lfv

Membro
  • #Conteúdo

    11
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Informação de Perfil

  • Localização
    Lisboa

lfv's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. lfv

    Duvidas sobre Escalares

    Boas, já passou algum tempo desde que montei o aquario, já alguns escalares passaram pelo meu aquario (3 morreram) neste momento tenho 4, sendo que dos 3 que morreram tive uma postura ... fenomenal ... mas como colocaram os ovos na parede do aquario, pouco pude fazer, ainda deixei a luz acessa, mas foi caviar para o resto da população. Ainda nao sei bem a que se deveram as mortes, pois a agua tem andado sempre nos mesmo parametros de PH, nitratos, sendo a amonia e os nitritos a 0. Ainda por cima o lider na altura tb morreu, por isso nao creio que seja por falta de comida ou pela qualidade da mesma ...
  2. lfv

    Neon ou Cardinal

    Viva, tenho uma duvida para a qual necessito da vossa ajuda. Tenho um Aquario de 200l com escalares e equipa de limpeza e pretendia incluir Neons ou Cardinais. A minha questão é qual dos dois (neons ou cardinais) são faceis de reproduzir (ou pelo menos o mais facil de) Obrigado.
  3. Pela descrição dos sintomas e pelos historico presumo que seja mesmo ferro a mais, julgo que na montagem inicial do aquario abusei um pouco da lateria e dos comprimidos de ferro ... carolisse ... Será que com TPA mais frequentes o problema desaparece ?
  4. Boas, necessito da vossa ajuda, mas antes demais aqui vai o meu setup: Aquario Rena 120x40x55 Filtro Interior da Rena com bomba de 600 lt/h Filtro Exterior Eheim 2213 Termostato 200 ligado nos 27º 2 lampadas (ainda normais) de 30w cada, ligadas das 8:00 às 20:00, recebe (ao fim do dia quando levanto os estores) luz natural indirectamente 2 troncos areao de rio com 7 cm de altura 5 echinodorus 7 valisnerias 2 anubias ana (coloco comprimidos de ferro da JBL e PlantuMin da Tetra 1 vez por mes) 4 escalares com 6 meses 2 gupies (Casal) 4 platies (1 macho 3 femeas) 2 otocinclos affinis 1 corydora 1 pleco PH 6.8 Nitratos 0 Amonia (sinceramente não sei) GH < 3 Nitratos < 10 quanto aos restantes não posso indicar as medidas pois só tenho os medidores da tetra 5 em 1 TPA de 30 litros de dois em dois dias (de 3 em 3 quando o tempo não é muito) Este aquario foi montado em Março, tendo ficado a ciclar durante 1 mês, em abril recebeu os habitantes, não tendo até à data qualquer tipo de calamidade (à excepção da que estou a relatar) O problema que se coloca é que à sensivelmente uma semana e meia começaram a aparecer o genero de uns filamentos ou cabelos, nas minhas plantas, com cerca de 20 mm a 50 mm de cor preta. Nem os otocinclos, pleco, platies ou gupies lhes pegam, e o porblema é que estes filamentos estão a alastrar lentamente tendo começado pelas echinodorus, passaram pelas valisnerias e já chegaram às anubias ... Que devo fazer ? Sei que ainda sou um mero iniciado, que tenho muito para aprender, mas quanto a este problema ainda não li qualquer tipo de recomendação para o resolver. Já agora os meus peixes estão de perfeita saude e recomendam-se, especialmente os escalares que só lhes falta falarem !
  5. lfv

    reproduçao de escalares

    Caso pretendas dar alguns juvenis, envia-me um mail para lfv@clix.pt. Agradeço.
  6. Boas, preciso da vossa ajuda, tenho um aquario (120x40x50) Rena Calypso, onde coloquei substrato Aqualit e depois o areao por cima, coloquei igualmente dois troncos e algumas pedras, tenho duas lampadas de origem com 30w cada e a temperatura nos 27, o PH está nos 7.0 os restantes nao sei pois ainda nao tenho um kit para medição de amonia e nitratos, coloquei 2 pes de anubias, 2 pes de valisnerias e 6 pes de echinodorus, coloquei umas pastilhas de ferro (uma em cada pe) e substrato liquido da tetra, à questão de uma semana (o aquario tem 1 mes) começaram-me a aparecer umas manchas castanhas nas folhas das anubias e das echinodorus, às dois dias as manchas estenderam-se às pedras e ao tronco maior, esfreguei as folhas com os dedos e as manchas sairam pelo que julgo que sejam algas, o que recomendão que eu faça ?
  7. lfv

    Duvidas sobre Escalares

    Ao 8 dia, os pontos brancos semelhantes a algodão desapareceram ... terá sido actuação das plantas ? o que é certo é que desde que coloquei as plantas os ditos "algodões" desapareceram e a agua tornou-se mais clara e cristalina ... não cheguei a colocar (felizmente) qualquer quimico ou medicamento para tratar dos ditos fungos ... mais resultados serão apresentados no futuro ...
  8. lfv

    Duvidas sobre Escalares

    Boas, primeiras conclusões do meu aquario (120x40x50): coloquei o areao (devidamente lavado), algumas pedras de rio (devidamente lavadas e esterilizadas em aqua a ferver), dois troncos (um com cerca de 40 cm e outro de 10 cm devidamente esterilizados em agua a ferver), enchi o aquario com agua, deixei a mesma atingir a temp ideal (coloquei a temp a 28) e depois tratei de deixar a mesma no PH recomendado para os escalares (ligeirament abaixo dos 7.0). Visto que tenho um filtro interior (que ja vinha com o aquario (trata-se de um aquario Rena Calypso)) e um filtro exterior (Eheim 2213) tratei de activar o cultivo de bacterias com Sera Nitrivec adicionado (nas proporções indicadas) diariamente durante 10 dias. Até agora já se passaram 7 dias e ao 5 dia coloquei 5 pes de Echinodorus (perdoem-me se não tiver bem escrito), 2 pes de anubias e 2 pes de Valisnerias. Pretendo deixar o aquario a "ciclar" durante 3 semanas, sem fazer trocas de agua parcias (julgo que tal seja correcto, certo?), e somente ai vou começar a introduzir os primeiros habitantes (por enquanto Escalares e Cardinais) No entanto reparei que no 5 dia (mesmo antes de introduzir as plantas) o tronco maior apresentava numa pequena zona do mesmo um genero de algodao branco (pequeno, sem ser espeço e de cor branca) que tenho visto que tem crescido ligeiramente ... serão fungos ? Tenho um amigo meu (barra) em Discus que me recomendou colocar um medicamento da Sera que contem um componente que se chama Flagil ... (alguem conhece ?) que segundo ele mata tudo o que é bicharada ...
  9. lfv

    Duvidas sobre Escalares

    Deixem-me levantar outras questões: Posso incluir neons com Escalares ? Posso incluir gupies com Escalares ? Que plantas são recomendadas para serem incluidas num aquario com Escalares ?
  10. lfv

    Duvidas sobre Escalares

    Obrigado Shiva !!!
  11. lfv

    Duvidas sobre Escalares

    Boas, eis o meu primeiro tópico neste forum. Estou a montar o meu primeiro aquario de agua doce e quente (200l), pretendo à partida incluir uma comunidade (relativa, nada de grandes multidões nos primeiros tempos) de escalares e é precisamente aqui que surgem as minhas dúvidas (a minha especialidade até aqui era em agua fria ... para quem tiver duvidas relativamente a agua fria, contem comigo), as quais são: - Que peixes posso considerar "compativeis" com os escalares, em termos de qualidade da agua, comportamento, etç ? - Que plantas são recomendadas como habitat para a população Escalares & Co ?