JoseCarlosMarques

Membro
  • Posts

    5,386
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    236
  • Country

    Portugal

Everything posted by JoseCarlosMarques

  1. Muito obrigado pelos vossos comentários, e por me ajudarem a manter a esperança 😄 . Um abraço aos dois!
  2. Eu não faço ideia do que ando a fazer, Mocho 🙂 . É quase uma experiência para ver se e como tudo volta a crescer.
  3. Era mais ou menos isto, @Vasco Ferreira? Talvez tenha exagerado um pouquinho, não? Será que vai voltar tudo a crescer? Pelo menos serviu para limpar o aquário a fundo... agora é ir controlando melhor o crescimento.
  4. Ah! OK. Optaste então por um tanque de transição! É o melhor que tinhas a fazer... acredita em mim. Enquanto os peixes estiverem lá bem, não tens que te preocupar com tempos. Ajuda muito a pensar no que irás fazer a seguir. E esse aquário tem filtro? No aquário grande, não te esqueças de colocar uns flocos de comida por dia, para acelerar o ciclo. E mais uma vez te digo... não acendas as luzes. Não tens plantas, logo não precisas delas. No fundo vais fazer um "dark start", e uma das vantagens desse método é que também não tens necessidade de trocar a água. Podes deixar o aquário às escuras com o filtro a funcionar sem lhe fazer nada durante 3 ou 4 semanas, depois tiras essa água, colocas uma nova (pode ser da torneira, mas com um bom acondicionador) esperas um dia e metes lá os peixes.
  5. Olá Nuno. Escreveste aqui uma coisa que me deixou com comichão... então tinhas "água ciclada" guardada? Como assim? Diz-se que o tanque está ciclado, com tudo o que o envolve... filtro, hardscape... as bactérias presentes na água existem, sim, mas duvido que sejam suficientes para iniciar um novo tanque, até porque as bactérias nitrificantes morrem, quando estão fora do ciclo, em cerca de 3 ou 4 horas. Eu espero que tenhas alguma sorte, e que corra tudo pelo melhor, mas pareces-me demasiado desesperado e não estás a agir de forma racional. Quanto ao tronco... não adianta ferver apenas uma parte. Aliás... isso usa-se mais para matar qualquer bicho que ele possa trazer... nunca o fiz para que a madeira afundasse. A melhor maneira, como foi aqui dito pelo Álvaro, é prende-lo a algumas rochas, mas as rochas que tu tens são rochas de lava... muito leves, portanto... nunca na vida vais conseguir que o tronco fique preso ao fundo com essas pedras. Alternativas.... se tivesses a montar o tanque do início, podias colar o tronco com silicone ao vidro de fundo. Como isso está fora de questão, o melhor a fazer é mesmo arranjar um recipiente onde ele caiba, enche-lo de água e deixar o tronco lá dentro (de preferência sem luz, para não teres algas) até ele afundar. Pode demorar meses... mais uma vez, terás que ter muita paciência. Se não tiveres nenhum recipiente, vai a uma Loja China e compra um bidão de lixo de 70 litros - eu comprei um que me custou 10€ onde isso caberia perfeitamente. Nuno, pensa muito bem no que estás a fazer. Já aqui aconselhei muita gente a fazer o que te vou dizer a seguir... se tiveres "coragem", devolve os peixes à loja e começa tudo de novo. Vai demorar... vais ter que dar um passo atrás, mas depois vais ver que o resultado vai valer a pena. Ah! Quase me esquecia... não tendo plantas, o tanque não precisa de luz. Não cometas o erro de ter a luz ligada durante 6 ou 8 horas por dia porque aí é que vais mesmo desistir do hobby. O melhor é ligar apenas a calha quando estiveres em frente do aquário a olhar para os peixes.
  6. A primeira regra para ter sucesso neste hobby é ter paciência! Mas compreendo que possam haver momentos de frustração... nos meus primeiros anos montei e desmontei tanques uns atrás dos outros. Foi quando comecei a desenvolver uma atitude de compreensão perante o que acontecia dentro do tanque, e de ter paciência para esperar pelos resultados com muito trabalho à mistura) que comecei a ter resultados. De qualquer forma, se o teu intuito é fazer uma nova montagem, o melhor conselho que te posso dar é que penses muito bem em todo o processo antes de iniciar essa transformação.
  7. Olá Nuno. Se a ideia é reestruturar todo o tanque, o principal conselho que te posso dar é que cries um "tanque de transição", onde possas manter os vivos. Não precisa ser uma coisa muito grande... um cubo de 30 cm deverá chegar... mas a meu ver seria a melhor opção. Se fizeres como eu, e criares uma coisa interessante, até vais ficar tentado em mantê-lo. Em relação a tudo o resto, acho que o Álvaro já te respondeu. Dito isto, gostava de ver como está o teu aquário atualmente. Está assim tão "mau" para pensares em desmonta-lo?
  8. Ainda não! Andei hoje a correr pelo Porto para comprar umas coisas que preciso mas não tive grande sorte. A ProAquarium entrou em férias mas "esqueceu-se" de avisar os clientes (nas redes sociais). Ainda fui à loja na Maia, que continua aberta, mas não tinham quase nada da lista que levei... principalmente vivos. Com tudo isto perdi o tempo que tinha para chegar a casa e mexer no tanque (gosto de começar as manutenções ao fim da tarde, antes das luzes apagarem). Pode ser que amanhã tenha mais sorte. Entretanto, e no meio do trânsito que apanhei, decidi que não vou mais a lojas físicas, a não ser que seja mesmo necessário. Não compensa. Vou optar pela encomenda online, e para isso prefiro a Soluções Aquáticas e a Ecoarium. É com pena que digo isto, mas acho que a ProAquarium perdeu um cliente.
  9. Agradeço muito o teu comentário, KoD. É muito bom ler coisas como as que escreveste. Muito sinceramente, também estou a gostar muito de manter este tanque, mas olha que não é nada que tu ou outra pessoa qualquer não consigam fazer. Com toda a experiência que tenho acumulado, já deu para perceber que o segredo está na estruturação do conceito. Problemas vão aparecer sempre, mas se o aquário for bem pensado e montado, tornam-se mais fáceis de resolver. Quando quiseres fazer um igual ou parecido, tens aqui muita informação que podes seguir e podes fazer todas as perguntas que forem necessárias. Cá estarei para te ajudar. É a vantagem deste Fórum em relação a redes sociais ou outras plataformas 🙂 . Um grande abraço.
  10. Bons olhos te leiam 🙂 !!! O teu tanque está simples mas está muito bonito e muito "limpinho". Gosto! Se depois tiveres tempo, tenta fazer um tutorial de como montaste essas ventoinhas... é uma coisa que me interessa, e nunca encontrei nenhum, Provavelmente não deve ser nada muito difícil, mas com indicações tornar-se-ia mais simples. Em relação à perca de peixes, parece-me uma coisa "normal". Por muito estável que esteja o teu aquário, vai sempre acontecer. É o ciclo da vida. Continua o bom trabalho, e vê se passas mais vezes por cá!
  11. Não sei se gosto dessa ideia, Vasco. Mas agradeço a tua sugestão. Nas próximas 2 semanas é São Pedro aqui na cidade e vou andar cheio de trabalho... depois disso penso melhor no que fazer. Sim, tens razão. É tudo uma questão de adaptação às novas ferramentas. E se não for para todos, será para quem quiser "aproveitar". O que interessa é que o fórum continua sempre cá 🙂 .
  12. Portanto... todos concordam que o melhor é mexer o menos possível no filtro a cada TPA! Tem atenção a isso nos próximos tempos, Vanessa. E certifica-te que a água sai mesmo do filtro quando o mesmo está desligado. A ser assim, é o primeiro filtro de mochila que eu conheço em que isso acontece.
  13. Isso é um erro, Vanessa. Não deve mexer no filtro a cada TPA. Quanto muito, limpar a esponja, caso tenha alguns restos de plantas ou outra sujidade. Na Media só deve tocar de tempos a tempos (eu passo a minha por água do aquário de 3 em 3 meses, por exemplo. só troco a lã filtrante. nem nas esponjas toco. E no aquário maior que tenho, nem na lã filtrante mexo... só a troco de 3 em 3 meses também). É um erro de principiante... pensar que tudo tem que estar "limpo" quando é exactamente o contrário. A "porcaria" que se acumula no filtro é o que mantém o nosso aquário estável. Faz bem em limpar tudo com a água do aquário, mas está a fazê-lo com demasiada frequência.
  14. Um tanque deste tamanho não é propriamente um tanque para muitos peixes, Vanessa. Eu já consegui manter durante uns meses uns 30 vivos num aquário de 30 litros, mas não é, de todo, o ideal, e era um tanque já muito ciclado que serviu apenas de transição enquanto preparava o tanque principal. Para ser sincero, até pensei que teria mais percas. Talvez o ideal seja começar do zero... devolver os peixes que sobraram (se algum sobrou) à loja, desmontar tudo, comprar um substrato fértil (de boa qualidade), deixar o aquário a ciclar e quando tudo parecer estável (eu diria dois meses, para ter a certeza) pensar nos animais que poderá manter. Um betta, por exemplo! São peixes lindíssimos e muito afáveis. Eu tenho um no meu aquário pequeno que todos os dias vem ter comigo para eu lhe fazer festas nas barbatanas (literalmente) - https://www.aquariofilia.net/forum/topic/265202-nova-montagem-35x29x25/.
  15. Pode ter haver com o ciclo do Azoto. Pode ter sido mal concluído. É a única razão que encontro para os peixes estarem a morrer. E mesmo assim é esquisito, porque essas espécies costumam ser resistentes. Quando muda a água, limpa o filtro? Como?
  16. Eu não conheço o teu filtro... estive a ver algumas fotografias na internet mas não consigo perceber exactamente o que fica onde e porquê. Mas posso dizer-te o que fiz no meu filtro (que é um filtro de mochila da Loja China). Retirei tudo o que vinha lá dentro... no sitio por onde a água entra no filtro tenho a lã filtrante - pouca... depois passa para a câmara seguinte (a principal) onde coloquei media no fundo (não está dentro de sacos... está livre) e por cima uma pequena esponja que evita a passagem de detritos maiores. Atenção que esta não é a forma mais "lógica" de colocar o material no filtro. Teoricamente, primeiro a água devia passar por uma esponja mais aberta... depois a media e por fim a lã filtrante. No meu caso as coisas estão quase ao contrário, mas funcionam.
  17. O carvão pode ser a causa do teu problema. É porreiro quando queres limpar a água, mas depois de saturado começa a libertar para a água aquilo que acumulou. Não é um elemento que se deva usar por mais de duas semanas. E apenas para limpar a água quando queres, por exemplo, fotografar o aquário. Existe um produto muito melhor, que é o Purigen, da Seachem, mas mais uma vez serve só para tornar a água mais transparente. Podes utiliza-lo para teres um aquário mais bonito. No teu filtro, eu usava apenas uma esponja, media e, se sobrar algum espacito, um pouco de lã filtrante. É o que uso no meu filtro de mochila, e tem funcionado muito bem. A lã filtrante apanha muita porcaria, e troco-a a cada mudança de água. Já agora, as trocas de água... experimenta fazer trocas de 50% (com um "bom" acondicionador, como o Prime). E se os valores continuarem altos, em vez de uma faz duas trocas de água por semana.
  18. Talvez começasse por um All-In-One, como o Premium da Tropica. Mas tens que ter alguma paciência... começar com uma dose abaixo do recomendado pela marca e ir aumentando. Esperar algumas semanas e ver os resultados. Se mesmo assim notares deficiência de nutrientes, podes passar para o Specialized, da mesma marca, ou até alternar entre os dois. Num aquário tão pequeno, e sem substrato fértil, as variações podem ser muito súbitas, portanto é preciso ter cuidado com as quantidades e estar muito atenta às alterações nas plantas. O ideal teria sido começar com um substrato fértil. A Ludwigia, por exemplo, é uma planta que se alimenta pela raiz... não sei se conseguirás alimenta-la apenas pela coluna de água. Talvez precises de adicionar também umas cápsulas ao substrato (a Tropica também as têm). Dito isto, como a Tropica também existem outras marcas mais avançadas, no mercado... a Seachem, a Masterline, a Microbe-Lift, a APT... sei lá... são tantas. Eu falei-te da Tropica porque era a que eu usava quando me iniciei no hobby (em conjunto com o Excel, como tu). Entretanto, e quando ganhares mais experiência, tenta ver vídeos e ler informação sobre as diferentes marcas para experimentares e ver o que pode ser melhor para ti. Neste momento, por exemplo, eu mudei-me para a Masterline e não quero outra coisa, mas há quem fale muito bem também da APT. Se quiseres ir já para uma destas, também têm os All-In-One que eu referi. Com a Sera, tirando aqueles produtos mais básicos, como os testes, nunca tive grandes resultados.
  19. Sem desprimor para todos os produtos que estás a colocar dentro do tanque, acho que devias procurar soluções de marcas um bocadinho mais avançadas. A Sera é uma marca antiga que está na Aquariofilia há muito tempo, e que já deu muitas provas de que é uma marca estável, mas têm aparecido outras soluções no mercado que se tem revelado muito mais avançadas. Só como exemplo, a Tropica, no que toca a fertilizantes. Não quero que fiques com má impressão da Sera. No meu aquário, as pedras são as mesmas que referes ter no teu. Os meus testes também são da Sera. Mas para coisas mais específicas e que têm sofrido uma evolução severa nos últimos tempos, acho que a Sera fica um pouco atrás.
  20. Alguém precisa de Glossostigma? Há uns 3 anos atrás tinha esta planta no meu aquário, misturada com Monte Carlo, e depois de uma poda que fiz atirei os restos das duas espécies para um vaso de jardim que tinha lá em casa. A planta que tinha nesse vaso morreu e entretanto deram-me uma semente de Carvalho Alvarinho que plantei e da qual estou a tentar criar um bonsai. Andei a ler umas coisas sobre o assunto e, pelo que percebi, nos primeiros anos os bonsais crescem maiores e mais rapidamente quando plantados em grandes recipientes. Passei então a semente (já germinada) para uma bacia que tem uns 70cm e, como precisava de terra, fui buscá-la ao tal vaso onde tinha colocado os restos da Glosso. Na altura parecia-me só terra... não havia sinal de nenhuma planta estar lá a crescer. Passaram 2 anos... o bonsai está a ganhar forma e, entretanto, no meio de muitas ervas daninhas que foram aparecendo, a Glosso começou a aparecer. Muito tímida no início, mas nestes últimos meses já cobre quase toda a bacia e já está a crescer em camadas. É incrível como a planta conseguiu adaptar-se e prosperar. Vou com certeza usá-la em próximas montagens de aquários que possa vir a fazer, mas se alguém entretanto precisar de uma carpete de Glosso já completa, contactem-me. É para dar!
  21. Bem vindo ao Fórum, Ivan. É um prazer receber gente nova por cá. Um cubo de 30cm pode dar um bonito aquário (eu próprio tenho um), mas é também um grande desafio, já que manter estáveis tanques mais pequenos é por vezes mais difícil que manter um aquário maior. Dito isto, e caso tenha essa possibilidade, aconselhava-o a começar com um tanque de 60cm (por exemplo) com um filtro externo e uma boa luz. O investimento é mais pesado, eu sei, mas a longo prazo julgo que os resultados podem ser mais satisfatórios - até em relação aos peixes que pode manter. De uma forma ou de outra, tente criar um tópico para o seu projecto aqui no fórum, para podermos discutir, dar umas dicas e apreciar a sua evolução. Em relação ao Dry-Start... até há pouco tempo todos os meus aquários eram iniciados dessa forma. É preciso ter alguma paciência, mas os custos são bastante mais baixos em termos de plantas, e permite que o material necessário seja comprado por fases... eu aponto sempre os meus dry-starts para 2 meses... pode começar por comprar o tanque, o substrato e algumas plantas (atenção, porque nem todas permitem o dry start)... no mês seguinte a luz... depois o filtro... acaba por não sobrecarregar tanto a carteira. Há muitos vídeos no Youtube que o ensinam a fazer o Dry-Start com sucesso. Um grande abraço, e boa sorte para esta nova aventura.
  22. Muito obrigado pelo comentário, Álvaro. Eu também gosto do tanque como está, mas há pormenores que, com tempo, vou tentar melhorar. Gostava muito de ver a Eleocharis preencher o fundo, por exemplo. E outras coisas que só com o crescimento das plantas posso ir acertando. Como já disse aqui, não é um aquário fácil de "moldar", mas eu não tenho pressa 🙂 . Um abraço!
  23. Fica uma imagem do estado em que deixei o tanque, para perceberem o que escrevi em cima. (as imagens aqui perdem muita saturação... as cores morrem todas)
  24. Bem... voltamos a dizer o mesmo. Acho que até já repetimos isso muitas vezes em vários tópicos. Mas como não há ninguém para nos ler, cá continuaremos a queixar-nos e a lembrar os tempos áureos deste fórum. Pode ser que as coisas algum dia voltem a ser como eram. Pelo menos os testemunhos estão cá para quem os quiser ler. Agradeço muito as tuas palavras, Mocho. Estás certo em tudo o que dizes, e esta experiência está a levar-me a desenvolver mais um ponto muito importante que ainda não domino de todo... a fase do planeamento das plantas. Acho que o desenho do hardscape já consigo fazer a ponto de ficar contente com o resultado... agora falta aprender a escolher as plantas certas para o fim esperado. De qualquer forma, já andei à volta do tanque e já fiz algumas alterações drásticas. Tirei muitas plantas, abri espaços... no fundo comecei a moldá-lo. Não fiquei totalmente satisfeito, mas julgo que, com tempo (e terei algum a partir do próximo mês) vou continuar o trabalho de o melhorar para a tal fotografia final. Não quero com isto dizer que o vá desmontar a seguir, como fiz com outros tanques. Apesar de toda a "salgalhada" que está dentro dos vidros, eu gosto de ver o aquário assim, e tenciono mantê-lo por muito tempo. Já não tenho a pressa que tinha antes 🙂 . Uma abraço!
  25. Nós só te damos bons conselhos, rapaz!!! E a diferença é notória. Compraste qual filtro? Em relação à carpete... não percebo porque poderá ter apodrecido. Deixaste as luzes desligadas enquanto estiveste fora? O resto da planta está com um óptimo aspecto! Mais uma vez volto a repetir-me... nunca pensei que com a tua montagem conseguisses uma Cuba tão bonita. Parabéns. O vídeo consegue ver-se, mas sinceramente não consigo identificar a espécie de "bicho" que isso possa ser. Pelo que diz a tua mulher, "está tudo estragado" 😄 . Agora fora de brincadeiras... também tenho uma espécie de "minhoca" no meu aquário pequeno que se agarra aos vidros e ao hardscape, mas são tão pequenas que quase não dão para fotografar ou filmar. Provavelmente serão alguns parasitas que se alimentam de restos de comida e plantas. Os meus concentram-se onde há menos luz. Tive o mesmo "bicho" no meu aquário grande mas desapareceram de um dia para o outro quando lá meti os Otocinclus. Talvez possas comprar um, para ver se resolve o problema. Desde que não se prendam aos peixes (porque aí podes ter um problema grande) é tranquilo. Faz parte de ter um ecossistema dentro de 5 vidros.