[DIY] - reactor de CO2 caseiro - simples/barato .


Governa

Recommended Posts

  • Replies 386
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Controlo a quantidade com uma cena daquelas do soro nos hospitais, de pernas po ar... em vez de contar as gotas que caem, conta as bolhas que sobem...

 

Olá! Será que me podes explicar mais concretamente como é que isto funciona? Como ligas ao sistema e como operas?

 

Muito Obrigado!

Eu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Dada a elevada afluência a este tópico, achei por bem alojar as fotos de exemplificação no meu espaço pessoal da Netcabo por forma a garantirmos que as mesmas não vão 'evaporar' de um dia para o outro e para aumentar um pouco a velocidade de carregamento da página.

 

Se algum dia pensaram tornar este tópico fixo, agora sim estão criadas condições.

 

:)

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

O fermento biológico, existe em, pelo menos duas formas.

Seco (saquetas, o mais comum é o Fermipan) e em barra (fermento de padaria, em bloco, mal cheiroso, acinzentado).

 

O fermipan encontras em qualquer Super ou Hipermercado.

 

O outro encontras em qualquer padaria que coza pão. Tens é qde pedir com antecedência. Mas não compensa muito, pois as doses que compras de fermento em barra, geralmente são muito grandes.

 

Sem contar, que as receitas aqui no Fórum, é usando Fermipan.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

O fermento biológico, existe em, pelo menos duas formas.

Seco (saquetas, o mais comum é o Fermipan) e em barra (fermento de padaria, em bloco, mal cheiroso, acinzentado).

 

O fermipan encontras em qualquer Super ou Hipermercado.

 

O outro encontras em qualquer padaria que coza pão. Tens é qde pedir com antecedência. Mas não compensa muito, pois as doses que compras de fermento em barra, geralmente são muito grandes.

 

Sem contar, que as receitas aqui no Fórum, é usando Fermipan.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu também usei o fermento de padeiro que também se encontra nos hipermercados, é só pedir na secção de padaria que eles vendem. Eu comprava nuns pacotinhos tipo manteiga de restaurante muito fáceis de utilizar.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim tem... já fiz o teste... 2 garrafas iguais, tudo igual a dierença é que a agua sem cloro durou mais de 20 dias, com cloro durou 2... Quantidades de tudo igualinho, a unica diferença era ser agua do luso ou dos SMAS locais...

 

Hmmm... Isso quer dizer que a quantidade de cloro em agua de garrafao não e significativa para necessitar de ser tratada com os produtos normais anti-cloro? E que por motivos de "excesso de metais" na minha agua da SMAS, eu tipicamente uso agua de garrafao para as TPA's (com pH a 7), mas mesmo assim trato-as com Sera AquaTan.... mas sera mesmo necessario??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Normalmente o problema da água engarrafada é sobretudo o nível de pH. A maioria dessas águas têm valores demasiado ácidos.

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Normalmente o problema da água engarrafada é sobretudo o nível de pH. A maioria dessas águas têm valores demasiado ácidos.

 

True, true... Mas eu encontrei uma no Jumbo com o pH de 7.0 +- 0.2: "O mais barato" (passo a publicidade)...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já usei agua engarrafada do Jumbo e do Carrefour com pHs de 6 ou abixo disso. Mineralizações totais por volta dos 19/21 mg/l o que é menos de metade da água do Luso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caso a agua desça abruptamente devido ao CO2 pode-se utilizar bicabornato se sodio directamente na agua? Ja agora onde posso arranjar isso?

bitelink

 

vá lá... ao fim de um reset nada melhor que um ourito fácil...;):P

 

Rafael Paiva

Cumps!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caso a agua desça abruptamente devido ao CO2 pode-se utilizar bicabornato se sodio directamente na agua? Ja agora onde posso arranjar isso?

 

O bicarbonato de sodio aumenta o ph da agua ???

animelogo.gif

Deus proteja os vossos peixes... 8)

IvoDanielMarques@gmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

O bicarbonato de sodio aumenta o ph da agua ???

Depende :lol:

Se pegares em bicarbonato de sódio e deitares para dentro de água, até atingires a saturação, o pH andará à volta de 8.2-8.4

Mas mais importante do que subir e o pH, e o CO2 descer (se for maior que 6.35) é que a presença de iões bicarbonato na água, impede que o CO2 se dissolva na água.

 

Caso a agua desça abruptamente devido ao CO2 pode-se utilizar bicabornato se sodio directamente na agua? Ja agora onde posso arranjar isso?

Arranja-se em qualquer super e hipermercado ou drogaria.

