O néon Zeppelin


Miguel Figueiredo

Recommended Posts

  • Replies 126
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Épa... é que eu ainda não percebi o que tem o Miguel contra o estilo paisagista.

 

Como muita gente, não me identifico com aquarios de ciclideos africanos e não tenho espaço para um aquario suficientemente grande para recriar um biotopo sul americano e por isso ca me contento em ir vendo as minhas plantinhas a crescer com "neon zeppelins" a correr de um lado para o outro do aquario, e criando o meu jardim aquatico. Sim, eu faço um jardim no meu aquario, e coloco-o à medida do meu gosto, não me tendo inspirado nem num ambiente emerso nem submerso, mas sim em elementos de ambos os cenarios que o tornam, na minha opinião, mais bonito.

 

No entanto também tenho um nano que deixei no telheiro de minha casa e no qual decidi deixar a natureza tomar conta, tornando-se em algo semelhante aos rios que tenho perto de casa. Querem ve-lo?

 

Aqui está:

 

caca.jpg

 

Agora digam-me lá... acham que eu ia pôr este aquario na sala? Era imediatamente posto fora de casa e o aquario atirado janela fora. :wink:

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas aqui estamos a falar de iwagumi.. é apenas uma aplicação desta "técnica" para dentro dos aquarios.. os asiaticos fazem jardins iwagumis à centenas de anos... e mais tarde fizeram-nos dentro de água pronto!!! não é recriar nada.. nem nature nem landscaping...

Ricardo,eu estava a dar um exemplo.De que não é impossivel achar dentro de um rio a imagem de qualquer tipo de estilo que exista,com a devida limitação geográfica da Flora,claro.

 

O conceito ''Iwagumi'' veio a partir da Natureza,inspirado nela,e não é impossivel que estejas a nadar num qualquer rio,bacia,etc, e vejas o que te parece um ''Iwagumi''...

 

Qualquer estilo é valido,desde que transmita uma sensação de Natureza a quem o observa,independentemente de nos ''parecer'' uma paisagem terrestre ou aquática...

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

«Podes explicar melhor isto ou seja, o sentido que queres dar a este " achar disso e apenas disso"? É que, por um lado dizes: " Sabes qual é a palavra que o Sr. Amano usa para os seus "Nature Aquarium"? UTOPIA." e logo a seguir, vem: " andaremos nós tão blind-folded que continuamos - incondicionalmente - a achar que é disso, e apenas disso, que o aquascaping, ao seu melhor nível, se trata?". Consegues desenvolver melhor essa ideia?»

 

Respondendo à solicitação:

 

Essa é de facto a forma como o Sr. Amano se refere aos aquas que cria, mais especificamente, ele fá-lo no ADA NATURE AQUARIUM BOOK 2008, numa legenda ao seu aqua de 4,5m que todos conhecemos - podem confirmar. Isto para dizer que o próprio reconhece que as paisagens por si criadas, e que inspiraram toda uma geração de aquascapers, são uma exacerbação às condições naturais e à própria Natureza - parece-me que isto vai totalmente de encontro à opinião expressa pelo M. Figueiredo; mas desenganem-se se pensam que eu partilho da opinião dele, ou da vossa. Aliás, esse deve ter sido o teu maior erro: supor, a partir dos meus comentários, que eu estava de acordo com aquilo que em ti provocou riso e depois "indignação".

 

Não é nada disso, e que fique aqui bem claro! Simplesmente, não consegui ficar indiferente à forma depreciativa, e até arrogante como se dirigiram À opinião franca de outra pessoa. E aí tive de reagir.

 

Pior que isso - e felizmente o post foi censurado pela administração - é vir alguém apelidar uma outra pessoa de ignorante... O que muita gente não percebe, é que o acto de desrespeito advém da própria ignorância em si.

 

Acho que me fiz entender, ainda melhor, desta vez.

 

Cumprimentos

 

RM

Editado por Ricardo Monteiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Intervenho nesta discussão apenas para esclarecer uma questão:

 

Pior que isso - e felizmente o post foi censurado pela administração - é vir alguém apelidar uma outra pessoa de ignorante... O que muita gente não percebe, é que o acto de desrespeito advém da própria ignorância em si.

De forma a que não haja interpertações incorrectas, o que aconteceu com o post que referes foi o seguinte: um dos elementos da equipa de moderação ao ver esse post, envio MP ao membro em causa a pedir-lhe que alterasse o seu post, por um lado porque desrespeitava as regras do fórum e da boa educação, mas também para evitar que o tópico descambasse em acusacões que em nada beneficiam a discussão.

 

A troca de opiniões está a ser acesa e bastante interessante, esperamos que se mantenha assim. :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Épa... é que eu ainda não percebi o que tem o Miguel contra o estilo paisagista.

 

Como muita gente, não me identifico com aquarios de ciclideos africanos e não tenho espaço para um aquario suficientemente grande para recriar um biotopo sul americano e por isso ca me contento em ir vendo as minhas plantinhas a crescer com "neon zeppelins" a correr de um lado para o outro do aquario, e criando o meu jardim aquatico. Sim, eu faço um jardim no meu aquario, e coloco-o à medida do meu gosto, não me tendo inspirado nem num ambiente emerso nem submerso, mas sim em elementos de ambos os cenarios que o tornam, na minha opinião, mais bonito.

 

No entanto também tenho um nano que deixei no telheiro de minha casa e no qual decidi deixar a natureza tomar conta, tornando-se em algo semelhante aos rios que tenho perto de casa. Querem ve-lo?

 

Aqui está:

 

caca.jpg

 

Agora digam-me lá... acham que eu ia pôr este aquario na sala? Era imediatamente posto fora de casa e o aquario atirado janela fora. :wink:

 

Primeiro que tudo quero dizer que não li todos os comentários, ou melhor, li a correr... e a minha opinião em relação ao tópico iniciado, é precisamente a do DIOGOHCMATIAS.

 

As paisagens aquáticas não têm assim nada de extraordinário para serem recriadas em aquário, ou parece-me mais lógico recriar um ambiente que nos pareça bem, ou que achemos bonito, e neste, caso, o mais lógico é recriar "um suposto ambiente terrestre"...

 

Acho que o tópico não tem assim muito sentido... mas pronto, tem a sua lógica, mas para mim, é a chamada lógica da batata...

 

Já agora, mais logo vou postar aqui algumas fotos que tenho tirado na Interzoo ao longo de 10 anos que tenho lá ido em relação a este assunto, que até por acaso vêm mesmo a calhar por causa desde tópico.

 

Até Logo

the 2nd best way to free stress in a natural way....

...LOOK at the Aquarium...

 

O Echinodorus Gigante ** O Mangal **

** Duboisi & Frontosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel

 

Por norma respeito todas as opiniões, posso concordar ou não mas por norma respeito. Uma questão de educação!

 

Acho k foste rude, que a tua ironia é mordaz, foste tão desagradável que fiquei incomodada. Podes não gostar, mas precisavas de ser tão desagradável???

 

Todos os membros deste forum gostam de aquariofilia, tal como tu, presumo k seja o suficiente para serem respeitados. Eu considero a crueldade e frieza das tuas palavras uma falta de respeito.

 

Um dos trabalhos que tão cruelmente criticaste é de um membro deste forum... o "pinheiro manso"... acho k se chama Filipe, e apesar de não o conhecer estou ofendida por ele e por todos os outros.

 

Podes não gostar, mas tinhas muitas maneiras de o dizer sem ofender ninguém!

Cordiais cumprimentos

 

Marta botelho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Marta, sinceramente não me sinto minimamente ofendido, porque alguém que escreve uma mensagem destas ás 03:14 AM deve-se dar o respectivo desconto... estaria cansado, com sono, talvez a delirar... sei lá!

 

Se estão á espera que entre em polémicas, esqueçam... pois não estou com a mínima disposição!

Aprendi em muitas intervenções aqui no fórum que dar ao desprezo é a melhor resposta possível...

 

 

 

Portem-se bem e tenham juízo!

Editado por FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ai ofendeu?

 

pois, só enfia a carapuça quem lhe serve.

 

de resto, o Miguel não disse uma única palavra que não fosse bem educada e considerada. Não insultou ninguém. Apenas exprimiu uma opinião, que é minoritária; porque cada vez que aparece mais um aquário amano-clone, só há comentários a dizer "espectacular", o que é um direito que assiste a toda a gente.

 

mas por que razão é que quem acha que esses aquários "naturalo-utópicos" são contra-natura, não teria o direito de dizer isso mesmo? Agora há pensamento único obrigatório ou quê?

 

Desde quando é que exprimir uma opinião discordante minoritária, de forma directa e sem rodriguinhos, mas com educação, modos e termos, é ofensa?

 

Só é ofensa para quem não tolera opiniões discordantes, ou seja, para os que são donos da verdade.

Editado por nunoni
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Respondo.... Não respondo... Bem.... Lá vai... tentemos crescer...

 

Percebo os pontos de vista.

 

Percebo os gostos, percebo que se goste ou não goste.

 

 

Não percebo, não entendo, não gosto, de detentores da verdade absoluta!

 

 

Por acaso, mas só por acaso, nunca montei um aqua com um "rio" de areia branca, nem com tubos.

 

Entendo perfeitamente que me digam... Epá, não gosto desse rio ou desses tubos, ou dessas arvores... Porreiro, estão no vosso direito, afinal, eu meti aqui as fotos, pedi opiniões.

 

O que não posso admitir é que digam algo do género: "tira já daí esse "rio" ou esses tubos...

 

Isso é mau, é falta de respeito, é... estar num pseudo-patamar-elevado, que não leva a nada nem a lugar nenhum.

 

Já pensaram que, se todos seguissemos sempre os exemplos que já vimos... se calhar ainda não tinham inventado a RODA?

 

Já pensaram que a evolução do ser humano passou e passa sempre por algum "maluco" se lembrar de inventar algo que, naquele momento, parece estapafurdio à maioria das pessoas?

 

 

Já pararam para pensar que, como seres humanos, devemos respeito aos nossos pares, e que, esse respeito, tb passa por aceitar o outro como ele é???

 

Citando o autor do post:

 

" ... O mais incrivel é que esses aquários ganham prémios! "Ai que giro, parece mesmo uma árvore, ai que giro, parece um caminho entre montanhas..."

 

Bem, parece-me que os prémios são atribuidos por votação, em democracia, isto quererá dizer alguma coisa?

 

" ... Os elementos paisagisticos que lá reconhecermos, como os montes entre a vegetação, as arvores ou os caminhos até ao horizonte, ficam excelentes num quadro de Monet mas estão perfeitamente desajustados dentro de água. ..."

" ... Um aquário NÃO DEVE REPRESENTAR UM QUADRO CAMPESTRE! ... "

 

Quem diz? O MEU aquário está em MINHA casa para EU olhar para ele.

 

 

" ... Verdade seja dita que o Mestre Amano nunca deu preferencia a essas tristes emitações das paisagens terrestres. ... "

 

Com o dinheiro dele eu tb era mestre... mas enfim o que não gosto nesta fraze é mesmo das "tristes imitações...."

 

Porquê tristes???

 

Se eu gosto, se me dá paz, se o faço com amor, até com o sacrifício de tempo disponível para outas pessoas... porquê tristes ???

 

 

" ... A questão é... é isso que queremos nos nossos aquários? ... "

Parece que sim, se a maioria das pessoas gosta... e se vivemos em democracia... Ou preferes que todos usemos umas roupas cinzentas, iguais???

 

 

Reforço que, entendo completamente o teu ponto de vista, tens o teu gosto, eu até partilho da maior parte, mas.... mas....

 

Temos que respeitar os outros.

 

Abraço

Editado por slowmottion
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ai ofendeu?

 

pois, só enfia a carapuça quem lhe serve.

 

de resto, o Miguel não disse uma única palavra que não fosse bem educada e considerada. Não insultou ninguém. Apenas exprimiu uma opinião, que é minoritária; porque cada vez que aparece mais um aquário amano-clone, só há comentários a dizer "espectacular", o que é um direito que assiste a toda a gente.

 

mas por que razão é que quem acha que esses aquários "naturalo-utópicos" são contra-natura, não teria o direito de dizer isso mesmo? Agora há pensamento único obrigatório ou quê?

 

Desde quando é que exprimir uma opinião discordante minoritária, de forma directa e sem rodriguinhos, mas com educação, modos e termos, é ofensa?

 

Só é ofensa para quem não tolera opiniões discordantes, ou seja, para os que são donos da verdade.

 

Pois Nuno, vou discordar

Ironizar o trabalho dos outros não é dar opinião, é ser mal educado.

 

Para se ser mal educado não é preciso utilizar um único palavrão... Ele não o fez é certo. Mas não foi correcto!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Marta, sinceramente não me sinto minimamente ofendido, porque alguém que escreve uma mensagem destas ás 03:14 AM deve-se dar o respectivo desconto... estaria cansado, com sono, talvez a delirar... sei lá!

 

Se estão á espera que entre em polémicas, esqueçam... pois não estou com a mínima disposição!

Aprendi em muitas intervenções aqui no fórum que dar ao desprezo é a melhor resposta possível...

 

 

 

Portem-se bem e tenham juízo!

 

Boas,

Mais uma vez este forum parece um ring... só falta aparecer o resultado na base dos tópicos, muda aos 5 e acaba aos 10, como na escolinha.

Parece que há pessoas que o usam para tentar atingir os outros, como meio para se afirmarem, em vez de fazerem criticas construtivas.

É o espirito de algumas respostas que são dadas neste forum que me faz pensar algumas 10 vezes antes de colocar algum tópico.

 

No fundo, parece-me que a questão é tão simples como isto:

-não confundir aquascaping com aquários biotipo, penso que em aquariofilia há lugar para ambos.

 

Façam aquilo que gostam.

 

Saudações

 

CarlosN

 

P.S. Obrigado Filipe Oliveira por já nos teres proporcionado imagens de tamanha beleza, continua!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo, não vale a pena continuar a bater no ceguinho. Em todas as minhas participações neste tópico tentei mostrar-te que o meu primeiro post foi tão somente uma resposta a um tópico que, apesar de ter um tema interessante, foi conduzido, sim, da forma tão depreciativa e arrogante que descreves, demonstrando uma total falta de respeito para com outros. Lamento que não tenhas conseguido ou não queiras ver isso, debruçando-te apenas sobre o meu post. Eu faço " mea culpa" pois ainda não aprofundei a técnica de forçar o meu ponto de vista de um modo tão dissimulado recheado com uma pitada de humor negro, de modo a que passe despercebido a pessoas como tu. Talvez seja algo que trabalhe no futuro. Nunca se sabe quando dá jeito...

 

Em relação à maneira como descreves tão bem o modo como o Sr. Amano se refere aos seus aquários, devo dizer-te que concordo plenamente. No entanto e, citando-te: "andaremos nós tão blind-folded que continuamos - incondicionalmente - a achar que é disso, e apenas disso, que o aquascaping, ao seu melhor nível, se trata?" contradizes-te a ti mesmo ao menosprezares ou não entenderes o que a nova escola de aquascapers traz ao conceito de Nature Aquarium. A teu ver, o que se faz hoje em aquascaping é banal e fechado ou limitado, fugindo da filosofia inicial do mestre, quando é precisamente o contrário. A filosofia seguida continua a ser a aproximação dos layouts trabalhados a cenários hipotéticos com grande influência nos pormenores encontrados na Natureza, tal como o Sr. Amano sempre defendeu e representou nas suas obras. O conceito de Biótopo foi ultrapassado deixando, no entanto, a sua marca como inspiração, por paisagens naturais quer dentro, quer fora de água. O conceito de Nature Aquarium vai ainda mais longe no sentido em que, quem segue tal filosofia, usa uma variada combinação de elementos naturais como pedras, troncos, areia, peixes e plantas para fazer uma composição equilibrada e agradável à vista, tal como o José descreveu e muito bem. Também, ao contrário do que foi aqui dito de uma maneira, mais uma vez arrogante e muito negativa foi que a nova escola de aquascapers foi sim promovida pelo IAPLC, organizado pelo Sr. Amano, onde o júri do concurso não hesitou em premiar este aquário como primeiro lugar, em 2004.

 

contest01.jpg

 

Esta premiação traz uma mensagem bem clara, em que o estilo seguido até então, influenciado pelo Sr. Amano, precisava de uma evolução em termos criativos, uma lufada de ar fresco, se preferires, onde o detalhe e a capacidade de recriar paisagens terrestres traria um novo desafio ao estilo natural. Foi então que se começou a ver mais aquários a recriar paisagens terrestres. Claro que, torna-se difícil para as pessoas que não seguem ou não acompanham o estilo corrente entenderem esta evolução, já que pararam no tempo em que o mestre ainda fazia layouts com pouca inspiração de landscaping ( essa inspiração era mais evidente na técnica de Iwagumi). No entanto, o próprio Amano foi influenciado pela nova corrente de Aquascaping e facilmente constatamos isso nas fotos de visitantes à sua galeria, onde são exibidos layouts desta natureza.

 

Os conceitos e filosofias são usados e deturpados consoante a opinião formada que as pessoas têm de algo e, neste caso, já tanta coisa se passou entretanto que só quem estagna a sua visão e compreensão de algo tão dinâmico quanto são os aquários plantados é que acaba por não dar valor à evolução sofrida ao longo da história. Ainda é mais lamentável quando pegam nisto e fazem uma análise tão superficial e negativa, apenas para marcar um ponto de vista, seja ele qual for.

 

E por aqui me fico, visto que não trago mais nada à " discussão".

 

 

 

Cumprimentos,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E creio que com isto e pedindo um pouco de compreensão mutua por estilos de aquariofilia diferentes tanto no conteúdo como nas filosofias que devemos todos respeitar, poderiamos continuar este tópico como uma discussão interessante e adulta sobre a influencia da natureza nos estilos nature e paisagista.

::D:

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

«Podes explicar melhor isto ou seja, o sentido que queres dar a este " achar disso e apenas disso"? É que, por um lado dizes: " Sabes qual é a palavra que o Sr. Amano usa para os seus "Nature Aquarium"? UTOPIA." e logo a seguir, vem: " andaremos nós tão blind-folded que continuamos - incondicionalmente - a achar que é disso, e apenas disso, que o aquascaping, ao seu melhor nível, se trata?". Consegues desenvolver melhor essa ideia?»

 

Respondendo à solicitação:

 

Essa é de facto a forma como o Sr. Amano se refere aos aquas que cria, mais especificamente, ele fá-lo no ADA NATURE AQUARIUM BOOK 2008, numa legenda ao seu aqua de 4,5m que todos conhecemos - podem confirmar. Isto para dizer que o próprio reconhece que as paisagens por si criadas, e que inspiraram toda uma geração de aquascapers, são uma exacerbação às condições naturais e à própria Natureza - parece-me que isto vai totalmente de encontro à opinião expressa pelo M. Figueiredo; mas desenganem-se se pensam que eu partilho da opinião dele, ou da vossa. Aliás, esse deve ter sido o teu maior erro: supor, a partir dos meus comentários, que eu estava de acordo com aquilo que em ti provocou riso e depois "indignação".

 

Não é nada disso, e que fique aqui bem claro! Simplesmente, não consegui ficar indiferente à forma depreciativa, e até arrogante como se dirigiram À opinião franca de outra pessoa. E aí tive de reagir.

 

Pior que isso - e felizmente o post foi censurado pela administração - é vir alguém apelidar uma outra pessoa de ignorante... O que muita gente não percebe, é que o acto de desrespeito advém da própria ignorância em si.

 

Acho que me fiz entender, ainda melhor, desta vez.

 

Cumprimentos

 

RM

 

 

Ricardo, não vale a pena continuar a bater no ceguinho. Em todas as minhas participações neste tópico tentei mostrar-te que o meu primeiro post foi tão somente uma resposta a um tópico que, apesar de ter um tema interessante, foi conduzido, sim, da forma tão depreciativa e arrogante que descreves, demonstrando uma total falta de respeito para com outros. Lamento que não tenhas conseguido ou não queiras ver isso, debruçando-te apenas sobre o meu post. Eu faço " mea culpa" pois ainda não aprofundei a técnica de forçar o meu ponto de vista de um modo tão dissimulado recheado com uma pitada de humor negro, de modo a que passe despercebido a pessoas como tu. Talvez seja algo que trabalhe no futuro. Nunca se sabe quando dá jeito...

 

Em relação à maneira como descreves tão bem o modo como o Sr. Amano se refere aos seus aquários, devo dizer-te que concordo plenamente. No entanto e, citando-te: "andaremos nós tão blind-folded que continuamos - incondicionalmente - a achar que é disso, e apenas disso, que o aquascaping, ao seu melhor nível, se trata?" contradizes-te a ti mesmo ao menosprezares ou não entenderes o que a nova escola de aquascapers traz ao conceito de Nature Aquarium. A teu ver, o que se faz hoje em aquascaping é banal e fechado ou limitado, fugindo da filosofia inicial do mestre, quando é precisamente o contrário. A filosofia seguida continua a ser a aproximação dos layouts trabalhados a cenários hipotéticos com grande influência nos pormenores encontrados na Natureza, tal como o Sr. Amano sempre defendeu e representou nas suas obras. O conceito de Biótopo foi ultrapassado deixando, no entanto, a sua marca como inspiração, por paisagens naturais quer dentro, quer fora de água. O conceito de Nature Aquarium vai ainda mais longe no sentido em que, quem segue tal filosofia, usa uma variada combinação de elementos naturais como pedras, troncos, areia, peixes e plantas para fazer uma composição equilibrada e agradável à vista, tal como o José descreveu e muito bem. Também, ao contrário do que foi aqui dito de uma maneira, mais uma vez arrogante e muito negativa foi que a nova escola de aquascapers foi sim promovida pelo IAPLC, organizado pelo Sr. Amano, onde o júri do concurso não hesitou em premiar este aquário como primeiro lugar, em 2004.

 

contest01.jpg

 

Esta premiação traz uma mensagem bem clara, em que o estilo seguido até então, influenciado pelo Sr. Amano, precisava de uma evolução em termos criativos, uma lufada de ar fresco, se preferires, onde o detalhe e a capacidade de recriar paisagens terrestres traria um novo desafio ao estilo natural. Foi então que se começou a ver mais aquários a recriar paisagens terrestres. Claro que, torna-se difícil para as pessoas que não seguem ou não acompanham o estilo corrente entenderem esta evolução, já que pararam no tempo em que o mestre ainda fazia layouts com pouca inspiração de landscaping ( essa inspiração era mais evidente na técnica de Iwagumi). No entanto, o próprio Amano foi influenciado pela nova corrente de Aquascaping e facilmente constatamos isso nas fotos de visitantes à sua galeria, onde são exibidos layouts desta natureza.

 

Os conceitos e filosofias são usados e deturpados consoante a opinião formada que as pessoas têm de algo e, neste caso, já tanta coisa se passou entretanto que só quem estagna a sua visão e compreensão de algo tão dinâmico quanto são os aquários plantados é que acaba por não dar valor à evolução sofrida ao longo da história. Ainda é mais lamentável quando pegam nisto e fazem uma análise tão superficial e negativa, apenas para marcar um ponto de vista, seja ele qual for.

 

E por aqui me fico, visto que não trago mais nada à " discussão".

 

 

 

Cumprimentos,

André

 

 

Concordo que a discussão já vai longa, ainda assim continuas a pôr palavras na minha boca e a interpretar mal o que escrevo...

 

Esse pedaço de texto que citas foi escrito para que algumas pessoas que se acham donas e senhoras da verdade compreendessem que não há porque criticar a opinião de alguém só porque ela é diferente, no que toca ao gosto pelas técnicas mais recentes de aquascaping. Dá para perceber?

 

«A teu ver, o que se faz hoje em aquascaping é banal e fechado ou limitado, fugindo da filosofia inicial do mestre, quando é precisamente o contrário.» - palavras tuas

 

E como é que tu sabes isso? Já trocámos impressões suficientes para estares a assumir a minha visão?

 

Citei o meu post anterior, propositadamente, para veres que eu aqui não estou de nenhum lado; fui imparcial do princípio ao fim. Se participei no tópico foi apenas porque não gostei da atitude de algumas pessoas, face a alguém que iniciou o tópico e que nunca escreveu de forma indecorosa para ninguém - e o mesmo não se pode dizer das pessoas que escreveram a seguir.

 

Cumprimentos

 

RM

Editado por Ricardo Monteiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo,eu penso que a forma negativa que o tópico do Miguel foi visto por grande parte dos membros não se deveu à opinião dele,que é tão válida como qualquer outra,mas sim à forma irónica e pormenorizada com que falou de aquários que aos seus donos lhe poderiam lembrar os seus.O FAAO,ao ler o post inicial do Miguel podia sentir-se ofendido,pois poderia pensar que ele se estava a dirigir à sua obra, mais propriamente ao aqua que ficou num excelente lugar num concurso internacional e que tem uma árvore,que todos conhecemos.

 

Não sei se o Miguel se estava a referir a isso,mas pareceu e foi isso que despoletou as respostas negativas do pessoal,não a opinião dele,obviamente.Mas por certo o Miguel não fez por mal,se calhar nem se lembrou disso.

 

Mas vá,vamos falar de coisas interessantes,como o estado actual do aquapaisagismo Português e que direcção terá esta vertente da aquariofilia em Portugal e no mundo.

 

PS.- André,esse aqua que mostraste é l i n d í s s i m o ...

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mais uma achega de crítica a alguns, não todos, dos praticantes do tal "landscaping in aqua": há alguns membros aqui que metem aqua atrás de aqua, já deve ir em mais de 20 (estou a exagerar); tal como o Sr Amano, que monta um aquário, deixa-o chegar à tal perfeição de harmonia, tira umas fotos, e depois desmonta ao fim de poucos meses.

 

A maioria destes aquários tão harmónicos não costumam durar mais de 1 ano, por vezes mais, muitas vezes menos.

 

Mas se são tão harmónicos, porque é que os donos se fartam deles? Então harmonia não deveria ser algo de perene, que se mantém, evoluindo, ao longo do tempo? Porquê essa sofreguidão de fazer montagem atrás de montagem - mas sempre usando o mesmo vidro, desmontando o anterior? Não será que essa "harmonia" não passa de um desejo de atingir uma inatingível perfeição, que como tal, gera insatisfação, levando a tentativas sucessivas, sempre frustradas porque sempre desfeitas?

 

Noto que isso é o oposto de harmonia, que no fundo é a arte de encontrar um caminho que gere uma satisfação duradoura: uma paz real, não a paz aparente dos lindos aquários com rios montanhas e cascatas, feitos apenas para serem desfeitos.

 

Aqui, como alguém disse noutro tópico, prefiro um aquário feio pra caramba, mas que seja feito à imagem do seu criador, e que se mantenha anos e anos, do que os aquários inspirados em fotos, sites, e workshops alheios, que reflectem não o dono do aqua, mas sim a fonte de inspiração.

 

Um bom aluno, e aqui há muitos, é como a água que toma a forma do belo vaso que a contém. Belo é o vaso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquascaping é tido como uma forma de arte, em que o autor tenta criar um quadro vivo. Infelizmente, se de cada vez que se quisesse fazer um novo "quadro" fosse necessário um novo aquário... só se fosse uma arte muito bem paga.

 

No entanto, também concordo em parte que o exagero de apenas montar aquários até que fique bom para a foto ou para determinado concurso é de alguma forma criticável, pois vai contra o tal conceito do Nature Aquarium de harmonia entre o Homem e a natureza.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

-1º se todos gostássemos do amarelo como seria o mundo ?

 

-2º filosofia para isto !!! filosofia para aquilo !!!

nota: filosofia não é regra nem muito menos lei

 

-3º arte " definição "

 

 

Arte (Latim ARS, significando técnica e/ou habilidade) geralmente é entendida como a actividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepção, emoções e ideias, com o objectivo de estimular essas instâncias de consciência em um ou mais espectadores.

 

isto meus senhores/a é o que fazemos na elaboração de um aqua seja ele de que tipo for

é por isso que o ser humano é especial

 

-4º em tudo o que fazemos é criticável , agora criticas destrutivas são negativa e não levam a lado nenhum

optem por criticas construtivas eu sei que é mais difícil mas tentem ;)

Nuno Abuquerque

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como tinha prometido aqui ficam algumas fotos tiradas por mim na Interzoo deste ano, alguns ambientes aquáticos, alguns ambientes terrestres, e também ambientes animais (como o da primeira foto :D ), para mim o que conta é a imaginação, tudo o resto, são cantigas meus amigos... este tópico já deu o que tinha a dar, e na minha opinião, todos tiveram razão.

 

Então cá vão algumas fotos:

 

 

DSC05516.jpg

 

DSC05505.jpg

 

DSC05506.jpg

 

DSC05508.jpg

 

DSC05509.jpg

 

DSC05510.jpg

 

DSC05511.jpg

 

DSC05512.jpg

 

DSC05513.jpg

 

DSC05517.jpg

 

DSC05521.jpg

 

DSC05525.jpg

 

DSC05527.jpg

 

DSC05546.jpg

 

DSC05548.jpg

 

DSC05549.jpg

 

DSC05550.jpg

 

DSC05560.jpg

 

DSC05561.jpg

 

DSC05562.jpg

 

DSC05563.jpg

 

DSC05565.jpg

 

DSC05585.jpg

 

DSC05605.jpg

Editado por Pterois Volitans

the 2nd best way to free stress in a natural way....

...LOOK at the Aquarium...

 

O Echinodorus Gigante ** O Mangal **

** Duboisi & Frontosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo que a discussão já vai longa, ainda assim continuas a pôr palavras na minha boca e a interpretar mal o que escrevo...

 

Esse pedaço de texto que citas foi escrito para que algumas pessoas que se acham donas e senhoras da verdade compreendessem que não há porque criticar a opinião de alguém só porque ela é diferente, no que toca ao gosto pelas técnicas mais recentes de aquascaping. Dá para perceber?

 

.....

........

..........

Citei o meu post anterior, propositadamente, para veres que eu aqui não estou de nenhum lado; fui imparcial do princípio ao fim. Se participei no tópico foi apenas porque não gostei da atitude de algumas pessoas, face a alguém que iniciou o tópico e que nunca escreveu de forma indecorosa para ninguém - e o mesmo não se pode dizer das pessoas que escreveram a seguir.

 

Vira o disco e toca o mesmo! Em 4 participações no tópico, o discurso foi sempre o mesmo. A única agulha de plástico em tanta palha foi uma transcrição do livro do Sr. Amano onde descreves a sua forma de estar nos plantados. Genial! De resto, conteúdo útil, zero. Aqui não há que ser imparcial de nada. Não há lados, não estamos num campo de batalha, pelo que a tua imparcialidade aqui pouca ou nada interessa. O que realmente interessa são argumentos válidos sobre qual a tua posição no assunto. Senão tens posição sobre o assunto ou algo de útil a acrescentar, penso que o silêncio é a melhor opção. É tão simples quanto isto. :D

 

«A teu ver, o que se faz hoje em aquascaping é banal e fechado ou limitado, fugindo da filosofia inicial do mestre, quando é precisamente o contrário.» - palavras tuas

 

E como é que tu sabes isso? Já trocámos impressões suficientes para estares a assumir a minha visão?

 

Então fala, dialoga, apresenta argumentos válidos e claros sobre o que queres dizer e não deixes ou tentes deixar ideias remotas ou carentes de explicação para que depois te possas colocar à defesa, dizendo que os outros assumem demasiado. Será que és capaz de fazer isso ou por não seres é que adoptas essa postura? Será que o próximo post é mais um disco riscado ou vais, realmente, contribuir positivamente para o tópico? Fica o desafio... :D

 

Nuno, de facto, a tua crítica merece alguma atenção. Confesso que já me incluí nos que monta e desmonta aquários em menos de 6 meses, altura essa em que ainda tinha muita coisa para experimentar, desde construção do layout à simples manutenção das plantas. É uma fase pela qual qualquer pessoa com vontade de aprender e evoluir muito além das suas capacidades passa, vontade de explorar cada vez mais os recursos e potencialidades de um aquário plantado dedicado ao aquascaping. À medida que o tempo passa, a pessoa vai acalmando, não só porque já fez muita coisa para trás mas também porque há factores externos que a condicionam, começando a encontrar um estilo próprio que passa, inevitavelmente, por aquários mais fáceis de manter ( no que toca a podas, manutenção) e, por conseguinte, mais duradouros. Depois há as pessoas que fazem disso profissão ( cá não, é mais lá fora) e dedicam-se única e exclusivamente à criação de montagens que servem apenas o propósito de se inscreverem em concursos da especialidade. Para o comum Aquascaper, que leva isto como um hobbie e uma forma de recriar paisagens naturais ( dentro ou fora de água), a tendência, na maior parte dos casos, é para encontrar uma maneira de estar própria que se identifica com aquários mais maturados e mais equilibrados, atingindo a harmonia desejada. As tentativas não são frustradas nem desfeitas durante aquela fase. As tentativas servem o único propósito da pessoa se encontrar e se identificar com aquilo que pretende criar. Pessoalmente, considero as experiências bastante positivas neste sentido e encorajo as pessoas a " tentar um pouco de tudo", para que se encontrem e identifiquem com aquilo que se revêm a seguir no futuro. Manter um aquário passa a ser muito mais que um hobbie ( no bom sentido, claro) e quando damos por isso, estamos a empregar ideias noutros campos que nada têm a ver com aquariofilia mas que foram influenciadas pela aquariofilia. É inevitável.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu penso que uma coisa é fazer uma montagem,e nem dando tempo desmontar tudo e fazer de novo, onde o objectivo não é a estabilidade do ecossistema em si,mas...a imagem. Outra é fazer um ''layout'' que está em constante evolução,em que não se desmonta tudo,mas se calhar movem-se algumas peças,Retira-se uma planta,coloca-se outra,move-se uma pedra.Isto é perfeitamente normal.

 

Não será que essa "harmonia" não passa de um desejo de atingir uma inatingível perfeição, que como tal, gera insatisfação, levando a tentativas sucessivas, sempre frustradas porque sempre desfeitas?

 

Noto que isso é o oposto de harmonia, que no fundo é a arte de encontrar um caminho que gere uma satisfação duradoura: uma paz real, não a paz aparente dos lindos aquários com rios montanhas e cascatas, feitos apenas para serem desfeitos.

 

Nunoni,sem essa incessante busca pela perfeição,não existe evolução.Perfeição essa que sabemos que não existe,isso é claro,mas é o chamariz, a motivação do nosso sub-consciente. Quem gosta de aquários plantados,não acredito que não ande à procura do ''tal layout'', daquele aquário que consideremos quase perfeito,devido ao facto de nunca termos conseguido nenhum que pudessemos chamar assim,quase perfeito.

 

Agora uma coisa é andar feito maluco a desfazer aquários e a montar,a perturbar o que mais importante tem um aquário: os Peixes.Nisso concordo plenamente contigo.

 

E o desejo de atingir a inatingivel perfeição,é a própria harmonia da vida e não deve nunca gerar insatisfação,pelo contrário! Deve gerar confiança, sede de conhecimento para fazer melhor,e com essa busca pela inatingivel perfeição vem também,a par do conhecimento,o respeito pelos seres intervenientes no 'hobby'.

 

É apenas preciso olhar as coisas com outros olhos.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mais uma achega de crítica a alguns, não todos, dos praticantes do tal "landscaping in aqua": há alguns membros aqui que metem aqua atrás de aqua, já deve ir em mais de 20 (estou a exagerar )

 

se faz comichão coça que isso passa.

 

Belo é o vaso.

 

sem plantas :) humm nao me parece

 

sempre foi e sempre será cada vez mais a mente humana criticar e cubiçar o proximo.

enfim um dos nosso maiores defeitos.

 

abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais