JoseCarlosMarques

Membro
  • Tópicos

    5978
  • Membro há

  • Última Visita

  • Days Won

    280
  • Country

    Portugal

Tudo publicado por JoseCarlosMarques

  1. Verdade 😄 ! Mas há quem tenha tentado, e conseguido, fazer as coisas com apenas um pote: http://scapefu.com/aquascape-analysis-of-george-farmers-one-pot-iwagumi/.
  2. Quanto mais comprares, menos trabalho dá. E quanto mais plantas tiveres no aquário de início, menos probabilidade tens em ter problemas com algas. Mas olha que eu já plantei um aquário inteiro (90cm) de Monte Carlo só com 3 potes. Separei pé por pé 😄 .
  3. Monte Carlo adapta-se sempre a qualquer lugar. É uma das plantas mais resistentes do hobby. Pode é crescer mais ou menos compacta, dependendo da fertilização e da luz, mas morrer é muito difícil. Uma coisa que podes fazer para ela render mais é desfazer em pedaços mais pequenos, mas o ideal mesmo é comprar e plantar muita quantidade.
  4. JoseCarlosMarques

    Cemsem

    Na minha opinião estás a fazer tudo certo, e antevendo muito bem o que queres que aconteça. Espero mesmo que não tenhas nenhuma surpresa... seria uma pena.
  5. A minha opinião é parecida com a do Mocho... deixar o lado direito mais aberto, colocando aí menos espécies, e um pouco mais baixas. Idealmente seria alguma coisa que já tenhas do lado esquerdo, para que a coisa pareça mais natural e não um catálogo de plantas diferentes. E claro, gostava de ver a carpete preencher todo o espaço pelo meio das plantas maiores, mas para isso precisavas ter comprado mais uns potes de Monte Carlo (é isso que tens à frente, certo?) antes das outras tomarem conta do espaço.
  6. Começa a compor-se! Acho que vais ficar com um tanque bonito. Aquele lado direito é que podia ter um bocadinho mais de plantas. O que tens previsto para esse sítio?
  7. JoseCarlosMarques

    Cemsem

    Até o preço é semelhante!!! Ficamos na mesma 😄 .
  8. JoseCarlosMarques

    Cemsem

    Caraças Mocho... assim colocas a fasquia muito alta! A partir de hoje vai ser esta a lista que vou copiar quando fizer a descrição dos meus tanques 😄 . Já agora... Oase ou Eheim!?!?!? Qual é o melhor?
  9. JoseCarlosMarques

    Cemsem

    Compreendo e agradeço a tua explicação, mas não sei se me importo muito que ele se espalhe pela carpete. Até pode dar um efeito engraçado, se for minimamente controlado. Passei os últimos dois dias em Ribeira de Pena e olhar para as montanhas que circulam a Vila fez-me ficar com uma ideia diferente do que quero fazer. Vou tentar evitar aquele efeito tipo "Campo de Golfe" e optar por uma coisa mais natural. Monte Carlo, Musgo de Java e Eleocharis Mini... vão ser essas as minhas opções. O Riccardia é o meu musgo preferido, mas cria uma espécie de "almofada" em cima das pedras que não é exactamente o que procuro. Quero uma planta que permita ver a pedra por trás, quase como na imagem que o ChatGPT criou do teu layout. Obrigado pela tua paciência, Mocho!
  10. JoseCarlosMarques

    Cemsem

    Obrigado por tão detalhada descrição 🙂 . Eu estava a pensar utilizar Java nas minhas pedras... o que achas? Se for cortando aquilo rente à rocha achas que lhe consigo dar um ar natural?
  11. JoseCarlosMarques

    Cemsem

    Eh pá! Ficou muito porreiro. Estás a aprender a dominar a ferramenta. É Low Tech mas isso não quer dizer que não lhe possas dar uma "ajudinha" de vez em quando. Logo vês como se desenvolve 😉 . Sem dúvida. Simbolizam um salto enorme em relação ao que tínhamos antes. Eu usei o sistema na minha última montagem e adorei poder trocar de um fluxo mais denso para um mais suave com apenas um acessório. A NEO tem ajudado a melhorar muitas soluções que tínhamos como certas, e já existem outras marcas a seguir-lhe as pisadas. Já viste os novos filtros da Week Aqua, por exemplo? Por acaso estou a pensar usar in e outflow de vidro neste aquário que estou a montar, mas é apenas uma questão estética. Continuo a achar que são mais fiéis ao hobby 🙂 . Faz como te disse! Uma bomba ligada à mangueira e está resolvido. Demora um bocadinho mais, mas funciona. Houve aí uma altura que até guardava a água num recipiente de 70 litros e tinha-o em cima de um carrinho com a bomba lá dentro. Já não estou para me cansar a carregar baldes... o meu reumatismo não deixa. E os musgos!?!?!? Que espécies escolheste, e porquê? Qual é o que colocaste nas fendas das pedras?
  12. JoseCarlosMarques

    Cemsem

    Belo tanque, Mocho! Não tinha noção da quantidade de espaço que tinhas atrás e à frente das pedras. Só vem valorizar ainda mais o resultado que conseguiste alcançar. Em relação à escolha das plantas... enquanto elas não começarem a crescer não consigo dar-te uma opinião 😄 . Sou um nabo na previsão de resultados, mas espero que tenhas colocado alguma coisa na areia (não consigo lá ver nada, e seria uma pena porque ficarias com esse espaço todo "despido"). Já agora, que musgo tens dentro do tanque? É impressão minha ou tens dois filtros a funcionar? E optaste por equipamento da NEO? É muito porreiro, e muito resistente! Em relação às mudanças de água... que tal uma manqueira daqueles de 10 metros dos chineses (com 0,5 cm de diâmetro, mais ou menos) para te poupar as dores nas costas? Uma ponta no tanque, outra na sanita e está feito. Para encher é mais difícil, mas nada que uma bomba de circulação daquelas baratas não ajude a resolver. Por enquanto não tenho mais nada a acrescentar... cá ficarei à espera de ver resultados. Bom trabalho!
  13. Sim, Eleocharis vai ter de certeza. O Musgo era para dar um aspeto mais natural às pedras. Entretanto vou ter que me decidir.
  14. Também poderá ser, realmente. Mas Riccia parece mais uma almofada e costuma ter uma coloração mais viva. Esta aqui parece mais filamentosa. Mas pode ser, sim. Se for Riccia não a quero no meu tanque 🙂 . Experimentei uma vez e jurei que nunca mais... espalha-se por todo o lado e é muito difícil de manter. Olha, fiz o teste com o ChatGPT e diz-me que é Riccia, realmente 🙂 .
  15. Fico à espera para ver isso a funcionar tudo direito 😉 . Um abraço!
  16. Gosto mais assim como ficou. Acho que o tronco ainda tem muita altura, mas compreendo... queres ter altura na montagem. Em relação às plantas... não consigo perceber como vocês conseguem fazer uma seleção tão variada de espécies 😄 . Eu uso no máximo 3. Mas são estilos diferentes... eu sei.
  17. Acho que é isso mesmo @C Mocho! Mas mais aparado que o teu. Provavelmente ficará mais parecido com o da imagem que coloquei depois de podado. Acho que vou mandar vir um pote disso para o meu tanque.
  18. Eu deitava o tronco mais para cima da rocha, para dar a ideia que o tronco caiu ali. Mas antes disso, refazia o leito de rochas... tens que pensar como se a situação acontecesse na natureza... tinhas ali um monte de pedras, no leito de um rio, e o tronco caiu em cima delas. Da forma como está, parece um bocadito artificial.
  19. Ficarei à espera de ver 🙂 . Abraço e bom trabalho.
  20. O aquário está bem conseguido, e todo o equipamento escolhido foi bem pensado para o tamanho do tanque... só teria acrescentado algumas plantas também do lado esquerdo... como está, parece um pouco desequilibrado, ainda por cima com o tronco "despido" desse lado. Em boa verdade, se o tanque fosse meu, tiraria o tronco e faria outra "ilha" de plantas do lado esquerdo, mais pequena e com uma abertura ao meio, para a separar da outra. De qualquer forma, é apenas uma opinião baseada no meu gosto, e como o aquário é teu, és tu quem tem que gostar. Em termos de qualidade e em termos técnicos, não há nada que se possa apontar... o tanque parece perfeito.
  21. Alguém sabe dizer-me que tipo de musgo é este? Eu tenho impressão que é Java, mas queria ter a certeza.
  22. Eu costumo exagerar no tempo de Dark Start, mas 5 meses é obra... acho que pode ser um record mundial 😄 ! Em relação às plantas, pareces-me ter estudado bem o que querias e compraste todos os ingredientes necessários a uma boa "sopa". Aliás... isso já se tinha notado quando apresentaste o teu tanque e o equipamento que tinhas escolhido. Agora é esperar que isso comece a ganhar cor e mostrar, de vez em quando, os resultados para nós podermos criticar - sabes que os portugueses gostam muito de dar a opinião sobre o que não lhes diz respeito. Eheh. Continuação do bom trabalho que tens desenvolvido. Espero que tudo corra sem grandes precalços. Quase me esqueci de falar do episódio com o termostato... todos os que eu estraguei até hoje, foi pelo mesmo motivo que tu 🙂 . Felizmente não estavam dentro do filtro.
  23. Isso para mim já é sofisticação a mais 🙂 . Talvez o @Tozé Nunes te consiga responder.
  24. Só aspiras o fundo quando tiveres detritos, e isso só deve começar a acontecer com os dejetos dos peixes e os restos de comida. Mas se ainda não limpaste os vidros, então não é água turva... são vidros sujos 😄 . É verdade que já fui mais impaciente. Talvez dos mais impacientes aqui no Fórum, até... cheguei a mudar de hardscape umas 10 vezes no mesmo ano... claro que corria sempre mal... não deixava a coisa assentar. Mas com tempo hás de chegar lá.
  25. Esse filamento branco podes ir limpando com uma escova de dentes. É normal, e não é prejudicial. Quando colocares a tua "equipa de limpeza" dentro do tanque, eles tratam disso, mas podes ir ajudando. Em relação à água mais turva... pode ter haver com isso mas também com a limpeza dos vidros. Pela imagem (nota-se melhor nos vidros laterais, parecem-me não estar muito limpos. Tenta usar uma esponja daquelas de cozinha, verdes e amarelas, e podes mesmo usar o lado verde... com cuidado para não perturbar muito o fundo. Já em termos de valores dos testes... eu já te disse para evitares fazê-los 😄 .