O néon Zeppelin


Miguel Figueiredo

Recommended Posts

A moderação achou por bem, e visto que este tópico tinha algo de interessante para oferecer, apenas intrevir se necessário e foi o que foi feito.

 

Quem tentou levar a conversa para outros rumos depressa voltou ao caminho principal. Como Moderador deste sub-fórum, se tivesse bloqueado esta discussão, rapidamente passaria a "mau da fita" visto não permitir uma discussão e argumentação por 2 grupos que praticam aquariofilia diferente.

 

A moderação foi chamada a intrevir 3 vezes, as duas primeiras por falta de moderação nos seus comentário, e a 2ª por publicação de material privado (Mensagem Privada). Espero não estar-me a esquecer de nenhuma...

 

Como aquariofilista que sou, e dando a minha opinião neste tópico, creio que o autor lançou o tópico e desapareceu... Não soube explicar o seu ponto de vista, nem os restantes intervenientes. Fica tudo na mesma, animos mais exaltados...

 

No fundo são opiniões e aquariofilias diferentes. Somos livres de praticar qualquer uma. Eu prefiro o Aquascaping, outros preferem biótopos. Obviamente também não gostei de alguém vir criticar a "minha" aquariofilia quando das duas uma: Ou não sabe praticar Aquascaping, ou não sabe o que é e o que engloba.

 

Opiniões...

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 126
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Pois muito bem. Argumentemos. Voltemos ao post inicial, que na opinião de alguns foi insultoso por sugerir carros de bois, manadas de vacas, e macacos nos galho. Em primeiro lugar, reconheça-se que é no mínimo irónico, roçando o mau gosto fazer essas sugestões, sobretudo quando ao lado de aquários que francamente são bonitos.

 

Mas analisemos de onde vem essa sugestão:

 

Uma paisagem terrestre é um conjunto de 5 grupos de elementos:

 

1. Elementos inanimados, como terra, pedras, caminhos ou rochedos

2. Elementos vegetais, como relva, árvores, arbustos

3. Elementos etéreos, ou seja o sol (luz), o céu, as nuvens

4. Elementos animais, como vacas, pessoas, pássaros, insectos

5. Elementos artificiais, trazidos pelas pessoas (na pintura, em muitas paisagens há um elemento humano), como carroças ou zeppelins

 

Os 'scapers introduzem elementos dos grupos 1, 2 e 3.

 

E ofendem-se quando lhes é dito, "porque não dos grupos 4 e 5".

 

Em vez de se ofenderem, poderiam muito bem ter explicado porque é que, em termos estéticos, os grupos 1, 2 e 3 ficam bem debaixo de água, e os 4 e 5 já não. A verdade é que é assim mesmo, os grupos 4 e 5 tornariam qualquer aquário ridículo. Os 'scapers têm razão nesse ponto.

 

Mas em vez de argumentarem, reagem desabridamente e mal educadamente como virgens ofendidas. Quem não tem capacidade de argumentação insulta, berra, e esperneia... é normal. E diz muito sobre quem o faz, nada sobre o seu alvo.

 

Mas sigamos. De onde vem a reacção violenta à sugestão de incluir elementos 4 e 5? É simplesmente o medo do ridículo. O pensamento é um pouco assim, "se eu faço uma paisagem mas só com elementos escolhidos, e fosse um passo mais adiante e incluísse outros elementos que pertencem na natureza à mesma paisagem, subitamente cairia no ridículo; aqui del rei, estão a dizer que o que eu faço é ridículo".

 

Acontece que há uma linha ténue mas bem traçada entre o ridículo e o kitsch. Os aquários com rios prados etc, não são ridículos, são apenas kitsch, que sempre foi o que muitas pessoas apreciaram, e que muita outras sempre rejeitaram, por motivos de natureza estética, ou seja, de gosto.

 

 

Da wikipedia:

 

Características do Kitsch

 

* Princípio de Inadequação: Ao deslocamento, junta-se a inadequação da forma, do estilo, do contexto, da função, de uso. Desvio em relação à finalidade, tamanho (abridores de garrafa gigantes), falsificação de materiais (flores de plástico), estilos contextos (anjos barrocos de gesso, para estantes) figurações em objetos utilitários (pêra de cristal, como baleiro). Funções secundárias que acabam suplantando a função principal, funções múltiplas em um único objeto. A inexistência de uma relação do tema com a estrutura geral da obra.

 

* Principio de Acumulação (ou Empilhamento): Objetos diversos sem um sentido, que possuem valor emocional e de baixo custo, que vão sendo acumulados sem uma unidade de adequação.(enfeites de geladeiras, cerâmicas, bibelôs). Além de tornar ambientes kitsch, também pode tornar pessoas em kitsch, quando ocorre o demasiado uso de enfeites ou adornos corporais. (brincos, colares, pulseiras, echarpes, etc).

 

* Percepção Sinestésica: O maior uso dos sentidos para impressionar o espectador, imagem, som, aromas (cartões de namorados perfumados). Repetição exaustiva de mesmos signos com significados semelhantes.

 

* Principio de Mediocridade: com tantos artifícios, inadequação, acumulação, percepção sinestésica, o kitsch chega próximo do vulgar, mas essa mediocridade facilita a absorção do consumidor. Nem feiúra nem beleza extremas: esses são valores absolutos, que fogem do intuito do kistch.

 

* Principio de Conforto: o que não cria problemas agrada; enche a vida da sociedade de consumo de sensações, emoções e pequenos prazeres (objetos cotidianos).

 

 

volta o nunoni a falar.

 

Vejamos então o 'scaping à luz destes princípios:

 

* Princípio de Inadequação: claramente uma paisagem terrestre não existe dentro de água. Ponto.

* Principio de Acumulação (ou Empilhamento): aqua atrás de auqa, sempre no mesmo vidro. Ponto.

* Percepção Sinestésica: a presunção de "elevamento" de um aquário a um "quadro vivo". Ponto.

* Principio de Mediocridade: nem sempre... há aquas e aquas. Não me passaria pela cabeça chamar medíocre ao Octopus ou ao FAAO...

* Principio de Conforto: Obviamente. Ponto.

 

O kitsch sempre foi um gosto de massas, e como tal sempre surgiu em todas as actividades com uma componente estética. Não desaparecerá nunca. Mas era o que faltava que não fosse permitido criticar.

Editado por nunoni
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quando das duas uma: Ou não sabe praticar Aquascaping, ou não sabe o que é e o que engloba.

 

Opiniões...

 

 

Acho que já li mais opiniões, sem ser " não saber praticar " e " não sabe o que é e o que engloba ".

 

Continuam os bitaites disfarçados. Custa assim tanto ler opiniões diferentes sem começar a classificar essas mesmas opiniões ?

 

Concluí que ou " não sei praticar " ou " não sei o que é nem o que engloba " . O que é mentira.

 

 

Nota: Isto foi uma opinião e expliquei-me. Fui coerente e mais essas coisinhas todas que têm criticado, quando não admitem as opiniões.

Também sei que a dica foi para o autor do tópico...mas como eu tenho a mesma opinião... admiti que foi para mim também. E foi.

Editado por Rui J. Rocha

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda bem que a Moderação não bloqueou o tópico. Obrigado.

 

Discutindo se aprende. Sempre...

 

Para mim, o que está aqui em causa, aqui, cono em alguns outros tópicos... Nem é a aquariofilia.

 

É o chamado CIVISMO, ou a falta dele, é o egoismo, falta de humildade, respeito pelo próximo, ... etc...

 

Porque este, como outros assuntos, são até bastante pertinentes, e merecem o nosso tempo e discussão.

 

Afinal... viemos todos aqui pela 1ª vez para quê ?

 

Para aprender algo, com dúvidas, certo?

 

Talvez...talvez...depois de muitos tópicos destes, comecemos a discutir mesmo o que interessa.

 

Talvez aí comecemos a aprender a sério.

 

 

Abraço

Editado por slowmottion
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Surpreendi-me com as emoções geradas com o topico. O humor foi um convite a réplicas no mesmo tom mas... para brincar são sempre precisos dois (para discutir também...) e há coisas que são realmente sérias!

 

Como o Benfica ou como Porto ou como Sporting... ou, pelos vistos, como as opções paisagisticas num aquário.

 

Que têm o seu quê de clublístico...

 

De facto, penso que existem claramente duas fracções, correspondendo a duas formas distintas de encarar o aquário:

 

A Perspectiva Decorativa

Para alguns de nós o aquário é fundamentalmente um elemento decorativo ou artistico, como um quadro. Como tal, é importante é que tenha cor, dinâmica, estética, criatividade e qualidade artistica.

A Perspectiva Natural

Para outros, o aquário é uma janela para a natureza, uma especie de vigia no submarino de Julio Verne apresentando-nos um mundo, como existe ou muito semelhante.

Neste último caso é importante manter as espécies tal como realmente são, sem deturpar as suas características, fornecer os meios para que os peixes tenham comportamentos naturais e criar uma paisagem realista.

 

Esta perspectiva exclui assim um conjunto de práticas, comuns nos aquários:

  • Peixes: Não fazem parte deste conceito os peixes de aspecto ou comportamento muito afastados da natureza. Os exemplos mais extremos serão os exemplares injectados com tinta, os tatuados, os hibridizados, ou os grotescamente selecionados, arrastando ventres dilatados ou longas e inuteis barbatanas.
  • Plantas: No caso das plantas, para além de algumas cultivares de aspecto claramente artificial, os exemplos mais evidentes serão as decorações à base de plantas de plástico.
  • Paisagens: As paisagens dentro do aquário devem representar apenas habitats aquáticos.

Um exemplo óbvio da Perspectiva Natural é um aquário de biótipo.

 

A Perspectiva Natural sugere ainda que sejam asseguradas condições de manutenção dos seres vivos, incluindo espaço disponivel e parametros fisicoquimicos, possibilitando um desenvolvimento e comportamento típicos. Um dos critérios, necessário mas não suficiente, é que as especies se possam reproduzir. Seguir este principio torna-se particularmente dificil na vertente de agua salgada.

 

Por outro lado, na Perspectiva Decorativa os elementos naturais são vistos como componentes, não são o fim em si. O objectivo é criar uma composição realmente decorativa e/ou artistica.

 

A paisagem pode, portanto, não ser realista desde que tenha um grande efeito artistico. De facto, existem cenários arrebatadores, verdadeiras obras de arte.

 

Ambas as perspectivas terão os seus adeptos, como referi, a minha perspectiva é a natural.

 

É assim que vejo os aquários: como um "stargate" para outro mundo, muito diferente do nosso. Um mundo que existe, que faz parte da nossa biosfera e que surpreende pela diversidade, complexidade e versatilidade dos seres que o povoam. Nestes seres, nas formas que assumem, no modo como se desenvolvem e interagem, há uma sabedoria escondida, de muitos milhões de anos de evolução, expressando-se em mil e uma estratégias e opções distintas que lentamente, muito lentamente, nos vamos apercebendo.

 

Para mim, a arte num aquário é a capacidade de criar ambientes estéticos do ponto de vista humano, mas que sejam também realistas e que permitam às especies comportamentos e interacções tanto quanto possivel naturais.

 

Eu compreendo que os aquários possam conter obras de arte e que as plantas, animais, minerais e troncos sejam elementos na concepção de quadros submersos para lá da mera representação dos ambientes aquáticos.

 

Gosto de alguns desses quadros. São realmente bonitos.

 

Mas perfiro o realismo, a aproximação à natureza.

 

Segundo a Perspectiva Natural, a intervenção humana via aquascaping deve ser tão simples, discreta e transparente como o próprio vidro do aquário: uma forma de nos facilitar a observação das paisagens reais.

 

Por outro lado, não acredito em fundamentalismos:

 

A Perspectiva Natural pode ser um conceito amplo, capaz de lidar com o efeito do observador sobre o que é observado, aceitando quer uma selecção de especies que não as desvirtue quer paisagens que estejam um pouco mais de acordo com a estética humana:

 

Uma perspectiva natural pode ser mantida mesmo que alguns peixes sejam um pouco mais vistosos e mesmo que as paisagens possam ser mais trabalhadas, sem imitarem outros ambientes.

 

Uma Perspectiva Natural não é necessariamente antagónica da Perspectiva Decorativa e Artistica. Alguém duvida que é possível montar aquários que, além de naturais, sejam decorativos e artisticos?

 

A Perspectiva Natural pode ser vista como uma tendência dentro da arte aquariófila, apostando na proximidade à natureza.

 

Claro que, para os seus defensores, esta perspectiva será sempre mais que isso:

 

É um tributo, é uma valorização da Natureza, é uma busca por espaços realmente naturais e selvagens, muito distantes da permanente paisagem humanizada que nos rodeia.

 

 

Miguel

Editado por Miguel Figueiredo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma Perspectiva Natural não é necessariamente antagónica da Perspectiva Decorativa e Artistica. Alguém duvida que é possível montar aquários que, além de naturais, sejam decorativos e artisticos?

 

Miguel

 

Para quem tenha dúvidas e a favor da discussão, um link externo:

 

Aquário "Black Waters" de Rui Estrelinha

 

... um exemplo de como a simplicidade e a estética se aliam ao natural da paisagem e à boa manutenção das espécies introduzidas.

 

Cumps

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para quem tenha dúvidas e a favor da discussão, um link externo:

 

Aquário "Black Waters" de Rui Estrelinha

 

... um exemplo de como a simplicidade e a estética se aliam ao natural da paisagem e à boa manutenção das espécies introduzidas.

 

Cumps

 

Por acaso tinha estado a ver esse tópico há bocado... e na verdade... esse aquário é simplesmente FABULOSO !!!! biggrin

 

... um exemplo de como a simplicidade e a estética se aliam ao natural da paisagem e à boa manutenção das espécies introduzidas.

 

SEM DÚVIDA ALGUMA !!!!! :(:crazyeyes::crazyeyes::crazyeyes::crazyeyes::crazyeyes:

the 2nd best way to free stress in a natural way....

...LOOK at the Aquarium...

 

O Echinodorus Gigante ** O Mangal **

** Duboisi & Frontosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel,

 

Se tivesses começado o tópico desta forma, até te tirava o chapéu!

Como não o fizeste... acredito que criaste este tópico apenas para te redimires da forma como atacaste o pessoal...

Nesta perspectiva de veres as coisas e tal como descreveste daria um bom tópico de discussão, mas já é tarde... Vai fazendo copy/paste porque as opiniões já estão mais que dadas...

 

Sr. Nuno Barradas, continuar com essa postura não nos leva a lado nenhum, em forma de ironia tal como gostas, eu pergunto: Será que o tubo de ensaio servirá para mais alguma coisa que fazer uns simples testes?...

Se calhar pensaste logo que te estava a dizer para meteres os tubos num sitio que eu cá sei... mas não! Pode ser usado para beber uns shots caso não haja copos! Pois é... as coisas podem ser deturpadas logo á partida e não há motivos para isso...

 

Só não entendo porque continuas a bater na mesma tecla quando já referiste:

Finalmente: continuo a não a gostar de paisagens terrestres debaixo de água como filosofia, mas percebo que para muitos dos aquascapers, e em particular aqueles que realmente sabem o que fazem, isso não é uma filosofia, mas um caminho entre muitos que têm. Como moda, não gosto; como elemento novo na aquariofilia, certamente que elevou muito as capacidades técnicas e estéticas em geral.
Editado por FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para quem tenha dúvidas e a favor da discussão, um link externo:

 

Aquário "Black Waters" de Rui Estrelinha

 

... um exemplo de como a simplicidade e a estética se aliam ao natural da paisagem e à boa manutenção das espécies introduzidas.

 

Cumps

Ricardo,

 

Isto só prova a versatilidade de um aquascaper! Agora o contrário é que é pouco provável...

Um aquascaper pode pegar num aquário, um tronco e meia dúzia de folhas e fazer de um layout uma obra prima, mas muitos dos que aqui são defensores da fé divina ou andam a pregar o novo testamento, não o conseguem fazer, isto para não vos dizer para subirem um pouquinho a fasquia...

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só um aparte: um aqua seja ele com recurso ao aquapaisagismo, ou recorrendo a paisagens mais naturais tem de respeitar sempre a Fauna e não é por imitar uma paisagem terrestre que os peixe se vão sentir melhor.

 

Aliás todos sabemos que quando as plantas estão saudáveis os peixes também estarão e vice-versa,por isso o cuidado que se tem de ter com o aquário que diz se ele é próprio para ter Fauna ou não e não o estilo de decoração escolhido pelo dono.

 

Quanto aos aquas do Octopus...sem palavras,lindo! São pequenas obras de arte e ninguém pode dizer o contrário.Se tivesse Fauna lá dentro descia na minha consideração infinitamente,pois são aquas cujas litragens não o permitem.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo,

 

Isto só prova a versatilidade de um aquascaper! Agora o contrário é que é pouco provável...

Um aquascaper pode pegar num aquário, um tronco e meia dúzia de folhas e fazer de um layout uma obra prima, mas muitos dos que aqui são defensores da fé divina ou andam a pregar o novo testamento, não o conseguem fazer, isto para não vos dizer para subirem um pouquinho a fasquia...

 

Boas... talvez por conhecer bem o Miguel tenho perfeita ideia daquilo que ele pretendeu transmitir, embora, também, como o conheço bem e o estilo dele, sei bem que é bastas vezes mal interpretado. Concordo com a concepção de aquariofilia do Miguel e, olhando para as tuas montagens Filipe, concluo que a maior parte delas - a esmagadora maioria - com mais ou menos toques e retoques tenta recriar paisagens subaquáticas.

 

Eu não sou apreciador de montagens com aspecto terrestre, nunca o escondi, mas várias vezes olhei para montagens de scappers para inspiração para os meus aquários. Os "terrestres" são bonitos - alguns deles até são - quanto a mim pouco indicados para os fins que eu tenho na minha aquariofilia que é a manutenção e reprodução de espécies aquáticas, particularmente ciclídeos.

 

Havemos de convir que chamar "aquário natural" a uma aquário que representa pinheiros é um pouco contra censo, melhor seria chamar-lhes "aquários paisagistas" ou outra designação do género que apontasse, claramente, para o que são na realidade... montagens, por vezes obras de arte, dentro de água, orientadas para o sentido estético.

 

Eu não tenho paciência para trabalhar com a maioria das plantas que os scappers usam, p.ex., já que muitas delas exigem elevadas manutenções e contínuas intervenções no aquário, coisa que evito por forma a perturbar o menos possível os territórios estabelecidos pelos meus peixes e assim gerar belicismos desnecessários e interrupções de processos reprodutivos. Contudo gosto de plantas e gosto de lhes dar um certo arranjo estético e, sendo possível, natural.

 

Geralmente os meus plantados em algum tempo tornam-se selvas exactamente pela falta de paciência que tenho para podas e arranjos constantes... o engraçado é que quem os vê até gosta, por mais que eu olhe para eles e ache que falhei por completo o objectivo... mas, sendo sincero, não tenho pachorra para prosseguir durante muito tempo o objectivo que inicialmente tracei... interessam-me mais o peixes que a "fotografia" de um aquário plantado maduro... mas esta é a minha ideia, naturalmente que não será a ideia de todos, felizmente, ou caso contrário não poderia ver algumas montagens excepcionais... para as quais não tenho pachorra! yikes

 

Neste momento, tirando o plantado de 50 l que referi ter-se tornado numa selva, nem sequer tenho um único "show tank". Tenho alguns litros de água no fishroom, em aquas tecnicos, no quais até ambiciono o crescimento de algas pois geram optimos ambientes reprodutivos e para Tropheus, p.ex., são um óptimo complemento natural de alimentação, desenvolvendo os seus instintos naturais.

 

Cumps

Editado por Ricardo Fonseca

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São gostos.. até ai respeito.. agora um membro que ninguem sabe quem é.. nem sei se tem aquarios..

 

LOL... tive que reter este comentário. Não leves a mal, mas não deixa de ser engraçado!

 

Cumps

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel...

 

Se tivesses começado o tópico desta forma, até te tirava o chapéu!

Como não o fizeste... acredito que criaste este tópico apenas para te redimires da forma como atacaste o pessoal...

Nesta perspectiva de veres as coisas e tal como descreveste daria um bom tópico de discussão, mas já é tarde... Vai fazendo copy/paste porque as opiniões já estão mais que dadas...

 

Resumindo e baralhando. O Miguel foi jocoso ao demonstrar o seu ponto de vista, o que levou a que algumas pessoas mais sensíveis ficassem ofendidas por ver criticado aquilo que fazem... tudo bem, de certa forma é compreensível. Afinal de contas se representar um bosque num aquário não faz mal a ninguém, não deverá ofender. Terá enfermado de algum conservadorismo aquariofilo?! Se calhar... agora, uma coisa ele não fez... e o que não fez foi ataques pessoais, certo?!

Criticou a obra, mas não chamou estúpidos aos autores, certo?

 

Contudo não deixo de reparar que há sempre umas alminhas prontas a (perdoem-me a expressão) "(palavra censurada) de alto" - e não me refiro a ti - prontamente chamando ignorante, desconhecedor e, pasme-se, inexperiente! São estas alminhas que a mim me irritam... sinceramente, a este respeito ou a respeito de outra coisa qualquer.

 

Não pretendo defender o Miguel - não é esse o meu papel - nem o seu ponto de vista, do qual partilho em parte (perdoe-se o aparente pleonasmo), mas o que mais me irritou neste tópico foram as intervenções de uma pessoa em particular. De resto, discussão acesa, polémica, etc. ... quem é que não está habituado a isso?!

 

Cumps

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também sei que a dica foi para o autor do tópico...mas como eu tenho a mesma opinião... admiti que foi para mim também. E foi.

Desculpa Rui, mas ainda não percebi como é que uma pessoa que é adepto de "Monster Fish Keepers" pode ter uma opinião formada á cerca de Plantados, Aquascaping, Nature, Landscaping... etc! ou seja, tudo que envolva layouts e plantas!

Qualquer pessoa que seja adepto de peixes primitivos ou digamos "grandes", opta sempre pelo peixe e não pela decoração. Por isso não entendo o porquê do teu bitaite nesta área.

Estás aqui apenas para ser do contra ou consegues perceber o pessoal dos plantados de forma a poderes criticar justamente?

Eu nunca foi ao tópico do Monster Fish Keepers dizer mal simplesmente porque não gosto... respeito os gostos e mesmo achando que em alguns casos é politicamente incorrecto, não vou lá dar bitaites!

 

Qualquer das formas estás no teu direito de exprimir a tua opinião, apenas peço que sejas coerente e não tenhas uma postura do contra apenas porque gostas dessa forma de estar na aquariofilia.

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Gostava que olhassem para a imagem seguinte e apesar de não gostar de layout baseados em "inspirações terrestres" ou o chamado landscaping, pensassem no que terá levado o autor do áqua a fazer algo do genero!

Já pararam para pensar que os layouts nature entraram numa fase de saturação em que muitos layouts já foram explorados, revistos, COPIADOS e que pouco ou nada de novo podem trazer ao aquascaping?

O que faz criar um layout destes é a necessidade de desenvolver uma técnica que aparentemente parece fácil, mas que no entanto é extremamente dificil. As noções de proporção em todos os objectos, plantas escolhidas, forma de podar e a tentativa de se assemelhar o máximo possivel de uma paisagem natural terrestre.

 

Gostava que muitos defensores do tipo Natural tentassem fazer algo do género, pois parece bem mais fácil do que realmente é... Quando uma pessoa conhece bem algumas plantas e está tão fartinho de fazer mais um aquário, passa ao nível seguinte, o landscaping. Para muitos é arte, para outros são bonitos mas não cumprem os requisitos minimos e para outros não tem qualquer lógica porque não gostam, mas não gostam porquê? Porque não gostam... Mas não gostam por ser uma paisagem terrestre simulada num aquário? NÃO... porque sou do contra... mas uma coisa é certa, não consegue ficar indiferente e é capaz de ficar a pensar, como é que este gajo conseguiu fazer isto? Como não tem capacidades para tal, mais preferivel dizer que não gosta ou então... ser do contra!

 

 

img_795777.jpg

Editado por FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual foi a parte que não entendeste sobre os aquários acima referidos não terem fauna?

Será preciso escrever a bold ou aumentar o tamanho de letra?

 

 

Achas que um aquário cheio de algas e onde não fazes TPAS (que servem para repôr o equilibrio de nutrientes, retirar os excessos e repôr os que estão em carência) são as melhores condições para peixes e plantas?

 

Eu acho que querem arranjar um forma de justificar o mau aspecto de muito aquários usando o termo Natural, quando na verdade não sabem mais... Não acham que é uma justificação ridicula?

 

Querem ver que daqui a pouco ainda vão dizer que um aquário plantado, que não tenha algas, bastante equilibrado com pH correcto para a fauna e um sistema de filtragem á base de plantas só é possivel porque usamos químicos e alguicidas... :lol:

 

Primeiro o que chamamos de algas não são algas, são bactérias mas isso pouco importa para o que vou dizer...

Há peixes a comer essas ditas algas, são o seu alimento.

Equilibrios, isso não existe. Cada zona, do rio, de uma lagoa ou até mesmo de um aquário tem os seus parâmetros que favorecem mais ou menos cada uma das espécies. Cabe a nós pôr lá dentro as espécies indicadas de acordo com os seus parâmetros.

Não há nenhum aquário que não tenha essas ditas algas, uns em maior e outros em menor número, tão pequeno que mal se vê.

Quando me referi a aquários com vida referi-me aos que têm vida como é claro, sabes que os há. Dai o tópico começar pelo néon Zeppelin. Parece-me que quem não vê és tu.

Em relação a respeitar opiniões, parece-me que és tu quem menos respeita. A opinião foi dada, quem aceita comenta e quem não aceita também comenta, não desata a dar tiros a tudo o que mexe.

Editado por ruymar

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro o que chamamos de algas não são algas, são bactérias mas isso pouco importa para o que vou dizer...

Há peixes a comer essas ditas algas, são o seu alimento.

De vez em quando tenho umas bacterias pretas, outras verdes que parecem filamentos (chamam-se filamentosas), outras cinzentas, etc... depende do tipo de bacteria; e como é obvio uso peixes que comam essas "bactérias"! Mesmo assim e para prevenir que tais bactérias apareçam eu costumo usar esses peixes, que são denominados como peixes de limpeza... se der alimento a todos os peixes, eles comem essa comidinha e então depois lá vão comer essas bacterias, mas dão sempre preferência á comida que lhes dás, aliás alguns deles depois de provarem a dita comida (alimento para peixes) já não comem as tais bacterias... ou será que nos teus aquários apenas tens esse tipo de peixes? Não me parece...

 

Equilibrios, isso não existe. Cada zona, do rio, de uma lagoa ou até mesmo de um aquário tem os seus parâmetros que favorecem mais ou menos cada uma das espécies.

Estás-me a dizer que os peixes que são provenientes de lago ou rio, habitat natural deles, que a água não cumpre os requisitos nem o equilíbrio para a sua subsistência? O equilibrio não existe?

Bem... nem sei que te diga... "cada tiro, cada melro..."

 

Cabe a nós pôr lá dentro as espécies indicadas de acordo com os seus parâmetros.

Só isso? É óbvio que colocar Ciclideos africanos em pH de 6.5 é tão ridiculo como colocar peixes amazónicos em águas alcalinas... mas e o equilibrio? Nitratos, fosfatos, nitritos, amónia... etc isso não é importante? Manter esses nutrientes numa escala aceitável não faz parte de um equilibrio? ops... tinha-me esquecido que não existe equilibrio!

 

Quando me referi a aquários com vida referi-me aos que têm vida como é claro, sabes que os há. Dai o tópico começar pelo néon Zeppelin. Parece-me que quem não vê és tu.

Um aquário com plantas não tem vida? E se tiver uns invertebrados, já melhorou? E se adicionar um cardume de peixes pequenos? Mesmo assim para ti esses aquários não têm vida?

Se calhar tenho de ir trocar as lentes... pois devo de estar a ver mesmo muito mal...

 

Em relação a respeitar opiniões, parece-me que és tu quem menos respeita. A opinião foi dada, quem aceita comenta e quem não aceita também comenta, não desata a dar tiros a tudo o que mexe.

Criticar por criticar, existem aqui muitos... e mais, criticar sem saber o que estão a escrever também!

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Surpreendi-me com as emoções geradas com o topico. O humor foi um convite a réplicas no mesmo tom mas... para brincar são sempre precisos dois (para discutir também...) e há coisas que são realmente serias

 

Miguel

 

Bom dia Miguel

Lamento que o teu primeiro post tenha sido tão infeliz. Se eventualmente tivesses lançado a tua opinião noutros termos, tal como agora, terias todo o meu respeito e consideração. Era apenas uma opinião, podia ou não concordar mas respeitava.

 

Só não sei porque te surpreendes com as emoções geradas. E deixa que te diga que não foi a tua opinião que me deixou doente, foi o modo irónico, arrogante egocêntrico e narcisista que usaste.

 

Eu vivo de emoções Miguel, gosto de beleza, de arte e de EMOÇÔES.

Independentemente do estilo, quando olho para um aquário, para uma fotografia ou para um quadro... é isso que procuro. EMOÇÕES

 

A minha sobrinha tem um aquário decorado com uma fada e um castelo, tem cinco anos. Eu acho que o aquário dela é uma obra de arte. Porque quando olho para ele vejo uma miúda ternurenta que ainda que tem capacidade de sonhar.

 

Felizmente não me considero uma pessoa limitada a um estilo. Gosto de tudo, desde que me transmita algo, seja criado pelo homem ou pela natureza.

 

Gosto de EMOÇÔES ::D:

 

Marta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só te dou um desconto porque és do Porto! Só se fores do FCP, claro!

Enfim, são ideias que debatia e debatia e não chegavamos a lado nenhum!

Tenho um aquário com 600litritos. Com 220 W de luz. Com um 2028 profissional. Com aquecedor de 500 w.Com co2 de garrafa e tudo!!! Gosto muito dele natural como está! Com muitos peixinhos, dos que comem algas e dos outros. Como podes ver, até tenho algum trabalho!!!

O que importa nisto tudo, é que cada um faça o que gosta, mais nada! E por aqui fico.....

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só te dou um desconto porque és do Porto! Só se fores do FCP, claro!

Bem... acho melhor não passarmos ao insulto, ainda por cima depois do que aconteceu passado fim de semana! :evil:

Sou Sportinguista e tenho 4 costelas Leixonenses, porque sou de Matosinhos!! A não ser verde seria do Leixões!

 

O que importa nisto tudo, é que cada um faça o que gosta, mais nada! E por aqui fico.....

Mas isso nunca esteve em questão, pelos vistos quem não respeitou isso desde o ínicio foram os tais desfensores do Natural...

Gostas do que tens, fixe, eu não vou dizer o contrário. Cada um faz o que mais aprecia e mantém os aquários á sua imagem!

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa Rui, mas ainda não percebi como é que uma pessoa que é adepto de "Monster Fish Keepers" pode ter uma opinião formada á cerca de Plantados, Aquascaping, Nature, Landscaping... etc! ou seja, tudo que envolva layouts e plantas!

Qualquer pessoa que seja adepto de peixes primitivos ou digamos "grandes", opta sempre pelo peixe e não pela decoração. Por isso não entendo o porquê do teu bitaite nesta área.

Estás aqui apenas para ser do contra ou consegues perceber o pessoal dos plantados de forma a poderes criticar justamente?

Eu nunca foi ao tópico do Monster Fish Keepers dizer mal simplesmente porque não gosto... respeito os gostos e mesmo achando que em alguns casos é politicamente incorrecto, não vou lá dar bitaites!

 

Qualquer das formas estás no teu direito de exprimir a tua opinião, apenas peço que sejas coerente e não tenhas uma postura do contra apenas porque gostas dessa forma de estar na aquariofilia.

 

 

FAAO, estava a evitar responder-te, pois toda a gente sabe que não dá para conversar contigo. Como já disseram no tópico até.

 

Se não percebes como é possível ter uma opinião, não há nada para te responder. Eu não sou só adepto do que disseste. Não estereotipes.

Já critiquei justamente, tu e os outros amigos, é que não aceitam. Mas acham estranho.

 

Mas podias ter ido ao tópico dos Monters, isso não te faz ter razão neste assunto em particular. Por mim é igual ao litro. Não ia ficar ofendido, garanto.

 

Pensa lá... estamos aqui todos do contra uns com os outros? A tua opinião também está a ir "em contra" de muitas outras. Quem é que é do contra afinal ?

 

Eu já dei a minha opinião, algo semelhante a outros users no tópico, por isso devemos estar todos "contra" ti e os teus amigos. É uma cabala.

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora...

 

Fui o 3º a responder ao tópico. Estou de acordo com o autor. Estou do contra? Supostamente as opiniões seguintes é que podiam estar do contra à minha.

Continuem com a discussão que está a ser produtiva.

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

FAAO, estava a evitar responder-te, pois toda a gente sabe que não dá para conversar contigo. Como já disseram no tópico até.

 

Se não percebes como é possível ter uma opinião, não há nada para te responder. Eu não sou só adepto do que disseste. Não estereotipes.

Já critiquei justamente, tu e os outros amigos, é que não aceitam. Mas acham estranho.

 

Mas podias ter ido ao tópico dos Monters, isso não te faz ter razão neste assunto em particular. Por mim é igual ao litro. Não ia ficar ofendido, garanto.

 

Pensa lá... estamos aqui todos do contra uns com os outros? A tua opinião também está a ir "em contra" de muitas outras. Quem é que é do contra afinal ?

 

Eu já dei a minha opinião, algo semelhante a outros users no tópico, por isso devemos estar todos "contra" ti e os teus amigos. É uma cabala.

Uma coisa é ser do contra porque se é do contra! Outra é entender o que leva as pessoas a fazerem algo mesmo que não se goste!

Eu já tive C.Africanos e não gostei... mas experimentei! Posso dizer que não gosto de uma coisa porque passei por elas. Outra é olhar e dizer que não gosta porque não tem lógica, mas isso pode ser para a pessoa que observa, porque a que a fez pode gostar. O que não se pode é Ironizar os trabalhos dos outros usando termos depreciativos (aí concordaste com o autor do tópico, logo aceitas todos os termos usados) e ficar á espera que as pessoas não te tratem da mesma forma... Ainda para mais quando os teus gostos pela aquariofilia são completamente opostos do que aqui estão a ser debatidos...

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Sem entrar em polémicas e em discussões apenas tenho a declarar o seguinte:

 

É IMPOSSÍVEL RECRIAR E IMITAR A NATUREZA DENTRO DE UM AQUARIO!!!

 

Já viram a quantidade de paisagens que se pode encontrar num rio, quer seja em Africa, na Asia, na America. Podemos ter um pedaço de terra que se pareça com um vale, por exemplo! podemos ter outro pedaço de terra que parece uma árvore plantada. Um peixe não se confina a uma area de 60cmx30cmx30cm ou de 200cmx60cmx60cm.

 

Meus amigos eu sempre entendi a aquariofilia como uma arte e podem-me criticar à vontade porque, para mim, montar um aquario é como pintar um quadro. Não vai ser por causa de por um tronco que se parece mais com o fundo aquatico ou por uma pedra que se parece com uma montanha que vai fazer com que o peixe se sinta melhor, que é o que realmente interessa!

 

A aquariofilia no meu ponto de vista é isto, todos nós que praticamos este hobbie fazemos mal aos seres vivos que habitam os nossos aquarios, apenas tentamos minimizar os seus danos.

 

Um abraço

Vítor Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

tanto post racing neste topico jasus! :)

eu vou dar uma opinião de iniciado:

gosto de ver os aquários plantados(os bons claro!) são agradáveis esteticamente...mas nao sei se estou interessado em fazer um....a minha visão de aquariofilia e diferente talvez porque também só lido com espécies simples(vivíparos)...se tivesse discus talvez fizesse um plantado deve ficar muito giro...mas enfim so para dizer que respeito todas as visões de aquariofilia desde que não perturbem em nada a qualidade de vida dos seres vivos!

Cumps

Nunca abandonem animais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais