ruymar

Membro
  • #Conteúdo

    187
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por ruymar

  1. Então vou rezar para que corra tudo bem e haja mais albinos para poder decomentar. Quero só acrescentar, uma vez que me perguntaram por MP, que os casais originais eram 2 Platys vermelhos com rabo preto e 2 espadas laranjas. Hoje tenho 4 tipos de coloração, todos vermelhos ou todos laranjas e laranjas com rabo preto ou vermelhos com rabo preto. São todos espadas, as caracteristicas dos Platys desapareceram, só ficou a cor. A parte disso tudo, apareceu um macho com a barriga sem cor e um dos filhos dele ( imagino que seja dele, uma vez que tenho vários casais) saiu completamente albino. Nunca acrescentei nenhum peixe novo, só fui dando à média de 20 peixes de 3 em 3 meses, selecionando os que mais gostava. Quando houver algo de novo digo por aqui.
  2. O que aconteceu é que comprei um casal de espadas e um casal de platys faz 5 anos e coloquei-os num aquário com 600 litros. Deixei-os fazer aquilo que eles mais gostam e passado este tempo todo já não sei o que é Espada ou Platy, está tudo cruzado. Tenho sempre cerca de 20 adultos e 100 juvenis, os quais vou dando alguns que não gosto e outros vão morrendo e morrem muitos. Acho que com a consanguinidade gerei o albinismo, apareceu primeiro num macho, o qual tem a barriga albina. Agora tenho um totalmente transparente, já tem uns 4 meses e nada de cor, acho que já não a vai ter, ainda não dá para distinguir o sexo. Vou continuar a seleccionar os que apresentarem algum ou total albinismo para seleccionar o gene. A pergunta que eu faço, uma vez que não encontrei nada na net, é vulgar o albinismo nos Espadas ou estou a fazer alguma coisa rara que até possa vir a ter algum valor?
  3. Nasceu-me um espada completamente albino, é frequente acontecer, os filhos deles vão ser albinos também?
  4. Cuidado com os moveis de madeira, como já disse, tive um aqua antes deste e partiu-se por causa de um movel de madeira. Fotos tenho mas dá muito trabalho postalas aqui, não sei se posso fazer isto mas está aqui o meu espaço onde estão fotos dele quando o montei:.http://ruymario.spaces.live.com/ É simples, são três paredes de tijolo acabadas com estuque e pintadas à cor das paredes, com uma pedra de granito cinzento poisada em cima. A pedra custou 100 euros e dei mais 50 euros ao pedreiro por meio dia de trabalho. É facil, foi barato e não gastarei milhões num aquário novo. Atenção que são cerca de 1 tonelada de aquário, está poisada numa cave de uma vivenda, num apartamento não sei se é o caso, não será boa ideia.
  5. Eu estive sempre a falar na voz de um colega meu, o problema é com ele dai eu também não ter dado com o problema. Mostrei-lhe o esquema e pronto, ele viu logo que lhe faltava o rotor. Agora o problema vai ser se ele deitou a peça fora, só vai ver quando chegar a casa. Já testamos com um iman que temos aqui no trabalho e funciona, ao menos isso.
  6. Tive a ver o esquema e acho que me falta o Iman, vou ver o encontro. De qualquer forma, obrigado.
  7. Provavelmente vou ter de ir à casa onde o comprei, estava era a tentar ir eu directamente onde a casa vai para poupar. O motor não trabalha mesmo, nem um som faz. Parei-o para limpar e depois não voltou a trabalhar mais.
  8. Olha, também me ofereceram um de 600 litros sem movel. Para resolver esse problema e porque o primeiro que tive se partiu por o colocar em cima de 2 moveis de madeira, mandei fazer 3 paredes em tijolo e coloquei uma pedra de granito em cima. Tenho o aquário em cima disso à 5 anos e está lindamente seguro. A obra custou cerca de 150 euros já com o material todo. Vê se gostas da ideia e boa sorte.
  9. Onde posso comprar um motor novo para este filtro.
  10. ruymar

    urgente

    Isso quer é bolhas de CO2 de dia e oxigénio de noite. O oxigenador durante o dia não tem significado nenhum, um bom sistema de filtragem chega.
  11. ruymar

    Magnesio

    Eu também estou com umas dúvidas no Mg. Sei que comecei a adicionar cerca de 25ppm por cada tpa semanal e comecei a ter uma série de mortes entre os reds. Devido a isso, deixei de adicionar Mg. Outra coisa que me faz confusão é o outro ião, o Sulfato não faz mal à bixarada, é consumido também!? Isto porque quando adiciono o Mg faço-o com sulfato de Magnésio. Abraços...
  12. ruymar

    dracaena compacta

    Hoje comprei esta planta mas fiquei com a sensação de que era planta terrestre. Pesquisei na net e dizia que não se pode ter indefenidamente dentro de água. Alguém sabe alguma coisa mais à cerca desta planta, quanto tempo pode ficar dentro de água, o que tenho de fazer com ela quando não pode estar dentro de água, etc.
  13. Se me permites, deitas 1ml por cada 20litros de água por dia? Num aquário de 600 litros tenho de deitar 30ml por dia se tiver densamente povoado de plantas?
  14. ruymar

    plantas de agua fria

    Eu o que te posso dizer é que tenho o meu aquário sem aquecimento o ano todo, a temperatura vai de 18ºC no Inverno a 26ºC no Verão. Tenho um plantado com umas 20 espécies de plantas, das quais Anúbias, Sessiflora e Higróphilas e não reparo em nenhum problema a quando do Inverno. A única coisa que vejo é que o crescimento fica mais lento e os peixes mais parados e com menos apetite. Tudo se combina: os peixes comem menos, fazem menos cócó, há menos nitratos, as plantas crescem menos, comem menos e não precisam de tantos nitratos. Tenho problemas com algas, habitual dos plantados mas é durante o ano todo, por isso não tem nada a haver com temperaturas. Posso ainda adiantar-te que tenho Neons, Corydoras, Plecos, Siemeses, Mollys, Platys, Espadas, Ottos, Barbos, etc, tudo em água à temperatura ambiente. Atenção que isto tudo é num aquário de 600 litros, talvez seja mais fácil por isso, a temperatura da água mantem-se mais constante e a iluminação como é mais forte também aquece melhor a água, não a deixando baixar muito. Boa sorte....
  15. Não dá para ver a imagem que colocaste...
  16. Eu já comprei uma vez por uma farmácia aqui na Azambuja e veio dai. O problema é que eles, os da farmácia, já não aceitam mais encomendas. De qualquer forma, abrigado....
  17. A minha pergunta é simples: onde se pode comprar KCl para diluir sem ser na HORIZONTE AQUATICO? Já pesquisei por todo o lado, já fui a farmácias e nada. Os do HA, fiz lá uma encomenda e não está a correr muito bem. Há mais algum sítio onde comprar?
  18. ...isso deixo para outros mais entendidos....
  19. Se o teste de fosfatos for da SERA tem lá a explicar que se adicionares 5 ml de água destilada e 5 de água do aquário terás metade do valor final ou seja: se te dava por exemplo 2.0 mg/l com metade de água destilada e outra metade do aquário passarás a ter a cor de 1 mg/l mas lês como 2 mg/l. se mesmo assim não chegar podes por por exemplo 8 ml de destilada e 2ml do aquário. Tá la tudo explicado no teste, isto se for da sera! Se for de outra marca acho que também funciona da mesma maneira, em todo o caso outros que se pernunciem!!!
  20. ruymar

    Algas tipo cabelos pretos

    Dirijo esta pergunta ao Diogo pela simples razão: Vi o teu aquário e reparei que tem umas algas tipo pelos pretos nas folhas das anúbias e queria saber se sabes a que se deve esta alga? Já li que pode ser falta de CO2 mas reparei que tens lá o difusor no canto direito. Eu faço esta pergunta porque também as tenho, não nas anúbias mas nas bacopas e nas limnophilas ( acho que se escreve assim!) nas folhas mais antigas ou seja, as folhas nascem verdes e saudáveis e depois as mais antigas vão começando a ficar com estes cabelos. Como já tinha dito, tenho CO2 pressurizado ( uma bolha/seg.) mas não meço os níveis de CO2. Se realmente for por esta razão que estas algas aparecem, podemos aumentar o CO2 em função do aparecimento das ditas algas!?
  21. ruymar

    Cloreto de ferro

    Ok, obrigado pelas respostas. Não quis complicar, foi mera curiosidade.
  22. ruymar

    Cloreto de ferro

    É pena, tinha quilos disto!!! Já agora, se precipita como fosfato de ferro e as plantas consomem fosfatos para energia, quando elas o consomem não libertam o ferro porquê? E se o fosfato se liga facilmente ao ferro, não será uma boa maneira de eliminar os fosfatos em excesso, adicionando o dito cloreto de ferro?
  23. ruymar

    Cloreto de ferro

    Ou seja: não vale a pena adicionar cloreto de ferro na água que não serve para nada!? Pensei também noutra coisa, se adicionar cloreto de ferro à água não vai confundir os testes de ferro ou seja, dar um valor muito alto de ferro que até nem serve para as plantas!? Ou por outro lado, os testes não medem este tipo de ferro, só medem o que pode ser assimilado pelas plantas!? De qualquer forma, se este tipo de ferro não tiver qualquer utilidade para as plantas, esta pergunta deixa de ser relevante....
  24. ruymar

    GH

    Não é cianobactérias, essas eu conheço bem. Estas que eu tenho são tipo um musgo, as cianobactérias são tipo umas capas verdes que cheiram muito mal ( amoníaco). Já agora, há testes para determinar magnésio e ou cálcio em água doce? É que já vi que há para água salgada mas para doce ainda não encontrei. Se não há para água doce, os para água salgada servem para doce!?
  25. ruymar

    Cloreto de ferro

    Cloreto de ferro tem algum interesse para as plantas, elas conseguem usa-lo.