ruymar

Membro
  • Posts

    187
  • Joined

  • Last visited

About ruymar

  • Birthday 10/04/1974
  • Age 48

Profile Information

  • Sexo
    Masculino
  • Localização
    azambuja ou forte da casa (portugal)

ruymar's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputation

  1. Então vou rezar para que corra tudo bem e haja mais albinos para poder decomentar. Quero só acrescentar, uma vez que me perguntaram por MP, que os casais originais eram 2 Platys vermelhos com rabo preto e 2 espadas laranjas. Hoje tenho 4 tipos de coloração, todos vermelhos ou todos laranjas e laranjas com rabo preto ou vermelhos com rabo preto. São todos espadas, as caracteristicas dos Platys desapareceram, só ficou a cor. A parte disso tudo, apareceu um macho com a barriga sem cor e um dos filhos dele ( imagino que seja dele, uma vez que tenho vários casais) saiu completamente albino. Nunca acrescentei nenhum peixe novo, só fui dando à média de 20 peixes de 3 em 3 meses, selecionando os que mais gostava. Quando houver algo de novo digo por aqui.
  2. O que aconteceu é que comprei um casal de espadas e um casal de platys faz 5 anos e coloquei-os num aquário com 600 litros. Deixei-os fazer aquilo que eles mais gostam e passado este tempo todo já não sei o que é Espada ou Platy, está tudo cruzado. Tenho sempre cerca de 20 adultos e 100 juvenis, os quais vou dando alguns que não gosto e outros vão morrendo e morrem muitos. Acho que com a consanguinidade gerei o albinismo, apareceu primeiro num macho, o qual tem a barriga albina. Agora tenho um totalmente transparente, já tem uns 4 meses e nada de cor, acho que já não a vai ter, ainda não dá para distinguir o sexo. Vou continuar a seleccionar os que apresentarem algum ou total albinismo para seleccionar o gene. A pergunta que eu faço, uma vez que não encontrei nada na net, é vulgar o albinismo nos Espadas ou estou a fazer alguma coisa rara que até possa vir a ter algum valor?
  3. Nasceu-me um espada completamente albino, é frequente acontecer, os filhos deles vão ser albinos também?
  4. Cuidado com os moveis de madeira, como já disse, tive um aqua antes deste e partiu-se por causa de um movel de madeira. Fotos tenho mas dá muito trabalho postalas aqui, não sei se posso fazer isto mas está aqui o meu espaço onde estão fotos dele quando o montei:.http://ruymario.spaces.live.com/ É simples, são três paredes de tijolo acabadas com estuque e pintadas à cor das paredes, com uma pedra de granito cinzento poisada em cima. A pedra custou 100 euros e dei mais 50 euros ao pedreiro por meio dia de trabalho. É facil, foi barato e não gastarei milhões num aquário novo. Atenção que são cerca de 1 tonelada de aquário, está poisada numa cave de uma vivenda, num apartamento não sei se é o caso, não será boa ideia.
  5. Eu estive sempre a falar na voz de um colega meu, o problema é com ele dai eu também não ter dado com o problema. Mostrei-lhe o esquema e pronto, ele viu logo que lhe faltava o rotor. Agora o problema vai ser se ele deitou a peça fora, só vai ver quando chegar a casa. Já testamos com um iman que temos aqui no trabalho e funciona, ao menos isso.
  6. Tive a ver o esquema e acho que me falta o Iman, vou ver o encontro. De qualquer forma, obrigado.
  7. Provavelmente vou ter de ir à casa onde o comprei, estava era a tentar ir eu directamente onde a casa vai para poupar. O motor não trabalha mesmo, nem um som faz. Parei-o para limpar e depois não voltou a trabalhar mais.
  8. Olha, também me ofereceram um de 600 litros sem movel. Para resolver esse problema e porque o primeiro que tive se partiu por o colocar em cima de 2 moveis de madeira, mandei fazer 3 paredes em tijolo e coloquei uma pedra de granito em cima. Tenho o aquário em cima disso à 5 anos e está lindamente seguro. A obra custou cerca de 150 euros já com o material todo. Vê se gostas da ideia e boa sorte.
  9. Onde posso comprar um motor novo para este filtro.
  10. ruymar

    urgente

    Isso quer é bolhas de CO2 de dia e oxigénio de noite. O oxigenador durante o dia não tem significado nenhum, um bom sistema de filtragem chega.
  11. Eu também estou com umas dúvidas no Mg. Sei que comecei a adicionar cerca de 25ppm por cada tpa semanal e comecei a ter uma série de mortes entre os reds. Devido a isso, deixei de adicionar Mg. Outra coisa que me faz confusão é o outro ião, o Sulfato não faz mal à bixarada, é consumido também!? Isto porque quando adiciono o Mg faço-o com sulfato de Magnésio. Abraços...
  12. Hoje comprei esta planta mas fiquei com a sensação de que era planta terrestre. Pesquisei na net e dizia que não se pode ter indefenidamente dentro de água. Alguém sabe alguma coisa mais à cerca desta planta, quanto tempo pode ficar dentro de água, o que tenho de fazer com ela quando não pode estar dentro de água, etc.
  13. Se me permites, deitas 1ml por cada 20litros de água por dia? Num aquário de 600 litros tenho de deitar 30ml por dia se tiver densamente povoado de plantas?
  14. Eu o que te posso dizer é que tenho o meu aquário sem aquecimento o ano todo, a temperatura vai de 18ºC no Inverno a 26ºC no Verão. Tenho um plantado com umas 20 espécies de plantas, das quais Anúbias, Sessiflora e Higróphilas e não reparo em nenhum problema a quando do Inverno. A única coisa que vejo é que o crescimento fica mais lento e os peixes mais parados e com menos apetite. Tudo se combina: os peixes comem menos, fazem menos cócó, há menos nitratos, as plantas crescem menos, comem menos e não precisam de tantos nitratos. Tenho problemas com algas, habitual dos plantados mas é durante o ano todo, por isso não tem nada a haver com temperaturas. Posso ainda adiantar-te que tenho Neons, Corydoras, Plecos, Siemeses, Mollys, Platys, Espadas, Ottos, Barbos, etc, tudo em água à temperatura ambiente. Atenção que isto tudo é num aquário de 600 litros, talvez seja mais fácil por isso, a temperatura da água mantem-se mais constante e a iluminação como é mais forte também aquece melhor a água, não a deixando baixar muito. Boa sorte....
  15. Não dá para ver a imagem que colocaste...