Plantado - 200 litros


canito

Recommended Posts

boas

 

bem que grande galo que tens tido por teres adicionado essas pedras :)

bom o proximo passo depois do amaciador será escolher a flora a que mais seja adequada ás duresas do teu aquario.

 

tás feito ao bife com os calhaus hehehe :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 376
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas Ricardo.

O aqua vai andando ... não tenho tido paciencia para cortar as plantas ... tá estilo "matagal" ... a ver se dou um jeito na tesoura. ;)

Fotos para breve.

 

 

 

 

 

Respondendo as dois ao mesmo tempo.... ;)

O Metodo está em stand-by .... já preparei as soluçoes de po4 e no3 nas concentraçoes pretendidas ... e em breve arranco para a aventura .... :P

Já tenho a iluminaçao em full power .... 4 x 54w ... sete horas diarias . ;) . 8 horas no total .... os primeiros 30 min e ultimos a 2x54w.

Algas .... tudo controlado ... apenas um ligeiro aumento (coisa minima) das green spots no vidro da frente... devido em grande parte ao aumento da iluminação.

No entanto, continuo com 3 problemas para resolver :

-as cianobacteiras ... sempre pequenos surtos de cianos .... tenho de pensar bem como acabar com estas malditas de vez ... ou faço um blackout de 3-4 dias ... ou entao avanço para o antibiotico. Tá em estudo .... ;)

 

-BBa ... só nos juncus repens .... tambem estão a dar luta .... curioso é que é só esta planta que tem estas algas.... nenhuma outra planta tem bbas ..... enfim .... como é que um gajo vai compreender estas coisas .... :|

 

-E o meu problema maior .... a excessiva dureza que tenho na agua ... bastou-me reduzir as tpa`s para 1 semanal .... e a dureza da agua disparou para valores incriveis .... neste fim de semana começei a achar estranho que o ph da minha agua não baixava dos 6.90 ph ... mesmo com o co2 a bombar forte e feio ... fui medir o gh ... e 260 ppm ... errrr..... 15 DGH ..... tenho de voltar ao meu esquema de 2 mudas de agua semais .... e com troca parcial com agua de osmose .... só assim me safo. Consegui gastar uma garrafa de co2 de 2 kg ... em 40 dias .... passa a ser o meu recorde pessoal .... :P

.... mas ao preço que está a agua .... fazer agua de osmose ... tou bem lixado .... A Maria vai partir-me a cabeça quando chegar a conta .... :)

 

Assim .... mal desça a dureza da agua, que me está a causar desiquilibrio no crescimento das plantas( umas não crecem ) e outras crescem a uma velocidade incrivel .... inicio o meu plano de fertilização.... e já não falta muito .... ;)

Obrigado a todos os que tem participado no meu tópico. ;)

Abraço

 

Oh João.. isso tá a pedir um softnizer! Acho que acabei de desistir dessas belas pedrinhas... por agora :lol:

As bba no juncus esplica-se por ser a planta de crescimento menos rápido e por isso as algas só ai é que conseguem encontrar nutrientes em quantidade para crescer.

Tens de investir é em resinas... (oh Ricardo, esplica lá ao João aquela coisa toda que me dissestes no outro dia :tongue: )

 

Não desanimes! O aquario já está um espetaculo e ainda nem puxaxestes por ele!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa das pedras vai lá vai... eu no meu nunca notei tal coisa a usar as mesmas pedras.... mas tb tinha o dobro da litragem e só fiz o teste 1x ou 2x

 

Mas uma coisa era certa por mais CO2 que injectasse o PH não descia :lol::):tongue:

Editado por Godlike

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

bem que grande galo que tens tido por teres adicionado essas pedras :|

bom o proximo passo depois do amaciador será escolher a flora a que mais seja adequada ás duresas do teu aquario.

 

tás feito ao bife com os calhaus hehehe :tongue:

 

Com calma e na minha velocidade de cruzeiro .... :P .... vais ver que eu vou resolver mais este problema .... :P

Se pensas que te safas a vir cá a casa de picareta e ponteiro .... tás enganado .... :lol:

E alem do mais .... este projecto é para continuar a levar até ao fim .... e eu sou mais teimoso ... que uma mula .... :)

Não vou desistir .... ;)

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda bem!

Mas também se não conseguires baixar a dureza podes sempre pôr umas Frontosas...

As plantas é que iam sofrer, mas já tens o aquario "duro" pode ser que aguente!

 

(eheh, na brinca! isso vai lá, relaxa!)

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa das pedras vai lá vai... eu no meu nunca notei tal coisa a usar as mesmas pedras.... mas tb tinha o dobro da litragem e só fiz o teste 1x ou 2x

 

Mas uma coisa era certa por mais CO2 que injectasse o PH não descia :lol::):tongue:

 

Como é que tu achas que eu gastei uma botija de 2 kg de co2 em 40 dias ???? :|

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oh João.. isso tá a pedir um softnizer! Acho que acabei de desistir dessas belas pedrinhas... por agora :lol:

As bba no juncus esplica-se por ser a planta de crescimento menos rápido e por isso as algas só ai é que conseguem encontrar nutrientes em quantidade para crescer.

Tens de investir é em resinas... (oh Ricardo, esplica lá ao João aquela coisa toda que me dissestes no outro dia :tongue: )

 

Não desanimes! O aquario já está um espetaculo e ainda nem puxaxestes por ele!

 

Ainda bem!

Mas também se não conseguires baixar a dureza podes sempre pôr umas Frontosas...

As plantas é que iam sofrer, mas já tens o aquario "duro" pode ser que aguente!

 

(eheh, na brinca! isso vai lá, relaxa!)

 

E que tal uns Tropheus aí p´ró meio? Já dava com esse GH.. :)

 

:|

 

Já vi que estão divertidos .... ;)

É bom sinal .... estão bem dispostos ... ;)

Mas deixem lá chegar o amaciador ... que eu depois talvez consiga brincar tambem um bocadinho .... ;)

... pelo menos vou tentar .... :P

 

Em relação ao puxar pelo aqua ... pá Diogo ... enquanto não baixar a dureza deste aqua ... não posso carregar nos nutrientes . Por agora, tenho de manter os niveis de po4 e no3 em valores baixos ... fertilizar apenas o suficiente para manter as plantas "vivas" .... existem plantas que não crescem .... com o seu crescimento estagnado.

Mas desanimado ... não estou .... apenas surgiu mais um contratempo .... :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O normal com um uso de 2b/s em 8h diárias é perto de 2 a 3meses (60 a90 dias).

 

Cá para mim tens um furo na botija :?

 

Abraço

 

Isso pensei eu ..... mas já tive a testar todo o sistema .... e nada de fugas.

Detergente ... agua ... espuma ... pincel .... ;) .... e verifiquei todas as tubagens e nada de fugas.

O meu sistema de co2 tá ligado a um controlador de ph electronico ... em condições normais o co2 dispara sempre que as luzes estão ligadas ... mas desde que começei a ter estas durezas elevadas ... até durante a noite o co2 estava quase sempre ligado .

Eu sei que é um risco .... ter o co2 a bombar durante a noite ... mas caso contrario o ph disparava logo para valores altissimos ... estilo 7,60-7,70.

Entao optei por regular o ph para os 6,65-6,70 .... e o co2 é fornecido de maneira a manter o valor de ph sempre estável.... o controlador faz ligar e desligar a valvula solonode.

Abraço

Editado por canito
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já vi que estão divertidos .... ;)

É bom sinal .... estão bem dispostos ... ;)

Mas deixem lá chegar o amaciador ... que eu depois talvez consiga brincar tambem um bocadinho .... ;)

... pelo menos vou tentar .... :D

 

Em relação ao puxar pelo aqua ... pá Diogo ... enquanto não baixar a dureza deste aqua ... não posso carregar nos nutrientes . Por agora, tenho de manter os niveis de po4 e no3 em valores baixos ... fertilizar apenas o suficiente para manter as plantas "vivas" .... existem plantas que não crescem .... com o seu crescimento estagnado.

Mas desanimado ... não estou .... apenas surgiu mais um contratempo .... :|

 

 

Sem stress, foi só aquele comment pá risota... sabe bem depois de um dia inteiro de azáfama alfacinha... ;)

 

 

:?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

25 de Janeiro 2009 - Dia 57

 

Começo por dizer que esta actualização ... é mesmo só para mostar alguns dos ultimos progressos e novidades do meu aquario.

Em breve, vou proceder a profundas alterações de layout, saidas de plantas e introdução de novas.

Existem aqui muita coisa para mudar.... vários apectos a corrigir.

Por isso ... hoje ... apenas algumas fotos .... :music_singguitar:

 

Uma foto de um dos cinco Puntius Denisonii (Barbo do Sião). Foi a minha mais recente aquisição ... e fico com a fauna desta aqua completa.

 

img6610nh5.jpg

 

Aqui .... o falado "Amaciador" ... mais correctamente um Softenizer ... e no caso do meu aqua vai servir para baixar a dureza da agua.

 

img6612vg1.jpg

 

Ao usar as pedras Seiryu Stone verifiquei que a dureza da agua subiu bastante... o Softenizer será utilizado até a agua estabilizar. O cor-de-laranja ... é uma resina que é colocada dentro do softneizer .... que pro sua vez é ligado na mangueira de saida do filtro (Através de um T).

A utilidade do Softenizer é explicada no site da ada:

 

Link Softenizer

 

Pareçe que este problema da dureza ... apenas ocorre em algumas montagens .... tive azar !!!!!!

 

E por fim .... a minha melhor novidade ... pareçe que finalmente a cuba ... começa a acordar para a vida.

Ficam as fotos ... para que possam ver o crescimento e evolução da cuba ... e da minha tentativa para a formação de um tapete.

 

Cuba-Dia 12 de Janeiro

 

12janeiroby9.jpg

 

Cuba-Dia 21 de Janeiro

 

21janeiromc0.jpg

 

Cuba-Dia 25 de Janeiro ... Hoje !!!!

 

25janeirodb5.jpg

 

Desde já agradeço a todos aqueles que me têm ajudado na resolução de alguns dos meus problemas e que têm participado no meu tópico .... Obrigado !!!!!

 

Até breve .... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

grande pulo que essa cuba deu de um momento para o outro :music_singguitar:

podias ter tirado uma panoramica so para matar a curiosidade, mas prontos ok ficamos a espera na altura certa ;)

 

o gingarelho até que nao e feio lol.

 

abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Softenizer" isso foi um move interessante.

 

Já tinha ouvido falar, mas é o primeiro aqua por estas bandas quem tem um.E então que tal?Qual é o balanço que fazes?

 

Estou a ver que o substrato da JBL não é grande espingarda...

Editado por miltonleopoldo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora sim ja podemos fazer uma peladinha nessa cuba... grande progresso canito... estas de parabens... :)

 

Pois .... a cuba lá começou a desenvolver .... aos poucos as coisas vão-se compondo.

Na peladinha ..... vais tu à baliza .... :P

 

grande pulo que essa cuba deu de um momento para o outro ;)

podias ter tirado uma panoramica so para matar a curiosidade, mas prontos ok ficamos a espera na altura certa ;)

o gingarelho até que nao e feio lol.

abraço.

 

A panoramica .... fica para breve .... ;)

Vai mas é preparando a picareta, o martelo e a tesoura ..... temos de terminar isto .... ;)

O gingarelho ... eheheh .... tives-te bem .... :P

 

Olá, parabéns pelo excelente plantado que montaste ;) grande evolução em apenas 2 meses.

Abraço e que continue a correr tudo bem ;)

 

Obrigado .... ;)

Fruto da minha inexperiencia .... cometi alguns erros nesta montagem .... agora aos poucos vou tentando resolve-los .... sempre com a ajuda aqui de algum pessoal ... ;)

Ainda existe um longo caminho a percorrer. Tem que ser com calma !!!

 

"Softenizer" isso foi um move interessante.

Já tinha ouvido falar, mas é o primeiro aqua por estas bandas quem tem um.E então que tal?Qual é o balanço que fazes?

Estou a ver que o substrato da JBL não é grande espingarda...

 

O Softenizer é o ultimo grito da tecnologia moderna .... :D :D

Agora .... mais a sério .... existe mais pessoal que o utiliza ou utilizou .... o objectivo é remover os iões de calcio e magnesio que tenho em excesso na coluna da agua . Por ex, durante a noite e com o co2 desligado o ph da agua sobe para valores malucos ... estilo 7,40-7,50 .... ora ... se eu faço mudas de agua frequentes com agua da torneira com gh 4 e ph 7,0 e ainda utilizo agua de osmose .... existe aqui qualquer coisa .... ;) ... a subir a dureza da minha agua .... com a dureza superior a 10-12 dgh .

A utilização do softenizer .... é de efeito lento .... e é preciso algum cuidado com a força da agua que entra .... pois já espalhei resina pelo aqua .... fight .... ainda é cedo para tirar conclusões.

 

Mais uma vez .... Obrigado a todos !!!! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, a dureza tem a ver com as pedras e acho que é consensual. O sofht qq coisa é que não ajuda porque...a laranjanda leva Co2. Conclusão, se colocares só sumo de laranja os teus bêbados ficam mais sóbrios e menos duros, logo gH menos.... :medieval_mace:

 

Continua a postar que a malta está aqui é para ajudar.... :D

 

Um abraço.

 

Arlindo

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim Sr.

muito bom, e bastante bem explicado.

lindo

 

Muito Obrigado !!! ;)

 

Isso mesmo duro tá a crescer que é uma coisa doida! Belo tapete que ai está a nascer ;)

 

Conheçes aquele velho ditado ... "fertilizante em água dura ... tanto bate ... tanto bate ... até que fura !!!!" 8)

 

.... e vai furando .... furando ..... furando ... ;)

 

Abraço ;)

 

Bem, a dureza tem a ver com as pedras e acho que é consensual. O sofht qq coisa é que não ajuda porque...a laranjanda leva Co2. Conclusão, se colocares só sumo de laranja os teus bêbados ficam mais sóbrios e menos duros, logo gH menos.... :alberteinstein:

 

Continua a postar que a malta está aqui é para ajudar.... :flick_tongue:

 

Um abraço.

 

Arlindo

 

Consensual ou não .... se é das pedras ou não .... olha .... sou sincero .... já tou naquela fase ... em que o melhor é procurar soluções para conseguir atingir os meus objectivos. ;). Se a Planta A não cresce nesta dureza ... não faz mal .... um gajo muda para a planta B .... ;)

Só espero ... e faço votos ... para que apareça mais pessoal a utilizar as bonitas Seiryu Stone nos seus aquários.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.