[DIY] - reactor de CO2 caseiro - simples/barato .


Governa

Recommended Posts

boas,

 

tenho uma pequena duvida que ainda não foi falada aqui.

 

a pedra difussora deve ser intruduzida a que profundidade? no fundo?

E de preferencia junto a saida de agua do filtro?

 

obrigado

 

No fundo = maior dissolução na água ate' a bolha chegar á superfície.

Junto à superfície = aproveitamente quase nenhum.

 

Agora testa à tua maneira ...mas è melhor junto à entrada para o filtro.

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora testa à tua maneira ...mas è melhor junto à entrada para o filtro.

 

Penso que já foi diversas vezes escrito aqui no fórum que o CO2 não se deve colocar junto à entrada dos filtros, pq pode provocar uma degradação do mesmo (penso que seja por acumular bolhas de co2 junto ao rotor e estragar).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que já foi diversas vezes escrito aqui no fórum que o CO2 não se deve colocar junto à entrada dos filtros, pq pode provocar uma degradação do mesmo (penso que seja por acumular bolhas de co2 junto ao rotor e estragar).

 

Assim as bolhas de co2 dissolvem-se completamente na água, e quando voltar a entrar essa água no aquário, ja' vem "cheia" de co2 :smilecolros:

 

Digo eu, não sei disso do rotor. È mais um dos mitos da aquariofilia. Se estragar o meu, eu reporto aqui.

 

cumps starwars

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim as bolhas de co2 dissolvem-se completamente na água, e quando voltar a entrar essa água no aquário, ja' vem "cheia" de co2 :)

 

Digo eu, não sei disso do rotor. È mais um dos mitos da aquariofilia. Se estragar o meu, eu reporto aqui.

 

cumps ;)

 

Não é mito, tem fundamento.

 

O fenómeno que eu acho que pode provocar é idêntico à cavitação, que vai degradando as bombas...

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Consegui arranjar o recipiente que acompanha o kit da NUTRIFIN. Este é bastante pequeno e por isso pergunto se alguém o está a utilizar para lá colocar a receita caseira e quais as medidas que está a utilizar.

 

Obrigado,

Trindade

António Trindade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Colocas acuçar até a primeira marca e depois uma colher de chã de fermipam e outra de bicarbonato de sódio depois enches de agua de preferência sem cloro até a segunda marca.

Editado por josegarcia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Fiz a minha solução ás 15.00 e até agora nada.Fui ao feira nova e pedi na padaria fermento de padeiro.Aquilo vinha tipo uma barra com data de validade até 23/09/07 para manter a uma temperatura de 5º ou seja no frigorifico.Na etiqueta diz LEV ACT CLASSICA-LEVEDURA.O que acho estranho é o prazo de validade ser de 1 dia e não ter a certeza que seja o fermento certo.Quanto á garrafa vejo que ela por dentro tem muitas bolhas pequenas no liquido mas na pedra difusora nada,só quando aperto.

Fuga não me parece ser visto não sentir qualquer tipo de fuga

Já lá vão cerca de 4 horas.Se puderem ajudar agradeço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Fiz a minha solução ás 15.00 e até agora nada.Fui ao feira nova e pedi na padaria fermento de padeiro.Aquilo vinha tipo uma barra com data de validade até 23/09/07 para manter a uma temperatura de 5º ou seja no frigorifico.Na etiqueta diz LEV ACT CLASSICA-LEVEDURA.O que acho estranho é o prazo de validade ser de 1 dia e não ter a certeza que seja o fermento certo.Quanto á garrafa vejo que ela por dentro tem muitas bolhas pequenas no liquido mas na pedra difusora nada,só quando aperto.

Fuga não me parece ser visto não sentir qualquer tipo de fuga

Já lá vão cerca de 4 horas.Se puderem ajudar agradeço

 

tens a certeza que não tens fugas?, é que a minha primeira tentativa ( diga-se ontem ) aconteceu o mesmo, a segunda certifiqueime que não as tinha e já trabalhou porreiro, alias bem demais, esta a soltar muitas bolinhas por segundo.

Alguem sabe se o PH pode descer bastante?, tipo de 7 para 6?

tiagodovale2-dbd.jpg

:aprendi a meter na assinatura algo a vermelho, VIVA O SLB: é a piscar também dá???!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens a certeza que não tens fugas?, é que a minha primeira tentativa ( diga-se ontem ) aconteceu o mesmo, a segunda certifiqueime que não as tinha e já trabalhou porreiro, alias bem demais, esta a soltar muitas bolinhas por segundo.

Alguem sabe se o PH pode descer bastante?, tipo de 7 para 6?

 

Boas

 

O ph pode descer pelo menos 1 valor ,mas depende sempre do que tens dentro do aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

fiz a receita tal como descrita usando fermento de padeiro o meu problema é que as bolhas só saem se eu agitar a garrafa

alguem me sabe explicar como resolver a situaçao

 

cumprimentos

Tdetone

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

fiz a receita tal como descrita usando fermento de padeiro o meu problema é que as bolhas só saem se eu agitar a garrafa

alguem me sabe explicar como resolver a situaçao

 

cumprimentos

Tdetone

 

A quanto tempo fizeste a "receita" ? respeitaste a quantidades?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao havera um fuga e quando agitas ha mais pressao e saem bolhas

 

pode ser um dos problemas ,a pouco tempo tinha uma fuga numa das minhas garrafas e por essa razão não chega ao aquário co2 pode muito bem ser essa a razão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viras a garrafa da mistura de cabeça para baixo, fazes um bocadinho de pressão vai cair um pouco de mistura na segunda, convém não estar muito tempo, deixa só sair um bocadinho, não há problema, ora repara se sai alguma coisa na garrafa que está de cabeça para baixo, se sair já sabes. na segunda garrafa é sempre mais dificil ter fugas, mas ao apertares a segunda, esta não ponhas de cabeça para baixo repara se saem bolhas e se houves entrar ou sair água na tampa da garrafa. Eu para evitar fugas, coloco um pouco de teflon na rosca da garrafa e ponho uma brassadeira a pressionar a tampa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela ajuda

 

já descobri o problema era uma pequena fuga no racord passa muros que acolpolei na garrafa

 

cumprimentos

tdetone

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja Fiz mais de 5 Garrafas , varias receitas e nada...Ja vi todas as fugas possiveis e nadaaa! Ajudem meee!

 

A reacção química não é imediata ,tens que esperar umas horas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu, ao fim de 1 hora no máximo está a bombar... até costuma ser menos tempo.

 

O tubo não está estrangulado?

 

O difusor estará entupido?

 

Tenta soprar no tubo, a ver se saem bolhas.

 

Ainda hoje meti um T, e com um recipiente da Nutrafin, ficou a bombar nos dois aquas em 15 minutos... um com o difusor em escadinha da Nutrafin e outro com uma pedra difusora.

 

É que este sistema é mesmo, mesmo fácil

 

Açucar refinado (branco, do mais fino) até à primeira saliencia do recipiente Nutrafin, depois uma colher de café bem cheia de bicabornato de sódio, uma colher de café bem cheia de fermento

 

E aqui pode estar a diferença:

 

Eu meto água morna (mais para o quentinho) do esquentador.

 

Depois, com um garfo, mexo bem aquilo.

 

Tapo, assim que a tampa prende, rodo mais um quarto de volta.

 

Meto o tubo... e é mais ou menos 15 minutos... deita 1 bolha de 3 em 3 segundos durante 15 dias

Editado por slowmottion
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas fiz o meu co mas so saem bolhas qd choca lho a garrafa alguem me sabe dizer o que me falta por ??? acucar fermento ou bicarbonato de sodio ? pos as medidas como se diz mas devo ter posto a menos penso eu o que faz aumentar as bolhas ???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas fiz o meu co mas so saem bolhas qd choca lho a garrafa alguem me sabe dizer o que me falta por ??? acucar fermento ou bicarbonato de sodio ? pos as medidas como se diz mas devo ter posto a menos penso eu o que faz aumentar as bolhas ???

quanto tempo esperaste?

demora sempre 2 horitas pelo menos.

Há um mês que usa a receita e não falha!

O meu aqua 260

 

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto tempo esperaste?

demora sempre 2 horitas pelo menos.

Há um mês que usa a receita e não falha!

boas esperei horas e so saem bolhas quando abano a garrafa :( devo ter posto alguma coisa a menos agora nao sei o k ?

 

 

Bem ppl como ja estava farto de esperar virei a garrafa ao contrario para ver se havia fugas e saio um pouco da mistela para o aqua f....... :?:) sera que vai fazer mal aos peixes ?????

Editado por cliov6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas esperei horas e so saem bolhas quando abano a garrafa ;) devo ter posto alguma coisa a menos agora nao sei o k ?

Bem ppl como ja estava farto de esperar virei a garrafa ao contrario para ver se havia fugas e saio um pouco da mistela para o aqua f....... :? :D sera que vai fazer mal aos peixes ?????

 

Essa "mistela" não é nada boa para os peixes ,já agora foi muito que entrou no aqua? se foi faz uma valente tpa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas jose ainda foi um pouco mas como tenho a pedra difosora ao pe da entrada do filtro a mistela foi logo sugada . . . Mas fiz na mesma uma tpa valente . Entretanto o co2 esta noite comecou a bulir -) so que qd vi os peixes tavam tds a superficie a tentar respirar , nao sei o que fazer tirei logo o co2 !! E agora ??? Fiz logo outra tpa mas nada continuam na mesma e parecem estar aflitos -( ::D:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais