O néon Zeppelin


Miguel Figueiredo

Recommended Posts

Mas o que me chateia nisto tudo, é que são as pessoas como tu que depois mandam MPs a colocar questões básicas e não tem a coragem de colocar essa mesma pergunta publicamente... será para não estragar a imagem de pessoa entendida no assunto? hum...

 

pessoas como eu? Primeiro, não me conheces, segunda, parece estares a insinuar que te mandei pms a colocar alguma questão... nunca te perguntei nada, nem em mp nem sem ser em mp. Nem te desafio a provar o contrário, porque sei, e tu também o sabes, que não tens prova possível. Ao insinuar que te terei feito "perguntas básicas" por MP para "não estragar a imagem de pessoa entendida no assunto", atrás de uma frase "pessoas como tu", estás a ser incorrecto. Sendo quem és, não precisas de insinuar nada... diz o que tens a dizer, e suporta com factos e argumentos. Não inventes. Se estavas a falar de outros... fala dos outros sem ser a resposta a um post meu.

 

Perguntas básicas já as fiz, sempre publicamente, no sub-fórum "os primeiros passos". Questões mais complicadas também já fiz, no "tópicos avançados". Nunca tive vergonha de ser ignorante e por isso querer saber mais e perguntar, pelo contrário, sempre achei que vergonhoso é não querer aprender.

 

E nunca me fiz de entendido em coisas que não entendo...

 

Quanto ao tal aqua da echinodorus, como alguém que percebe muito mais de aquários do que eu alguma vez perceberei tem na assinatura... tantos peixes, tão poucos aquários. Como sabes, não se pode ter tudo o que se quer.

 

Finalmente, a verdade é com este tópico acho que comecei a perceber um pouco melhor as motivações de quem faz e desfaz aquários em 6 meses. Um dos posts do André Silvestre explica isso muito bem, no fundo é o mesmo que todos os outros aquas, a procura de algo que seja um pouco de nós. Outros posts também. Só por isso, valeu a pena.

 

Finalmente: continuo a não a gostar de paisagens terrestres debaixo de água como filosofia, mas percebo que para muitos dos aquascapers, e em particular aqueles que realmente sabem o que fazem, isso não é uma filosofia, mas um caminho entre muitos que têm. Como moda, não gosto; como elemento novo na aquariofilia, certamente que elevou muito as capacidades técnicas e estéticas em geral.

 

Pelo teu Sirah... parabéns! Pelo aqua e pelo prémio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 126
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

boas

 

já que se fala neste topico em aquascaping , landscaping , biotipos , etc etc

 

venho mostra-vos aqueles que nao conhecem uma das pessoas que mais admiro com os seus trabalhos que me fascinam bastante.

 

mountainlake_121.jpg

 

img_795777.jpg

 

valleyofthesilence.jpg

 

valley-of-the-silence2.jpg

 

crystallakeblue.jpg

 

crystallakeblack.jpg

 

crystallake.jpg

 

simplesmente FANTASTICO.

 

o que têm voces a dizer sobre isto ??

 

abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Simplesmente, fabuloso, para quê quadros!

 

Já agora quem é o autor?

 

Cumps,

 

Filipa

********************************************************************************

Setup:

Aquário: 80x50x30; Filtro:Fluval205

Flora: 2 anúbias, musgo de Java, 1 cabomba,3 Hygrophila Polisperma

Fauna: 1 ampulária, 4 kribensis fêmea e 1 macho, 2 guppys fêmea e 2 macho; 5 viúvas, 2 bótia palhaço, 1 pleco, 1 kuhli

Parâmetros:

Temp 26º, Ph 7,5, Gh 13, kH 4, amónia 0,0 mg/l, nitritos 0,1 – 0,3 mg/l, nitratos 5 mg/l, fosfatos 0,5 mg/l, ferro 0,5 mg/l

 

********************************************************************************

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vais ser crucificado...

Ainda para mais quando esses áquas são tão minúsculos que irão logo afirmar "ai e tal... onde estão os peixes?"

 

Se ainda tivesse uma Echinodorus palaefolius var. latifolius... agora assim, vais ver que vão passar a ser aquários da treta!!!!

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vais ser crucificado...

Ainda para mais quando esses áquas são tão minúsculos que irão logo afirmar "ai e tal... onde estão os peixes?"

 

Se ainda tivesse uma Echinodorus palaefolius var. latifolius... agora assim, vais ver que vão passar a ser aquários da treta!!!!

 

 

Pequenas maternidades cheias de estilo!!

********************************************************************************

Setup:

Aquário: 80x50x30; Filtro:Fluval205

Flora: 2 anúbias, musgo de Java, 1 cabomba,3 Hygrophila Polisperma

Fauna: 1 ampulária, 4 kribensis fêmea e 1 macho, 2 guppys fêmea e 2 macho; 5 viúvas, 2 bótia palhaço, 1 pleco, 1 kuhli

Parâmetros:

Temp 26º, Ph 7,5, Gh 13, kH 4, amónia 0,0 mg/l, nitritos 0,1 – 0,3 mg/l, nitratos 5 mg/l, fosfatos 0,5 mg/l, ferro 0,5 mg/l

 

********************************************************************************

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Simplesmente, fabuloso, para quê quadros!

 

Já agora quem é o autor?

 

Cumps,

 

Filipa

 

Filipa o nome do autor está em todas as fotos :( Octopus :?

 

 

Vais ser crucificado...

Ainda para mais quando esses áquas são tão minúsculos que irão logo afirmar "ai e tal... onde estão os peixes?"

 

Se ainda tivesse uma Echinodorus palaefolius var. latifolius... agora assim, vais ver que vão passar a ser aquários da treta!!!!

 

mas é isso que eu nao compriendo em certas pessoas.

 

nao deixa de ser um passatempo e um estilo diferente de ver a aquariofilia.

 

eu acho que quem começa recentemente está no seu direito de exprimentar tudo e mais alguma coisa até que se sinta realizado e que possa dizer é com isto que eu me identifico.

 

quanto ao autor do aquario alem de ser uma pessoa com um enorme talento, é alguem com o minimo de consideraçao á aquariofilia que nao usa nenhum tipo de fauna neste tipo de aquarios.

 

se for crucificado ao menos que anestesiem-me primeiro para nao ter muitas dores :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

venho mostra-vos aqueles que nao conhecem uma das pessoas que mais admiro com os seus trabalhos que me fascinam bastante.

[...]

simplesmente FANTASTICO.

 

o que têm voces a dizer sobre isto ??

 

abraços.

 

Faltou dizer que cada um destes minusculos aquarios cabe na palma da nossa mão ;)

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma pergunta: o mais importante não será criar condições ideais para a vida dos peixes, plantas, etc que estão dentro do aquário!?

O único problema que eu vejo nos aquários artificiais é que podem não respeitar ou não ter como primeira importância a vida neles contida. Ai o fulcro da questão, se somos todos, e acredito que sim, amigos da vida, estamos a desrespeita-la ao não tomarmos como primeira prioridade as condições da bicharada.

O meu aquário está cheio de algas, de plantas a crescerem para onde elas querem, sem trocas de água, etc.... será isto um aquário digno de ganhar um prémio!? Os peixes e plantas são felizes lá dentro, não são obrigados a nenhum stress extra de estar sempre a meter as mãos lá dentro para podas constantes e desnecessárias. bem.... acho que tenho o prémio dos que lá vivem dentro que vivem felizes!

Quem gosta desses aquários artificiais acho que só devia evitar de lá por vida dentro, podia fazer o que faz mas com plástico. Assim evitava de fazer mal à bicharada....

Uma humilde opinião. Não façam mal aos bichos!!!

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O único problema que eu vejo nos aquários artificiais é que podem não respeitar ou não ter como primeira importância a vida neles contida. Ai o fulcro da questão, se somos todos, e acredito que sim, amigos da vida, estamos a desrespeita-la ao não tomarmos como primeira prioridade as condições da bicharada.

Qual foi a parte que não entendeste sobre os aquários acima referidos não terem fauna?

Será preciso escrever a bold ou aumentar o tamanho de letra?

 

O meu aquário está cheio de algas, de plantas a crescerem para onde elas querem, sem trocas de água, etc.... será isto um aquário digno de ganhar um prémio!? Os peixes e plantas são felizes lá dentro, não são obrigados a nenhum stress extra de estar sempre a meter as mãos lá dentro para podas constantes e desnecessárias. bem.... acho que tenho o prémio dos que lá vivem dentro que vivem felizes!

Achas que um aquário cheio de algas e onde não fazes TPAS (que servem para repôr o equilibrio de nutrientes, retirar os excessos e repôr os que estão em carência) são as melhores condições para peixes e plantas?

 

Eu acho que querem arranjar um forma de justificar o mau aspecto de muito aquários usando o termo Natural, quando na verdade não sabem mais... Não acham que é uma justificação ridicula?

 

Querem ver que daqui a pouco ainda vão dizer que um aquário plantado, que não tenha algas, bastante equilibrado com pH correcto para a fauna e um sistema de filtragem á base de plantas só é possivel porque usamos químicos e alguicidas... :-D

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

pessoas como eu? Primeiro, não me conheces, segunda, parece estares a insinuar que te mandei pms a colocar alguma questão... nunca te perguntei nada, nem em mp nem sem ser em mp. Nem te desafio a provar o contrário, porque sei, e tu também o sabes, que não tens prova possível. Ao insinuar que te terei feito "perguntas básicas" por MP para "não estragar a imagem de pessoa entendida no assunto", atrás de uma frase "pessoas como tu", estás a ser incorrecto. Sendo quem és, não precisas de insinuar nada... diz o que tens a dizer, e suporta com factos e argumentos. Não inventes. Se estavas a falar de outros... fala dos outros sem ser a resposta a um post meu.

 

Mas o que me chateia nisto tudo, é que são as pessoas como tu que depois mandam MPs a colocar questões básicas e não tem a coragem de colocar essa mesma pergunta publicamente... será para não estragar a imagem de pessoa entendida no assunto? hum...

 

Desculpa lá, onde é que eu escrevi que estava a falar de ti? Eu referi "pessoas como tu" e não "tu"... é parecido, mas não significa a mesma coisa! Queres que te faça um desenho?

 

E nunca me fiz de entendido em coisas que não entendo...
Finalmente, a verdade é com este tópico acho que comecei a perceber um pouco melhor as motivações de quem faz e desfaz aquários em 6 meses. Um dos posts do André Silvestre explica isso muito bem, no fundo é o mesmo que todos os outros aquas, a procura de algo que seja um pouco de nós. Outros posts também. Só por isso, valeu a pena.

 

Acho que não preciso de responder...

 

Quanto ao tal aqua da echinodorus, como alguém que percebe muito mais de aquários do que eu alguma vez perceberei tem na assinatura... tantos peixes, tão poucos aquários. Como sabes, não se pode ter tudo o que se quer.

Tens de ter prioridades... quem tudo quer...

Mais vale 1 aquário bem feito, que um monte deles só para dizer que tem de tudo um pouco...

 

Finalmente: continuo a não a gostar de paisagens terrestres debaixo de água como filosofia, mas percebo que para muitos dos aquascapers, e em particular aqueles que realmente sabem o que fazem, isso não é uma filosofia, mas um caminho entre muitos que têm. Como moda, não gosto; como elemento novo na aquariofilia, certamente que elevou muito as capacidades técnicas e estéticas em geral.

Finalmente chegamos a um consenso!

Uma coisa é dizer que não gosta, outra é usar termos depreciativos para dizer que não gosta.

Eu apesar de achar que muitos aquários que andam por este fórum são uma valente m#$da, não vou aos tópicos das pessoas dizer isso mesmo, nem muito menos ridicularizar o que eles fazem...

 

Ou achas que que isto é forma de se dirigir aos aquários das pessoas?

 

  • Caminhos, perfeitamente delineados estendendo-se até ao horizonte! Só lá falta colocar uma carroça de bois...
  • Arvores de savana (acácias) emitadas com troncos e musgo de java! E que tal meter lá uns quantos macacos pendurados?
  • Paisagens de montanha no horizonte! Verdadeiros Alpes elevando-se na traseira do aquário, onde só falta uma pista de Ski!
  • Inselbergs (montanhas em "barrete" comuns em certas regiões tropicais) e outras formações montanhosas terrestres, aparecendo entre a vegetação.

 

Cumps,

Editado por FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas também

 

Desculpa lá, onde é que eu escrevi que estava a falar de ti? Eu referi "pessoas como tu" e não "tu"... é parecido, mas não significa a mesma coisa! Queres que te faça um desenho?

 

Para dizeres "pessoas como tu" estás a dizer que eu sou como essas pessoas, que não sei quem sejam nem me interessa. Como tal, o que disseste é desonesto, porque eu nunca fiz tal coisa de que falas. Estás a confundir-me. Agora desafio-te mesmo, a dizer onde é que alguém que seja "como eu" alguma vez fez o que disseste. Para saberes quem eu sou e poderes comparar com os tais "como eu", mandei-te PM.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma pergunta: o mais importante não será criar condições ideais para a vida dos peixes, plantas, etc que estão dentro do aquário!?

Dependende do ponto de vista de cada um (quando tens um beta num aqua de 5lts nao me parece que seja essa a intenção), mas sim penso que essa deveria ser a principal meta.

 

O único problema que eu vejo nos aquários artificiais é que podem não respeitar ou não ter como primeira importância a vida neles contida. Ai o fulcro da questão, se somos todos, e acredito que sim, amigos da vida, estamos a desrespeita-la ao não tomarmos como primeira prioridade as condições da bicharada.

E num aquario plantado, em que as plantas nutrem saúde e muitas das vezes tens até exemplos em que os peixes se reproduzem, axhas que estão insatisfeitos? (veja-se o exemplo do Andre Silvestre que reproduziu tetras glowlight e o FAAO com as posturas sucessivas de discus, apenas dei estes dois exemplos pois foram os que me lembrei, mas com certeza haverá muitos mais)

 

O meu aquário está cheio de algas, de plantas a crescerem para onde elas querem, sem trocas de água, etc.... será isto um aquário digno de ganhar um prémio!? Os peixes e plantas são felizes lá dentro, não são obrigados a nenhum stress extra de estar sempre a meter as mãos lá dentro para podas constantes e desnecessárias. bem.... acho que tenho o prémio dos que lá vivem dentro que vivem felizes!

Essa parte do stress e muito relativa... nao quer dizer que seja o caso, mas normalmente se ha algas e porque algo esta mal no que toca a concentração de nutrientes, o que por sua vez podera tambem causar stress aos peixes, mas voltando atras um bocadito... se posso conciliar o bem estar dospeixes e plantas com uma coisa esteticamente agradavelporque nao o hei de fazer?

 

 

Quem gosta desses aquários artificiais acho que só devia evitar de lá por vida dentro, podia fazer o que faz mas com plástico. Assim evitava de fazer mal à bicharada....

Uma humilde opinião. Não façam mal aos bichos!!!

Por acaso os aquas de o kryptical mostrou também os acho um pouco artificiais de mais, mas la esta nao sao destinados a ter fauna nenhuma, apenas para explorar o lado criativo e quem sabe abrir um pouco as perspectivas a novos horizontes... de notar que o autor de tais obras tem aquarios dentro de um outro estilo que eu acho simp'lesmente fabulosos.

 

Abraço

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Aqui vai a resposta á tua questão!

 

Dei-me ao trabalho de fazer um quote ás tua mensagens e vou colocar a bold o que considero "pessoas como tu" ou na verdade o que significam...

 

Porém, nos últimos anos, a coisa descambou completamente...

De um momento para o outro começou a aparecer o seguinte:

 

    <LI class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; mso-margin-top-alt: auto; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-list: l0 level1 lfo1; tab-stops: list 36.0pt">Caminhos, perfeitamente delineados estendendo-se até ao horizonte! Só lá falta colocar uma carroça de bois... <LI class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; mso-margin-top-alt: auto; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-list: l0 level1 lfo1; tab-stops: list 36.0pt">Arvores de savana (acácias) emitadas com troncos e musgo de java! E que tal meter lá uns quantos macacos pendurados? <LI class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; mso-margin-top-alt: auto; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-list: l0 level1 lfo1; tab-stops: list 36.0pt">Paisagens de montanha no horizonte! Verdadeiros Alpes elevando-se na traseira do aquário, onde só falta uma pista de Ski!
  • Inselbergs (montanhas em "barrete" comuns em certas regiões tropicais) e outras formações montanhosas terrestres, aparecendo entre a vegetação.

Concordo totalmente com o Miguel Figueiredo!!!

Já agora, atava-se uns cordéis a peixes balão, e punha-se os cordéis na mão de um bonecp e prontos! Podíamos ter um aquário chamado "o balão do joão"

 

Mais uma vez digo, e o Miguel também referiu algo semelhante no post inicial: chamar "natural" aos vossos (sem dúvida belos!!! não é essa a questão) aquários é um contra-senso, porque de natural não têm nada... na natureza não há cascatas, nem rios, nem ilhas debaixo de água.

 

O que os seguidores de Amano no fundo pretendem ao chamar aos seus aquários de "naturais", é reclamar para eles uma maior proximidade à natureza, e portanto valor e legitimidade superiores; quando no fundo, são os aquários mais afastados daquilo que se passa na natureza.

 

de resto, o Miguel não disse uma única palavra que não fosse bem educada e considerada. Não insultou ninguém. Apenas exprimiu uma opinião, que é minoritária; porque cada vez que aparece mais um aquário amano-clone, só há comentários a dizer "espectacular", o que é um direito que assiste a toda a gente.

 

mas por que razão é que quem acha que esses aquários "naturalo-utópicos" são contra-natura, não teria o direito de dizer isso mesmo? Agora há pensamento único obrigatório ou quê?

 

Desde quando é que exprimir uma opinião discordante minoritária, de forma directa e sem rodriguinhos, mas com educação, modos e termos, é ofensa?

mais uma achega de crítica a alguns, não todos, dos praticantes do tal "landscaping in aqua": há alguns membros aqui que metem aqua atrás de aqua, já deve ir em mais de 20 (estou a exagerar); tal como o Sr Amano, que monta um aquário, deixa-o chegar à tal perfeição de harmonia, tira umas fotos, e depois desmonta ao fim de poucos meses.

A maioria destes aquários tão harmónicos não costumam durar mais de 1 ano, por vezes mais, muitas vezes menos.

 

Mas se são tão harmónicos, porque é que os donos se fartam deles? Então harmonia não deveria ser algo de perene, que se mantém, evoluindo, ao longo do tempo? Porquê essa sofreguidão de fazer montagem atrás de montagem - mas sempre usando o mesmo vidro, desmontando o anterior? Não será que essa "harmonia" não passa de um desejo de atingir uma inatingível perfeição, que como tal, gera insatisfação, levando a tentativas sucessivas, sempre frustradas porque sempre desfeitas?

 

Noto que isso é o oposto de harmonia, que no fundo é a arte de encontrar um caminho que gere uma satisfação duradoura: uma paz real, não a paz aparente dos lindos aquários com rios montanhas e cascatas, feitos apenas para serem desfeitos.

 

Aqui, como alguém disse noutro tópico, prefiro um aquário feio pra caramba, mas que seja feito à imagem do seu criador, e que se mantenha anos e anos, do que os aquários inspirados em fotos, sites, e workshops alheios, que reflectem não o dono do aqua, mas sim a fonte de inspiração.

 

Um bom aluno, e aqui há muitos, é como a água que toma a forma do belo vaso que a contém. Belo é o vaso.

 

Neste tópico não se está a falar de pessoas mas de filosofias. Alguns users foram pouco elegantes e fizeram comentários sobre montagens de pessoas em particular, ou começaram aos berros, ou mostraram que desprezam os que consigo não concordam, o que só veio exaltar os ânimos desnecessariamente. Não é preciso mais um (neste caso eu) fazer a mesma coisa, pois não?

 

Acho que ninguém se quer imiscuir nos aqua dos outros... mas há já tempo que me parece notar que neste fórum se tem quase desenvolvido uma espécie de mono-gosto erigido em verdade absoluta - que só os aquários com um layout cuidado e trabalhado, em geral inspirado em paisagens, e com alguns peixes mais ou menos exóticos, é que tem valor. (para dar um contra-exemplo; vejam aqui neste sub-fórum o aqua da echinodorus gigante... fantástico!!! e hiper-natural, aquela plana cresceu como quiz, sem scaping de tipo nenhum e deu em algo que para mim vale 100 prémios... esse sim, declaro aqui publicamente: gostava de ter aquilo em casa!)

