Plantado - 200 litros


canito

Recommended Posts

Sim senhor, sr. Canito vai ficar com certeza um aqua bem bonito!

 

Apenas te esqueceste de realçar uma coisa, não fosse a ajuda de um verdadeiro guerreiro a apanhar os peixinhos que estavam no aqua antigo, e ainda lá andavas atrás deles :drinking::morning:surprised;)

Por acaso, peixinhos esses, que alguns migraram para o meu aquariozito!! :dance::dance:

 

Chegaste a ver aquele link que te falei sobre a tal marijuana para plantados??? :D :D :D

 

Porta-te!

 

(ahhh e já agora, sr.canito, não aproveites este tópico para dizeres mal do meu avatar biggrin )

 

EDIT: (esquece a parte da conversa do avatar, o mesmo foi considerado VIOLENTO pela administração, e foi retirado, será que poderei utilizar smiles daqueles onde os bonequinhos estao aos tiros, tal como este: :thumbup3: ou este: ;) ou outros?? Não serão também violentos?? Uma motoserra com a ilustração de sangue na lamina?? O que será isto???)

Editado por Pescas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 376
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

De facto .... tens razão. Investi uns bons euros neste aquario . Algum material ja tinha .... fui adquirindo ao longo deste ultimos 2/3 anos ....outro .... foi adquirido ultimamente . Mas olha .... como diz um bom amigo meu .... antes para aqui do que para a farmacia . E depois .... não jogo,não fumo, nao bebo cafés .... olha .... tb tenho direito ao meu vicio .... :dance: .

 

 

Épa, deixa algum na farmácia também senão ainda não acabei o curso (farmácia) e já não tenho emprego :medieval_mace: eheh :P

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ui descança que com esta malta toda a ir buscar fosfatos , nitratos , potassio , magnesio , calcio , etc etc mais medicamentos para discos etc etc nao ficas sem emprego :transport027:

 

tirando isso era bom que nao se vendesse mais nada, era sinal de saude e isso é que é preciso ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Finalmente tenho um tempito para vir botar opinião acerca deste aquário.

 

Sinto que tenho algua mão neste áqua, não por ter participado na sua construção e design, mas por ter andado a dar na cabeça do canito até o gajo fazer um plantado à séria. Aprendeu e já ensina.

 

O aqua esá muito bom, mas como todos os principios precisa de crecimento e podas. Se a HCC pegar, vai ficar espantoso.

 

Para já, fica esta nota.

 

Mais tarde, mais virão.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

CAnito,

 

Depois de ler este post e ter visto o antes e depois do teu aqua só me lembro de um nome...

 

Fênix - http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%AAnix

Editado por miltonleopoldo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Quem nunca na sua vida teve algas num aquário, atire a primeira pedra." :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Canito

Ja tenho a confirmaçao o famoso e condecorado fotografado do ano Steve Winter da National Geographic vem este sabado a tua casa fazer uma reportagem sobre "O alguedo do Canito". chainsaw

 

Deixa-te de tretas e actualiza isso a malta quer fotos... muitas, muitas.... :D

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem....

Antes de mais quero agradeçer a todos aqueles que têm participado no meu tópico .... a todos vós ... o meu Muito Obrigado.

Um especial Obrigado aos conselhos do André .... e um grande Abraço paro o meu amigo Ricardo Diogo .... um dos grandes culpados por este meu vicio.

 

Agora... :wink: estou aqui para vos contar como tem corrido estes ultimos dias do meu novo aquario.

Vou já começar pelas más noticias e depois deixo para o fim .... as menos más e os meus projectos para o futuro deste aquario.

 

Primeiro :

 

- As Algas

 

Pois é .... não consegui evitar as malditas algas, e nestes ultimos dias tive um forte e terrivel ataque de GDA (Green Dust Algae ) ... tenho os vidros todos verdes ... e inclusive começo tambem a ter zonas do sustrato manchadas de verde .... enfim .... desde já vos digo que fotos .... só depois do Natal.... ou então quando pegar no Ajax Limpa-Vidros... 8)

Aqui vos mostro as fotos da desgraça :

 

substratoesverdeadohd6.jpg

 

vidroverdequejalimpeicj1.jpg

 

Estranhamente,até hoje .... e já lá vão quase 2 semanas, nunca tive qualquer vestigio de amonia e nitritos, e tenho tido sempre os fosfatos e os nitratos a zero. No inicio desta semana começei a fertilizar com NP.... mas mesmo assim estas terriveis algas não há meio de desaparecer. Vou ainda exprimentar em aumentar os niveis de co2 e puxar os valores de NP para um pouco acima dos niveis usuais. Vou manter 8 horas de luz diarias a 2 x54w , com um pico de 4 x 54 w de 3 horas pelo meio. Continuo a pensar, nao sei se bem .... se mal .... que nesta fase seria um erro diminuir a quantidade de luz ... pois se o fizer sujeito-me a dar cabo da Cuba. .... a cuba ... que tá dificil de pegar .... mas ainda é cedo para dizer algo.... com calma e sem stress ... ela vai pegar ... :wink:

 

Tambem já introduzi os primeiros habitantes deste aquario :

-3 ottos

-2 sae

-2 nereterinas

-1 cardume de 12 narizes de bebado.

Baixas - zero ... aqui tudo bem. Parajá .... não vou introdzir mais peixes .... até ver .... vai ficar assim. :wink:

 

As Plantas:

 

Quer-me parecer que ainda não acordarão para a vida, ainda tá tudo muito no inicio, provavelmete, só agora estão a começar a assimilar os nutrientes .... ainda é portanto cedo para tirar conclusoes :

No entanto, ja tive que dar um corte na Rotala Indica,Limnophila sessiliflora e Cabomba Furcata , pois foram as plantas que mais rapidamente se desenvolveram.

Fiz ontem mais uma brilhante descoberta .... aminha planta traseira central, que eu comprei como Cyperus Helferi .... afinal é .... Juncus Repens .... errrr ..... erro de principiante .... mas prontos .... agora vai lá ficar .... e logo se vê se a planta serve para criar o efeito pretendido.

Hoje .... vou adicionar 2 novas plantas .... Ludwigia arcuata e HM .... provavelmente são variedade de plantas a mais, e fico com excesso de plantas vermelhas .... mas depois com o tempo e à medida que elas forem crescendo .... logo escolho as que melhor se adaptarem às caracteristicas do meu Aqua.

 

Para terminar .... o meu projecto pra os proximos tempos :

 

AGORA

60226162gb1.jpg

 

DEPOIS-MONTAGEM PHOTOSHOP - TENHAM ATENÇÃO QUE ESTA FOTO É UMA MONTAGEM

projectokq6.jpg

 

Pois é .... com a ajuda do Tiago , que desta vez até vem munido de picareta, marreta e ponteiro .... :laugh: .... vão ser introduzidas umas pequenas alteraçes no layout do aqua .

Pretendo dar mais vida ao aqua, quebrar um pouco de monotonia que eu acho que o aqua tem , quebrar a simetria e simultaneamente acrescentar detalhe e profundidade.

Veremos se resulta .... :)

 

E prontos .... já chega de escrever .

Fico agora a aguardar as vossas opinioes , sugestões, o que acham destas alteraçoes de layout e já agora preciso de conselhos para acabar com estas malditas algas.

Resumindo ..... podem dizer o que pensam ..... estejam à vontade. :chair:

As fotos do aqua .... ficam para depois .... bigsmile

Vá .... Um Abraço :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas João

 

green dust algae duvido que seja. :)

o que me parece é que tiveste uma explosao de micronutrientes no aquario o que é bastante normal derivado aos substratos usados e a intensidade da tua iluminaçao.

 

neste primeiro mês eu acho que a fertilizaçao deveria de ser minima ou quase nula e muitas trocas de agua para retirares parte de excesso, e quando as plantas te começassem a pedir carencias de certo nutriente, saberias o que fertilizar.

 

quanto ao teres a amonia e nitritos a zero nao te esqueças que o filtro e materia filtrante foi a mesma usada, e mesmo estando o filtro desligado por 24h a 48h podes nao perder na totalidade toda a sua colónia e alem do mais nao te esqueças que ainda completaste com um frasco de bacterias nutrificantes, logo á partida nao perdeste o ciclo do filtro por completo e ja se regenerarao e multiplicarao.

 

uma vez vez que tens medido os nitratos e fosfatos e depois de fertilizares no dia seguinte estao zerados, aconcelhava-te a meteres o NO3 perto dos 10 ppm e o PO4 um pouco mais alto entre os 2 a 2,5 pmm diariamente, para ver se essas algas verdes desaparecem ou começao a abrandar, o potassio fertilizas consuante o N e o P for consumido diariamente.

 

nao é 100% absoluto mas sempre tens uma ideia de como te regulares, por cada 1 ppm de NO3 consumido, consomem-se 2 de K e por cada 1 ppm de PO4 consumido, consomem-se 10 ppm de K.

 

trocas de agua duas veses por semana este primeiro mês de uns 50%, quando começares a notar abrandamento das algas vais diminuindo a percentagem do volume de agua e começas entao a puxar pelas plantas com os micronutrientes mais tarde se elas assim o pedirem bigsmile .

 

quanto ao resto desde que seja primeiramente do teu agrado, para mim tambem o é :laugh:

há é verdade só mudava aquela pedra um pouco mais para a esquerda, nao , nao é essa , a outra mais ao lado :chair:

 

abraços.

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa algas que tens possivelmente é derivado aos Fosfátos baixos..

 

Atenção que no inicio das montagens é normal muitos micro nutrientes passarem do substrato para a coluna de água, devido aina não existir o chamado "bio-filme" camada composta por bacterias que impede que passem nutrientes do substrato para a coluna de água.

 

Ou seja, TPAs com força como foi referido e se puderes levanta o PO4, a zero não ajuda nada.

 

Em relação a reduzires o fotoperiodo ou intensidade da luz não vai ajudar em muito para controlar as algas.... as plantas irão sofrer mais dos que as algas.. mas de qq forma como referiste 8h de 2x54w + 4h de 2x54w pelo meio acho que até é muito bom fotoperiodo. As algas está provado que não precisam de tanta luz como as plantas, tens de ter muita atenção é aos valores de Fe na coluna de água pois estes são estimulantes para a maior parte das algas devido à Fotoredução do Ferro que é uma das poucas vantagens que as algas têm sobre as plantas.

 

O potassio e o CO2 são os unicos nutrientes que deves mesmo começar a adicionar pois estimulam a assimilação dos outros nutrientes N e P enquanto que as algas não tocam no K e o CO2 só as vai atrassar no crescimento.

 

O que aconselho para conseguires ter vantagens naturais é introduzires plantas que cresçam tb de forma emersa como a (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b], que esta facilmente te limpa os nutrientes da coluna (tem maior acesso a CO2 por ser emersa).

 

Tipo por exemplo uma echinodorus que tenha folhas emersas será uma grande ajuda para a HC, pois a echinodorus como terá acesso ao ar irá tb ter mais CO2 disponivel o que irá ajudar a consumir os excessos da coluna de água deixando pouco para as algas e a HC irá retirar os seus nutrientes como o Fe Mn etc etc pelas raizes :)

 

Muitos podem não concordar com isto, mas podes tirar grande partido das plantas para combater as algas se evitares por ex: Fe na coluna de água e apenas o manteres no substrato com bons niveis (com o tempo adicionas plastilhas revitalizadoras de substrato) pois outra grande vantagem da maior parte das plantas são as raizes, pois as algas não conseguem sugar nutrientes do substrato apenas conseguem da coluna de água.

 

Com a estabilização do aquario e das plantas as proprias plantas irão largar inibidores que servirão de combate natural contra as algas!

 

Abraço

Editado por Godlike

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha canito, eu também sou meio novato nisto e por isso só tenho a aprender com o teu aquário.

 

Eu já julgava que já estava muito bem antes. Agora o aspecto da simulação com o photoshop ainda parece melhor e aquela assimetria toda veio dar uma ar bem mais natural à coisa. Espero que o aqua possa evoluir nesse sentido.

 

Coincidência ou não o teu problema com algas começou na semana em iniciaste fertilização com NP, certo ? Parece-me que nesta fase devias limitar-te ao K e confiar no teu substrato. Vais ver que com a equipa de limpeza e se puderes aumentar a massa vegetal com plantas de crescimento mais rápido ou parcialmente emersas ( que depois mais tarde irias tirar) as algas vão desaparecendo. Tem paciência com a HC que vai valer a pena.

 

Tem todas as condições para vir a ficar um excelente plantado. Parabéns.

 

Neon tetra

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem....

Antes de mais quero agradeçer a todos aqueles que têm participado no meu tópico .... a todos vós ... o meu Muito Obrigado.

Um especial Obrigado aos conselhos do André .... e um grande Abraço paro o meu amigo Ricardo Diogo .... um dos grandes culpados por este meu vicio.

 

Pelo Paulo não sei, mas devo dizer-te que estou muito chateado por não nos considerares.... :thumbup3: Tantas conversas, dos M, k e por aí a fora... não digam nada à minha mulher sobre o preço das pedras, etc.

 

Pronto, não te dou mais plantas, as que tiverem a morrer no teu aqua não veêm para o meu para recuperar!!!!

Ah, e desejo-te , um bom natal, ano novo, Carnaval, Páscoa, feliz aniversário e muitas, muitas, muitas algas :rolleyes:

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo Paulo não sei,

 

Por mim tass bem... :silly: Prefiro que me continue a pagar uns bons jantares do que estar a dar elogios por escrito... ;)

 

Falando a serio, Acho que esta muito bom o teu aquario, a alteraçao tambem esta para ficar muito bem conseguida... :D

Como tu estamos todos desejosos de ver essa flora toda co em cima...Enquanto isso nao e possivel vamsoa aguardando serenos e com muita... :burp:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A planta nas traseiras ao centro e Juncus repens e nao Cyperus helferi. :?

 

Nao comeces ja com as fertilizacoes de N e P. Deixa o aqua estabilizar e vai controlando isso com TPA's.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

uma vez que o aquario tem estado a consumir muito bem os macronutriente chegando a estar a zero no dia seguinte, acho que é uma mais valia estar a fertiliza-los já diariamente, porque alem das trocas de agua é uma mais valia para ajudar a consumir tambem o excesso de micronutrientes mais depressa.

 

já se os tivesse fertilizado e os mesmo se mantivessem ou aumentassem ainda mais diariamente, ai já nao valeria apena pois nao estariam a ser consumidos :D

 

abraço.

 

PS: vai começar o glorioso ó canito :? :D

Editado por David Cabete
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Canito, aí tem a culpa de tudo que de mal está a passar nesse aquário, demasiadas "PLANTAS VERMELHAS" como se sabe o vermelho é uma desgraça, :D :rainbowafro::rainbowafro::rainbowafro:

 

 

Esse aqua está fantastico e com paciência vai lá, porque não são umas alguitas que vai dar cabo disso, aliás, uns SAE. LD25 e uns caracois, dão cabo disso, se for acompanhado com UV então melhor e mais rápid ainda.

 

 

Abraço e cá fico á espera de novas fotos

Editado por Anto_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez .... obrigado a todos os que têm participado no topico e que me têm tentado ajudar na luta contra as algas

Lá tive a fazer mais uma muda de agua e a seguir medi valores

KH- 2

gh- 7

(grau alemao)

ph-6.9

no3-entre 5 a 10 ppm

po4-0.25 ppm

 

os valores foram medidos depois da muda de agua .... a agua da torneira sai a 7.2ph .... devia ter medido antes .... mas não me lembrei

seja como for noto o gh algo elevado .... deve ser das pedras Seiryu Stone. Tal facto é comunicado no site da ADA -"Please note that this rock may raise pH and hardness, though generally not to an unmanageable level."

 

Entretanto, acho que tou a piorar as algas .... agora já começo a ter as plantas "pintadas" de verde.... as plantas e o substrato.

Sempre tive plantados apenas com areao de silica, sem um unico problema de algas ,tudo inerte e agora faço a evoluçao para um substrato fertil e tenho um kilo de algas dentro do aquario.... cabecaduracabecadura .

Já não sei bem o que fazer .... amanha vou começar a adicionar excel na agua, pelo menos para tentar que as algas não tomem proporções drásticas.

Abraço ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Canito

Essas pedras vao-te aumentar a dureza e nao a alcalinidade, por isso vao aumentar o KH carbonato de dureza e nao o GH alcalinidade...Tanto que falamos nisto...E provei-te porque queria as pedras e para o efeito que era e sabes bem como me tenho estado a desenrascar ate chegar as minhas, mas mesmo assim poes em duvida...

 

com esses valores apenas tens 8 PPM de co2 na agua o que e extremamnete baixo.

OU sobes o KH ou desces o PH para 6,4.

 

O KH 2 esta muito baixo devia estar entre os 3º e os 4º, para o aproximares do GH para evitar teres tanta osxilaçao no PH.

 

Teres o GH a 7 e bem normal com tanta muda de agua...

 

Calma nao stress demais, amanha passo ai...Ja vi que o barco esta sem rumo...Queres que leve o bicabornato de sodio?

 

Eu sei dos conhecimentos que tens sobre plantados e começo a ver que estas a entrar em desespero, acho que deves parar e pensar um pouco e acreditares naquilo que sabes e tens aprendido, e juntamente com a ajuda de "todos" resolver o problema...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.