JoseCarlosMarques

Membro
  • Tópicos

    5679
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Days Won

    258
  • Country

    Portugal

Tudo publicado por JoseCarlosMarques

  1. Que maravilha de imagens!!!! Parabéns Carlos!
  2. Estou a pensar fazer isso no meu para me livrar de umas algas chatas que teimam em não deixar a minha Eleocharis. Depois diz-me como correu!
  3. Acho esquisito, mas como não sou expert na matéria vou ter que acatar a explicação. Também não adianta nada chorar agora 🙂 . Continuação de bom trabalho!
  4. Continuo a dizer o mesmo... falta verde na parte da frente. Não percas foco, mas pensa no que te dizem. É sempre mais fácil tirar plantas que colocá-las à ultima da hora.
  5. Fico mais descansado, José. Muito obrigado pelas tuas palavras. O peixe parece bem, sim. E, muito sinceramente, até acho engraçado que ele vá mudando de cor ao longo da vida. Muito obrigado!
  6. Ui. Que alterações drásticas foram essas?
  7. Certifica-te que os troncos não têm casca. Já me aconteceu colar dois com casca e depois de uns tempos debaixo de água a casca apodreceu e eles soltaram-se.
  8. @José Pedro? @Alvaro Silva? @Ricardo PCorreia?
  9. A Riccardia tem esse problema... tanto se dá e parece fantástica, como se lembra de começar a definhar e fica com o aspecto da que está no teu tanque. Sem razão aparente, o que ainda é pior. Não quer dizer que esteja "morta"... só não fica como a gente gostava. Já tirei um monte de musgo de um aquário por causa disso. Talvez, no teu caso seja melhor começares a pensar noutra solução... e não sei se outro musgo, por exemplo, poderia ser um substituto viável. Em relação à madeira, aconselho-te a comprares super-cola em gel. É um bocadinho mais cara, mas procurando bem encontras isso nos chineses, e podes usá-la até debaixo de água.
  10. Essa UG está fantástica. Quase apetece experimentar. Tiveste muitas dificuldades com ela?
  11. Boas. Escrevo-vos neste tópico porque notei hoje algumas alterações no meu Betta e não sei se devo ficar preocupado. Quando comprei este peixe notei desde cedo que, dependendo da luz e da altura do dia, as suas cores mudavam bastante. Ora estava mais rosa, ora mais azul, mas como as alterações eram quase constantes nunca atribui a isso uma grande importância. À medida que o peixe foi crescendo (quando o comprei era bastante mais pequeno) também notei algumas mudanças na cor. Mais uma vez, não dei grande importância a esse facto. Esta manhã reparei que as suas cores estão muito mais pálidas, principalmente em algumas partes do corpo. Será normal? Terá haver com o seu envelhecimento? O peixe foi comprado em Abril e desde essa altura quase não mexi no aquário. Mesmo filtro, substrato, plantas, hardscape, temperatura da água, TPA's... a única alteração que fiz (já há uns 2 meses) foi retirar todas as plantas, para limpar melhor o fundo, e replantá-las novamente. O comportamento do peixe não mudou... continua a nadar, a comer normalmente e a interagir da mesma forma comigo. As barbatanas também me parecem bem. Algum especialista em Bettas que me possa dar umas luzes? Para referência, deixo algumas fotografias mais antigas, de forma a verem a sua evolução, mas devo dizer que o peixe era muito mais novo quando as tirei. Agradeço desde já todos os comentários que possam fazer.
  12. Isso é bom sinal. Ciano é uma daquelas algas quase impossível de erradicar. Voltou a aparecer?
  13. Ali em cima, à direita, também me pareceu isso. A melhor maneira para descobrir é mesmo pelo cheiro. A Ciano tem um cheiro muito especifico.
  14. Eu faço exactamente o contrário. Acho que tem mais lógica... o Carbo para ajudar as plantas a fazer a fotossintese, e o APT para atacar as algas!
  15. Está quase no ponto, Luis. Vê lá se atacas esse problema das algas antes que se torne mais sério (pela fotografia é difícil de identificar, neste momento). Houve outro participante que teve um problema semelhante... vê o último post que ele colocou, e compara com o teu:
  16. Acho que pode ter haver com o período em que o aquário ficou sem manutenção. Mas pareces já ter identificado o problema, e na última imagem parece-me resolvido. Agora é estar atento para ver se aparece outra vez. A ideia de limpar e depois subir o CO2 deve ter haver com a tentativa das plantas começarem a consumir mais nutrientes e, se assim for, também deves ter atenção à fertilização. Um produto muito porreiro que eu uso (para além do Carbo) é o APT Fix... têm-me ajudado bastante a reduzir as algas que tenho no meu tanque e a prevenir o aparecimento de outras. Se soubesse que era tão bom, tinha começado a utilizar desde o início. No teu lugar, também começava a fazer mais mudanças de água, até a coisa estabilizar.
  17. Parabéns ao Tozé!!! 😄
  18. Percebi. Eu tenho Instagram, mas não ligo nada àquilo. Curiosamente, depois de ter postado o comentário, vi qualquer coisa no Youtube, no canal do João Fernandes. Tenho que estar mais atento e procurar essas coisas. Ah... e parabéns ao @Tozé Nunes!
  19. 🙂 Sempre a mudar/melhorar. Muito bem! O mais importante é que fique ao teu gosto. E ao mesmo tempo já incutiste o gosto pelo hobby a mais dois amigos! Pessoalmente, não teria coragem para o fazer (sabendo o trabalho que isto dá 🙂 ), mas parabéns! Vê se os trazes também para o Fórum. Continuação de bom trabalho!
  20. 😮 Onde podemos ter conhecimento de quando vão acontecer estas coisas?
  21. Ia recomendar-te o mesmo que o @Alvaro Silva... eSHa2000. Mesmo que não funcione, é um medicamento sempre bom de se ter por casa, por atacar muitas bactérias que afetam os nossos peixes. Mas o tratamento deve ser feito a partir do momento em que percebes que algo está errado. No teu caso, como já passaram alguns dias, vai ser difícil conseguires recuperar esse peixe, mas faz parte do hobby... os peixes têm um ciclo de vida como nós, e muitas vezes nem chegamos a saber porque morrem. Já me aconteceu perder um cardume inteiro de uma espécie e todos os outros peixes do tanque continuarem bem. Há que ultrapassar, comprar novos peixes e andar em frente. Muita força!
  22. Mais um... desta vez, Steven Chong. São quase 3 horas... este é para ver por partes 🙂 .
  23. Obrigado pelo comentário, Luís. Não tinha uma ideia muito bem definida... mas à medida que fui juntando as pedras a ideia foi tentar criar uma paisagem montanhosa, com base nas formações rochosas que podemos encontrar pela nossa costa. Como expliquei ao @C Mocho, aquele lado direito, atrás, vai subir em altura, mas como não tinha mais areia tive que o deixar assim. Quando colocar o substrato é que vou trabalhar mais essa horizontalidade que também já percebi ter no fundo. Se repararem na madeira, há uma linha que atravessa toda a placa posterior, e que sobe à direita... o objetivo é recriar essa linha com substrato.
  24. Tenho que tomar uma decisão, mas com tempo. Ou Cuba com Chili Rasbora ou Glossostigma com Black Neon Tetra. Pessoalmente gosto mais dos Black Neon Tetra, e para poupar alguns trocos em plantas deveria ir para a segunda opção. Vamos ver. Obrigado mais uma vez, Mocho!