[DIY] - reactor de CO2 caseiro - simples/barato .


Governa

Recommended Posts

Vou vos dar uma grande dica da receita da garrafa de co2!!!Na mistela juntem duas colheres de cha de bicarbonato de sódio por QUE AJUDA Á REAÇAO E AUMENTA O PH!!!POR ISSO JA NAO TERAM PROBLEMAS COM O PH!!! APENAS DESFUTE DE VER AS VOSSA PLANTAS CRESCEREM :!::!::!: Agora apenas tenham cuidado com os peixes porque co2 em demasia podera afogar os vosso peixes EXPERIENCIA PROPRIA :!::arrow:bang

"O Caos e a Noite tiveram um filho,o Destino,divindade cheia de todo o poder, a quem estavam sujeitos todos os deuses e que tinha nas suas mãos a sorte dos mortais..."

 

...in "O Destino"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

Vou vos dar uma grande dica da receita da garrafa de co2!!!Na mistela juntem duas colheres de cha de bicarbonato de sódio por QUE AJUDA Á REAÇAO E AUMENTA O PH!!!POR ISSO JA não (palavra corrigida) TERAM PROBLEMAS COM O PH!!! APENAS DESFUTE DE VER AS VOSSA PLANTAS CRESCEREM    Agora apenas tenham cuidado com os peixes porque co2 em demasia podera afogar os vosso peixes EXPERIENCIA PROPRIA

Espero que estejas a falar do pH dentro do reactor... Além do mais, que teremos que continuar a ter cuidado com o pH do aquário, ainda para mais que assim, a formação de CO2 vai ser facilitada dentro do reactor, logo, a quantidade de CO2 expelida vai ser maior.

Já agora, a adição de Bicarbonato de Sódio não ajuda os fungos (fermento) a produzir mais CO2. O que faz é que impede que o CO2 se dissolva tão bem na água dentro do reactor.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Vou ligar um reactor caseiro de CO2 a minha entrada de ar do filtro interno...a minha duvida é:

 

É preciso a tal valvula anti-retorno ligando o tubo ao filtro....caso seja necessario, onde a posso comprar, numa loja de aquarofilia, ou tem um local especifico!

Fábio Martins

Faro - Algarve

 

www.fabiomartins.org/blog

A minha galeria fotográfica

 

"Never Never Never Give Up" - Winston Churchill

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Vou ligar um reactor caseiro de CO2 a minha entrada de ar do filtro interno...a minha duvida é:

 

É preciso a tal valvula anti-retorno ligando o tubo ao filtro....caso seja necessario, onde a posso comprar, numa loja de aquarofilia, ou tem um local especifico!

Fábio Martins

Faro - Algarve

 

www.fabiomartins.org/blog

A minha galeria fotográfica

 

"Never Never Never Give Up" - Winston Churchill

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

É preciso a tal valvula anti-retorno ligando o tubo ao filtro....caso seja necessario, onde a posso comprar, numa loja de aquarofilia, ou tem um local especifico!

A válvula anti-retorno é aconselhável, se ligares o reactor ao filtro. Talvez até te safes bem sem ela, mas na minha opinião, é um pouco difícil. Só se colocares o reactor a um nível acima do aquário.

 

As válvulas anti-retorno encontram-se em qualquer loja de aquariofilia, até já as vi à venda em loja de centro comercial (entenda-se, lojas pequenas).

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a minha válvula anti-retorno foi adquirida num hiperm. E funciona! :wink:

 

Estou a pensar em fazer o meu reactor caseiro, como está descrito atrás. As minhas questões são as seguintes:

as quantidades a mistura são as mesmas para um áqua de 60cm ou 100 cm??

Neste momento só tenho um tronco plantado, justifica-se a utilização dum reactor caseiro?

 

Desde já obrigado

* * * * * * * * * *

* Cumprimentos *

* *Paulo Calado**

* * * * * * * * * *

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

as quantidades a mistura são as mesmas para um áqua de 60cm ou 100 cm??  

Neste momento só tenho um tronco plantado, justifica-se a utilização dum reactor caseiro?

Isso é sempre relativo. A injecção de CO2 não é nenhuma ciência. Há pessoal que usa um pouco mais disto, outro um pouco mais daquilo, etc... A maior parte das pessoas vai lá pela experiência. Faz uma, duas , três vezes, corrige erros, e a certa altura já sabe o que deve usar ou não, consoante as necessidades das suas plantas. Como é óbvio, os aquários de 60 cms têm cerca de 1/2-1/3 do volume dos aquários de 100 cms, logo, as quantidades deviam ser duplicadas. Mas isto não é bem assim. Por exemplo podes usar as mesmas quantidades e baixar mais a pedra difusora. Isso faz com que o CO2 se misture melhor e a sua concentração seja maior dentro de água. Outro artifício que podes usar é um copo invertido, Este faz com que o CO2 dure mais tempo e que se misture melhor com a água.

Bem, regra geral podes dobrar as quantidades indicadas para um de 60 cms. Se deitares açúcar a mais, a mistura dura mais tempo, se deitares fermento a mais a mistura dura menos tempo e o caudal de CO2 é maior, ou seja, o mesmo CO2 esgota-se muito mais rapidamente.

 

Falas num tronco plantado... A gente não sabe como é o tronco, ou que tipo de plantas ele tem. Assim é um bocado difícil de responder à tua pergunta. Sê mais específico se faz favor.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

podem demostrar com fotos esse método do recepiente invertido?

Nas primeiras respostas deste tópico podes ver isso com mais pormenor. Pena que as imagens do membro Extranged, já tenham sido mudadas por ele :D

Mas é muito simples. Aquilo cria uma espécie de bolha dentro do recipiente, que não conseguem vir à superfície (dah...) e obriga assim, a dissolver melhor o CO2. É bom noutra coisa, que é fazer com que o CO2 dure mais tempo do que se escapasse directamente para a superfície.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ivanpantz (Luis Fortunato) em relação ao nome da planta, não te sei dizer, pelo que ja disponibilizei uma foto da mesma no seguinte endereço " http://www.megagaleria.com/pictures/pic_4241_4.jpg ". Penso que seja perceptivél!

Neste momento a planta está a ficar escura, não sei se é algas, ou se é falta de CO2 ou mesmo iluminação.

Desde já obrigado por todo o tipo de ajuda.

 

Paulo Calado

* * * * * * * * * *

* Cumprimentos *

* *Paulo Calado**

* * * * * * * * * *

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

tenho uma dúvida malta :

 

Quero fazer uma mistura num garrafão 5 litros, que proporções devo usar? Se na de 1 litro se usa 1 colher de fermento, 1 de bicarb. sódio e uma chávena acucar, para 5 litros usarei 5 colheres fermento, 5 colheres de bic. e 5 chávenas acúcar?

 

:evil:

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oiaz.

 

Quero fazer uma mistura num garrafão 5 litros, que proporções devo usar? Se na de 1 litro se usa 1 colher de fermento, 1 de bicarb. sódio e uma chávena acucar, para 5 litros usarei 5 colheres fermento, 5 colheres de bic. e 5 chávenas acúcar?

Nem mais, admitindo que o aquário tem cerca de 200-250 litros essas quantidades são boas. Digo isto porque as quantidades usadas na garrafas de 1 litro são as "ideais" para cerca de 50 litros.

Eu usaria várias garrafas de 1.5 litros para ter uma rotatividade das garrafas. Assim minimizavas picos de CO2 e flutuações de pH. Óbvio que o garrafão pode ser mais cómodo, por ocupar menos espaço.

 

Fica bem.

Um abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente.

 

Este garrafão é para um aquário de 540 litros lol. Será melhor dois garrafões? humm

Sem dúvida :lol:

 

Fiquem bem.

Um abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olás,

 

sera k alguem me pode explicar para k serve o co2?

 

Básicamente serve para, quando fornecido ás plantas, estas produzirem alimento (recorrendo á fotosintese) para si próprias. Assim, ao forneceres CO2, estás a ajudar as plantas a alimentarem-se...e estas crescem mais depressa.

É mais ou menos a mesma função que o oxigénio tem para ti.

 

Tem outras funções, nomeadamente ligadas ao abaixamento de pH e morte dos peixes :D...mas que não interessam muito para este tópico, visto estar-se a falar no uso de CO2 como "fertilizante" para as plantas..

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Ola a todos,

 

Fui agora comprar o material necessário e posso dizer-vos que ficou em 3,5€ no maximo.

 

Sou a favor que este topico seja imovel,

 

Obrigado,

Psiquiatra

O conhecimento adquire-se, não se compra...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos! :wink:

 

Tenho uma dúvida:

 

Porque é que a minha solução só produziu CO2 durante 4 dias? :?

 

Eis o que eu fiz... :D numa garrafa de 2L de coca-cola enchi de água morna até metade... deitei-lhe uma chavena de chá de açucar branco, (daquele normal... dos pacotinhos nos cafés), uma colher de chá de bicarbonato de sódio e outra de fermipan, (o tal fermento especial de corrida)... Agitei aquilo como se não houvesse amanhã :D e passado um par de horas eis que surge um fio de bolhas de CO2, (em média 3 a 5 bolhinhas por segundo)... Só que ao terceiro dia o caudal diminui para uma bolha por segundo e ao quarto dia... pfff... foi-se! :?:wink: Alguém me sabe dizer se me esqueci de qualquer coisa ou se estou a fazer algo errado?

 

Abraço

Gonçalo

 

Foto geral do Aqua ->

http://ftp.netvisao.pt/goncalomg/Aqua1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Não terás tido alguma fuga?

Acho que uma mistura com essas proporções não se esgota assim taõ rapidamente :wink:

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! :shock:

 

o cloro tem assim tanta influencia na mistura? é que de facto não tiro o cloro da água mas provavelmente o ivanpantz tem razão... poderá também ser disto? -> quando as luzes se apagam eu retiro o difusor da água e passa a noite toda cá fora... poderá ser devido ao facto de a pressão ca fora ser menor que a pressão no interior do aqua? :cry:

Gonçalo

 

Foto geral do Aqua ->

http://ftp.netvisao.pt/goncalomg/Aqua1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais