brunofasoares

.Membro
  • Content Count

    1,559
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    13
  • Country

    Portugal

brunofasoares last won the day on May 10

brunofasoares had the most liked content!

Community Reputation

327 :)

4 Followers

About brunofasoares

  • Rank
    Membro Entusiasta
  • Birthday 08/23/1978

Contact Methods

  • Mail
    brunofasoares@gmail.com

Profile Information

Recent Profile Visitors

5,736 profile views
  1. brunofasoares

    Projecto Aquario 240l

    Podes colocar um fértil por baixo, mas não é absolutamente necessário. Por norma o ADA Amazónia tem um tempo de vida que pode ir até 2 anos (pelo menos é a experiência de muito pessoal e pelo que percebi a informação que a própria marca também dá). Aqui no fórum muito pessoal usa esses filtros da JBL... nunca ouvi falar mal. Se puderes ir para o que tem o modelo que faz os 1900 L/h então força. Posso te dizer que os 1400 L/h é capaz de chegar, mas abaixo disso nunca. Um amigo meu tem um modelo abaixo desse num aquário com as medidas do teu e nota-se que é curto. O pessoal costuma falar em 7x a litragem do aquário como uma medida base para plantados. Apenas como referência claro, porque depois não tem apenas a ver com a litragem total. Matérias filtrantes... eu só tenho filtros da Eheim por isso uso sempre o que vem com eles. Neste momento costumam trazer as Susbtrat Pro e a BioMech. Também traz uns anéis pretos que são as Mech Pro, mas nunca usei... aqui no fórum tem-se falado muito na Stilla. Nunca usei mas recomenda-se por ser altamente poroso. Eu continuo a usar as da Eheim e até hoje nunca tive problemas por isso, nem quebras de bactérias, nem falta de filtragem... etc... No copo colocas as esponjas que vêem com ele e o resto é basicmanete é encher de matérias filtrantes. Esponjas na primeira fase da filtragem (preferencialmente a esponja mais fina primeiro e depois a mais grossa) e depois as matérias. É como costumo usar à anos. Com a manutenção devida do filtro não precisas de mais do que isso. O meu é o da Ista. Tens vídeos no Youtube a explicar como montar e como funciona, mas basicamente encaixas o tubo de CO2 no reactor, a água ao passar leva esse CO2 através de umas pás que "partem" as bolhas em particulas ainda mais pequenas e que ficam mais dissolvidas na água para um melhor aproveitamento do CO2. Por isso é que é um sistema bastante fiável e proveitoso, especialmente para aquários de dimensões maiores.
  2. brunofasoares

    Projecto Aquario 240l

    Sim , o Amazónia tem nutrientes. Mas para complementar podes usar um fértil por baixo. Sinceramente, com o Amazónia não vejo grande necessiadade, mas para o solo estar mais tempo a alimentar as plantas podes usar um fértil por baixo. Fáceis, médias ou dificeis não tem a ver apenas com o solo, mas sim aguenta desde que depois complementado com boa fertilização liquida. Eu faço a minha própria receita por isso falar de marcas não posso fazer. Deixei de usar. Como já disseram com os fluval não consegues ter nem o reactor nem termostato externo porque as manguerias dos fluval são diferentes. Sinceramente não gosto. Os filtros até são funcionais mas para mim tem esse defeito. E sim, aconselho o reactor... muito mais eficaz em termos de aproveitamento pelas plantas e das quantidades a injectar, menos desperdício.
  3. brunofasoares

    Projecto Aquario 240l

    1 - Espera pela malta que tem aquários maiores. Calhas não é propriamente a minha especialidade, especialmente em aquários tão grandes. 50cm de altura já tens de ter um bom PAR para poderes ter plantas de mais exigência. 2 - Substrato fértil com camada inerte ou um substrato completo, que sirva o propósito como o ADA? 3 - Quantidade depende sempre do que vais usar. Mas em termos de litragem será sempre de acordo com o layout que usares. Principalmente se fores colocar muito mais altura na parte de trás. Por exemplo... usas 4 cm à frente e 10 atrás. Fazes como que uma divisão a meio e multiplicas a parte da frente, portanto os 4 cm de altura pelos 120 de comprimento e 20 de largura =9,6 litros + a parte de trás então 10 de altura, 120 de comprimento e mais 20 de largura = 24 litros, portanto contas por alto 33 litros de substrato. Mas como disse, tudo depende do layout que queres fazer... sim é bastante solo... 4 - CO2? Mais uma vez, vai depender da quantidade de plantas e necessidade das mesmas. Isso é coisa para depois, mas se queres usar então o melhor e mais barato será sempre um sistema profissional. Eu usei um reactor e fiquei bastante satisfeito. Acho que para aquários grandes é o melhor. 5 - Eu faço sempre TPA´s semanais. Em certos aquários, especialmente com maior massa vegetal, sempre acima dos 30%. Em aquários low tech faço apenas 20%, excepto depois do fim do ciclo em que faço sempre acima dos 30%. 6 - A fertilização também vai depender das plantas. Seachem não digo que seja mau, mas quando as embalagens dizem dosear quando notar que as plantas necessitam, não me inspira tanta confiança. O melhor é fazeres um regime de acordo com as necessidades das plantas, e voltamos ao mesmo. Tudo vai depender de quantidades e espécies em questão... 7 - Penso que o filtro vai ficar curto. Faz apenas os 1050l/h. São 4x o volume de água que tens o que não será o mais apropriado especialmente para plantado... 8 - Recomendo que esperes por mais opiniões... claro que sim, vai lendo bem sobre o material porque alguns pormenores são importantes, como o tamanho do copo e pré-filtro, não é apenas a litragem que demonstra a capacidade de um filtro.
  4. brunofasoares

    Novo projeto - 300L

    Não vi... vou tentar responder...
  5. brunofasoares

    Novo projeto - 300L

    Exacto... Termostato tens os da Sicce que são muito bons e com preços muito acessiveis, além de que são mais compactos que por exemplo os Eheim. Ou uma opção mais cara mas fora do aquário, os termostatos externos da Hydor...
  6. brunofasoares

    Novo projeto - 300L

    Sinceramente gosto mais de escolher eu o material. Mas com tudo incluido... Talvez escolhendo bem as consigas reduzir o custo, mas tens de ver que o móvel à maneira é outra coisa. Fica logo com outro aspecto. Não vou opinar em relação a preços porque não faço ideia do preço das calhas nem dos móveis, mas com layou incluido e plantas, etc... não me parece assim tão mal. Espera por outras opiniões. Em relação às calhas, parece-me que não são o melhor para esse aquário, dado que não têm grande capacidade de penetração. Talvez fique com pouca luz.
  7. brunofasoares

    Novo projeto - 300L

    Boas, Óptimo que te tenhas preocupado em perguntar primeiro. Orçamento de 2000 a 3000 euros, depende do que inclui... se é com sump ou não... existem muitas variáveis. Quanto ao aquário, um amigo mandou fazer numa loja um 120x40x60 por 230 euros. Com um Eheim Professional 4 por 250 euros, calha twinstar por 320 euros, mais sistema de CO2 por 100 euros com exintor... mas lá está, o que inclui o orçamento do teu? Porque aqui não estou a contabilizar um móvel... por exemplo...
  8. brunofasoares

    uma ajuda

    Vou seguir o post (não, não é por seres do SLB), porque também estou a montar um aquário de água salgada e, isto é mais complexo que a água doce, por isso toda a informação é benvinda. Já agora, não queres fazer um post, ou actualizar este, com toda a informação. Por exemplo o material que estás a usar. Escumador, bomba, tipo de rocha e areia... e o processo de montagem?
  9. brunofasoares

    Substratos usados

    Coloquei o Tropica Plant Growth por baixo. Estava tudo a rebentar muito bem, mas ficou algum pedaço da alga que me apareceu na montagem anterior. Lembras-te do meu tópico... Sinceramente acho que ia resultar muito bem, não fosse ressurgir a alga que me fez desmontar e remontar. Mas de resto as plantas estavam excelentes, com óptimo crescimento. Esse aquário agora vai ser o meu primeiro de água salgada.
  10. brunofasoares

    Substratos usados

    Boas Tozé, Como sabes fiz isso na minha última montagem e fiz como tu. Usei uns tabuleiros de inox e deixei na varanda, fechada, durante uns 4 dias e como era uma camada pequena e levou com algum sol, secou rápido. No meu caso o Neo Soil...
  11. brunofasoares

    Red Devils - Shrimp Tank

    Faz novamente... por norma os problemas com ecdíse é por haver valores incorrectos de dureza.
  12. brunofasoares

    Red Devils - Shrimp Tank

    Fazes medição do GH?
  13. brunofasoares

    Red Devils - Shrimp Tank

    Eles seguem a sua vida após a ecdíse. Por norma refugiam se mais por estarem mais vulneráveis. Esse vai patinar...
  14. brunofasoares

    Alimentação dos meus Peixes

    Boas Tomás. O que eu faço é, dou um alimento completo e principal passada meia hora de ligar a luz e depois cerca de 1 hora antes de desligar as luzes, dou algum suplemento ou complemento alimentar. Ora se tens uns flocos deverá ser o VIPAN, digo eu, e podes alimentar 2 vezes por dia, uma vez com o VIPAN e outra vez com outro dos alimentos que seja diferente. Nunca alimentes sempre com o mesmo alimento, porque cada coisa tem componentes diferentes e para que os peixes tenham uma alimentação completa, é necessário terem variedade. Existem marcas que são hoje mais reconhecidas até mesmo por criadores. São sinais do tempo...
  15. brunofasoares

    Neocaridina White Pearl

    This advert is COMPLETED!

    • VENDA
    • USADO

    Vendo camarões neocaridina White Pearl. Vendo juvenis em colónias a partir de 6 camarões. 6 camarões - 8 euros; 10 camarões - 10 euros; A partir de 16 camarões faço a 90 cêntimos cada. Cólonia boa reprodutora, consanguinidade menor por ter constante introdução de novos elementos de outras colónias.

    10.00 EUR