JoseCarlosMarques

Membro
  • Posts

    4,531
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    186
  • Country

    Portugal

Everything posted by JoseCarlosMarques

  1. Boas, Por agora não tenho peixes ou plantas para oferecer... poderei ter quando fizer algumas podas. De qualquer maneira vou deixar-te uma sugestão... porque não compras 2 casais de Guppys e/ou 2 casais de Platys, e começas a partir daí? Ao fim de alguns meses terias o aquário cheio. Outra espécie que funcionaria da mesma maneira são as Neocaridinas. A @Tatiane S.s poderá ajudar-te com os Platys... com Neocaridinas (desde que não sejas esquisito na cor) aposto que também haveria muita gente disposta a ajudar - tenta falar na área dedicada aos camarões. Um peixe que eu talvez consiga arranjar é o chamado "Gambuzio", ou "Peixe-Mosquito". São uma espécie invasora que aqui no norte está a ganhar muito terreno. Muito semelhantes aos Guppys, reproduzem-se da mesma maneira, mas como são peixes selvagens, não são tão bonitos. Procura imagens na Internet e vê se te interessam. Ah... não te esqueças de criar um tópico para o teu aquário! Gostava de ver o que consegues montar com aquilo que o pessoal te possa ir dispensando 🙂 . Grande abraço, e boa sorte nesta nova aventura.
  2. Já passaram 6 meses!?!?!? Porra... o tempo passa depressa! Algumas coisas a apontar: - as cianobactérias ali na frente, entre o substrato e o vidro. Isso resolve-se muito facilmente com Seachem Excel (ou um produto semelhante de outra marca) e uma seringa. Provavelmente não vai eliminar a bactéria por completo do aquário, mas sempre lhe dá um ar mais limpo durante algum tempo. Eu faço isso no meu uma vez por mês, mais ou menos. Quando vejo que ela está a ganhar muito protagonismo, lá vai a seringa. Não exageres na quantidade de Excel que colocas em cada sítio (para não queimar as plantas), mas podes ignorar as recomendações do fabricante em relação à quantidade de água que tens no aquário, porque vais introduzi-lo directamente no substrato. Ao fim de 2 dias, a coisa desaparece. Já agora, se está no vidro da frente, também deve estar nos vidros laterais e no traseiro... o que te aconselho é encheres a seringa com Excel e ir despejando, bocadinho a bocadinho, com um espaçamento de uns 3 centímetros, a toda a volta do tanque. - não sei qual é o teu plano para o musgo, mas em alguns sítios parece-me um pouco descontrolado. Não estará na altura de lhe por a tesoura em cima, para que ele cresça um bocadinho mais compacto? - ao fim de 6 meses a tua carpete já deveria ter fechado completamente, e até já devia ter começado a cobrir algumas das rochas mais pequenas. Isso já me aconteceu uma vez e tinha haver com falta de CO2. Pode não ser o teu caso, mas convém estudares isso. O mais provável, olhando para a cor do Drop Checker e para a quantidade de CO2 que parece estar a sair do difusor, é que ele não esteja a ser bem espalhado. Poria a hipótese de comprar um difusor in-liner. Também pode ter haver com a tua fertilização... que produto usas? Tudo o resto parece-me bem. As plantas estão com bom aspecto... as pedras estão relativamente livres de algas... é só acertar algumas coisas, agora, e deixar o aquário seguir o seu caminho.
  3. Fiz uns testes à minha água e descobri que o KH e o GH estão baixíssimos. O GH ainda se aguentou até ao início da tarde (cerca de 3 horas depois de estar ligado o CO2), mas o KH está muito abaixo do "aceitável" para o aquário que tenho. Ando a ver alguns vídeos na Internet para perceber um bocadinho mais sobre estes valores, mas podem ser eles os responsáveis por estar a ter tão maus resultados com as plantas - podem indicar falta de Cálcio e Magnésio. Já comprei um buffer da Sera (a loja aqui perto de minha casa não vende muitas outras marcas) e consegui que os valores subissem. Se perceber que é esse o problema, e que a solução pode passar por aí, vou tentar estudar também o melhor produto para subir o GH e o KH. Obrigado pela tua resposta... foi ela que me levou a "despertar" para o motivo que poderá estar por trás do mau crescimento das plantas.
  4. Cuidado Tatiane. O que pode parecer bonito, no início, pode rapidamente tornar-se numa dor de cabeça. Tenha atenção ao tamanho do seu aquário e à capacidade do seu filtro limpar a água. Mais peixes implica mais dejetos, e com toda a certeza não quer dar um mau lar aos 4 primeiros que comprou.
  5. Obrigado pela tua resposta e pelas palavras em relação à montagem. Vou esperar para ver o que acontece à Hetanthium... ela morta ainda não está, até porque já vi alguns "runners". Pode é estar em fase de recuperação... apanhou aquela altura sem CO2 que a cobriu de algas, o que pode estar a impedi-la de prosperar. Com tempo, talvez recupere. Chegaste a fazer alguma poda na tua? Eu conheço bem os Tetra Âmbar e gostava muito de os experimentar. Já agora, parabéns pela montagem que apresentas no vídeo... ficou muito agradável! A minha questão prende-se mais com o aspecto do tanque na fotografia final. Quer os Âmber como os Ruby trariam um bocadinho de cor, mas tenho receio que fiquem meio "esbatidos" contra o fundo branco. Já os Neon Negros apresentariam maior contraste contra esse fundo, mas são maiores em tamanho, o que altera a escala. Vou ter que pensar bem no que vou fazer, mas desta vez estou um bocadinho mais inclinado para os dois primeiros (na última montagem usei os Neon Negros). Também tenho que fazer bem as contas ao preço de cada cardume... optando pelos mais pequenos, precisaria de maior quantidade. Se o preço dos Âmbar e dos Ruby for muito superior, pode significar uma diferença muito grande no valor final.
  6. Nova actualização, quase um mês depois do último post. Consegui (finalmente, e depois de algumas semanas a esfregar uma rocha de cada vez a cada TPA - que estou a fazer 2 vezes por semana) ter as pedras limpas ao ponto de me motivar a tirar uma fotografia. Por aí, a coisa andaria mais ou menos bem. Gosto do resultado. O problema prende-se com o desenvolvimento das plantas, e aqui tenho que escrever uma pequena explicação: Há cerca e 5 semanas (pouco tempo depois da última fotografia que apresentei... quando plantei as novas espécies) a garrafa de CO2 acabou. Diminuí a intensidade da luz e a fertilização, na esperança de refrear o desenvolvimento do tanque, mas a coisa não funcionou. Em menos de 3 dias sem o dióxido de carbono, as algas começaram a aparecer, e como tinha plantado há pouco tempo, as plantas ressentiram-se. Fiquei com quase toda a massa verde coberta de algas (algumas ainda continuam por cá, mas não me perguntem quais são porque nem me dei ao trabalho de as identificar). Voltei àquele ponto de há uns anos atrás em que montava e desmontava aquários sempre que um problema aparecia, mas tive discernimento para avaliar as coisas, pensar na primeira regra da aquariofilia (paciência) e continuei. Continuei a fazer as TPA's, a esfregar as rochas, a limpar as tubagens, o filtro... a fazer tudo da mesma maneira, mesmo sabendo que o CO2 (que tardou em estar carregado) não estava lá. Resultado? Estou a recuperar. A Monte Carlo cresce bem na maioria dos sítios... em outros (como no centro da fotografia) está a "lutar" pela sobrevivência. A Eleocharis está óptima. Nada a apontar. A Helanthium Tenellum anda para a frente para trás. Ora lança novos rebentos, ora derrete. A Hydrocotyle ficou coberta por algas. As novas folhas parecem estar a crescer "limpas", e serão essas as que vou aproveitar. Fazendo uma avaliação geral, continuo a dizer que a coisa não está má de todo. O Hardscape agrada-me e a maioria das plantas parece querer sobreviver (o que não é nada mau). Vou continuar a esfregar as rochas e vou esperar que as raízes da Helanthium e da Hydrocotyle desenvolvam e comecem a tirar nutrientes do substrato. Entretanto devo comprar um cardume de peixes para os juntar aos Amano e aos Oto. Estou inclinado para os Tetra Ambar, os Tetra Ruby ou os Neon Negros. Alguma sugestão?
  7. Eu percebo-te bem. Mais uma vez, Bruno, Parabéns! Nunca desistas. Um abraço enorme. Estarei por cá para ver as tuas próximas montagens.
  8. Já deixei a minha opinião. Acho que, caso queiras "ajudar" a tartaruga a ter uma vida um bocadinho melhor, tens alternativas. Ter um animal não é fácil, eu sei... nem é barato. Mas é uma responsabilidade nossa.
  9. Não te disse que ias conseguir um bom resultado!?!?!? Toma lá! Eheh. Grande aquário que conseguiste montar. Valeu a pena todo o esforço. Muitos parabéns!!!
  10. Mais cedo ou mais tarde, tinha que sobrar para ele. Muito merecido! É um dos aquascapers com mais Top 10 neste concurso.
  11. O resultado dos portugueses dentro do Top 100: 89 - Bruno Carvalho 28 - Samuel Ferreira Muitos parabéns!!!
  12. Mas ela fica dentro daquela bacia todo o dia? Entendo que faças o melhor que podes pela tartaruga, mas é uma vida um bocadinho limitada. Provavelmente não consegue andar pela casa porque não tem aderência nas patas. O chão de tua casa é tijoleira? Pode tentar andar mas escorrega. Ou pode estar tão habituada a estar parada que pode ter perdido a habilidade para andar. Essas e outras questões (como o facto de ser ou não cega) podiam ter resposta no veterinário... compreendo que seja caro, mas existe sempre uma alternativa. Aí na tua terra deve existir um veterinário municipal, ou algum zoológico com animais marinhos. Tenta procurar ajuda junto deles. É obrigação da autarquia ajudar os animais, e também existem associações que são sensíveis a estas situações e que geralmente fazem preços muito mais baratos que os praticados nas clínicas privadas.
  13. Faltam 24 horas para sabermos os resultados do IAPLC 2024. Quem quiser seguir em directo, pode fazê-lo neste link a partir do meio-dia de amanhã. Em relação ao ano passado, temos metade de participações portuguesas - serão apenas 6. Pode ser que alguém faça um brilharete 🙂 .
  14. Olá Johnny. Tal como o Álvaro, eu também não percebo muito de tartarugas, mas ver um jovem com a tua idade por cá não é muito comum, portanto também tinha que te dar as boas-vindas 🙂 . É com muito prazer que te recebemos! Não quero, no entanto, que fiques com má impressão pelas respostas que te estamos a dar, portanto deixo-te uma dica... porque não procuras um veterinário perto de tua casa e lhe fazes essa pergunta? Aproveitavas e levavas o animal para fazer um Chek-Up. Eu sei que essas coisas podem não ser baratas, mas quanto mais não seja, a idade do bicho justifica. Também fiquei curioso em relação à maneira como manténs a tartaruga... anda livremente pela casa? Grande abraço!
  15. 😄 Calma Álvaro. Também tive que ler duas vezes, mas acho que percebi. O Lucas quer um aquário para ter duas tarântulas, mas enquanto elas não estão prontas, lembrou-se que podia ir à praia apanhar uns caranguejos e uns lagostins para meter lá dentro. Sem filtro nem nada. Água do mar e animais lá para dentro. Faz lembrar quando eu era pequeno e ia para as rochas apanhar peixinhos num balde. Felizmente tinha uns pais sensatos, e obrigavam-me a devolver os animais ao mar assim que voltava para o areal.
