Diogo81

Membro
  • Tópicos

    462
  • Membro há

  • Última Visita

  • Days Won

    18
  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Diogo81

  1. Boas, Ter uma segunda luz no aquário não é uma solução que, esteticamente falando me agrade muito, embora caso a situação não melhore ao colocar a calha mais na traseira do aquário possa ser uma solução. Uma solução que já estive a considerar, caso a situação não melhore, é o de colocar naquele canto traseiro e na lateral do aquário plantas de menor exigência, embora ainda não tenha estudado bem essa hipótese. Agora vou tentar não mexer na calha durante uns tempos para ver como é que as plantas respondem após a poda e depois logo decido o que fazer consoante o crescimento demonstrado. Abraço
  2. Oras boas pessoal, Esta semana, foi altura de colocar mais uns habitantes neste belo ecosistema (pelo menos quero pensar que sim...). Neste momento os residentes são os seguintes: 6 Ottocinclus 10 Caracóis Clithon Corona 5 Camarões Amano 14 camarões (7 Red Bee Shrimp e 7 Black Bee Shrimp) 14 Rasbora Galaxy Faltam ainda 6 Microrasbora erythromicron, mas não está fácil de arranjar. Em relação às, cada vez mais belas plantas, dois terços do aqua estão a desenvolver de forma impecável, já o terço direito do aqua, a rotala SP green e Rotala H'ra, por terem estado um pouco à sombra do tronco, não desenvolveram como se desejava. Este fim de semana, foi assim altura para colocar a calha na parte traseira de forma a iluminar melhor as rotalas na lateral do aqua, bem como podar as ditas, pois algumas das pontas superiores já mostravam sinais de deficiência de crescimento. De forma a promover novo crescimento de forma saudável, a tesoura lá teve que entrar em acção e agora é esperar para ver se a poda deu resultado ou não 🤔. Na loja onde fui buscar os camarões, estava ainda à procura de uma planta da família bucephalandra para completar um pouco mais o tronco. Como estavam sem stock de bucephalandras, não resisti a trazer uma planta para casa, sem saber sequer como iria ficar o conjunto geral (há quem compre roupa por impulso, pelos vistos está a acontecer-me o mesmo com plantas 🥴), trouxe assim uma Anubia Nana Snow White da Aquaflora que achei lindíssima, e que iria contrastar com o resto das cores no aquascape. Aproveitando a limpeza semanal do aquário, pré-fitro e troca de água, lá coloquei a nova Anubia e agora vamos lá ver como é que se vai desenvolver 😉. Entretanto já chega de conversa e cá estão algumas fotos de forma a dar a conhecer a evolução do primeiro de muitos aquascapes... ou pelo menos assim espero 🙂 Imagem do aquário antes da manutenção semanal Detalhes do aqua após manutenção semanal, poda das rotalas na lateral direita e adição de Anubia Snow White: A bela Anubia Pangolino, que após um primeiro mês complicado (com muita exposição de luz), já se encontra na sombra e começa a dar novos rebentos O matagal composto por Guyana, Rotala SP Green e Rotala Wallichi Bucephalandra Kedaganga a dar cada vez mais rebentos e a ficar com uma pigmentação espetacular Imagem ainda rara dos novos habitantes do aqua... isto porque ainda passam muito tempo escondidos no meio das rotalas/matagal com medo dos inofensivos rasbora galaxy Imagem da nova adição ao plantado... Anubia Snow White, vamos lá ver como é que isto vai correr..... Detalhe da rocha principal (frontal) com a presença de anubias (snow white e nana petite) e rodeada pela anubia pangolino, pinnatifida, eleocharis mini, hydrocotyle verticillata,montecarlo, marsilea hirsuta e guyana... enfim, neste quadradinho já estão representadas um bom numero de especies... e uma folhinha da araguaia ainda está a espreitar no canto direito 🤪 Para finalizar, uma foto frontal do aqua, onde se pode ver um trabalho em desenvolvimento (o centro e o lado esquerdo estão bem mais desenvolvidos que o lado esquerdo, que sofreu uma poda geral este fim de semana). Quase a fazer dois meses de plantado, e sendo suspeito pois ainda não tive problemas de maior (algas), a experiência tem sido extremamente positiva e dá cada vez mais gosto ver a evolução do aquascape e experimentar coisas novas de forma a aprender cada vez mais (ainda bem que o aquário não é maior, senão a vontade de experimentar cada vez mais plantas seria problemática).
  3. Ora boas, Tendo estado algo ausente do fórum nos ultimos dias, não vi estes ultimos desenvolvimentos do teu aqua... pena não teres colocado uma foto frontal para ver como ficou o aspecto após a plantação das novas plantas. Também já tive um caso de um pote de montecarlo que veio com "mau aspecto" e reclamei junto da loja que me devolveram o €, se calhar deverias ter feito o mesmo ou eles que te enviassem um planta nova. O principal no meio disto tudo é tirarmos prazer do hobby e por isso, no final, tu é que tens de gostar de olhar para o teu aqua, pois tu é que olhas para ele todos os dias. Como não me consigo controlar, deixo-te uma ideia/sugestão para colocar nas rochas em vez do musgo, a hygrophila pinnatifida, que ao ver como dita planta crescia no meu aqua, lembrei-me logo de ti. É uma planta que ia ficar a matar nas tuas rochas. Da forma que ela se propaga e lança runners por todo o lado, com um ou dois potes, daqui a dois meses com boa luz e fertilização, as tuas rochas iam ficar espetaculares e contrastavam impecavelmente com o teu tapete e plantas verdes no substrato. Fico à espera para ver uma foto frontal da evolução do aqua. Abraço
  4. Boas Ângelo, Não acho que valha a pena colocares comida para ajudar com a ciclagem, pois a amónia criada por essa comida é mínima face aos detritos que ficam no aquário. Seria mais eficiente utilizares um produto como o Seachem Stability que pela minha experiência pessoal, funciona que é um charme e ajuda a estabelecer a colónia bacteriana no filtro. Abraço
  5. Boas Ângelo, Essa é a parte engraçada no meio disto tudo, é que depois de plantar e encher de água, estamos sempre a ver o que pode ser melhorado, ou corrigir aquilo que está mal... Uma coisa que podias aproveitar já para fazer é o seguinte, tens uns pés de ludwigia e rotala que são bastante altos (imagino que tenham vindo em vaso), podias podar já os pés mais altos e replantar o topo que cortaste. Dessa forma é certo que perdias um pouco do impacto de teres plantas a aparecer na traseira do aqua, mas à velocidade que elas crescem, conseguias desde inicio uma maior densidade de plantado sem gastar mais €, e um maior consumo de nutrientes, o que também ajudará a minimizar o risco de algas.
  6. Boas Ângelo, Depois de ter lido a tua aventura em relação à aquisição do aquário, é bom saber que tudo se resolveu e já tens o aqua com água e plantado. Em relação ao teu problema com o filtro, podia ainda ter ar no interior quando o ligaste, e agora nos momentos em que te parece abrandar o flow é o próprio filtro a expurgar o ar o que é perfeitamente natural. Se abanares gentilmente o filtro de um lado para o outro, pode ajudar a expelir o ar mais rápido e assim resolver esse problema. Estou solidário contigo no que diz respeito à plantação... também plantei recentemente o meu primeiro aqua e de facto a arte de plantar as plantas no substrato parecia tão mais simples no youtube... isso e também a preparação das mesmas 😌 Olhando para o teu aqua, e já que não estás a utilizar um produto como por exemplo o Seachem Stability para acelerar a estabilização de bactérias e assim acelerar o ciclo de nitrogénio, com a luz da chihiros que tens, que por norma são bastante potentes, acho que beneficiarias em plantar de forma mais intensiva desde o inicio, porque ainda parece um pouco despido nas laterais e centro e isso pode levar a que tenhas problemas de algas caso não controles bem a o CO2, a duração do fotoperiodo e a intensidade do led. Se calhar é melhor começares com um fotoperiodo mais curto e a uma intensidade entre os 50% e 70%. E podes nem necessitar de teste de amónio, basta controlares os picos de nitritos e nitratos e quando estabilizarem o aqua está "ciclado", depois é manter tudo estabilizado. As pedras que escolheste são bastante planas na parte superior, quase que dava para criares um tapete de montecarlo na parte superior, que ao crescer iam começar a descer ficando um efeito engraçado... ou talvez não 🤔, uma coisa que faz é cortar na altura ficando a metade superior do aquário bastante vazia, pelo menos até a Ludwigia e a Rotala começarem a crescer. Apenas uma questão, porque tens o outflow acima do nivel de água? dessa forma não perde força e perdes circulação de água? Parabéns pelo teu aqua
  7. Boas, tendo em conta o constrangimento de não conseguires colocar os lily pipes, uma ideia será, conforme o C Mocho referiu, colocar o inflow ao lado do outflow no canto traseiro esquerdo, e o skimmer na parte lateral mesmo em cima do difusor de CO2 para não só conseguires uma melhor difusão de CO2, como o skimmer vai "obrigar" a água a seguir todo o comprimento do aquário e com o inflow colocado como indicado anteriormente, a água circularia todo o aquário. uma questão, que plantas são aquelas de folha larga no centro do aquário e a espreitar à esquerda atrás do tronco? crescendo não te vão estragar a escala?
  8. Boas Arlindo, chato que um layout pensado de forma tão pormenorizada esteja a dar tantas dores de cabeça, mas enfim... no final é que se fazem as contas, por isso continua que vais conseguir deixar tudo impecável. Em relação aos troncos não ficarem no sitio, aparafusar sem duvida que seria a forma mais definitiva da coisa ir ao lugar, mas em vez disso já pensaste em colar os troncos em vários pontos colocando algumas abraçadeiras pequenas e enquanto o mesmo não deixa de flutuar colocar uma pedra em cima dos troncos (de forma temporária) a fazer peso. Assim era capaz de resultar. Que tipo de cola tens utilizado? No que diz respeito ao melt e aparecimento de BBA e hair algae, pode ser um problema de circulação / distribuição do CO2. Que filtro estás a utilizar para a litragem que tens no aqua? Outra questão é o posicionamento dos lily pipes, porque na tua ultima foto não parece que esteja a haver uma boa circulação do CO2 que está a ser libertado na água, talvez conseguisses uma melhor circulação colocando os lilypipes do mesmo lado do aqua, e o skimmer do lado oposto (isto porque o teu aqua tem 80 cm), ao mesmo tempo que colocavas a saída de CO2 em baixo do outflow. Espero que a coisa vá rapidamente ao lugar para poderes apreciar o teu aqua sem preocupações
  9. Ora boas, se o filtro 2213 da Eheim já vem com as torneiras, de facto torna-se a hipótese mais económica, e como referes no teu post que vais ter um layout de areia com apenas um tronco, de facto deve chegar para o que pretendes. A hipótese Oase como o filtosmart 100 ou 200 ficaria mais cara
  10. Boas, sem saber nada sobre o teu aquário, nem que tipo de hardscape tens que possa levar a que necessites de mais ou menos circulação no aquário, para 60 litros tens um filtro como o Oase FiltoSmart Thermo 300, que além de te garantir uma boa circulação, tem ainda a vantagem de ter termostato incluido, o que te vai levar a ter menos um equipamento dentro aquário.
  11. Grande José Carlos, já fui ao teu tópico e deixei lá algumas ideias 😉 está muito porreiro o arranjo das pedras
  12. Ora boas, Realmente o bicho pegou a sério... então sempre te decidiste pela montecarlo para tapete. É uma boa escolha, porque pelo que tenho visto no meu aqua, é uma planta que forma tapete muito facilmente e de forma bastante rápida, mas podias ter separado mais um pouco de forma a preencheres mais o fundo e cobrir mais rápido. Em relação ao hardscape, sempre vais tentar colocar algum musgo nas rochas? é que rocha escura, contra um fundo escuro, e sem plantas de caule atrás para dar algum contraste, é capaz de perder um pouco o interesse passado algum tempo. Uma outra ideia seria também o elevar um pouco o substrato em cada um dos lados na traseira do aqua de forma assimétrica, elevando um pouco mais o do lado direito face ao da esquerda, formando assim um pequeno vale, ganhando profundidade. E já agora, uma ou outra planta de outra cor que não verde, como uma cryptocoryne albida brown para fazer parelha com a blyxa, o que achas? Estou curioso para ver a evolução do aqua 😉
  13. Na loja Ecoarium (https://www.ecoarium.pt/plantas-plantas/1689-blyxa-japonica-eco-ring.html) costumam ter, mas agora ao consultar verifiquei que estão sem stock. O que podes fazer é quando quiseres plantar o aqua, encomendas as plantas que queres e seja na Ecoarium ou outra loja especializada como a Proaquarium, devem ter a possibilidade de incluir o teu pedido na próxima encomenda de plantas que tenham a receber.
  14. Boas José Carlos, Compra os caracóis que não te vais arrepender. Agora fiquei com curiosidade para ver como está o teu aqua... isso é a tentativa de melhorar o que está dentro dos 5 vidros, ou já vontade de reiniciar e começar o novo hardscape com a rocha vulcânica?
  15. Ora boas, no meio das rochas, dá uma olhadela à seguinte planta: Blixa Japonica, como tem uma folha meio frisada, era capaz de dar um efeito engraçado no meio das rochas.
  16. Boas, Não se consegue dizer quantos litros de substrato é que vais necessitar, pois não dizes as medidas do teu aquário. Se indicares as medidas do teu aqua, bem como a altura de substrato que pretendes, incluindo o desnível entre a parte da frente e traseira do aqua, aí já se consegue dar uma recomendação.
  17. José Carlos, estás a pensar revestir as tuas lava rocks com esta planta?
  18. Boas, Aqui o objectivo é mesmo esse, partilhar informação para que possamos aprender cada vez mais uns com os outros. Em relação aos lily pipes, assim como estão na ultima foto é a forma que, devido ao hardscape e plantas, melhor funciona no que diz respeito à circulação da água e distribuição de CO2 (pelo menos até mudar de novo de ideias). Tens actualizado o post do teu aqua? O filtro, desde que está a funcionar, e devo referir que antes de plantar o filtro esteve a funcionar durante 3 semanas num "dark start", por isso já está praticamente a funcionar à dois meses, e apenas o abri totalmente uma vez, e foi simplesmente por descargo de consciência, pois o interior do filtro estava praticamente limpo. Essa é a vantagem do filtro Oase biomaster, o pré-filtro com 5 esponjas apanha praticamente todos os detritos e basta limpar o pré-filtro uma vez por semana, ou de duas em duas semanas, e o interior do filtro apenas o vou limpar agora ao final de 2 ou 3 meses. Fazes ideia do que motivou as esponjas e a matéria filtrante estar com a cor avermelhada? As chihiros têm fama de ser bastantes potentes, por isso imagino que tenhas de ter cuidado com a intensidade para o aqua não ganhar algas. Os caracóis clithon corona, pelo que me disseram não se reproduzem, e pelo que tenho visto, são bastante activos como membros da equipa de limpeza e inclusive não têm deixado aqueles ovos que alguns caracóis deixam espalhados no aqua, ou pelo menos ainda não vi nenhum.
  19. Ora boas, Quanto à aventura no corte das plantas, deu para safar. Já em relação ao declive, o mesmo foi feito de propósito, sendo aquele o ponto em que o substrato está mais baixo e a ponta oposta (canto traseiro do lado direito) é o ponto onde o substrato está mais alto na tentativa de dar uma melhor sensação de perspectiva. Por esse motivo é que a altura do substrato da esquerda para a direita está em pequeno crescendo. Já em relação às rochas, não é bem assim, na rocha que está na parte frontal do aqua, notam-se algumas pequenas algas, mas nada de preocupante... estou a contar com os caracois clithon corona para dar cabo delas e juntamente com os camarões Amano e os otocinclus, estão a fazer um óptimo trabalho. Outro dos factores que estão a ajudar a não ter algas, pelo menos para já, é ter plantado de forma intensiva desde o inicio, ao mesmo tempo que os fertilizantes que utilizo (esquema de fertilização da ADA) são considerados Lean Fertilizers. Em relação à luz (Twinstar II600S), estou com um fotoperiodo de: meia hora de "amanhecer", 1h30 a 80%; 4 horas a 100%, 1h30 a 80% e 30 minutos de "Luar", controlado por dimmer. de resto, são as mudas de água todas as semanas de 50% ou um pouco mais, boa circulação (ainda estou em fase de tentativa erro na colocação de lily pipes e skimmer) e nada mais.
  20. Todos os peixes que referi no post são de cardume (gregário), por isso o que te recomendo é escolheres uma ou duas espécies e diria que, com um tamanho máximo de 3 a 4 cms cada peixe, com um bom filtro, podes ter à vontade entre 15 a 20 peixes, e depois ainda juntar uns caracois além dos camarões que queres ter.
  21. Boas, concordo, peixes para nano aquários também ficam mto bem num aqua de 100 litros... os rasbora galaxy, rasbora erythromicron ou rasbora borara também são boas opções. Blue lamp eyes ou tetra cardinal também seriam opções que podias considerar. Todas as especies supracitadas também te garantem alguma cor no aquário, o que é sempre bem vindo.
  22. Ora boas pessoal, Tal como indiquei no post anterior, este fim de semana foi altura para dar uso à tesoura(s) pela primeira vez, e tal como esperado... foi um MASSACRE... principalmente em relação à pinnatifida que debaixo das suas belas e longas folhas que já praticamente chegavam à superfície, escondia-se uma teia de raizes e ramos que me deixaram sem saber o que fazer. Ficou assim um trabalho inacabado, pois ainda vou ter de dar um jeito a todos os ramos e raminhos que estão literalmente a abraçar o tronco. De resto, foi tentar fazer o melhor possível, com o ainda pouco jeito disponível. Ainda tentei utilizar a técnica de cortar e replantar o topo das plantas, mas acabei só por fazê-lo em relação à rotala Wallichi, já que as outras (guyana e rotala sp green) não mostram tanto a falta de jeito do artista. o tapete de montecarlo e cuba ainda foi o que correu melhor (como já era expectável) Em relação à sessão de corte, criticas aceitam-se, conselhos agradecem-se, principalmente no que diz respeito a domar uma planta como a pinnatifida que pelo que estou a ver é super invasiva. Seguem as fotos do antes: e aqui está o depois:
  23. Boas, arrisco dizer que é staurogyne repens... pelo menos é o que parece
  24. Boas José Carlos, O bichinho de facto pegou, ainda agora estás a afinar o aquário e já estás preparar o próximo... mto bem... Através da vista de cima, ainda para mais se queres fazer um caminho entre as pedras, parece que vais ficar com pouco espaço para plantar na traseira do aqua. Uma outra situação é o tentar dar interesse a essas rochas lava, até porque como são mto escuras e sem texturas que as tornem interessantes per si, vais ter que "maquilhá-las" mto bem para tornar a coisa interessante, principalmente se tiveres um fundo escuro na parte de trás do aquário. Gostei da tua ideia de plantares montecarlo nas rochas, mas terias que escolher outra planta para o tapete para não ficar tudo mto igual. Continua que vais no bom caminho, estou curioso para ver o desenvolvimento desta ideia.
  25. Ora boas, E assim passou um mês desde que plantei o aqua e tal como já disse anteriormente, estou impressionado com a velocidade a que algumas plantas se desenvolveram... mais umas semanas sem dar uso à tesoura, e a pinnatifida ia tomar conta do aquário todo, porque não só está a crescer em altura, como está a lançar novos ramos para tudo o que é lado. Tendo sido o ultimo fim de semana dedicado às vindimas, não foi feita a manutenção habitual do aquário, ficando por isso agendada para o próximo fim de semana a manutenção do filtro, lily pipe e aquário com direito a corte de plantas e tudo... vamos lá ver como é que vai correr. Ficam aqui as fotos da evolução do aquário: Dia de plantar o aqua: 1ª semana, onde experimentei colocar o lily pipe com skimmer, coisa que não resultou mto bem, mas vai merecer outra tentativa no futuro. 2º semana, com novas alterações a nível de colocação de lily pipes e o tapete de monte carlo e cuba a desenvolver bem 3ª semana, já se notando bem o desenvolvimento da pinnatifida a mostrar toda a sua imponência e o tapete de monte carlo e cuba já fechado. A araguaia e a guyana também já estão a espreitar ali atrás. 4ª semana, sem grandes alterações pois não foi feita sequer a manutenção semanal, mas pela primeira vez já se nota sujidade nos lily pipes e nem se consegue ver a rotala wallichi atrás do tronco devido à imponênia da pinnatifida que em breve será domada (ou pelo menos será feita a tentativa)