Pessoas como tu, são pessoas que não se identificam com uma das áreas a que os tais aquascapers estão inseridos, mas que gostam de opinar sobre tudo e todos. Podem não perceber o significado, conceito, princípios que levam os tais aquascapers a serem como são, mas gostam de dizer sempre qualquer coisinha antes de se informarem... de preferência são do contra!

Quando na verdade, tentam fazer alguma coisa de jeito e as coisas não correm bem, lá vêem de mansinho perguntar o que fazer...

Se queres que diga publicamente que nunca me mandaste uma MP, eu digo... "Não é o caso do nunoni!!!"

Mas sim o perfil de pessoa no qual te inseres. Porque quando queres entender... com algum esforço lá consegues!

O facto de ficares satisfeito com um simples áqua composto por uma echinodorus que não é podada há mais de 1 ano, faz de ti uma pessoa que gosta de manter áquas com água, peixes e quem sabe uma planta, de preferência uma que não dê muito trabalho e que ocupe qualquer zona do aquário.

O que acontecerá depois e assim que te aperceberes que o melhor filtro possível para a água do teu aquário são as plantas, vais querer colocar algo mais... e aí sim, vais procurar informações de como as manter. Sem te aperceberes vais começar a colocar mais algumas plantas porque afinal até ficam bem... e se ficam bem, lá estás a fazer aquascaping!!!!

E quando chegar essa altura... surgem as MPs porque não querem tornar essas questões públicas!!! Tão simples quanto isto...

Quanto ao não se gostar de paisagens terrestres, cada um tem o seu gosto pessoal... só deve é ter algum cuidado a expressar os seus gostos e respeitar os restantes!

Se gostas de ter água e peixes, fixe para ti... eu não te vou massacrar e dizer que deves de ter um plantado...

 

Quanto ao Natural, plantados, landscaping, etc são forma de estar na vida, cada um faz o que lhe apetece e ponto final! Mas antes de se dizerem bacoradas, é preciso entender-se o que levam as pessoas a seguirem essa filosofia.

 

Finalmente, a verdade é com este tópico acho que comecei a perceber um pouco melhor as motivações de quem faz e desfaz aquários em 6 meses. Um dos posts do André Silvestre explica isso muito bem, no fundo é o mesmo que todos os outros aquas, a procura de algo que seja um pouco de nós. Outros posts também. Só por isso, valeu a pena.

 

Pelos vistos e depois de tanto escreveres e leres, parece que chegaste lá...

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se queres que diga publicamente que nunca me mandaste uma MP, eu digo... "Não é o caso do nunoni!!!"

 

Obrigado, era isto mesmo que faltava teres dito logo de início

 

 

Mas sim o perfil de pessoa no qual te inseres. Porque quando queres entender... com algum esforço lá consegues!

 

É verdade, com algum esforço, percebo o que quer que seja que queira perceber.

 

 

O facto de ficares satisfeito com um simples áqua composto por uma echinodorus que não é podada há mais de 1 ano, faz de ti uma pessoa que gosta de manter áquas com água, peixes e quem sabe uma planta, de preferência uma que não dê muito trabalho e que ocupe qualquer zona do aquário.

O que acontecerá depois e assim que te aperceberes que o melhor filtro possível para a água do teu aquário são as plantas, vais querer colocar algo mais... e aí sim, vais procurar informações de como as manter. Sem te aperceberes vais começar a colocar mais algumas plantas porque afinal até ficam bem... e se ficam bem, lá estás a fazer aquascaping!!!!

 

Não me parece. O meu primeiro aqua foi o tradicional 60x30x30... ainda está montado, é do meu filho mais velho. Tem 39W 6400K, CO2 de electrólise, UV 9W, filtro externo Eheim ecco 2232, fertilização de micros e macros, mais os peixes que o meu puto quiz (não há prémios para quem adivinhar que são guppies! Mais umas corys e uns otos e uns reds). Tem um tronco coberto de musgo de java e riccia... 4 tipos de plantas flutuantes... e mais umas 6 ou 8 outras plantas, desde as que não dão trabalho nenhum (fetos de java, egeria densa), às um bocadinho mais exigentes mas não muito (Alternanthera reineckii 'Pink' roseafolia). Quando me descuido com as podas (nas férias), o aquário fica tão denso que quase custa a ver os peixes, porque aquilo ocupa o espaço disponível. Uma vez depois de limpar o eheim esqueci-me de o ligar... e ao fim de uma semana não havia uma única morte... pois claro, as plantas fazem de filtro.

 

Não faço aquascaping, muito menos o meu filho faz. Apenas fomos pondo plantas lá para dentro onde cabiam. No dia que puser aqui fotos (já o fiz, aliás, há uns 2 anos atrás), vão-me dizer que aquilo é um caos sem jeito nenhum. E terão razão, é mesmo. Sabes que mais? Gostamos assim. E temos o direito de gostar, tal como temos o dever de aceitar críticas - que é o que a ti te falta, tomas as críticas como ataques pessoais. Por isso, quando alguém exprime uma opinião diferente da tua, chamas-lhe "bacoradas".

 

 

 

E quando chegar essa altura... surgem as MPs porque não querem tornar essas questões públicas!!! Tão simples quanto isto...

 

espera sentado... já tive problemas e fiz erros (e vai voltar a acontecer), e nunca mandei MPs a pedir ajuda, sempre criei tópicos para o efeito.

 

Pelos vistos e depois de tanto escreveres e leres, parece que chegaste lá...

 

Sim, aprendi alguma coisa... agora acho que chega, este tópico teve utilidade, mas já a perdeu.

Editado por nunoni
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, aprendi alguma coisa... agora acho que chega, este tópico teve utilidade, mas já a perdeu.

 

Concordo plenamente... ;)

 

Este é um tópico que já deu o que tinha dar.. ;)

 

O que mais gostei de todo o tópico, foram as fotos dos aquários do OCTOPUS que o FAAO postou...

 

Arrasaram completamente... omgomgbiggrinbiggrinbiggrin na minha opinião... ;)

Editado por Pterois Volitans

the 2nd best way to free stress in a natural way....

...LOOK at the Aquarium...

 

O Echinodorus Gigante ** O Mangal **

** Duboisi & Frontosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo plenamente... ;)

 

Este é um tópico que já deu o que tinha dar.. ;)

 

O que mais gostei de todo o tópico, foram as fotos dos aquários do OCTOPUS que o FAAO postou...

Arrasaram completamente... ;)omgbiggrinbiggrinomg na minha opinião... biggrin

 

ai foi :D

eu tambem gostei bastante omg

 

o FAAO é um porreiro ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Obrigado, era isto mesmo que faltava teres dito logo de início

Mas alguma vez eu disse o contrário? Ai..ai... Sr. Licenciado...

 

É verdade, com algum esforço, percebo o que quer que seja que queira perceber.

?!?!?

 

Não me parece. O meu primeiro aqua foi o tradicional 60x30x30... ainda está montado, é do meu filho mais velho. Tem 39W 6400K, CO2 de electrólise, UV 9W, filtro externo Eheim ecco 2232, fertilização de micros e macros, mais os peixes que o meu puto quiz (não há prémios para quem adivinhar que são guppies! Mais umas corys e uns otos e uns reds). Tem um tronco coberto de musgo de java e riccia... 4 tipos de plantas flutuantes... e mais umas 6 ou 8 outras plantas, desde as que não dão trabalho nenhum (fetos de java, egeria densa), às um bocadinho mais exigentes mas não muito (Alternanthera reineckii 'Pink' roseafolia). Quando me descuido com as podas (nas férias), o aquário fica tão denso que quase custa a ver os peixes, porque aquilo ocupa o espaço disponível. Uma vez depois de limpar o eheim esqueci-me de o ligar... e ao fim de uma semana não havia uma única morte... pois claro, as plantas fazem de filtro.

Tudo isto para dizeres que tens um áqua com plantas e que já sabes que as plantas fazem de filtro?

Estás á espera que diga mal dos guppies? Que a Alternanthera reineckii 'Pink' roseafolia é uma planta demasiado grande para esse áqua?

Sinceramente não percebo porque perco tempo contigo!

 

Não faço aquascaping, muito menos o meu filho faz. Apenas fomos pondo plantas lá para dentro onde cabiam. No dia que puser aqui fotos (já o fiz, aliás, há uns 2 anos atrás), vão-me dizer que aquilo é um caos sem jeito nenhum. E terão razão, é mesmo. Sabes que mais? Gostamos assim. E temos o direito de gostar, tal como temos o dever de aceitar críticas - que é o que a ti te falta, tomas as críticas como ataques pessoais. Por isso, quando alguém exprime uma opinião diferente da tua, chamas-lhe "bacoradas".

Acho muito bem que gostem do aquário, afinal ele é vosso... e quem sou eu para criticá-lo?

Agora não percebo é como é que uma pessoa como tu, com essa filosofia, critica os outros por gostarem de fazer aquascaping ou landscaping... O que te dá esse direito?

 

  • Caminhos, perfeitamente delineados estendendo-se até ao horizonte! Só lá falta colocar uma carroça de bois...
  • Arvores de savana (acácias) emitadas com troncos e musgo de java! E que tal meter lá uns quantos macacos pendurados?

Uma sugestão: Já que somos portugas, deixem de emitar arvores de savana e paisagens alpinas... experimentem recriar uns quantos sobreiros... depois já podem chamar ao aquário, por exemplo, Monte Alentejano!

 

O mais incrivel é que esses aquários ganham prémios! "Ai que giro, parece mesmo uma árvore, ai que giro, parece um caminho entre montanhas..."

 

Um aquário NÃO DEVE REPRESENTAR UM QUADRO CAMPESTRE!

 

Uma paisagem aquática tem tanta coisa em comum com uma paisagem terrestre como um loricarideo com uma galinha!

 

Os elementos paisagisticos que lá reconhecermos, como os montes entre a vegetação, as arvores ou os caminhos até ao horizonte, ficam excelentes num quadro de Monet mas estão perfeitamente desajustados dentro de água.

 

Creio que um dos principais problemas é muitos dos autores NÃO CONHECEREM como são mesmo as paisagens de um rio. Algo tão simples como pegar numa mascara de snorkling e ver como é o rio mais próximo não passa pela cabeça da maior parte destes jardineiros "aquáticos". De facto, obtêm a inspiração uns dos outros e não do meio aquático.

 

É um pouco como os artistas de pop art que conseguem pintar quadros com maquinas de lavar realmente giras.

Isto são criticas? Não me parecem... Tu concordaste plenamente com esta afirmação!!!!!

Mas também não irei justificar nem escrever mais do que aqui já foi referido! É perder tempo... aliás tu mesmo disseste "percebo o que quer que seja que queira perceber."

espera sentado... já tive problemas e fiz erros (e vai voltar a acontecer), e nunca mandei MPs a pedir ajuda, sempre criei tópicos para o efeito.

Sr Nuno Barradas... para que foi esta MP?

 

Editado a pedido do Moderador deste fórum!

 

Para me intimidar? Não vieste atirar com titulos académicos, mas começaste o parágrafo a puxar pelos galões! Para quê?

Queres que te mande o meu Curriculum por mp? Sinceramente não percebo...

 

Sim, aprendi alguma coisa... agora acho que chega, este tópico teve utilidade, mas já a perdeu.

Este tópico nunca teve qualquer utilidade a não ser dizer mal de alguns aquários, pessoas (indirectamente) porque se fosse para ter qualquer tipo de discussão a abordagem teria que ser diferente no 1º post!

 

Concordo plenamente... :Fade-color

 

Este é um tópico que já deu o que tinha dar.. :Fade-color

O que deu? Eu apenas li citações de uma cambada de frustrados, isto pela forma depreciativa como colocaram os seus argumentos... nada mais! E sempre que contra argumentávamos, éramos defensores da fé! Isto é que é saber criticar ou aceitar uma critica?

Sejamos francos... Isto foi um tópico de porcaria!

 

O que mais gostei de todo o tópico, foram as fotos dos aquários do OCTOPUS que o FAAO postou...

Eu? Eu não postei essas fotos... Embora vontade não me faltasse!!!

Editado por João Abóbora

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu? Eu não postei essas fotos... Embora vontade não me faltasse!!!

 

Ya... sorry :Fade-color

 

Agora é que vi... foi o krypticall... :Fade-color tava a dormir... não vi bem...

 

Tu tás mesmo aborrecido com o que se disse aqui neste tópico... e se calhar até tens razão... mas eu, no teu lugar, tava-me cagando e não era pouco..

Acho que alguém disse aqui, "o desprezo é a melhor resposta" - e que grande verdade !!! :wacko:

 

Mais uma vez, digo e re-digo, MUITOS PARABÉNS pelo teu aqua ( o tal da arvorezinha !! ) ---- simplesmente arrasador --- e quem disser o contrário:

OU É ZAROLHO ou TEM INVEJA !! :Fade-color:Fade-color:Fade-color

the 2nd best way to free stress in a natural way....

...LOOK at the Aquarium...

 

O Echinodorus Gigante ** O Mangal **

** Duboisi & Frontosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem o que para aqui foi escrito :S

 

Assunto deveras interessante (quem sabe não abro um tópico sobre ele) mas colocado de uma forma pouco correcta.

 

respostas incorrectas, algumas mesmo sem sentido, isto aqui não se deve andar a vestir a camisola só pq se gosta deste ou daquele, mas sim com razões objectivas e explicando-as, outras a roçar os limites da boa educação.

 

Enfim foi pena....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, aprendi alguma coisa... agora acho que chega, este tópico teve utilidade, mas já a perdeu.

 

Concordo plenamente... banana rock

 

Este é um tópico que já deu o que tinha dar.. :)

 

Este tópico nunca teve qualquer utilidade a não ser dizer mal de alguns aquários, pessoas (indirectamente) porque se fosse para ter qualquer tipo de discussão a abordagem teria que ser diferente no 1º post!

 

Filipe, permite-me discordar, este tópico teve sim utilidade. Permitiu vermos que existem inumeras formas de se estar na aquariofilia e que algumas pessoas não compreendem / não aceitam a vertente paisagista e outras apesar de não gostarem sabem aceitar.

E daqui inferimos também que há muito boa gente e gente muito teimosa.

 

O que o ruymar disse acerca da qualidade de vida dos seres vivos que colocamos nos aquarios, deve ser sempre o nosso ponto de partida, mas como disse o Murkas, se o aquario está estável por cuidarmos bem dele então os peixes também estarão bem, e estão melhor num aquario "artificial" mas com parametros adequados que num aquario "natural" sem cuidados com parametros.

 

Acredito que se não estivesse a ser util, apesar de muitas frases no limite do aceitável, a moderação já o teria bloqueado.

 

Quer estejamos a falar disto:

50.jpg

Disto:

7.jpg

Ou ainda disto:

829.jpg

 

Mais naturais, mais artificiais, paisagens emersas ou submersas, o que interessa é o seu dono gostar dele e se ganha concursos é porque não é so o dono que gosta, mas ainda bem que nem todos gostamos de azul!

PS: todos os aquarios que aqui coloquei ganharam uma ou mais categorias do AGA

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo,

 

Filipe, permite-me discordar, este tópico teve sim utilidade. Permitiu vermos que existem inumeras formas de se estar na aquariofilia e que algumas pessoas não compreendem / não aceitam a vertente paisagista e outras apesar de não gostarem sabem aceitar.

E daqui inferimos também que há muito boa gente e gente muito teimosa.