  16. A tua ideia, segundo percebi, é pegar em coisas do mar, metê-las dentro de um tanque e esperar pelo melhor até que as tarântulas que realmente queres manter estejam prontas para serem entregues, certo? Não faças isso! Só vais provocar sofrimento aos pobres animais, e ao fim de algum tempo a tentar, vais perceber que a coisa não pode ser feita dessa maneira e vais desistir, deitando fora todo o esforço que podes dedicar a outra coisa. Um aquário para animais marinhos é um projecto que dá muito trabalho e que, regra geral, e só como um exemplo de muitas outras coisas necessárias, requer um sistema de filtragem algo complexo que tu pareces disposto a nem sequer perceber. Porque é que, em vez disso, não começas a construir, com tempo, o tal ambiente que precisas para as tarântulas? Acho seria muito mais rentável. Não duvido que a experiência te fosse ficar gravada na memória! Mas da maneira que falas seria uma má memória.
  17. Olá Julie. Fico muito contente por ver mais um pessoa aderir ao hobby. Ficaria mais contente se tivesse vindo primeiro aqui ao Fórum tirar algumas dúvidas, antes de iniciar a sua aventura, mas agora processo já está em andamento portanto a única coisa a fazer é minimizar os danos. Para a capacidade do seu aquário, mesmo os peixes que lhe "sobraram" são demasiados. O meu conselho seria, talvez, devolver todos à loja, com excepção do Betta, e fazer um lar onde ele se sentisse bem acolhido. Como? Começando por comprar um filtro um bocadinho melhor (existem filtros de mochila na Loja China a preços aceitáveis, se dinheiro for uma restrição), comprando umas plantas naturais de baixa manutenção - fetos de java, por exemplo, e fazendo limpezas (no mínimo) semanais ao tanque, com pelo menos 50% de mudança de água. Num aquário desse tamanho, e sendo uma montagem simples, não perderá muito tempo. Estableça um dia por semana para o fazer e vai ver que, a longo prazo, a planta vai começar a crescer e o peixe vai começar a dar sinais da sua graça. Ter um peixe não é muito diferente que ter um gato dentro de casa... o gato come e bebe, logo também vai produzir dejetos... todas as semanas vai ter que limpar o caixote do bicho, certo? Com o peixe a coisa é exactamente igual. Desejo-lhe o melhor sucesso para esta nova aventura, e que as "dores de cabeça" que ela lhe possa provocar não a faça abandonar o hobby. Lembre-se sempre de uma coisa... na Aquariofilia, a primeira regra é ter paciência!
  18. Acho que fazes bem. Até porque convém sempre ter um segundo aquário para o caso de alguma coisa acontecer no maior. Algum peixe que fique doente... alguma alteração maior que tenhas que fazer e tenhas que mudar os peixes por uns tempos... essas coisas.
  19. Há lojas porreiras aqui no continente que despachavam isso muito mais rapidamente. Mas estou a falar de cor... não sei até que ponto o envio para os Açores pode ser mais complicado ou não. Tem calma! Esses substratos demoram tempo a esgotar-se. Antes disso vais ser tu a fartar-te do aquário 🙂 .
  20. Belíssima ideia! Pode parecer muito tempo para alguns, mas passa num instante e vais cultivando a beleza do hobby. Mas um mês para chegar plantas? Encomendaste-as na Austrália e veem de veleiro 😆 ? Vai-te habituando! A aquariofilia marca-nos fisicamente!!! E quando entras no hobby mais a sério, é uma coisa quase permanente. Para te dar outro exemplo, e voltando ao que escrevi em cima... o meu aquário actual começou a ser feito em Setembro do ano passado e só em Maio (se não me falha a memória) é que o enchi com água. Durante esse tempo escolhi pedras, parti-as como queria, colei-as, experimentei diferentes montagens, troquei de casa... mas é cada uma dessas fases que traz prazer. Aliás... eu sempre disse que prefiro todo o processo de construção do que manter o aquário com a água e os peixes. Depois são 3 ou 4 meses a ter as plantas como quero, fotografia final e começa tudo de novo. Isto leva-nos à questão seguinte: Sim... o substrato "esgota". Quando compras o substrato ele vem carregadinho de nutrientes, mas as plantas vão alimentando-se deles... outros são desperdiçados na coluna de água (ou aproveitados pelas algas - coisa que espero que não te aconteça) e a determinada altura tens que substituir o substrato ou podes comprar capsulas de nutrientes para prolongar a sua vida. Quanto mais altura tiveres de substrato, mais nutrientes tens. Esteticamente não é mais apelativo, mas em termos práticos pode resultar melhor. Muita atenção, no entanto, às mudanças de água... se tens muito substrato a libertar nutrientes e não cumpres com os "resets" necessários, esses nutrientes vão ser aproveitados pelas algas. Mas, e lamento provavelmente ser o primeiro a dizer-te isto, algas vais ter sempre! Um aquário é uma representação da realidade, e é impossível montares um tanque sem que tenhas as algas presentes. Não as queres lá? Muito bem... compra uma escova de dentes metálica (são as que eu prefiro) e uma elétrica (daquelas da Colgate, que funcionam muito bem debaixo de água), e prepara-te para escovares muito bem as rochas e os vidros. É ao que me tenho dedicado ultimamente no meu... a escovar pedras de dois em dois dias (com mudanças de água associadas) para ver se chego ao ponto em que tenho todas as pedras limpas. Ainda é capaz de vir a demorar um bocado...
  21. Foste tu que fizeste o arco? Não aprecio particularmente essas formas dentro de um aquário, mas admito que está bem concretizado. Para além disso, rouba muito protagonismo ao bonsai. Eu teria usado essas pedras para fazer uma formação rochosa mais "natural. Em relação ao substrato... acho que exageraste na quantidade. Uma camada mais fina seria suficiente, mas a verdade é que assim poderá durar mais tempo. O Bonsai ficou espectacular! Gosto mesmo muito. Boa sorte para a tua montagem... espero que não tenhas muitos dissabores, para não te chateares com o hobby 🙂 . Lembra-te que a primeira regra do aquariofilismo é Ter Paciência!!! Continuação de bom trabalho. Ah... quase me esquecia. A Littorella é uma das plantas que sempre quis ter nas minhas montagens, mas nunca a encontrei à venda e acabo sempre por me esquecer de a comprar 🙂 . Depois mostra-me como fica dentro do tanque!
  22. Olá Steve. Tens aqui um post que é capaz de te ajudar a escolher o material e as plantas: https://www.aquariofilia.net/forum/topic/264492-tributum-syrah-planura/. Esse tanque foi criado pelo @Vasco Ferreira como tributo ao grande Filipe Oliveira - que trouxe as "árvores" para o hobby. É a recriação do aquário que o ajudou a catapultar a sua carreira e que já muitos tentaram copiar. Não estou a dizer para fazeres o mesmo, mas pode trazer-te muita inspiração. Boa sorte para o teu projecto. Vai mostrando imagens do processo. Um abraço!
  23. Não. Exactamente o contrário, como escrevi... aquilo que se lê sobre os Bettas, na Internet, não se adequa aos peixes que compramos nas lojas, e que estão habituados a aquários muito diferentes daquilo que é o seu habitat natural. Já vi aqui no fórum, por exemplo, uma pessoa que tem um Betta há anos e que o vai trocando de aquário para aquário à medida que vai fazendo novas montagens. São aquários geralmente grandes (de 60cm para cima) com bons filtros e boa circulação. E o peixe está sempre bem. Se leres na Internet informação sobre Bettas, dir-te-iam que não deves colocá-los em aquários muito altos, porque eles precisam de vir à tona da água respirar oxigénio, e como tem barbatanas maiores, isso cansa-os. Neste exemplo, o peixe parece perfeitamente adaptado. Se a tua preocupação se prende apenas com o facto de serem peixes mais habituados a águas paradas, não tens com que te preocupar. O bicho adapta-se!
  24. Vou fazer um biotopo dedicado ao Gustav! Quem me arranja um crocodilo 🙂 ?
  25. Boa! Um truque que podes usar para evitar fugas é colocar fita de eletricista em todas as roscas. Eu faço isso em todo o meu equipamento. É uma fita barata, e resulta muito bem. Para ter certeza que não existem fugas, podes misturar um bocadito de liquido da louça com água num borrifador, e borrifar as juntas. Se fizer bolinhas, está a perder gás.