal .... compete a quem for lendo este topico .... tirar as suas conclusoes e utilizar os metodos que achar mais certos.

 

Para os meus amigos da "pesada" .... aqueles que eu conheço pessoalmente .... Paulo, Pescas,Arlindo e Tiago ..... Aquele Abraço do costume

Em relação ao resto do pessoal .... obrigado pela vossa participaçao.

E se me esqueçi de alguem .... não foi por mal .... ;)

Sempre que tiver novidades .... actualizo.

Abraço

Editado por canito
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que fazes bem em ir aumentando ao pouco, reparei que na iluminação manténs 2x4000k+2x9000k, n minha opinião podias retirar 1x 4000k e trocar para 6500k.. na frente do aquario, ou seja, ficando com a seguinte config da frente do aqua para trás (1x9000k+1x6500k+1x4000k+1x9000k)

 

Já agora e que fauna estás a pensar meter no aquario?

 

Abraço e venha fotos sempre que possivel :tongue:

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu avançava sem medos com 2 horas iniciais de 2 lampadas seguido de 4 horas com todas e acabava com 1 hora de 2 lampadas...

Mas isso era eu...

 

Aquele abraço PARA TODOS... :medieval_mace:

Editado por Paulo A Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que fazes bem em ir aumentando ao pouco, reparei que na iluminação manténs 2x4000k+2x9000k, n minha opinião podias retirar 1x 4000k e trocar para 6500k.. na frente do aquario, ou seja, ficando com a seguinte config da frente do aqua para trás (1x9000k+1x6500k+1x4000k+1x9000k)

 

Já agora e que fauna estás a pensar meter no aquario?

 

Abraço e venha fotos sempre que possivel ;)

 

Sim .... é uma boa ideia. Posso tirar uma de 4000k e colocar 1 de 6500k

a fauna tá decidida....

o objectivo aqui são as plantas .... os peixes passam a ser secundarios.

neste momento tenho 12 bebados, 10 ottos .... lol .... são só dez .... ;)

2 sae (que são para sair),umas nereterinas e uns amanos.

Em relaçao aos pesos-pesados ..... já decidi ... vão ser 3 barbos do sião (Puntius denisonii) .... já cá tenho 1 .... faltam-me 2 .... e completo a fauna.

Em principio para a semana já os tenho .... ;)

 

Xiiiiiiiiiiiiii o Arlindo vai-te pegar fogo chainsaw ... Nao edites o post antes dele ver, não... :medieval_mace:

 

Já editei .... ;) .... lol .... esqueci-me dele ..... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

....

o objectivo aqui são as plantas .... os peixes passam a ser secundarios.

neste momento tenho 12 bebados, 10 ottos .... lol .... são só dez .... ;)

2 sae (que são para sair),umas nereterinas e uns amanos.

Em relaçao aos pesos-pesados ..... já decidi ... vão ser 3 barbos do sião (Puntius denisonii) .... já cá tenho 1 .... faltam-me 2 .... e completo a fauna.

Em principio para a semana já os tenho .... ;)

....

 

eheheheh primeiro a horta depois o peixanário!!! E queres tu por-me já nesse patamar!! Tu passas-te!!! :( Eu vou na minha de ir curtindo os meus peixinhos, gravidezes, alvins, doenças... ;)

 

Pá, queres trocar esses sae por tigres, eu vi que gostaste de ver os meus 9 tigres a agirem como uma máquina só... parecem piranhas!! ehehe deixa lá os barbos do sião, são tipo maricas esses!! :tongue:

 

Aquele abraço!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque dizes isso? Achas que ele andou a COBIÇAR alguma coisa? :flick_tongue:

Nao acredito nisso ;) ... Mas como hoje e dia das lojas receberem plantas talvez tenha alguma na manga... nyah

Venham la essas novidades... :D

 

Pera... Ja sei esta a espera que esgote na loja para eu nao COBIÇAR... :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualizaçoes .... só ao fim de semana .... ;)

Para os 2 meninos aqui de cima .... vocês devem pensar que tenho a vossa vida .... :bs_quesexclaim:

Mas adiante ..... digo apenas que estou a aumentar aos poucos os nives de iluminaçao .... já tou a fazer 3 horas a 4x54w .... e aos poucos a subir os nivies de fertilização ..... começei finalmente a fertilizar com micros na coluna de agua e continuo a manter os niveis de NP .... sempre acompanhados com K. Fe ...2 x p/semana e Carbono liquido todos os dias .

Reduzi as Tpa`s .... deixei de fazer as 2 tpa semanais .... agora ... 1 tpa ao fim de semana de 40 %.

O objectivo .... é mesmo acelerar o crescimento da cuba ... agora que as algas já se foram embora (ou quase todas) ...agora que já tenho uma maior quantidade de plantas devidamente enrraizadas e a consumir nutrientes .... quero "puxar" por isto .... ;) ... passar para a categoria de iluminaçao intensa e começar a utilizar o metodo de fertilizaçao Estimative Index do Tom Barr.

Talvez assim a cuba acorde para a vida ....

Não quero demorar 30 anos a tentar fazer um tapete de Cuba .... biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':biggn:' />

Vou arriscar .... vamos ver se resulta ;)

Obrigado a todos.

Abraço.

Editado por canito
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para os meus amigos da "pesada" :P .... aqueles que eu conheço pessoalmente .... Paulo, Pescas e Tiago ..... Aquele Abraço do costume

 

QUOTE(Paulo A Santos @ Jan 5 2009, 02:55 PM)

Xiiiiiiiiiiiiii o Arlindo vai-te pegar fogo ... Nao edites o post antes dele ver, não... :sick003:

 

.... Paulo, Pescas, Arlindo e Tiago .....:dancing: Aquele Abraço do costume

 

 

Já editei .... ;) .... lol .... esqueci-me dele ..... ;)

 

 

Ah, levavas, levavas :D;)

Editado por Arlindo

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Começo por dizer ... que fotos ainda não tenho ... pela simples razão que este meu aquario tem-se mantido na mesma , isto é , sem qualquer alteração desde que fiz a ultima actualizaçao com fotos.

Apenas, conforme já disse, tou aos poucos a subir os niveis de iluminação e fertilização.... neste momento tou a fazer 8 h a 2x54w com 3 h a 4x54w pelo meio. Tudo continua estável .... vou subindo aos poucos .... ;)

Neste momento, o meu grande senão é o fraco desenvolvimento da cuba .... o objectivo de criar um tapete .... continua distante .... mas em breve posto aqui fotos da cuba .... e da sua fraca evolução .... ;)

 

Agora .... respondendo à pergunta do Tiago ....

 

Explica ai por palavras tuas como é que se deve seguir o metodo do tom barr.. eu já li mas acabo por não perceber peva do que ele quer dizer ;)

 

Abraço e venha fotos :)

 

Vai ser o metodo que vou iniciar brevemente, assim que chegar à categoria de iluminaçao intensa ... isto é 1w/l ou superior.

Pode ser que consiga aumentar o crescimento da cuba.

O que eu entendo pelo metodo EI do Tom Barr.... e que irei tentar por em pratica. ;)

Basicamente, consiste em fazer uma fertilização com um ligeiro excesso de nutrientes , de forma a que nenhum nutriente se esgote durante todo o fotoperiodo. Não é necessario tares a medir os niveis de NP .... pois estes nutrientes estarão sempre presentes por ligeiro excesso.

Todos os dias, vais fertilizar com as doses recomendadas e depois ao fim de semana fazes uma muda de agua de 50% . O objectivo, desta muda de agua é retirares excessoes e eventualmente repor o que estiver em falta .... basicamente ... é fazer um "reset" ao aquario.

Os macro nutrientes utilizados serão o N , o P e o K e os micros poderá ser o fertilizante vulgar da tropica (TMG) ou seachem (flourish).

Se a agua da tormeira tiver um Gh baixo .... precisas ainda de adicionar sulfato de magnesio e calcio.

 

O que vais precisar ???

-Nitrato de potassio-no3

-Monofosfato de potassio-po4

.... e os micros (tmg ou flourish)

Prepararas 2 soluçoes ... eu no meu caso, aqua de 200 litros irei fazer assim :

-Nitratos (KNO3) - 40g para 500ml de água.

-Fosfatos (KH2PO4) - 15g para 500ml de água.

 

Depois .... é seguires o seguinte esquema ... será o meu esquema semanal :

 

Segunda-feira -Adicionar Micros-10ML

Terça-feira-Adicionar nitratos (30ML) e fosfatos (20ML)

Quarta-feira-Adicionar Micros-10ML

Quinta-feira-Adicionar nitratos (30ML) e fosfatos (20ML)

Sexta-feira-Adicionar Micros-10ML

Sábado -Dia de descanso

Domingo - Muda de 50 % de agua, Adicionar nitratos (30ML) e fosfatos (20ML)

 

Tudo explicadinho ... ehehe .... é claro que para isto resultar , é necessario teres um aqua com iluminação intensa, co2 e bem plantado .... e com carga de fauna sem excessos.

Se tudo correr bem, vais ter os seguintes valores na agua :

Nitratos - 20-30 ppm

Fosfatos - 1-3 ppm

Potassio - 20-30ppm

CO2-30ppm - São os valores de co2 que vais ter que manter na agua ... sempre constantes.

 

Segundo o Tom Barr .... este metodo dispensa a utilizaçao de kits de mediçao de fosfatos e nitratos , pois conforme já expliquei estes valores encontra-se sempre em excesso, sem nunca ficarem "zerados".

O Objectivo ... é manter sempre as plantas bem alimentadas .... não dando qualquer hipotese de as algas conseguirem competir com as plantas.

Volto a repetir, co2 constante a 30ppm, luz intensa e aqua bem plantado , com algumas especies de crescimento rápido.

Resumindo .... vou seguir ou tentar seguir este esquema ..... objectivo .... fazer crescer a cuba ....

.... se começar a ter problemas com algas ou a fauna .... abrando o ritmo .... ;)

.... se não resultar .... errrrr ..... desisto da cuba !!!

Terminei. ;)

 

Dúvidas ???? :busted_red:

Editado por canito
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha duvida é só uma!!!! É se isso correr bem, fazeres um esquemazinho desses para mim LOL ;) :D :P sabes que eu e essas siglas dos ppm, tmg e afins sou um zero :)

 

Agora a sério, ontem tive o prazer de ver ao vivo e a cores este aquario, e desde a ultima vez que o tinha visto está bem melhor, tem mais variedades de plantas sim, mas a qualidade delas é que sobressai! A tonalidade de verde é mesmo aquele verde que a gente deseja para as nossas plantinhas, mas não é a mesma coisa, nao sei... está muitissimo bom!! :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem ... vai ser mais uma expriencia .... vamos ver se corre bem .... ;)

.... sem medos .... ;)

Em relação a adição de K ... não é preciso ....

As quantidades de nitrato de potassio(kno3) e monofosfato de potassio(KH2PO4), já contem potassio suficiente. E convem tambem referir qwue os 2 fertilizantes de micros tambem já contem potassio. (tmg e flourish)

Eventualmente .... acrescentar um pequeno reforço de Potassio (KCl).

Eu por ex , no meu aqua tenho um consumo diário de 1-1,5 ppm ppm de fosfatos e cerca de 5-10 ppm de nitratos cada 2 dias .... é provavel que tenha que depois alterar ligeiramente as quantidades diarias (principalmente baixar a adição de nitratos e eventualmente compensar com reforço de KCI.

Abraço ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eventualmente .... acrescentar um pequeno reforço de Potassio (KCl).

Eu por ex , no meu aqua tenho um consumo diário de 1-1,5 ppm ppm de fosfatos e cerca de 5-10 ppm de nitratos cada 2 dias .... é provavel que tenha que depois alterar ligeiramente as quantidades diarias (principalmente baixar a adição de nitratos e eventualmente compensar com reforço de KCI.

 

 

boas tendo consumos diarios nessa quantia diria que o essencial seria apenas reforçar o K com apenas 10-15ppm diarios ;)

 

abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu meto essa quantidade diaria e nao me morreu ainda nenhum e tenho varias raças de camaroes pelo aquario ;)

 

estimativamente por cada 1ppm de P consomem-se 10ppm de K daí eu te ter dito para fertilizares essas quantidades de K.

 

vai subindo gradualmente entao, começa pelos 5ppm diarios ;)

 

abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim .... mas repara ... se eu fertilizar com os tais 30ml de kno3 e 20 ml de kh2po4 .... na pratica ... e segundo os meus cálculos .... já estou a adicionar 10 ppm de potassio .... ;)

Por isso .... eu falo apenas no eventual reforço com KCI.

Abraço ;)

 

ps- Não te esqueças que os teus camarões são cruzamento de raça saloia .... com raça ariana ... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim .... mas repara ... se eu fertilizar com os tais 30ml de kno3 e 20 ml de kh2po4 .... na pratica ... e segundo os meus cálculos .... já estou a adicionar 10 ppm de potassio .... ;)

Por isso .... eu falo apenas no eventual reforço com KCI.

Abraço ;)

 

ps- Não te esqueças que os teus camarões são cruzamento de raça saloia .... com raça ariana ... ;)

 

como é que chegaste a essas contas e em que concentraçoes ??

 

para teres 10ppm de potassio tens que fertilizar há grande fosfatos e nitratos ;)

 

xd tenho cristal red e Caridina gracilirostris no aquario nao é so reds e greens e tambem lá andam amanos ;)

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.