Ao invés de deitares Bicarbonato de Sódio para a água, controlas a injecção/dissolução de CO2 no aquário. Há quem deite, não vou dizer que não funciona, mas na minha opinião, é melhor "tratar" desse caso regulando o CO2.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, eu tou com um problema... A cola quente nao se agarra em condicoes entre a rolha da garrafa e os tubos de ar... Resultado: so vejo CO2 a sair quando aperto "ligeiramente" a garrafa... Ja esta assim desde ontem sem progressos...

 

Vou ter que tentar nova colagem com outra tampa :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caso a agua desça abruptamente devido ao CO2 pode-se utilizar bicabornato se sodio directamente na agua? Ja agora onde posso arranjar isso?
Olá. Arranja-se em qualquer super e hipermercado ou drogaria.

Ao invés de deitares Bicarbonato de Sódio para a água, controlas a injecção/dissolução de CO2 no aquário. Há quem deite, não vou dizer que não funciona, mas na minha opinião, é melhor "tratar" desse caso regulando o CO2.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

como é que eu posso controlar a saida de CO2 para o aqurio? atraves de uma valvula...!? se sim como é que eu a consigo adaptar a um sistema destes?

 

Ja agora num aquario de 80litros quantas gotas devem ser libertadas por segundo?

;)

bitelink

 

vá lá... ao fim de um reset nada melhor que um ourito fácil...;):P

 

Rafael Paiva

Cumps!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

como é que eu posso controlar a saida de CO2 para o aqurio? atraves de uma valvula...!? se sim como é que eu a consigo adaptar a um sistema destes?

Não consegues... ;)

Controlar a libertação de CO2 por parte dos fungos (leveduras), é algo que nas nossas casas é um bocado dificil de conseguir, de modo controlado.

 

Quando falo num controle na injecção/difusão de CO2 é em termos de colocares o difusor mais ou menos acima na coluna de água do aquário.

 

Quanto mais abaixo colocares, mais CO2 se dissolve.

 

Ja agora num aquario de 80litros quantas gotas devem ser libertadas por segundo?

Gotas?? :)

Isso é muito relativo. A melhor maneira que tens para controlar isso, é medires o pH e o KH e recorreres a uma tabela que te permita calcular a quantidade de CO2 presente na água.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gotas é como quem diz bolhas ;):)

 

como é que eu faço uma tabela dessas?

 

ja agora o meu h ta a 6 (por isso é que tenho medo de colocar porque ja esta muito baixo) e o kh ta por volta de 2-4 (nao meço a algum tempo)...

bitelink

 

vá lá... ao fim de um reset nada melhor que um ourito fácil...;):P

 

Rafael Paiva

Cumps!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente.

 

como é que eu faço uma tabela dessas?

Não fazes... já estão "feitas". Tu apenas tens de consultar uma, e saber qual a concentração de CO2 que tens no aquário. Se tiveres muito, colocas o difusor mais aberto/para cima de modo a que o CO2 se dissolva menos. Isso vai fazer com que o pH suba e o KH diminua, podendo tu acompanhar os valores de CO2 dissolvidos na água.

 

Ficas aqui com uma página onde se encontra essa tabela (não coloco aqui a imagem da tabela directamente, pois não sei se posso):

 

http://naturline.pt/tabelas.html

 

ja agora o meu h ta a 6 (por isso é que tenho medo de colocar porque ja esta muito baixo) e o kh ta por volta de 2-4 (não (palavra corrigida) meço a algum tempo)...

O CO2 por si só, dificilmente baixará mais o pH.

Só se injectares desalmadamente.

O KH, com a injecção do CO2 irá aumentar, nem que seja ligeiramente.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok fiquei exclarecido...

 

agora é poupar uns trocados comprar uma calha de geito e exprimentar fazer um destes...

 

Ps: obrigado Luis...

bitelink

 

vá lá... ao fim de um reset nada melhor que um ourito fácil...;):P

 

Rafael Paiva

Cumps!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comigo não resultou muito não sei porque!

 

Tou a usar uma garrafa de 0,5L e a receita é a seguinte:

- 400 ml de agua sem cloro

- 7 colheres de sopa de acucar

- 1 colher de sobremesa de bicarbonato

- 1 colher de cafe de fermento

 

Tou a usar o difusaor da nutrafin. Ora quando eu acabo a receita saem bolhas que é uma maravilha, mas ao fim do dia já nao vem nada. Porque será? Eu tou a usar um fermento que encontrei que dizia FERMENTO para bolos de coltura BIOLOGICA, nao encontrei ferminpan, será disso? Onde costumam comprar o tal ferminpan?

 

Obrigado!

assinatura2vy.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais