Plantado - 200 litros


canito

Recommended Posts

Olha lá ... leste o meu post 142 deste tópico ???? biggrin

Tá lá tudo explicado .... biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Entao .... se eu fertilizo com 30 ml de kno3 (40g em 500 ml de agua)

... mais 20 ml de kh2po4 (15g em 500 ml de agua)

Segundo as minhas contas ....

Isto dá aprox. 10 ppm de potassio (mais concretamente 8 ppm).

Aqui

 

Abraço ;)

Editado por David Cabete
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 376
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Ai ai ai... nem sei se te apoio nesse metodo ou se te aviso para esquecer...

 

É que ao final da semana deve ser uma salganhada de nutrientes biggrin

 

Eu sempre ouvi dizer que nutrientes a mais.... era porta aberta para filamentosas...

 

Mas acho que vai ser um bom desafio... ;) força nisso

 

És a nossa COBAIA biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

abraço

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O método .... vou testar .... vou exprimentar .... biggrin

Depois da salganhada de algas que eu tive ao inicio .... pior deve ser quase impossivel.

Tás a ver o filme .... eu chegar a casa vindo do trabalho .... e via uma parede verde à frente ???? ;)

Agora é a cuba a chatear-me .... aquilo não cresce .... mas eu já vou por aqui umas fotos da cuba.

Tu vais ver .... a solução vai ser o método ... biggrin.png' alt=':biggn:'>

Wait a moment .... já a seguir ... fotos da cuba. ;)

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Já pareces 2 pessoas, que agora não digo o nome, que para colocarem fotos tem que ser pedido (tipo os discos).

 

biggrin.png' alt=':biggn:'>

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já lhe ando a dar no EI há 2 mesitos. É um método muito cómodo de fertilizar e que não foge quase nada aos valores óptimos de nutrientes.

Ainda hoje depois da TPA fui testar como estava o aquário, coisa que já não fazia há umas semanas e tinha 0,1 ppm P e entre 5 e 10 ppm N.

biggrin

Na minha opinião o método é realmente bom... tem em conta uma serie de variáveis que podiam ser usadas como argumento contra o método mas o Tom Barr arranjou solução para tudo ;)

 

Mantem-nos actualizados canito biggrin.png' alt=':biggn:'>

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem mas eu não acredito que o metodo seja tão bom para quem tenha por ex: discus... porque a carga de N gerada pelo aquario à conta dos discus costuma ser elevada, dai o meu medo... no meu aquario tinha sempre a rondar os 20ppm de N à conta dos discus biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já lhe ando a dar no EI há 2 mesitos. É um método muito cómodo de fertilizar e que não foge quase nada aos valores óptimos de nutrientes.

Ainda hoje depois da TPA fui testar como estava o aquário, coisa que já não fazia há umas semanas e tinha 0,1 ppm P e entre 5 e 10 ppm N.

;)

Na minha opinião o método é realmente bom... tem em conta uma serie de variáveis que podiam ser usadas como argumento contra o método mas o Tom Barr arranjou solução para tudo ;)

 

Mantem-nos actualizados canito :animal_fish:

 

Uiiiiii ....

Era isto mesmo que eu precisava de ouvir. Assim ... já nou sou a Cobaia .... :P

Obrigado pela info .... ;)

Deixa lá eu preparar as dissoluções ... subir a iluminaçao, co2 a 30ppm .... e começo o método.

Não tenho Discus ... por isso os riscos são logo à partida minimizados.

 

 

Entretanto deixo aqui fotos do estado actual da minha Cuba.

Comentários ???? ;)

 

13 de Janeiro 2009 - Dia 45

 

 

img6598ez1.jpg

 

img6599kr5.jpg

 

img6600ph1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem mas eu não acredito que o metodo seja tão bom para quem tenha por ex: discus... porque a carga de N gerada pelo aquario à conta dos discus costuma ser elevada, dai o meu medo... no meu aquario tinha sempre a rondar os 20ppm de N à conta dos discus :yb668:

 

cumps

 

Então... mas o método também prevê esses casos...

Se os níveis de nutrientes te sobem muito rápidamente, fertilizas com menos e fazes TPAs menos espaçadas :horse:

 

O método não é fixo... o Tom Barr nunca disse que deviamos fertilizar com X ou Y. Disse que deviamos analisar o consumo de nutrientes do nosso aquario e a partir dai fazer as estimativas de quanto temos de fertilizar diariamente para que nunca faltem nutrientes na coluna de água para as plantas os poderem consumir! :flick_tongue:

 

A cuba deu um valente salto! Sim senhor, isso tá a ficar bem verdinho! Continua!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mesmo assim ja deu um bom pulinho, eu diria para aparares esses tufos mais altos e replantares em espaços vasios.

 

Eu diria.... ;) Ah, e também (como diz o Paulo) que qualquer dia as plantas (outras) vão aparecer dos aqua dos amigos :)

 

É a dita fórmula... ;)

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Finalmente esse tapete está a andar... :P

 

Ainda não percebi o "Estimative Index" mas tenho que ler melhor, senão conseguir,vou ter que arranjar a versão para dummies...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao te entendi ??

 

 

Viva Tiago,

 

Estou a brincar com o João que já me cravou umas plantihas para compôr melhor o aqua.

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

E uma geral do aqua? Vai?

 

Cumprimentos

 

Boas Ricardo.

O aqua vai andando ... não tenho tido paciencia para cortar as plantas ... tá estilo "matagal" ... a ver se dou um jeito na tesoura. ;)

Fotos para breve.

 

E entao canito, quase uma semana depois da tua ultima actualizaçao, como te estás a dar com esse metodo??

Actualiza aí isso!

 

Também acho... que já devia existir mais fotos, e uma bela decumentação da fertilização :)

abraço

 

Respondendo as dois ao mesmo tempo.... ;)

O Metodo está em stand-by .... já preparei as soluçoes de po4 e no3 nas concentraçoes pretendidas ... e em breve arranco para a aventura .... :P

Já tenho a iluminaçao em full power .... 4 x 54w ... sete horas diarias . ;) . 8 horas no total .... os primeiros 30 min e ultimos a 2x54w.

Algas .... tudo controlado ... apenas um ligeiro aumento (coisa minima) das green spots no vidro da frente... devido em grande parte ao aumento da iluminação.

No entanto, continuo com 3 problemas para resolver :

-as cianobacteiras ... sempre pequenos surtos de cianos .... tenho de pensar bem como acabar com estas malditas de vez ... ou faço um blackout de 3-4 dias ... ou entao avanço para o antibiotico. Tá em estudo .... ;)

 

-BBa ... só nos juncus repens .... tambem estão a dar luta .... curioso é que é só esta planta que tem estas algas.... nenhuma outra planta tem bbas ..... enfim .... como é que um gajo vai compreender estas coisas .... :medieval_mace:

 

-E o meu problema maior .... a excessiva dureza que tenho na agua ... bastou-me reduzir as tpa`s para 1 semanal .... e a dureza da agua disparou para valores incriveis .... neste fim de semana começei a achar estranho que o ph da minha agua não baixava dos 6.90 ph ... mesmo com o co2 a bombar forte e feio ... fui medir o gh ... e 260 ppm ... errrr..... 15 DGH ..... tenho de voltar ao meu esquema de 2 mudas de agua semais .... e com troca parcial com agua de osmose .... só assim me safo. Consegui gastar uma garrafa de co2 de 2 kg ... em 40 dias .... passa a ser o meu recorde pessoal .... :P

.... mas ao preço que está a agua .... fazer agua de osmose ... tou bem lixado .... A Maria vai partir-me a cabeça quando chegar a conta .... :character0050:

 

Assim .... mal desça a dureza da agua, que me está a causar desiquilibrio no crescimento das plantas( umas não crecem ) e outras crescem a uma velocidade incrivel .... inicio o meu plano de fertilização.... e já não falta muito .... ;)

Obrigado a todos os que tem participado no meu tópico. ;)

Abraço

Editado por canito
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tá duro isso, literalmente.. Ainda bem que não tens de lavar a roupa com essa àgua... :)

 

Acho que não há mais dúvidas do que essas pedras fazem à dureza total. São muito bonitas mas... não há bela sem senão...

 

Continuo aqui com resmas de umbrosum mas com a àgua tipo estalactite nem vale a pena tar te a oferecer.

 

Quanto às ciano, elas aparecem geralmente em zonas mortas do aqua. Assim podes pensar em dar o blackout por alguns dias ou então arranjar uma bomba de circulação para as erradicar de vez. As BBA, e tanto quanto sei, são mais duras de roer e eliminam-se aumentando as concentrações de CO2 na água. Só que tu andas a esvaziar 2 kilos em 5 semanas +/-; por outro lado, é pela reacção ao CO2 que as seiryu mandam os iões de Ca e Mg cá para fora... até faz sentido que se aumentares o CO2 a dureza venha a subir ainda mais...

 

Avisa-me como funciona isso quando comprares o amaciador... pra saber se o cabelo fica bonito, assim brilhante... :medieval_mace:

 

Alguma paciência e isso vai ao sítio. :character0050:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Avisa-me como funciona isso quando comprares o amaciador... pra saber se o cabelo fica bonito, assim brilhante... :roflroll2:

 

Alguma paciência e isso vai ao sítio. :-D

 

Abraço

 

Pois ... brinca ... brinca ... mas vou mesmo instalar o amaciador . ;)

Sexta feira ja o devo ter instalado ... depois actualizo .... ;) ... e relato a minha nova aventura.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.