Fernando

Membro
  • #Conteúdo

    55
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Fernando

  1. O patrocinador WATE[R]EVOLUTION costuma ter, mas agora parece estar esgotado. Podes perguntar-lhes aqui no forum.
  2. Não conhecendo o sistema, não posso opinar sobre a sua fiabilidade. O preço parece-me bom. No entanto faz uma busca por cá porque deves encontrar preços muito semelhantes. Deves ter em atenção que se importares o conjunto, podes vir a ter de pagar taxas alfandegarias, e aí o negócio não compensará.
  3. Não precisas de mais manómetros. Está lá tudo. Claro que o extintor tem de ter a saída preparada para ligar ao redutor, e se quiseres podes controlar a electrovalvula com um temporizador ou controlador de ph. Depois tens de ter o difusor de CO2, e talvez um conta-bolhas para teres ideia do consumo. Convem teres tambem uma valvula de retenção pelo sim pelo não...
  4. Sabes que o aluminio ao ser lacado perde parte do seu poder de dissipação? E não achas que 3mm de espessura é pouco? Será que podes dizer onde compraste o cat4101?
  5. Com certezas assim... Mas pronto diz lá quantos queres a 2€ cada que fazemos já negócio, lol.
  6. O meu conselho é .... esquece. Sendo lampadas de 3w e tendo aparentemente 3 leds, quer dizer que os leds são de 1w, que se encontram à venda relativamente baratos. E 25$ por 3 leds, é muito, ainda por cima considerando que para substituir a tua calha irias precisar de umas poucas de lampadas destas.
  7. Fernando

    ajuda com cuba

    As raizes da cuba têm poucos milimetros e são muito finas. Pouco penetram no substrato. Mesmo que o grão do substrato seja muito fino, as raizes procuram as pequenas cavidades para se fixarem, sem que haja qualquer problema.
  8. Fernando

    ajuda com cuba

    Podes colocar tanto num como noutro. Claro que o mais fino é melhor porque confere mais suporte às pequenas raizes da planta.
  9. Fernando

    Gerador de CO2 Químico

    Parabens pelo projecto, está muito bom. É sem duvida uma boa alternativo ao CO2 pressurizado! Será que podias dizer para quanto tempo dura cada "carga" dos reagentes? E qual acaba primeiro o bica ou o acido?
  10. Fernando

    Falta de co2?

    Essas bolhinhas nada têm a ver com co2. O que observas é a libertação de gases (em principio ar normal) que por efeito da pressão que existe na rede permenecem dissolvidos na agua da torneira, até que a colocas á pressão atmosférica onde se dá a separação formando as bolhas que observas e que desaparecem passadas algumas horas. Se queres saber se tens falta de co2 mede o ph do teu aqua. Se fôr superior a 7, confirma que o kh tem valores entre 4 a 8 que é o ideal. Se assim fôr e tiveres plantas podes precisar de co2,
  11. Quanto a mim deves antes de mais renovar a água do aqua. Pelo que percebo queres fazer subir o kh. Podes fazê-lo adicionando bicabornato de sódio, lentamente e ir acompanhando o ph. O método mais eficaz de baixar o ph é com a adição de co2. Sem receio. Mas com cuidado.
  12. Fernando

    HELP!!!

    Parece-me que isso é cianobacteria. Não vais lá com peixinhos. Tpas, plantas com fartura e co2.
  13. Um método de ligar/desligar automáticamente a adição de co2 é colocar uma electrovalvula ligada ao relógio da luz, que abra de noite de modo a desviar o co2 para o exterior e feche de dia para que o gas entre no aqua, e isto porque não se pode pura e simplesmente fechar a saída da garrafa senão ela entra em sobrepressão. Para verificar se é necessário interromper o co2 de noite, façam uma coisa : meçam o ph da agua. É tão simples quanto isto. Se ele baixar mais de 0.5 em relação ao valor que existe de dia, torna-se perigoso. Se não é escusado "inventar" .
  14. Creio que te referes ao redutor de pressão que se liga à garrafa de co2 e que tem os manometros de pressão de dentro do garrafa e da saída do redutor. São universais e dão para adaptar ao extintor de co2 se este tiver saída de rosca, e não de ponteira como normalmente é usado. Dispõe banana rock
  15. O meu areão é da praia. Mas tive de o crivar de modo a selecionar os grãos de forma a não serem muito finos ou muito grandes. E depois tive de retirar todo o calcareo - conchas etc. Comprei ácido cloridrico e coloquei o areão numa bacia onde adicionei o ácido até cobrir o areão. Aquilo começa a borbulhar. Quando parou, escorri a mistura e adicionei mais ácido. Repeti isto até garantir que o calcareo tinha todo reagido. Depois foi só lavar. ATENÇÃO- O àcido cloridrico é muito perigoso. Se quiserem usá-lo lembrem-se de que ele pode fazer-vos graves queimaduras. Cuidado com salpicos para os olhos.
  16. Fernando

    Problema com Algas

    Também tenho essa alga no meu aqua. Não é facil de erradicar. Eu pelo menos não consegui. Mas tem dado para conviver com ela. Surge esporádicamente quando parece que já tinha desaparecido. Um factor que aparentemente desencadeia o seu aparecimento, é uma poda. Enquanto as novas plantas não fazem pearling a alga surge com alguma rapidez. Assim que a agua satura com o oxigenio ela começa a regredir. Por isso, e apesar de nunca ter experimentado, julgoque a adição de agua oxigenada pode ajudar. O conselho que dou é pois manter o aqua saudavel, e com plantas que ajudem a tal. As mudas de agua podem ajudar, mas em excesso podem até prejudicar.
  17. Fernando

    Como acabar com isto?

    Não deves misturar os otocinclus ou qualquer outro peixe de agua quente, que requerem uma temperatura constante durante todo o dia, 365 dias por ano à volta dos 26ºC, com peixes de agua fria que sofrerão com essas temperaturas. Deves optar por um ou outro tipo, não pela mistura, ou vais ter problemas, e quem as paga são os peixes.
  18. Fernando

    Como acabar com isto?

    Algas deste tipo são vulgares nos primeiros tempos após montagem dum aqua. Daqui a algum tempo deverão desaparecer da mesma forma como apareceram. Os peixes que tens são própios para agua fria. Não é o facto da agua estar a 26º que os torna própios para um aqua de agua quente. Deves decidir se queres um aqua de agua fria ou quente, sendo que os peixes que indicaram antes são própios para agua quente.
  19. Uso um sistema pressurizado de co2 num aqua de 200 litros com montes de plantas, mais de 100 neons e dez comedores de algas. Não desligo o co2 de noite e não noto diferença no ph. Se estás interessado num sistema destes, não deves ter receio, mas sim cuidado. Se monitorares o ph inicialmente com alguma frequencia, logo confirmas se é necessário ou não colocares uma solenoide com o relógio das luzes. Se tens plantas saudáveis durante o dia elas enchem-te o aqua de o2 que dá e sobra para a noite. Não coloques arejamento. Aí sim vai haver alteração do ph . Para mais. Ao mudares a garrafa, se demorar mais de um dia vai haver uma subida do ph. Convem arranjar um sitio que te faça a mudança logo ou então teres outra mais pequena de reserva. Quanto maior a garrafa melhor, porque há menos mudas menos chatice e deve ficar mais barato a longo prazo. Medidor em linha não uso. Não preciso.
  20. :D Não é a pobre da bomba da máquina que te manda o quadro abaixo É certo que tem desvantagens como não ser estanque nem sequer tapada e gastar prái 3 vezes mais que uma de aquário, Mas também é verdade que tem muito mais caudal. Quanto ao aquecimento, pra quem quiser usar alguma pode pôr uma ventoinha pequena a arrefecer-la.
  21. A planta tem boas raízes? Se as tiver não vou lá. Se não é falta de algum ingrediente. A heteranthera absorve os nutrientes da agua se não tiver raíz. Ás tantas é mesmo o nitrato. Se tiveres hipótese de o medir, confirma se ele não está a zero.
  22. Não creio que o ácido clorídrico toque no vidro. O ácido fluorídrico sim, mas também é muito perigoso. Creio que existem à venda nas casas da especialidade pequenas embalagens com o acido em concentrações próprias para trabalhar com vidro. Essa concentração determina se o vidro fica fosco ou não depois de tratado. Penso eu de que.
  23. Pois um pingo dessa “agua com muito oxigénio” que se chama péroxido de hidrogénio, concentrada é capaz de te furar o pé. Claro que não é a que temos em casa, mas mesmo assim é um poderoso oxidante que reage com toda a matéria orgânica. Convém pois as pessoas que a queiram usar terem noção disso e faze-lo com muita parcimónia. Sérgio eu aponto as plantas porque inicialmente mandei vir pelia que era cultivada submersa e estava carregada de algas. Mas tenha sido por aí ou como indicas o que é certo é que ela lá está. Não lhe tenho dado muita atenção mas agora começa a chatear. De modo que é guerra. Podes explicar como fazes a adição do h2o2 e em que quantidades. Estou muito tentado a também usar.
  24. Já estive tentado a colocar o H2O2 para combater a cyano, mas receio pelos peixes. Alguém já o fez? No meu caso o aparecimento não se deveu nem a uma nem a outra coisa. Apareceu logo no após a montagem do aquário. Deve ter vindo nas plantas que comprei na altura, e desde aí nunca mais parou. Na altura ainda não adubava e mesmo agora o nitrato está no mínimo da escala, e isto porque comecei a adiciona-lo para dar melhores condições às plantas, mas as melhorias não são assim muitas.
  25. As tpa que fazes são em numero suficiente. Se cortares o ferro por algum tempo deverás resolver o assunto, pois as algas acabarão por desaparecer, mas verifica que ele não falta às plantas A iluminação que tens não é muita para que as plantas cresçam saudáveis. Verifica se as plantas estão a crescer bem. Se não estiverem deves providenciar condições para isso.