Utilidade tem sempre, desde que não passe a provocações, existem muitas formas de se debater um assunto...

Desculpa-me mas depreciações negativas e com humor a roçar um pouco o insulto, não é nem será uma boa forma de se criticar os aquários. Pode-se sempre discordar, pois os gostos não são iguais e deve-se respeitar o que cada um faz, porque como dizes e bem cada um tem o seu gosto pessoal, o que é de louvar!

 

O que o ruymar disse acerca da qualidade de vida dos seres vivos que colocamos nos aquarios, deve ser sempre o nosso ponto de partida, mas como disse o Murkas, se o aquario está estável por cuidarmos bem dele então os peixes também estarão bem, e estão melhor num aquario "artificial" mas com parametros adequados que num aquario "natural" sem cuidados com parametros.

Considerando que um aquascaper em muito dos casos nem fauna tem ou se tem é á escala e em quantidades reduzidas.

Não estou a ver que aí esteja o problema... aqui neste tópico o que foi "debatido" foi sempre a vertente estética e nunca os peixes...

 

 

Acredito que se não estivesse a ser util, apesar de muitas frases no limite do aceitável, a moderação já o teria bloqueado.

Já vi a moderação a bloquear tópicos por menos...

 

Mais naturais, mais artificiais, paisagens emersas ou submersas, o que interessa é o seu dono gostar dele e se ganha concursos é porque não é so o dono que gosta, mas ainda bem que nem todos gostamos de azul!

PS: todos os aquarios que aqui coloquei ganharam uma ou mais categorias do AGA

Isso nunca esteve em questão, pelos defensores do Aquascaping... o que não se verificou, foi o respeito pelo que essas pessoas fazem... Aliás basta veres as contribuições do pessoal do aquascaping em relação a muitos tópicos colocados nos diversos subforuns. Podem dizer mal no intuito de melhorar o aspecto do aquário, porque para "Tá fixe continua", "Muito bom!"... etc mais vale não escrever! Mas nunca viste ninguém chegar a um tópico e escrever algo do género:

 

  • Caminhos, perfeitamente delineados estendendo-se até ao horizonte! Só lá falta colocar uma carroça de bois...
  • Arvores de savana (acácias) emitadas com troncos e musgo de java! E que tal meter lá uns quantos macacos pendurados?
  • Paisagens de montanha no horizonte! Verdadeiros Alpes elevando-se na traseira do aquário, onde só falta uma pista de Ski!
  • Inselbergs (montanhas em "barrete" comuns em certas regiões tropicais) e outras formações montanhosas terrestres, aparecendo entre a vegetação.
  • Já agora, atava-se uns cordéis a peixes balão, e punha-se os cordéis na mão de um bonecp e prontos! Podíamos ter um aquário chamado "o balão do joão"

Isto é alguma coisa? Isto são criticas? A moderação tinha a obrigação de moderar este tópico antes de chegar onde chegou...

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso nunca esteve em questão, pelos defensores do Aquascaping... o que não se verificou, foi o respeito pelo que essas pessoas fazem... Aliás basta veres as contribuições do pessoal do aquascaping em relação a muitos tópicos colocados nos diversos subforuns. Podem dizer mal no intuito de melhorar o aspecto do aquário, porque para "Tá fixe continua", "Muito bom!"... etc mais vale não escrever! Mas nunca viste ninguém chegar a um tópico e escrever algo do género:

 

  • Caminhos, perfeitamente delineados estendendo-se até ao horizonte! Só lá falta colocar uma carroça de bois...
  • Arvores de savana (acácias) emitadas com troncos e musgo de java! E que tal meter lá uns quantos macacos pendurados?
  • Paisagens de montanha no horizonte! Verdadeiros Alpes elevando-se na traseira do aquário, onde só falta uma pista de Ski!
  • Inselbergs (montanhas em "barrete" comuns em certas regiões tropicais) e outras formações montanhosas terrestres, aparecendo entre a vegetação.
  • Já agora, atava-se uns cordéis a peixes balão, e punha-se os cordéis na mão de um bonecp e prontos! Podíamos ter um aquário chamado "o balão do joão"

Isto é alguma coisa? Isto são criticas? A moderação tinha a obrigação de moderar este tópico antes de chegar onde chegou...

 

Oh Filipe, sabes que isto havia duas hipoteses:

 

* o tópico era bloqueado logo de inicio por o assunto ter sido abordado de uma maneira depreciativa e nunca construtiva, e haveria a acusação à moderação de que havia falta de liberdade de expressão;

 

* deixava-se andar e desde que não ultrapassasse os limites do razoável, sempre se aproveitava um tópico ou dois no meio das acusações;

 

A opção foi pela segunda, e na minha opinião fizeram bem, tivemos discussão que se farta e de vez em quando até construtiva. Se pegassemos no tópico e tirassemos apenas o util ficariamos até com um tópico bem interessante sobre aquascaping. É pena é o assunto ter sido posto desta maneira porque caso contrario teriamos um dos melhores tópicos dos ultimos tempos (e até foi mas pelas risadas todas que mandamos a custa disto :mrgreen: )

 

E aproveito este post para tentar levar o tópico para um caminho interessante:

 

Até a que ponto podemos considerar um layout como tendo inspiração emersa ou imersa?

Editado por Diogo HC Matias

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais