[DIY] - reactor de CO2 caseiro - simples/barato .


Governa

Recommended Posts

  • Replies 386
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas ja comprei uma bomba de ar ( faz um barunhao :) ) estou a pensar deixa la ligada so a noite juntamente com o co2 e durante o dia ficava so o co2 que achas ? ja agora tenho a bomba ao lado do aquario e preciso valvula anti retorno ? e que quando a desligo vejo a agua a subir :)

Editado por cliov6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ja comprei uma bomba de ar ( faz um barunhao ::D: ) estou a pensar deixa la ligada so a noite juntamente com o co2 e durante o dia ficava so o co2 que achas ? ja agora tenho a bomba ao lado do aquario e preciso valvula anti retorno ? e que quando a desligo vejo a agua a subir ::D:

 

Eu tenho num aquario assim ,como não se consegue parar o CO2 o ideal é colocares O2 durante a noite , e durante o dia desligas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho num aquario assim ,como não se consegue parar o CO2 o ideal é colocares O2 durante a noite , e durante o dia desligas.

 

 

tens sempre outra soluçao para evitar comprar um bomba da ar caso nao tenhas, que passa por comprar uma daquelas torneiras de plastico verde que se usa para controlar o ar da bomba, ao usar no CO2, deixa-se a correr para dentro do aqua durante o periodo fotossintetico(quando ha luz) e fora disso, abre-se completamente o parafuso ate que o CO2 seja libertado para a atmosfera(entenda-se para fora do aqua) a unica desvantagem é que se a divisao da casa for pouco arejada, de manhã esta um cheirinho pouco agradavel, tipo cerveja....lolo.... ::D:

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como é que controlam a saida do co2 caseiro? colocam torneira no tubo? como fazem? queria por co2 caseiro no aqua mas tenho receio de sair muita quantidade.

 

Uma vez feita a mistura não controlas a quantidade de CO2 na saída.

A única hipótese que tens é quando fizeres a mistura meteres mais ou menos fermento de maneira a gerar mais ou menos CO2.

Não coloques torneiras nem nada qua bloqueie o gás na garrafa, rebentas com aquilo tudo!

 

Se por acaso tiveres a mistura a gerar muito CO2, de maneira já perigosa para os peixes, coloca a pedra difusora mais perto da saída, para não haver tanta dissolução de CO2 na água.

 

cumps,

Carlos

Editado por cfatelo

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu tenho a garrafa da nutrafin, liga a um "T" com torneiras e vai para dois aquarios.

 

Não dá para fechar as duas torneiras, claro... o CO2 tem que sair...

 

 

CO2 - Sempre a bombar

 

Bomba de ar, ligo-a de noite e desligo de dia

 

há 3 meses assim, sem problemas

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ps mas porque e os peixes ficam ofegantes ???

Pela razão que ligas a bomba de ar ,ficam sem oxigénio e como tens demasiado CO2 no aquário ,fica sem oxigénio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já ouvi varias pessoas dizerem que as bombas de ar são meramente estéticas (as bolhas que saiem, está bem entendido...), pois em nada contribuem para a oxigenação da água do áqua, pois as trocas gasosas de oxigenação da água apenas se dão à superficie, por questões de pressão da água.

 

Se assim é, ligar as bombas de ar à noite não se torna um "mito"?

Editado por Clown

Luís Alberto Silva

 

Este é o meu aqua -> Ax Waterland http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...&pid=548035

Deixe a sua opinião!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, já há muito tempo que leio este tópico e hoje resolvi fazer um sistema de CO2 caseiro.

O que se passa é o seguinte: não param de sair bolinhas pela pedra difusora, isto é, saem muitas bolinhas, isto é normal? Além de fazer muitas bolhas a garrafa esta cheia de espuma até cima ao ponto de que eu tive que abrir a garrafa e deitar alguma espuma fora porque senão ia-me para o aqua.

A minha receita foi: deitei o litro de agua, adicionei dois copos daqueles de yougort que vêm em copos de vidro de açucar, 1 saco de levedura ramazzoti e 4 colheres de chá de bicarbonato de sódio. Será que exagerei em algum dos elementos a adicionar?

 

Agradecia ajuda!

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, já há muito tempo que leio este tópico e hoje resolvi fazer um sistema de CO2 caseiro.

O que se passa é o seguinte: não param de sair bolinhas pela pedra difusora, isto é, saem muitas bolinhas, isto é normal? Além de fazer muitas bolhas a garrafa esta cheia de espuma até cima ao ponto de que eu tive que abrir a garrafa e deitar alguma espuma fora porque senão ia-me para o aqua.

A minha receita foi: deitei o litro de agua, adicionei dois copos daqueles de yougort que vêm em copos de vidro de açucar, 1 saco de levedura ramazzoti e 4 colheres de chá de bicarbonato de sódio. Será que exagerei em algum dos elementos a adicionar?

 

Agradecia ajuda!

Obrigado

 

Exageraste... a receita é 1litro de água, uma colher de sopa bicarbonato, uma colher de sopa de fermento e um copo de açucar.

Pedro P.

 

Aq. 60x30x30.

aqua2re9.th.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, já há muito tempo que leio este tópico e hoje resolvi fazer um sistema de CO2 caseiro.

O que se passa é o seguinte: não param de sair bolinhas pela pedra difusora, isto é, saem muitas bolinhas, isto é normal? Além de fazer muitas bolhas a garrafa esta cheia de espuma até cima ao ponto de que eu tive que abrir a garrafa e deitar alguma espuma fora porque senão ia-me para o aqua.

A minha receita foi: deitei o litro de agua, adicionei dois copos daqueles de yougort que vêm em copos de vidro de açucar, 1 saco de levedura ramazzoti e 4 colheres de chá de bicarbonato de sódio. Será que exagerei em algum dos elementos a adicionar?

 

Agradecia ajuda!

Obrigado

 

1 saco de levedura... que exagero!!!!

Não admira que isso fosse CO2 por todo o lado hehehe

O pedro_mgp já te deu a receita. Eu costumo meter colher e meia de chá de fermento e de bicarbonato.

 

cumps,

Carlos

Editado por cfatelo

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A muito que leio topicos sobre C02, as minhas questoes são as seguintes :

1ª - Com os elevados níveis de Co2 que já existe na atmosfera ainda há a necessidade de fazer mais artificialmente ?

2ª - Nunca usei substratos nem Co2 e tenho plantados com as plantas a crescer cerca de 1 Cm dia, será por fumar no local onde tenho o aquário e a bomba de ar faz o aproveitamento do Co2 para o aquário ? :) LOL

3ª - Na garagem do meu prédio circulam diariamente mais de 150 carros, se poser o aquário na garagem as plantas crescem mais ? :arrow:

 

Agora a sério , será que se introduzir a relação de peixes por litro e o numero certo de plantas, também por litro não será mais facil e prático criar essa simbiose natural ?

O meu aquário tem cerca de 200 Litros e tenho la 137 peixes com uma média de 2 Cm por peixe, excepto nos Discus e no Peixe-Gato que são maiores, nunca utilizei Co2 nem fertilizantes, o que acontece como podem ver pelas fotos que apresento em anexo, é que as plantas têm muito bom aspecto, crescem cerca de 1 Cm por dia, e os peixes têm uma respiração calma e sem stress .

 

Fotos Anexas :

aquario2.jpg?imgmax=720

 

pict0464.jpg?imgmax=576

 

pict0006.jpg?imgmax=576

 

pict0092.jpg?imgmax=576

 

pict0191.jpg?imgmax=512

assinatura.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem decedi fazer hoje um sistema caseiro!! igual ao da receita!!

ouvi rumores que~já ñ existia Fermipan mas a minha surpersa quando chegeui hoje ao carefur de telheiras e havia!!

;P

vamos ver se resulta!!

bem tive uma ideia coloquei o difusor mesmo por baixo do colector do filtro.. para ver se consigo ainda mair diluição do co2...

 

acham que fiz bem??

 

os meus melhores comprimentos!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A muito que leio topicos sobre C02, as minhas questoes são as seguintes :

1ª - Com os elevados níveis de Co2 que já existe na atmosfera ainda há a necessidade de fazer mais artificialmente ?

2ª - Nunca usei substratos nem Co2 e tenho plantados com as plantas a crescer cerca de 1 Cm dia, será por fumar no local onde tenho o aquário e a bomba de ar faz o aproveitamento do Co2 para o aquário ? :mrgreen: LOL

3ª - Na garagem do meu prédio circulam diariamente mais de 150 carros, se poser o aquário na garagem as plantas crescem mais ? :)

 

Agora a sério , será que se introduzir a relação de peixes por litro e o numero certo de plantas, também por litro não será mais facil e prático criar essa simbiose natural ?

O meu aquário tem cerca de 200 Litros e tenho la 137 peixes com uma média de 2 Cm por peixe, excepto nos Discus e no Peixe-Gato que são maiores, nunca utilizei Co2 nem fertilizantes, o que acontece como podem ver pelas fotos que apresento em anexo, é que as plantas têm muito bom aspecto, crescem cerca de 1 Cm por dia, e os peixes têm uma respiração calma e sem stress .

 

bem posso estar enganado!! mas o tabaco e os caros ñ é co2 que produsem mas sim monoxido de carbono e ñ dioxido... hummm acho eu posso estar enganado!! uma bomba de ar ñ injecta so oxigenio!!! tb os outros gases que existem na atmosfera!!mas eu tb acho estranho isto do co2 mas vou exprimentar na mesma!! quero o melhor para as minhas plantas!!

Editado por ptorres98
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obviamente a mistura é melhor, se o CO2 na sua subida à superfície, for atropelado por um baforada de água com oxigénio dissolvendo as bolhas de CO2 em minusculas. daí o facto de algumas pessoas colocarem na saída dos filtros (mangueira), a saída do CO2.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais