AntonioFerrao

Membro
  • #Conteúdo

    38
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por AntonioFerrao

  1. AntonioFerrao

    Caracois

    eu até gosto desses caracois da foto, há uns mais pekeninos bem terriveis que fazem buracos nas folhas tenras mas esses comem algas da superficie das folhas. e sao rapidos, gosto bue de ficar a olhar para eles, são os Formula 1 dos caracois. deixa-os estar. se tiveres a certeza k andam a comer as plantas, entao mata-os, mas so se tiveres a certeza k sao eles.
  2. depois de insistir com a senhora da AquaPlante (de onde acabo de vir) a resposta foi.. "olhe.. ninguem sabe o nome dessa planta"
  3. mais fotos para ajudar.. eu tenho um pé duma planta que me disseram ser rotala wallichii e que nao tem nada a ver.. obrigado
  4. ora bem.. comprei 3 vasos da planta indicada na foto na Aquaplante mas ninguem me soube dizer o nome da planta.. disseram-me que era da Lucanas mas já corri as fotos todas e não há maneira de encontrar a dita cuja.. espero que me ajudem a identificar porque quero ter a certeza que ela não cresce 50 cm senão tenho de a mudar de sitio e se a cor quando se habituar ao aquario não muda completamente.. senão perde-se o efeito que pretendo criar.. a foto não é muito boa mas a minha maquina só faz zoom digital (que é a mm coisa que não fazer nada).. se for necessário tiro mais fotos. ja agora ela tem folhas muito fininhas tipo palito. adaptou-se muito rapido e logo no dia a seguir a compra-las já há tons verde-claros a crescer na ponta. obrigado
  5. AntonioFerrao

    Turfa

    a agua fica AMARELA.. aquilo a que os entendidos chamam AGUA-NEGRA ou BLACKWATER, na verdade é amarela. penso que ah primeira vista pode assustar os mais desprevenidos, e pensar que algo está errado mas na verdade os peixes não se queixam.. la no sitio onde eles moram a água das chuvas ganha essa cor ao escorrer pela terra até ao rio
  6. falta de fosfatos ? isso as vezes tambem me aparecia e nunca tive falta de fosfatos (antes pelo contrario), se for o que eu estou a pensar. uns caracois ou um SAE tratam disso. se tiveres desesperado, vai la com os dedos e limpa!
  7. com a luz que tens ela ja devia crescer, com CO2, em 4/5 dias ja notas a diferença.. como é que a plantaste ? como diz a tropica ? eu planto nó a nó (ou 2 a 2 quando começa a doer as costas). repara que ao dividires os pés ela vai compactar bem mais rapido..
  8. nao sei se poderá ser porque nunca vi nenhuma mas será Myriophyllum tuberculatum (Red) que compraste ? essa planta so deve ficar mesmo vermelha com adição de CO2 e muita luz (como a generalidade das plantas vermelhas)
  9. AntonioFerrao

    Turfa

    eu uso turfa granulada da SERA no filtro, também ha em fibras da FLUVAL (por exemplo deve haver noutras marcas). tambem ha placas de turfa para por tipo substrato.. nem sao mto caras (digo eu) eu uso terra para bonsai por baixo de uma camada de barro e pregos por cima. noutro akuario usei terra vegetal tipo essa que tens na foto, a unica coisa k fiz foi ferver. resultado ? bem.. até agora (e ja la vao 2 meses) 0 mortes e as plantas não se queixam. cuidados: usar meias de nylon de senhora onde meti a terra (senao ela vem ca parar a cima eventualmente) ter um aquario BEM plantado, desconfio k a terra liberte nitratos e fosfatos (o que é bom apenas em akuario bem plantados) se nao kizeres inventar, vai a uma loja de akuariofilia (as de animais nornalmente n tem esse tipo de cenas) e pede turfa pa substrato.
  10. para isso é que servem as facas e os martelos agora fora de brincadeiras, todos temos esse problema, especialmente com flocos e granulados em que as dimensões destes muitas vezes não permitem aos peixes comer directamente.. vao mastigando, cospem, mastigam, cospem.. outros não têm paciencia para isso e nem tocam nos bocados maiores. o que eu faço é tentar desfazer a comida até uma dimensão que seja facil de ser injerida. mas cuidado.. não é desfazer em pó, senão não só eles não comem como a água fica toda suja. saudações
  11. AntonioFerrao

    fertilizar a agua

    não estou a ver de que algas estás a falar mas ha um tópico com imagens e informação que podes sempre consultar. o mais importante é lembrares-te que se há algas a mais é porque algo impede as plantas de "ganhar a batalha" com as algas. apesar da nossa intuição apontar normalmente a falta de nutrientes ou de um nutriente, diz a experiencia (dos outros) que normalmente há valores demasiado altos de um nutriente a "bloquear" a absorsão de outros nutrientes. há tópicos aqui a explicar essa situação. 80% acho muito drástico.. vais alterar muito as condições porque a água da torneira de certeza é diferente (ph,kh nao sei mas nutrientes não ha duvida). repara que se nao tens o aquário (muito) bem plantado talvex nem precises de adubar (com a frequencia que o fazes). há medida que vais tendo mais plantas, vai haver um maior consumo dos nutrientes. falando mais de N e P, só quando a comida e peixes não produzirem o suficiente é que vale a pena adubar.. senão estas apenas a adubar as algas. valores muito altos de N-P não fazem por si as plantas crescer mais depressa.. quantas horas por dia de luz é que dás ?? reduzir talvex seja uma boa ideia.. eu cumecei em 14..13..12.. agora vou nas 10h (penso que a média do pessoal ande pelas 10h nos plantados). corrijam-me se for o caso mas acho k as algas precisam essencialmente de Luz N e P enquanto as plantas precisam de muito mais.. por isso aconselho.te antes mudas de 10% de 2 em 2 dias (ou coisa do genero) para baixar N e P. as mãos tambem combatem as algas (lol) mas só adiam o problema, se as condições se mantiverem elas voltam..
  12. AntonioFerrao

    fertilizar a agua

    ahhh.. bem me parecia que teres algas com aqueles valores era mto estranho.. com PO4 a 2,5ppm nao há duvida que as filamentosas tinham de aparecer. se agora está a 0,25 podes tirar.. até 1,0 em principio não ha problema por isso podes tirar. no entanto acho que não deves usar quimicos como solução apenas em emergencias, até porque podes fazer mudanças de água (50% se for preciso) e consegues reduzir (nesse caso para metade) a concentração de PO4 (admitindo que a tua agua do torneira tem 0) tenta perceber porque apareceram as algas.. tas a dar comida a mais ? há muitos detritos no areao ? das coraçao de boi regularmente ? tens plantas suficientes (isto é importante.. em geral quanto mais massa vegetal mais nutrientes são consumidos) ? talvez arranjares umas plantas de crescimento rápido/muito rápido que consomem muitos nutrientes que ajude.
  13. AntonioFerrao

    fertilizar a agua

    bem.. acho que ta tudo dito. queria só acrescentar uma coisa.. repete os testes de NO3 e PO4. se NO3 < 5mg/L e/ou PO4 < 0,5 mg/L podes sempre dar mais comida ou meter mais uns peixes. adicionar fertilizante solido é uma solução k não recomendo simplesmente porque nunca utilizei e tenho-me dado bem sem ela, faço apenas um susbtrato "caseiro" com terra, argila e pregos ou palha d'aço.
  14. AntonioFerrao

    fertilizar a agua

    exacto. os micros são importantes mas as plantas precisam tambem de macros senao nao adianta dar mais micros. a quantidade de micros a adicionar (digo eu) deve ser controlada a "olhómetro". a carência(/excesso?) de micros pode ser observada nas folhas novas. quanto aos macros a relação N-P-K deve ser qq do genero 1 - 0,1 - 3 como o K-potássio é dificil de medir (axo k nem há testes) concentra-te no N e P por agora. não vi qual foi o topico que minidiogo te sugeriu mas deixo aqui o primeiro que li sobre a matéria e que me ajudou bastante http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=17053
  15. AntonioFerrao

    fertilizar a agua

    ok.. pela tua descriçao reforço a ideia de que o problema eh a fertilização de Macro-nutrientes. se tens luz e CO2 as plantas vão querer consumir N-P-K em maiores quantidades. no teu caso, N e P são apenas repostos na áqua pelos peixes e pelos restos de comida, acontece é que não são suficientes, ou seja estares a dar mais micro-nutrientes não vai compensar a falta dos macros. uma solução para o teu problema penso que seja arranjares fertilizante de macros para ajudares as plantas a desenvolverem-se mais que as algas já que parece que tens uma boa equipa de limpeza
  16. eu uso area + areao e acabam sempre por se misturar. até agora não tive problemas por usar areia. penso que ha um outro inconveniente não referido que é entrar areia para o filtro..
  17. AntonioFerrao

    fertilizar a agua

    não sei bem a que tipo de algas que referes mas acho estranho teres um ataque de algas com NO3 e PO4 tão baixos. eu tenho NO3: 20mg/L e PO4: 0,5mg/L e não tenho nenhum "ataque" que luz tens (potência/tipo de lampada) ?? tens CO2 injectado ?? que equipa de limpeza tens ?? é que uns otos ou sae's podem tratar disso que fertilizante usas?? em que quantidade ?? por agora aconselho.te a usar menos fertilizante porque repara que estás a introduzir "micros"(digo eu pk nao sei ql fertilizante usas mas normalmente é basicamente micros e K talves) mas não tens macros. tenta chegar a valores desta ordem: NO3: 10mg/L PO4: 1mg/L é que com valores de N e P próximos de 0 de nada te adianta fertilizar.. talves daí as algas. reduz a dose por agora a ver se passa.
  18. Data de montagem: 02/2003 Dimensões: 100 X 30 X 40 Volume: 120 Lbrutos Iluminação: 6 x 20W (Italight 6400K) 10 horas/dia DIY Substracto Tipo/Quantidade: areão tipo cascalho 6cm Aquecimento: 2 x 50W (o termostato de 200W avariou) Filtragem: Fluval 304 - 1000L/h Materias Filtrantes: esponjas, turfa, lã sintética, cerâmica Injecção de CO2: sistema DIY com difusor tipo vaso invertido e garrafão 5L Fauna: 2 Labeo bicolor, 2 corydora sp., 9 neons, guppis Flora: Alternanthera roseafolia, Anubias barteri var. nana, Echinodorus Amazonense, Egeria densa, Glossostigma elatinoides, Hemianthus micranthemoides, Heteranthera zosterifolia, Hydrocotyle leucocephala, Hygrophila polysperma 'Rosanervig', Limnophila sessiflora, Lysimachia nummularia, Microsorum pteropus, Microsorum pteropus 'Undulata', Riccia fluitans, Rotala wallichii, Valisneria Sp, Vesicularia dubyana Alimentação: Coração de boi, enquitreias, vermes de grindal, microvermes, granulado sera, tetra sticks, flocos avipar Manutenção: Mudas de 10 litros por semana Parâmetros: PH: 6,5 KH: 4 Decoração: tronco, côco e cerâmica Data de montagem: 01/2004 Dimensões: 60 X 30 X 30 Volume: 54 Lbrutos (45 Luteis) Iluminação: 1 x 30W AquaGlo 10 horas/dia (provisório) Substracto Tipo/Quantidade: terra para bonsai, pregos, barro, areao 2-4mm, areia de rio Aquecimento: 1 x 75W Filtragem: JBL 120 - 600L/h Materias Filtrantes: esponjas, turfa, lã sintética, cerâmica Injecção de CO2: sistema DIY com difusor tipo vaso invertido e 2 garrafas de 1,5L Fauna: Tetra Cardinal (Cheirodon Axeirodi); SAE’s (Crossocheilus siamensis); Otocinclus Affinis; Neritina natalensis Flora: Vesicularia dubyana; Glossostigma elatinoides; Lilaeopsis brasiliensis Rotala wallichii; Alternanthera reineckii ''roseafolia''; Lysimachia nummularia 'Aurea' (?); Egeria densa; Hygrophila polysperma; Limnophila sessiliflora; Riccia fluitans; Eusteralis stellata (?); Didiplis diandra; Rotala rotundifolia; Bacopa australis; Heteranthera zosterifolia Alimentação: Coração de boi, enquitreias, vermes de grindal, microvermes, granulado sera, tetra sticks, flocos avipar Manutenção: Mudas de 10 litros por semana Parâmetros: PH: 6,9 KH: 3 Decoração: 3 pedras Links: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=20692 to be continued..
  19. ja li 2 ou 3 vezes o teu post e cada vex fico mais confuso sabes. não eh k não possas ter razão.. provavelmente até tens porque me parece que tens a cena muito bem estudada empiricamente e sem teoria de trazer por casa. como li noutro dia num belo livro de economia a melhor pratica é uma boa teoria. ja li n topicos sobre plantados e lá está, uns adicionam isto, outros aquilo, uns fazem assim, outros assado... mas olha acho que vou seguir a tua abordagem, mas preciso primeiro de comprar esses testes porque só tenho aqueles ditos mais essenciais para os peixes.. quando os tiver conto contigo para me ajudares a ajustar os parametros se for caso disso. obrigado em nome dos "plantados" ou candidatos a tal.
  20. olha tens cerca de 140-150 Litros brutos.. com areao, decoração etc um 120 Litros talvex com uma lampada de 20W ficas com +- com 0,15 W/Litro se a tua intensao é ter um aquario mais ou menos plantado aconselho-te sinceramente a arranjar outra iluminação. se não quizeres gastar dinheiro, e digo isto porque arranjar uma iluminação de 120-150W qq que seja a marca não é nada barato, há vários posts neste topico e no de equipamentos sobre iluminações diy (faça voce mesmo). eu ja fiz duas e não me posso queixar. se não quizeres fazer nenhuma das duas coisas, bom podes sempre ir a http://www.tropica.com/default.asp e ves das plantas que eles la têm as que requerem pouca luz. eu aconselho-te a elodea (egeria densa) para a parte de traz do aquario, musgo de java a envolver alguma peça de decoração (tronco ou pedra) ou mesmo a esconder os pés de outra planta, hydrofila polisperma, enfim ha muitas felizmente mas claro que a maior daquelas plantas mais "bonitas" requerem muita luz. aconselho-te ainda a procurares informação no forum sobre substratos ou areao. alias aconselho.te mesmo é a veres os topicos "inamovíveis" e outros sobre como montar aquarios, ciclar, etc. vais ver que num instante se torna tudo muito mais facil. outra coisa que é importante é falares com amigos com experiencia ou com vendedores de loja, mas atensão com estes: 1º tens de perceber se eles percebem mesmo - geralmente fazem perguntas sobre o teu aquarios para te ajudar a escolher e dizer-te o k é mais aconselhado 2º bem não quero generalizar mas.. eles ganham dinheiro a vender, logo nem tudo o que eles vao dizer que é bom é importante. vai com calma e não cumeces a querer fazer tudo no mesmo dia senao vais ter umas desilusoes daqui a uns tempos.. ou daki a uns dias. espero ter ajudado
  21. concordo 100% com a opiniao anterior. alias acho mesmo que o conceito de maternidade devia ser revisto para aquario de reproduçao. ja matei uma molly por po-la numa maternidade dakelas de plastico comuns.. ja foi ha uns bons 13/14 anos mas ainda me lembro.. se o teu objectivo nao é a reprodução (verdadeiramente dita).. manter linhagens etc. esquece. se fosse, nem sequer te tinhas lembrado da maternidade. no maximo podias tentar apanhar os alvelins e po-los (a maternidade se calhar aki ate resulta) numa criadeira (se nao tiveres outro akuario) mas como foi dito.. epah se tens plantas melhor.. senao.. compra umas "elodea" egeria densa (qq coisa assim) k cresce k eh uma coisa parva com ou sem luz e qq alvelin adora pk se esconde na boa la no meio epah.. eu sei.. qd ves k ta gravida ate contas os dias.. nao percas esse entusiasmo e vais ter futuro nos aquarios.. se a primeira n correr bem.. corre a segunda ou a terceira nao tenhas pressa. vai dando noticias
  22. tenho pena.. infelizmente ng te ajudou pelos visto.. mas nao desistas. tenho de confessar k ja me aconteceu o meu uma vex.. e mais umas kuantas a um amigo mas tb te digo k nessa altura pouco ou nada percebia de aquariofilia.. não te vou dizer k o betta eh um peixe sensivel qd se le em todo o lado o contrario, vejo-os em agua fria na boa.. as vezes parece mm k tao a morrer nas lojas ate da pena mas vao.-se aguentando.. não te vou tentar dar explicaçoes para o k aconteceu mas se disseres k aquario tens (setup), que peixes la tens etc. talvex alguem que perceba mais de bettas te possa ajudar pq nunca explorei mto conhecimento sobre esse peixe.
  23. obrigado pela resposta just_me o cimento esta ah 3/4 semanas em agua sem peixes nem plantas com mudas de agua totais e parciais cada vex k tenho tempo e nao me doiem as costas :D por agora vai apenas servir como disse para mudar para la os peixes k tenho no outro akuario eskuanto o monto e nao lhes arranjo dono, nem k os deixe numa loja. de qq maneira mesmo com a agua fria e sem luz vejo mtos caracois (dos redondos mto pekeninos k veem c as plantas) por isso a agua n deve tar assim tao ma.. mas ainda fiz testes. nesse mesmo akuario meti turfa por baixo do areao.. estou para ver o resultado em principio hj ah noite tenho a iluminaçao feita po akuario e portanto mais dia menos dia começo a ciclar e a pensar no layout..
  24. obrigado os 2 pelas dicas.. entretanto depois de estudar varias hipoteses e de ler o k esta pagina diz www.apistogramma.com (bastante informaçao, imagens e conselhos) comprei um teste de kh da sera e se nao me enganei a fazer o teste, a agua da torneira que uso nas tpa's tem 4dKh e a agua no aquario neste momento tem 5dKh. o ph da torneira e do akuario anda entre 7-7,5 (nao consigo perceber bem pk so tenho testes 3-10 tenho de arranjar um 6-7,6 ou coisa k o valha) o akuario ainda nao esta na versao final mas penso que se a agua da torneira tiver mesmo esse valor vou conseguir manter os apistos contentes. estou a pensar em juntar areia de rio 1-3mm(da loja de bricolaje do custume) ao areao que ja tenho (pouco) 4-8 mm vou agora mudar de filtro e no novo tenho turfa (mais esponjas,ceramica e la); voltar a encher o garrafao de CO2 (diy) e volto a fazer uns testes pois keria um ph mais entre os 6-6,5. de qq maneira ja abandonei a ideia de ter/manter apistos no akuario que tinha referido (60cm) e vou (estou) a preparar um de 100x30x40 - os testes foram feitos neste. o akuario mais pekeno talvex venha a ser ume akua de crescimento mas por agora vai servir para manter os peixes k tenho ate lhes arranjar novo dono. nao se inibam de dar concelhos e dicas pk ja vi k ha ai pessoal com exemplares desta familia ja agora tava a pensar em ter 2 casais (se os conseguir arranjar): A. agassizii "Double red" A. cacatuoides “Triplered” obrigado e bom ano
  25. sim senhor.. ia dizer k tava a fazer uma cena do genero mas qd vi as ultimas fotos.. a ideia talvex fosse parecida e tal.. qd tiver pronto ponho fotos do k fiz..