JoseCarlosMarques

Membro
  • Tópicos

    5549
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Days Won

    248
  • Country

    Portugal

Tudo publicado por JoseCarlosMarques

  1. Essas bolhinhas todas são bom sinal. Não tarda nada começas a dar à tesoura. Esta imagem final já permite perceber que aquela praia ali no meio não se vai perder 😉 , mas eu colocava-lhe aí uns toquezinhos verdes para a coisa não parecer demasiado artificial. Outra coisa é a cor das pedrinhas que estás a usar... confunde-se muito com substrato. Eu percebo a ideia, e até acho que pode funcionar, mas é uma decisão arriscada. Vou continuar a acompanhar. Bom trabalho!
  2. Pois... é isso que estou a experienciar. Mas vai ter que ser a solução possível, porque a Glosso agora está a ficar com bom aspecto e assim que a Eleocharis chegar à tona da água quero fazer a fotografia. Andei a ver algumas imagens de aquários de referência que usei para montar este e o estado actual deles é o mesmo que o meu... uma salgalhada total onde quase não se nota a carpete. Faz parte.
  3. Antes de mais, bem vindo de volta Diogo. Mais uma vez temos a prova que é muito difícil livrar-mo-nos do bichinho depois dele nos ter agarrado. Eheh. As pedras "perfeitas" não existem... na maior parte das vezes somos nós que temos que as criar. E tu fizeste uma "limonada" muito boa com os "limões" que te calharam! O aquário tem uma excelente base para desenvolveres o estilo que melhor quiseres experimentar. Bom preenchimento de todo o espaço... bom dinamismo... só tenho alguma resistência àquela rocha pequena, ao centro lá ao fundo - acho que te rouba alguma profundidade. Não consegues levantá-la um pouco, inclinando-a para a direita e abrindo esse "caminho" ao centro? Pessoalmente (e como tenho essa panca) ia para um Iwagumi mais simples, com uma carpete mista de plantas e talvez alguns apontamentos de uma planta mais alta por trás das rochas maiores. Terias alguns problemas com algas, com quase certeza, mas no final acho que ficarias com um belo quadro. De qualquer maneira, a escolha deve ser tua. Aproveita este tempo agora para ver algumas montagens parecidas com esta (Existem muitas. Dá uma vista de olhos, por exemplo, nos aquários do desafio, que nos últimos anos têm muitos exemplos de layouts só com rocha.) e decide. Depois é avançares com o Dark-start e quando estiveres pronto para isso, planta com a maior densidade que conseguires. Vou querer acompanhar isto de perto. Acho que tem mesmo muita potencialidade. Quem sabe se é desta que te inauguras nos concursos 😉 . Um grande abraço. Que tudo te corra pelo melhor.
  4. Só podes estar a alimentá-lo com danoninhos 😄 . Em relação à areia... é só uma opinião. Tenho visto muitos aquários com uma areia bege (julgo que é da WIO) que transmite um aspecto muito natural aos aquários, e quando olhei para esta mais alaranjada pareceu-me um pouco artificial. Mas tu percebes disso muito mais que eu, Vera. Segue o teu instinto!
  5. Obrigado pelo teu comentário, Luís. As pedras não ficarão completamente limpas, mas têm que mostrar um bocadinho mais a sua textura para a coisa ficar no ponto. Nada que uma escova de dentes metálicos não resolva 🙂 . No lado direito a Eleocharis precisa de um barbeiro mais experiente. Mas estás a ver o aquário com a água em movimento. Se procurares a imagem anterior que postei percebes melhor o efeito que estou a tentar trabalhar. Em relação ao "problema"... já pensei fazer isso... cortar o mal pela raiz e replantar as zonas mais afetadas. Estou a tentar adiar essa solução. Mais uma vez, o Mocho vem tranquilizar-me 😄 . Obrigado. Muito sinceramente. Agora que refleti um bocadinho mais sobre o estado do tanque, vejo que não está ainda no ponto de não-retorno. Há coisas que posso fazer, e vou tentar fazê-las durante as próximas semanas. Começar talvez por limpar toda a zona frontal do aquário e replantá-la apenas com Glosso - tenho dois vasos lá fora onde ela tem crescido para dar e vender: O grande desafio desta montagem é que a Eleocharis chegue à superfície, porque depois posso trabalhá-la como quiser. Mas a Hellanthium surpreendeu-me. Nunca pensei que se fosse espalhar tanto e tão rápido. Quanto às pedras verdes... eh pá... já lidei com muito pior na minha última montagem. Estas (felizmente pensei nisso na altura da montagem) estão todas coladas e não há risco de se deslocarem. Escova em cima delas e resolvo a coisa num instante 😄 .
  6. O caminho está muito bonito, e as plantas estão com muito bom andamento. Não deixes que se misturem muito umas com as outras, para não acabares com uma coisa muito confusa!
  7. Parece estar tudo a correr bem, sim. Com meia-dúzia de Otocinclus resolves os problemas de limpeza, e mudando esse cascalho por areia ficas realmente com um belo aquário. Ainda tenho algumas dúvidas sobre algumas das plantas que escolheste. Parecem-me demasiado grandes. Mas vamos esperar para ver. Continuação de bom trabalho!
  8. À primeira vista pode parecer que a coisa está no bom caminho... mais umas semanitas e o tanque estaria pronto para uma possível fotografia final. Mas não é bem assim. Ontem, durante a TPA semanal, reparei que tinha "perdido" o centro do tanque para a Hellanthium. Tentei retirar os rebentos que se espalharam para lá, mas sem grande sucesso. Por baixo, a carpete que tinha de Glosso, e que queria que se estendesse até ao fundo do tanque, tinha desaparecido. Tive que "limpar" todo o espaço e replantar alguns pés de Glosso que tinha espalhados pelo tanque. Ficou assim: O crescimento da Glosso na frente também não está com o melhor aspecto. Imagino que tenha haver com a luta de espaço com a Hellanthium e a Eleocharis, que se espalha já por todo o tanque e também já reclamou a frente, junto ao vidro. Que me aconselham a fazer? Sinto que as coisas estão a sair um pouco fora do meu controle. As plantas estão com bom crescimento e o meu plano seria continuar a retirar o que não interessa para dar alguma forma à montagem, mas estou com algum receio que a Glosso não consiga reclamar espaço e uma alternativa seria retirá-la toda do aquário e substitui-la por Hellanthium. Não está a ser fácil controlar esta fera 🙂 . No meu lugar, o que fariam? Ah... as imagens foram feitas com telefone e não ficaram grande coisa. Peço desculpa por isso. Também não tive tempo de limpar as pedras e de moldar um bocadinho a Eleocharis do lado direito. Quando desligo o filtro e a circulação da água pára, a coisa fica mais composta. Não liguem muito a isso. Um abraço a todos, e um obrigado adiantado a quem me puder ajudar.
  9. A cor da areia parece uma escolha arriscada. Mas logo veremos como resulta. Plantas com muito bom aspecto, Vera. Continua o bom trabalho.
  10. Algumas, sim, mas nada de especial. Tenho muitas plantas no aquário para consumirem os nutrientes e da maneira que estava a fertilizar estava com um crescimento muito lento (quase não notava diferença de semana para semana). Agora o tanque levou um "boost" e está muito mais desenvolvido. Entretanto devo voltar ao Lean, para estabilizar novamente o tanque. Serviu para tapar alguns buracos que tinha na carpete, e para que a Eleocharis crescesse um bocadinho em altura. O maior problema nem foram as algas... foi a Eleocharis e a Helanthium terem espalhado para sítios onde não as queria. Na TPA semanal (que deve acontecer entre hoje e amanhã) já vou tentar controlar esse desenvolvimento. Usei a dosagem recomendada pelo fabricante e aumentei também o CO2 (de 2 para 3 bolhas por segundo).
  11. JoseCarlosMarques

    Stepback

    Faz parte. Não temos que andar sempre motivados para a mesma coisa. Um grande abraço para ti!
  12. Afinal é possível fazer um dry-start no Desafio! Excelente trabalho de pedras. Muito semelhante ao que eu poderia ter feito. É um tanque ao meu estilo. Vou ficar à espera para ver como se desenvolve essa Cuba e como vais lidar com aquela mistura de areia e de substrato na frente. Desejo-te a melhor das sortes. É um dos meus preferidos!
  13. JoseCarlosMarques

    Stepback

    Andas desaparecido, Mocho. Como está este tanque?
  14. E então Steve? Não há novidades dos teus tanques?
  15. Mais um aquário que tardou em aparecer. Eheh. Em termos estruturais, parece-me muito bem conseguido, mas a escolha das plantas é um bocado esquisita. Vou ficar à espera de ver como se completa a tua visão. Fetos de Java no centro... não sei não.
  16. É a ponta que se vê do lado esquerdo, na fotografia de frente. Parece um pedaço de âmbar que está a sair da madeira, em tons laranja. Provavelmente é só ilusão de óptica 🙂 .
  17. Quase me escapava este tanque. E seria uma pena, porque de tudo o que vi até agora é um dos meus preferidos. Que bela estrutura que aí criaste. Muito diferente do que estamos habituados a ver. Estou mesmo muito curioso para ver o que vai sair daqui. Só tenho pena que aquela "praia" que tens no meio das rochas se possa perder na fotografia final. Não consegues elevar a altura da areia?
  18. Com exceção da carpete, que ainda parece estar a estabelecer-se, tudo óptimo! Muito bons vermelhos lá atrás! Ajudam a intensificar a cor da madeira. Só por curiosidade... o que é aquilo que parece estar a sair da ponta daquele tronco à esquerda!?!?!?
  19. Parece que é desta que a coisa se encaminha. Mudei a fertilização de Masterline Lean para Masterline Gold. As diferenças no crescimento, em menos de uma semana, têm sido impressionantes.
  20. Regra geral, e pelo que tenho visto aqui, há pouca gente com o andamento que tu levas. Um pormenor apenas... com tanta planta em cima das rochas, tem cuidado para não perderes o trabalho de pedra que fizeste. Seria uma pena.
  21. Como tinha dito, parece-me estar no bom caminho. Mas tens que por mão naquele lado direito... não o deixes atrasar-se muito. Pessoalmente, também preferia ver menos plantas em cima das rochas, mas vou esperar para perceber a tua visão.
  22. Mas os aquários têm que vir para casa plantados? Não dá para trazer as plantas dentro dos potes?
  23. Parece-me bem encaminhado. Não está perfeito, mas tem potencial.