Akua Molhanga Powa- Layout


Nevrast

Recommended Posts

Boas a todos,

 

tenho estado a ler o fórum faz umas semanas quando finalmente convenci a Mrs. a deixar-me montar o aqua no escritório de cá de casa. É prenda de natal, até despejo o lixo de vez em quando, portei-me bem este ano, fiz os trabalhos de casa todos, não cortei o cabelo à mana e não sujei nada a lavar as coisas pa por aqui dentro...ou quase...ehehehe

 

Como uma foto vale mais que mil asneiradas, esquivo-me já a dizer mais parvoeiras que o necessário :chair:

 

DSC00338.jpg

 

Depois do substrato fértil, akadama com fartura lá pa dentro.

 

DSC00339.jpg

 

O aquário está num canto do escritório, decidi fazer o substrato subir de encontro à parede, à direita e também na parte de trás como manda a lei. Uma vez que vai ser visto maioritáriamente do ponto de onde foi tirada a foto parece m sensato fazê-lo subir à direita.

DSC00340.jpg

 

DSC00341.jpg

 

Como já tinha andado a brincar com os troncos que tinha arranjado, fiz a depressão do lado direito e tentei tornar a frente um pouco mais interessante fazendo a ilha onde ia colocar a base dos troncos.

 

DSC00342.jpg

DSC00343.jpg

 

E aqui estão eles. Tentei fazer vários triângulos deixando também um sitio vazio, um pouco desviado do centro porque li que os olhos até gostam de repousar por esses lados. Mais ou menos como nos decotes mas um nadinha mais ao lado :shocked028:. Agora que viram os troncos e a maneira que os puz será talvez possivel perceber melhor o porquê da depressão à direita. Faz-me parecer que com essa depressão há ali um caminho a seguir e fica com mais "movimento" não sei bem explicar...a mim parece-me mais ou menos. O que acham? estará muito profunda? será que se vai manter? E a posição dos troncos, algum reparo?

 

DSC00347.jpg

DSC00348.jpg

 

Por fim as pedras dos rins de um dinosauro qualquer que morreu ali pós lados das antenas da RTP de Monsanto. Era ver 2 malucos ontem às 10 da noite com duas lanternas a olhar pa calhaus...ahahah

Aqui vi alguns aquários iwagumi e tentei reproduzir algumas composições. Gosto de como ficaram os basaltos no entanto ter 3 de um lado e 3 do outro, está m a fazer espécie...gostava de meter 5 num dos lados em vez de 3 - 3 mas o espaço já não é muito para o fazer. O que acham vossas senhorias?

 

Outra dúvida que me surgiu entretanto prende-se com a cartolina atrás, preto do fundo mais preto do basalto não será preto a mais? a akadama balança um pouco e as plantas tb irão dar mais vida penso eu de que...mas e o que pensam usted?

 

Comentários, sugestões, críticas são todas bem vindas.

Peço desculpa pela qualidade das fotos, mas as baterias das máquinas estavam todas a carregar. Fica para amanhã uma melhorzinha :chair:

Editado por Nevrast
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 62
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Gosto do centro embora ache que esse tronco mais á frente deveria estar atrás da pedra para tapar o "inicio" do mesmo.

Podias tambem arranjar mais umas pedritas para dar mais vida ao hardscape.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais o meu obrigado a todos que se deram ao trabalho de comentar e por consequência me ajudar com o layout.

Vou seguir o que indicaram com as pedras que tenho aqui, no fim de semana vou à procura de mais calhaus uma vez que os grandes que aqui tenho não são mto do meu agrado ( e por isso não os usei :yb668: ).

 

Fotos uma hoje ainda do que alterei e mais durante o fim de semana.

 

Até já

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora como prometido, algumas das fotos que tirei...

 

DSC00351.jpg

 

Ora vi o tópico e ... deixa cá ver se metendo uma pedra à frente sai alguma coisa... acabei a por mais outra e mais outra... e deu no que se viu...duas filas de pedra sem jeito nenhum (na minha opinião).

 

DSC00349.jpg

 

lol... de seguida alterei aquilo tudo e saiu ...errr...isto, ahahah parece-me um altar de sacrificio.

 

DSC01764.jpg

 

Como o ultimo só me dava pa rir tentei outro, este já gostei um pouco mais (até porque consegui mesmo esconder os inicios dos troncos) mas parece um pouco alinhadinho de mais. É possivel que me digam que não parecem muito naturais as "fendas" mas eu até que gosto.

 

DSC01768.jpg

DSC01769.jpg

 

De seguida alterei um pouco a orientação e duas das pedras e parece-me o melhor deles todos. Em principio devo ficar com este. Acho até que se tirasse os troncos ficaria com um iwagumi já decente :music_singguitar:

 

Qual é que preferem? alteravam alguma coisa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

uma vez que andas entretido acho que ainda podias exprimentar mais 1 ou 2 layout´s, nao perdes nada com isso e só é bom para ires ganhando mais calo nesse aspecto, joga e brinca com as coisas, e no final escolhes o que mais gostares e tambem com a ajuda do pessoal :music_singguitar:

 

abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Belo começo... olha experimenta chegar mais as pedras da direita um pouco mais para o centro (desvia um pouco do vidro lateral), nos troncos podes inclinar o tronco da direita que está mas para a frente um pouco mais para cima.

 

Abraço

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de mais uma ida aos calhaus (daqui a bocado tenho uma pedreira em casa...) e mediante as sugestões do Godlike (mto obrigado pelo coment) alterei mais umas coisitas. Aqui ficam as fotos.

 

DSC01772.jpg

DSC01773.jpg

 

Ora, as pedras da direita foram um pouco mais para o centro e vi a luz! eheeh é subtil mas gosto muito mais. O tronco também está um pouco mais inclinado, a paralaxe não ajudou muito e não estava assim tao a direito como parecia, mas mais uma vez ficou um pouco melhor depois da alteração. Obrigado godlike pelas sugestões.

 

Nos próximos dias e por sugestão do krypt vou nivelar e fazer do principio eheh com os calhaus novos que apanhei e basicamente ver se sai alguma coisa de jeito, se bem que já me contentava com o que está :blink:

 

Obrigado a todos.

 

PS-amanhã chega a calha eheheh :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nos próximos dias e por sugestão do krypt vou nivelar e fazer do principio eheh com os calhaus novos que apanhei e basicamente ver se sai alguma coisa de jeito, se bem que já me contentava com o que está :blink:

 

boas

 

uma vez que nao tens plantas nem peixes á espera , acho que é o melhor que fazes.

nao porque os layout´s anteriores nao sejao bons, mas porque quantas mais tentativas o faças, possa sempre surgir algo melhor ainda do que já estava. :)

 

depois vez todas as fotos e o que mais te agrade é o que escolhes.

 

abraço.

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora a calha não chegou :music_singguitar:

então pimbas mais umas maneiras de meter pedras, caneco...já devo começar a fartar a malta...lol

 

DSC01776.jpg

não desgosto, mas aquelas duas lá atrás não m parece então alterei para o que vou mostrar na próxima.

 

DSC01782.jpg

DSC01783.jpg

e aqui está mais uma variaçãozinha. Também não desgosto, mas fico a pensar se não ficará mto artificial deixar aquele espaço ali no meio, depois levava ali uma planta...mas bom não ficaria demasiado "óbvio"?

 

Noto que estou a ter alguma dificuldade em mover os troncos da posição onde estão...parece que encontrei uma posição boa e não consigo arranjar outra que me agrade tanto...se calhar é sinal que vão ficar mesmo assim. Então se não movo os troncos depois as pedras tb não variam muito ehehe é uma pescadinha...

 

Não hesitem nos comentários e sugestões

 

Grande abraço, Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Experimenta juntar os 3 troncos, como se fossem raizes a sair. Não gosto muito de 2 juntos e depois o outro separado dos restantes. E brinca com as pedras, rochas maiores e depois as pequenas à frente das grandes como se fosse um degráde. Não sei se me expliquei bem lol.

 

Cump

Editado por Ricardo Ruffo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

DSC01776.jpg

 

Assim está optimo, mudava só umas coisas,

 

- Pedras da frente, do lado direito, enterrava-as mais...Como estão, nota-se que tem mão humana.

- Pedro do centro, de trás, a mais vertical, faz qualquer coisa a ela, ou então substitui por uma mais quadrada

- O tronco da esquerda, experimenta pô-lo a sair do centro, do meio das pedras, mas bem enterrado. Ou então, arranja mais dois troncos e junta com esse.

 

Cumps

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

acho que está muito bom mesmo, não mexia, deixava assim mesmo, se fizeres um tapete uma parte das pedras ficará tapada e vai parecer mais natural.

 

Abraço, Hugo Coelho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

está a ficar excelente, experimenta a dar inclinação e enterrar mais aquela pedra vertical da traseira.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

 

Podes tirar uma foto geral mas de frente?

Só assim é que dá para se ter uma real noção da disposição do hardscape e do modo como o deves trabalhar para dar a profundidade que pretendes, pelo que essa vista superior não é a melhor para quem está deste lado do monitor a opinar.

 

 

Acho que fazes bem em perder o tempo que for necessário no arranjo dos troncos e pedras, de modo a que alcances um equilíbrio entre os elementos decorativos, criando um layout a teu gosto.

É mais fácil fazê-lo no início do que com o aquário cheio de água, peixes e plantas e assim até vai ser mais fácil, posteriormente, fazer a selecção da Flora.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá todos ;), espero que o Natal tenha sido do vosso agrado e que o ano que ai vêm seja um sucesso ;)

 

Aqui vão mais umas fotos e a resposta aos preciosos comentários.

 

DSC01786.jpg

Ora ai estão as alterações que fiz, e que, à excepção da segunda pedra de trás a contar da esquerda, estão do meu agrado.

 

DSC01790.jpg

E... com água. Não resisti a deixá-lo seco por mais tempo ;)

 

"Ricardo Ruffo

Experimenta juntar os 3 troncos, como se fossem raizes a sair. Não gosto muito de 2 juntos e depois o outro separado dos restantes. E brinca com as pedras, rochas maiores e depois as pequenas à frente das grandes como se fosse um degráde. Não sei se me expliquei bem lol."

 

Certo, tinha o tronco da esquerda lá para dirigir o olhar para o centro, mas experimentei como indicas t e não desgosto. Parece que do lado esquerdo ficou com mais espaço e reforçou o look que queria dar do lado direito, parece um caminho que passa debaixo dos troncos. Obrigado pela suberba sugestão. Quanto às pedras, sim tenho tentado fazer isso, mas parece que trouxe muitas pedras do mesmo tamanho ou as grandes que lá havia não me chamaram o olho e está como está, mas apesar de tudo acho que até são interessantes as que escolhi.

 

"Black Dragon

Assim está optimo, mudava só umas coisas,

- Pedras da frente, do lado direito, enterrava-as mais...Como estão, nota-se que tem mão humana.

- Pedro do centro, de trás, a mais vertical, faz qualquer coisa a ela, ou então substitui por uma mais quadrada

- O tronco da esquerda, experimenta pô-lo a sair do centro, do meio das pedras, mas bem enterrado. Ou então, arranja mais dois troncos e junta com esse."

 

Ora, pedras da direita mudei-as as que estavam realmente não estavam muito bem, as que estão agora têm formato diferente não são tão grandes e estão mais enterradas. Acho que estão melhor :)

Pedra do centro vertical, ainda a inclinei, mas mesmo assim havia ali qqer coisa que não encaixava, substitui. A que lá está agora também não é perfeita, já experimentei as que aqui tenho e esta não m parece mto mal, no entanto ainda parece que destoa um pouco dado que tem aquele plano no topo que as outras não têm... depois muda-se ou cobre-se com musgo ou o que fôr.

O tronco meti para a direita, a sair das pedras ao centro ainda experimentei mas não gostei mto :)

 

Olá Pedro,

Podes tirar uma foto geral mas de frente?

Só assim é que dá para se ter uma real noção da disposição do hardscape e do modo como o deves trabalhar para dar a profundidade que pretendes, pelo que essa vista superior não é a melhor para quem está deste lado do monitor a opinar.

Acho que fazes bem em perder o tempo que for necessário no arranjo dos troncos e pedras, de modo a que alcances um equilíbrio entre os elementos decorativos, criando um layout a teu gosto.

É mais fácil fazê-lo no início do que com o aquário cheio de água, peixes e plantas e assim até vai ser mais fácil, posteriormente, fazer a selecção da Flora.

 

Compreendo o que dizes, a razão de tirar as fotos meio de lado e por cima prende-se basicamente por ser desse ponto de vista que vou maioritariamente observar o aquário, daí planea-lo com isso mente. Tirei uma foto do escritório para se ter uma ideia mais concreta do que quero transmitir e como poderão ver não é cómodo observar o aquário de frente devido ao seu posicionamento.

DSC01785.jpg

No entanto, vou tirando umas de frente e o máximo enquadradas que posso ehehe.

 

Ora então, água lá dentro, termostatos, foto periodo e filtro a bombar, queria-vos pedir ajuda para selecionar então a flora, tendo em conta que:


    a iluminação do aquário é de 3 t5 de 39 w em 190 l brutos


    o substrato é de akadama e o substrato fértil é jbl proflora start


    conto fazer injecção de co2 caseira (reactor que vou fazer esta semana)

 

A minha intenção era pôr algo a cobrir os troncos, pensei em Feto de java windelov, anúbias, ou musgo de java (até pq devo meter marisco depois do ciclo estabilizar). Estou indeciso entre os três...

Tenho também ideia de meter um tapete de algo do lado esquerdo a fazer o canto e à frente a todo o comp. do aquário. Gosto de cuba...mas acho que será puxada para mim porque tenho pouca experiência com plantas e não sei se chegará a luminosidade que tenho. Glosso tb é uma hipotese...outras espécies que me possam indicar ficaria mto agradecido.

A fazer a transição entre plantas de fundo e frente não faço a minima ideia o que ponho...gosto de cryptos...mas deve haver mto mais que possa por...tb me agrada a ideia de blyxas no meio das pedras, mas mais uma vez não sei se a iluminação chegará...

Plantas de fundo, falaram-me em Rotalas e do que li são fáceis, de crescimento rápido (importante para o inicio) e não são nada feinhas...

 

Estas são as pseudoideias que tenho por agora, agradeço qualquer sugestão e o apoio que têm demostrado neste thread. Obrigado a todos.

 

Abraço, Pedro

 

(esqueci-me de dizer que o Pai Natal trouxe os testes básicos da nutrafin + PO4 e NO3 :))

Editado por Nevrast
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

melhorou bastante o layout, a colina mais alta acho que nao era preciso tantas pedras juntas acho que ainda podias corrigir isso , acaba por destrair um pouco o olhar tornando-sse um pouco confuso.

 

as 3 pedras da direita nao mexas e as 3 pedras da esquerda que estao inclinadas tambem nao, acho que estao muito bem posicionadas.

 

as que estao no cimo e junto aos troncos é que acho que ainda nao estao em armonia. :medieval_mace:

 

nao devias de ter enchido já o aquario sem plantas, ou entao mantem essa iluminaçao desligada.

 

abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E pronto acho que é desta. Mediante a sugestão dos entendidos, lá removi os calhaus que estavam a mais e ficou (pelo menos aos meus olhos) muito melhor omg ficam as fotos que é o que o povo gosta.

 

DSC01791.jpg

DSC01793.jpg

 

Gostei mto de como ficou o centro, acho que uma blyxa ou uma crypto á frente das duas pedras (na clareira) ficava a matar, decidi m tb pela marsilea hirsuta para a frente e em fazer uma parede de musgo Christmass na lateral do lado esquerdo. Nas pedras não ficaria mal mini pellia...mas num sei mto sobre ele, apenas que tem um aspecto fabuloso. Para os troncos...ainda não m decidi, possivelmente uma mistura das 3 espécies que referi no outro post, anubias, feto windelov e musgo de java ou uma combinação destes.

 

Vou postar no separador Classificados/procura as espécies que referi e tvz mais outras, se alguém mas quiser oferecer/vender agradeço imenso.

 

André Geraldes Postado Ontem, 12:56 PM

Gosto do aqua e que tal se fizesses isto? Se calhar ficava melhor...

 

Hmm também acradito que sim...mas acho que agora não vou remover a akadama. Também pensei no assunto aquando da montagem, mas não m estava a apetecer dar mais uma dinheirama por areia branca, depois como conto ter marisco no aqua, tb não m pareceu a melhor opção mas a nivel visual ficava mto nice.

Obrigado pelas sugestoes no paint, já ajudou imenso. A ver se faço uma tb amanha para vos mostrar o que estou apensar mais em concreto.

 

Obrigado a todos pelos coments, e venham as sugestões para a flora ;)

 

Abraço Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E pronto acho que é desta. Mediante a sugestão dos entendidos, lá removi os calhaus que estavam a mais e ficou (pelo menos aos meus olhos) muito melhor :? ficam as fotos que é o que o povo gosta.

 

DSC01791.jpg

DSC01793.jpg

 

Gostei mto de como ficou o centro, acho que uma blyxa ou uma crypto á frente das duas pedras (na clareira) ficava a matar, decidi m tb pela marsilea hirsuta para a frente e em fazer uma parede de musgo Christmass na lateral do lado esquerdo. Nas pedras não ficaria mal mini pellia...mas num sei mto sobre ele, apenas que tem um aspecto fabuloso. Para os troncos...ainda não m decidi, possivelmente uma mistura das 3 espécies que referi no outro post, anubias, feto windelov e musgo de java ou uma combinação destes.

 

Vou postar no separador Classificados/procura as espécies que referi e tvz mais outras, se alguém mas quiser oferecer/vender agradeço imenso.

 

André Geraldes Postado Ontem, 12:56 PM

Gosto do aqua e que tal se fizesses isto? Se calhar ficava melhor...

 

Hmm também acradito que sim...mas acho que agora não vou remover a akadama. Também pensei no assunto aquando da montagem, mas não m estava a apetecer dar mais uma dinheirama por areia branca, depois como conto ter marisco no aqua, tb não m pareceu a melhor opção mas a nivel visual ficava mto nice.

Obrigado pelas sugestoes no paint, já ajudou imenso. A ver se faço uma tb amanha para vos mostrar o que estou apensar mais em concreto.

 

Obrigado a todos pelos coments, e venham as sugestões para a flora ;)

 

Abraço Pedro

 

Tá muito giro o teu Akuamolhanga!

Só falta agora os peixinhos e as plantinhas!

 

Um grande abraço Peter

 

Mi-Net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.