[DIY] - reactor de CO2 caseiro - simples/barato .


Governa

Recommended Posts

  • Replies 386
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

- Alguém me sabe dizer quanto tempo dura a reacção numa garrafa simples de 1,5L até que seja necessário recarregar novamente a garrafa?

Depende, se meteres mais açucar dura mais tempo ("mais alimento"). Mais fermipan dura menos tempo("mais gente a comer"). :cry:

 

aquilo está a deitar umas bolhas pequeninas mas esta muito fraquinho

devo adicionar mais fermipan?

Se meteres mais fermipan realmente o caudal deve aumentar mas verifica primeiro o pH e a saturação de CO2, pode já ser suficiente e escusas de aumentar...

Até porque bolhas pequeninas dissolvem-se melhor na água. :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Também eu construi um difusor de CO2 pelo metodo já aqui falado. Tenho medido quase diariamente o PH e noto que tem-me baixado normalmente para 6,0, sendo que o valor habitual era entre 6,5 e 7.

Á noite ligo a bomba do oxigénio e tento subir o pH para os valores habituais com recurso ao PH Plus da Sera. Eu imagino que não estou a agir bem e gostava que me aconselhassem de que forma poderei estabilizar o PH para não ter estas oscilações constantes.

 

Obrigado

 

Jonhny

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa tarde, tenho um difusor de CO2 da Nutrafin e pedia que quantidades de reagentes devo utilizar para fazer o difusor cazeiro de CO2, visto o depósito levar no máximo ( a 2cm do topo) 500ml de água. obrigado

"Quando você quer alguma coisa, todo o Universo conspira para que você realize o seu desejo".

O Alquimista

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Respondendo ao BMSP:

 

1- Durará consoante a "mistela" que colocares mas normalmente entre 1 a 3 semanas. No meu caso, colocava uma chavena de cha de açucar, uma colher de fermipan e uma de bicarbonato de sódio e durava exactamente uma semana. Agora, estou a experimentar outra receita, que consiste em 400gr de açucar, uma colher de fermipan e uma de bicarbonato que deve durar 3 semanas sem parar.

 

2- Esses fermentos para os bolos não servem, tem que ser mesmo fermento de padeiro. Nos hipermercados encontras com relativa facilidade umas caixinhas pequeninas que dizem "Fermipan".

 

Espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

alguem é capaz de me explicar que tipo de fermento é esse?????

 

è o de padeiro , o de bolos ou algum especial ????

 

E se for o 3º , na utilizaçao de um dos dois primeiros a reaçao é a mesma ou tem mesmo que ser um especial

«««««Filiramoa»»»»»

Os Meus Aquarios:

 

* ..::Eleanor::..

 

Os Meus DIY:

 

* Aquario 100*50*50(250L)

* Filtro Interno

* Calha DIY

* Filtro U.V.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...

Estava a pensar meter um sistema deste tipo (caseiro) com este difusor da hydor que vos parece?

sempre da para controlar o fluxo de co2 nao é?

 

http://www.hydor.it/index_en.htm

 

Tks

::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura::

 

Cumprimentos

Angelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como já foi referido noutro topico, não vais conseguir regular o fluxo de CO2 caseiro, pelo simples facto de ser uma reação com seres vivos e estes nunca vão parar, o que te pode acontecer e é quase de certeza é que a garrafa vai rebentar se tentares regular o fluxo para menos, pois a pressão na garrafa vai aumentar e esta não vai aguentar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois tens razap....

 

ja agora que difusor me aconcelham a comprar?na vossa opiniao um que seja bom:)

 

ja agora gostaria de partilhar este site com voces achei interessante a maneira como ele controlou o fluxo de co2 axo que ta muito bem pensado

 

http://www.plantasdeaquario.com/difusorco2.htm

 

ja agora a tabela como se le?ou seja fala das concentraçoes de co2 mas como se passa de concentraçoes para gotos/segundo?

::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura::

 

Cumprimentos

Angelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Tenho uma duvida

 

quando comprei as plantas o dono da loja dise-me "estas plants percisam de muito dioxido de crbono, e queriam dar umas pastilhas de CO2" para por 1x por semana.

 

que me aconselham? as pastilhs ou o injector de Co2 caseiro?

eu ia mais para as pastilhas pois não baixa o PH.

 

Abraços e beijos :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

johnny3001

usa mais fermento que acelera a reação e faz sair mais bolhas, mas agora tem cuidado porke podes adicionar mt e acelarar mt a reação...

Pedro

Mas se sair uma bolha de 10 em 10 seg. é bom ou mau .

Porque assim posso deixar a pedra difusora sempre dentro de agua que não fica com muito co2.

Corrijam-me se estiver enganado .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Montei o meu reactor caseiro hoje, e a colar o tubo a tampa da garrafa, usei cola de neoprene, aquela cola para fatos de mergulho etc... Fiz a mistura as 14h, e também pus a pedra difusora dentro daquelas caixinhas de rolos de fotografia.

 

estão a sair bolhas grandes de 10 em 10 segundos, inda a pouco fui ver o aquario já tinha uma planta a libertar oxigenio, mm bacano, o Ph maneteve-se neutro.

 

agora quando se desligar a luz, vou ligar a bomba de ar, para o aqua se manter.

 

 

Abraço Jaime

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi eu tou em pensar em fazer 1 mas nao tenho a pedra difusora sera que posso fazer sem ela?

 

XAU!!!!

 

 

 

 

O meu aquario- http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=51978

Editado por joao.macarrony

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

 

Cumprimentos,

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas..

eu confesso k não li todos os comentarios.. mas eu fiz hoje o preparado.. e inda não obtive bolhinhas.. a garrafa está mais elevada que o aquario, poderá isto ser prejudicial????

www.meusoliloquio.blogspot.com

 

www.contosemsoliloquio.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas..

eu confesso k não li todos os comentarios.. mas eu fiz hoje o preparado.. e inda não obtive bolhinhas.. a garrafa está mais elevada que o aquario, poderá isto ser prejudicial????

 

Que mistura fizeste?

 

Experimenta a meter água quente (do esquentador) a reacçã é muito mais rápida, mas também se esgota mais depressa.

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a receita que usei foi a que está aqui no tópico.. a minha pergunta é.. há algum problema em ter a garrafa mais elevada que o aquario???

www.meusoliloquio.blogspot.com

 

www.contosemsoliloquio.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal!

antes do mais grande post GOVERNA...

 

a minha dúvida!

 

tenho um aqua d 280 ltrs com DISCUS!

e quero fazer este DIY

estava a pensar colocar um garrafão de 5ltrs

agora precisava de saber as medidas de cada solução / ingrediente para não matar os discus bem como alterar muito o seu habitat!

assim agradecia umas dicas de quem fez o mesmo num garrafão ou de quem o saiba fazer sem ser arriscado para eu não os matar!

 

tb gostaria de saber como regular à melhor forma!

 

 

um obrigado!

 

bigsmile

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que a regra de 3 simples que aprendemos na escola deve servir... proporcionalmente:

 

 

para um garrafao de 5l

 

3.33l de agua

3 colheres e pouco tanto de bicabornato como de fermento

e 3 chavenas e meia de açucar...

 

proporcionalmente deve ser assim..

 

mas espera por quem tenha uma receita já feita..

www.meusoliloquio.blogspot.com

 

www.contosemsoliloquio.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais